Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como É o Opel Zafira... E Porque Não o Astra G...?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como É o Opel Zafira... E Porque Não o Astra G...?!

    ... no que toca a conforto e o que é que se tem de saber sobre o seu motor 1.6?


    EDIT: Para não estar a abrir outro tópico, aproveita-se este.


    O que é que se pode saber sobre o Astra G, sobretudo em motorizações a Diesel?

    Qual é a melhor versão, os melhores anos e o que procurar em primeiro lugar?
    Editado pela última vez por DeCeIi; 10 February 2016, 08:52.

    #2
    Falas da primeira geração, correto? Se for, tens uma posição de condução manhosa, um conforto assim-assim e uma excelente qualidade de montagem, mas materiais que se degradam facilmente, como o volante, o forro do teto ou o fole da caixa.

    Com o motor 1.6 anda muito pouco e gasta bastante, mas eu conheço melhor é o 2.0 DTI.

    Comentário


      #3
      Sim, pretendo saber mais sobre a 1ª geração.

      O conforto é assim tão "manhoso" ?

      Comentário


        #4
        Esse motor consome bastante óleo. Se puderes opta pelo motor da Isuzu.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Sim, pretendo saber mais sobre a 1ª geração.

          O conforto é assim tão "manhoso" ?
          Comparado com a Scénic, é um bocado inferior. Mas aguenta-se.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Sim, pretendo saber mais sobre a 1ª geração.

            O conforto é assim tão "manhoso" ?
            Deve ser um conforto à Opel/alemães: um pouco firme mas longe de desconfortável. Tem vantagens pelo facto de não adornarem tanto em curva como os franceses "old school".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Deve ser um conforto à Opel/alemães: um pouco firme mas longe de desconfortável. Tem vantagens pelo facto de não adornarem tanto em curva como os franceses "old school".
              Achas que é semelhante ao da tua antiga Vectra?

              Por norma, muita gente se queixa dos bancos dos Opel relativamente à sua dureza e, nalguns casos, a sua ergonomia. Eu deles nunca me queixei mas verdade seja dita, se a suspensão é muito rija, bancos rijos acabam por deixar passar muitas vibrações para o corpo dos ocupantes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                Esse motor consome bastante óleo. Se puderes opta pelo motor da Isuzu.
                Neste momento, só se está a equacionar a versão a gasolina. Diesel neste modelo também não são "um mar de rosas".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Achas que é semelhante ao da tua antiga Vectra?

                  Por norma, muita gente se queixa dos bancos dos Opel relativamente à sua dureza e, nalguns casos, a sua ergonomia. Eu deles nunca me queixei mas verdade seja dita, se a suspensão é muito rija, bancos rijos acabam por deixar passar muitas vibrações para o corpo dos ocupantes.
                  Pois, eu numa Zafira nunca andei, mas claro que posso comentar o conforto da Vectra. Eu acho que tanto suspensão como bancos tinham um grau certo de firmeza (chamar-lhe dureza é um claro exagero). Após algum tempo de viagem, as nossas costas agradecem essa firmeza - é como um bom colchão, que também não queremos que seja demasiado mole.

                  Acredito que, sendo carros da mesma época e marca, o conforto não seja muito diferente em ambos, apesar de a Vectra ser considerada um segmento acima. Mas o maior peso da Zafira em relação ao Astra também pode dar-lhe um desempenho mais "sereno" e menos "saltitante".

                  Comentário


                    #10
                    Em termos de comprar à data atual, compensa comprar a Zafira B é melhor que a Zafira A em muitos pequenos pormenores que no final fazem uma diferença significativa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                      Em termos de comprar à data atual, compensa comprar a Zafira B é melhor que a Zafira A em muitos pequenos pormenores que no final fazem uma diferença significativa.
                      Zafira A é mais fiável, a B tem muito mais electrónica e coisas para avariar, em Inglaterra algumas até ardem

                      Comentário


                        #12
                        O contacto que tive com esse carro foi mesmo há bastantes anos e como tal a memória e as experiências posteriores vão-nos mudando a opinião em relação aos carros...

