Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TDI fumo - Defeito ou Feitio?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    TDI fumo - Defeito ou Feitio?

    Boas malta tudo bem?

    Então é o seguinte, comprei recentemente um Seat Toledo 1.9 TDI ASV de 110 cv.

    Durante uma condução normal, não sai fumo nenhum, ou praticamente nenhum.

    Mas basta uma pisadela no acelerador um pouco mais forte, não precisa de ser a fundo, que noto que sai fumo preto, então á noite, com a luz dos farois do carro de trás parece sair mesmo bola de fumo.


    A questão é, isto é normal? E não tenho que me preocupar? Ou mesmo não tendo filtro de particulas, não é normal mandar tanto fumo? Não tenho a traseira do carro preta nem nada que se pareca, mas não acho normal.

    Acho estranho porque ainda hoje, ia atras de um VW Golf IV Tdi 110 cv, pisou no acelerador, digo isto porque se afastou de mim bem rapido e não saiu fumo nenhum, tambem tenho um colega meu com uma Seat Vario 1.9 Tdi 90 cv com 300 mil e muitos km e o dele não sai fumo absolutamente nenhum.


    Pequenas notas sobre o carro para ajudar a responderem.


    - Foi feita revisão, mudou se oleos e filtros, se não me engano á uns 2 mil km no maximo.
    - Tem um trabalhar certinho, pega á primeira a quente ou a frio.
    - Está com 186 mil km.
    - Anda com consumo de 5.3/5.4 em percurso misto que é muito bom na minha opinião.
    - Até agora levou sempre gasoleo do mais caro da repsol.
    - Levou um produto limpa injectores.
    - Não consome oleo, já vi uma vez ou duas e esta sempre a nível.
    - Puxa bem, não tem qualquer quebra de potencia.
    - Ainda na altura da passagem de ano fez á volta de 800 e tal km em autoestrada, foi bem puxado.
    - Segundo sei está stock, sem qualquer repro.
    - Passou na inspeção sem qualquer problema

    Tendo isto em conta o que têm a dizer?

    Cumprimentos a todos.
    Editado pela última vez por sublime21; 29 January 2016, 12:37.

    #2
    isso é normal nos tdis injetor bomba, não tem fap o sistema de injeção é diferente dos common rail, quando aceleras a fundo num tdi pd todos eles largam fumo já faz parte então se estiver com aço pior ainda

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
      isso é normal nos tdis injetor bomba, não tem fap o sistema de injeção é diferente dos common rail, quando aceleras a fundo num tdi pd todos eles largam fumo já faz parte então se estiver com aço pior ainda
      Mas o TDI 110 cv ASV não é PD, ou estou enganado? tenho ideia que não

      O meu está de origem e é assim que quero mante lo.

      Mas, entao porque é que no caso que disse acima do golf com o mesmo motor e o seat tdi 90 cv, nao mandaram/mandam fumo?

      E no meu caso não preciso de acelerar a fundo para mandar fumo, basta pisar um pouco mais.

      Comentário


        #4
        Não me venham com histórias, qualquer diesel sem filtro de particulas a dar uma sapatada no acelerador a fundo manda fumo.

        Já tive dois TDI PD e faço muita estrada de noite, quantas e quantas vezes não notava a fumarada nos farois do carro de trás quando pisava a fundo.

        O GTC 1.9 CDTI era a mesma coisa e o 320d também não fica muito atrás... A andar normal são carros limpos, assim que se pisa um bocado mais (tipo 75% do acelerador) nota-se logo, e se for em mudanças baixas ainda mais.

        Até em carros com filtro de particulas isso acontece, ainda há bem pouco tempo tive de conduzir um 308 1.6 HDi Sport que tem FAP e que anda pouco e mais em circuitos urbanos, o carro é de um amigo que já estava num estado pouco recomendável numa noite no bairro, tive de subir o Monsanto na A5, vinha do acesso e pisei por ali acima, com carros atrás e notei uma fumarada do caraças , aquele gajo anda sempre nas calmas depois alguém tem de dar escáfia nos carros lololol. E tem ele FAP... devia ser a porcaria toda a sair do FAP.

        Comentário


          #5
          É normal, não te preocupes.

          Comentário


            #6
            o meu golf 5 105 cv na ultima inspecção chumbou por causa do fumo.

            andei 3 ou 4 dias a apertar o bicho, voltei la e passou, à rasca mas passou....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
              Não me venham com histórias, qualquer diesel sem filtro de particulas a dar uma sapatada no acelerador a fundo manda fumo.

              Já tive dois TDI PD e faço muita estrada de noite, quantas e quantas vezes não notava a