                        No entanto, na altura achei o carro bastante sólido e competente. Achei-o acima da média do que se fazia naquele tipo de carros. Um carro para aguentar alguma porrada.

                        O motor 2.0 dti tem o problema das BIs, depende da geração que apanhares, há mais que uma. O motor em si, conheci uma com mais de 400 kkm sem grandes estórias para contar, mas isso é como tudo...

                        O 1.6 fartou-se de fazer km a GPL em muitos carros por aí, mas não sei se eram dados a chatices em si.

                        Comentário


                          #13
                          Se vamos pensar em eletrônica a arder, daqui a pouco estão aqui todos a dizer que a Mercedes não presta, ..., e pronto os filmes do costume.


                          Conduzam uma Zafira A, vejam as limitações e depois conduzam a Zafira B e depois digam se o produto evoluiu ou não bastante.

                          Comentário


                            #14
                            E diferenças de preços entre ambas? Ah pois...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                              Conduzam uma Zafira A, vejam as limitações e depois conduzam a Zafira B e depois digam se o produto evoluiu ou não bastante.
                              É natural. A zafira A foi lançada em 99 e a outra já em 2005. Há uma enorme salto na industria automóvel nessa altura. Compare-se um laguna I com II, ou um megane I com II, ou um 306 com 307, etc, etc... chassis, crash-test, etc.... Foi das maiores clivagens.

                              Depois disso é tudo mais lento.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                O 1.6 fartou-se de fazer km a GPL em muitos carros por aí, mas não sei se eram dados a chatices em si.
                                Sabes mais sobre isto, isto é, consumos e compatibilidade das válvulas?

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha mãe tem uma Zafira 2.0 dti com 250 mil kms.

                                  Alguns motores têm defeito na terceira camisa, e passam água para o cárter. Também as bombas-injectoras costumam dar alguns problemas. À excepção disso até é um monovolume porreiro e acessível.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na família andou uma 1.6 durante 3 anos até ter sido trocada por uma 2.2 dti, até hoje. O conforto é aceitável, e o motor suficiente (falo do 1.6), mas é um pouco guloso demais para o que anda. Tem aqueles problemas típicos do volante e fole da manete, mas de resto tem um bom interior e muito bem montado. Dá ideia de ser um carro sólido. Os lugares "extra" têm um acesso complicado e é preciso alguma ginástica para lá chegar, além de que o conforto nesses lugares é mau.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Sabes mais sobre isto, isto é, consumos e compatibilidade das válvulas?
                                      Na primeira geração não terás problemas de válvulas. Os Opel dessas alturas não tinham essas contingências. Aliás há inúmeros 1.4 e 1.6 convertidos por serem vulgares em Corsas e Astras.

                                      Na Opel surgem algumas questões aí a partir de 2004/5 em que é necessário verificar motor a motor, pelo código. São mais modernos e com outros materiais na cabeça: valvulas/sedes. E a acrescentar a isso alguns Corsa D 1.2 com motores de origem japonesa.

                                      Consumos não te sei dizer mas a regra de ouro é acrescentar 30% ao consumo a gasolina, se conseguires feedback disso...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Malta, e o que é podem dizer sobre o Astra G nas versões a gasóleo?

                                        Aquilo presta para alguma coisa? O 1.7 chega pras encomendas ou é preferível o 2.0 DTI?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Malta, e o que é podem dizer sobre o Astra G nas versões a gasóleo?

                                          Aquilo presta para alguma coisa? O 1.7 chega pras encomendas ou é preferível o 2.0 DTI?


                                          O 1.7 chega para as encomendas, mas se der para arranjar um 2.0 DTI, sempre é melhor e consumo fica ela por ela.

                                          Mas já agora, no caso do 1.7, havia o 1.7TD (68cv e motor OPEL) e o 1.7 DTI (75cv e motor ISUZU).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            O 1.7 chega para as encomendas, mas se der para arranjar um 2.0 DTI, sempre é melhor e consumo fica ela por ela.

                                            Mas já agora, no caso do 1.7, havia o 1.7TD (68cv e motor OPEL) e o 1.7 DTI (75cv e motor ISUZU).
                                            Tenho ideia de ser ao contrário.... o 1.7TD é que tinha motor Isuzu... e salvo erro 82cvs (aqui já não tenho mesma a certeza).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                              Tenho ideia de ser ao contrário.... o 1.7TD é que tinha motor Isuzu... e salvo erro 82cvs (aqui já não tenho mesma a certeza).


                                              Isso era no ASTRA F, em que o 1.7 TD era ISUZU e tinha os tais 82cv.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O 2.0 teve alguns updates técnicos ao longo da sua carreira. Se encontrares um dos últimos deves ficar melhor servido.

                                                Investiga um pouco acerca das Bombas Injectoras, esse motor foi montado com as famosas Bosch que deram raia um pouco por todas as marcas, as a esta hora de certeza que já foram substituidas/rectificadas.

                                                Quem percebe disso é o Tubullar....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho em casa um Astra G 2.0Dti que ao fim de 6 anos deixou de pegar e teve que levar bomba injectora.
                                                  Foram 950€. Fora isso nunca deu nenhum problema.
                                                  Até nem anda assim tão mal e os consumos são bastante razoáveis.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esses 2.0 DTI não estavam entre as coisas mais fiáveis que fizeram na época, principalmente a parte dos periféricos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu também sugiro motor a gasolina...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Neste momento, só se está a equacionar a versão a gasolina. Diesel neste modelo também não são "um mar de rosas".
                                                        São são... os mecanicos não se podem é armar em parvos, e têm que fazer o que a marca mandou em tempos - substituir todos os tubos de vácuo. Por isso é que o meu está com quase 300 mil, e a "folha" continua limpa. Atrevo-me a dizer que é um dos melhores motores que conheço, e olha que conheço muitos...

                                                        Já o Isuzu... é verdadeiro horror.

                                                        Mas se estás a equacionar gasolina, nem tens que te preocupar com esses detalhes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                          Em termos de comprar à data atual, compensa comprar a Zafira B é melhor que a Zafira A em muitos pequenos pormenores que no final fazem uma diferença significativa.
                                                          A malta tem que entender uma coisa:

                                                          Astra H é um Astra G com um grande restyling, e do mesmo modo Zafira B é uma Zafira A com um grande restyling. Há mais elementos partilhados que não partilhados... As diferenças estão em alguns motores e na electrónica... É tudo tão igual que até se torna ridículo terem mudado a nomenclatura. E já agora, a Meriva B é um Astra G/Zafira A com roupa nova.

                                                          Portanto, o ideal, acho que é sempre Zafira A/Astra G, porque na pratica o carro é o mesmo que na geração B/H, mas sem contenção de custos, logo, menos falível.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                            Se vamos pensar em eletrônica a arder, daqui a pouco estão aqui todos a dizer que a Mercedes não presta, ..., e pronto os filmes do costume.


                                                            Conduzam uma Zafira A, vejam as limitações e depois conduzam a Zafira B e depois digam se o produto evoluiu ou não bastante.
                                                            O problema é que conduzes uma Zafira A de 99 ou 2000 e uma Zafira B de 2005 ou 2006... uma com 82 ou 100 CVs e outra com 125 ou 150 - tem que se comparar o comparável, e se fores por aí - o carro é o mesmo.

                                                            É como malta que compara um Astra H 1.9 CDTI de 2006 com um Astra G 1.4 16V de 99... "ai, não tem nada a ver", pois não... comparem-no então com um Astra G 2.2 DTI de 2004, e pensem....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X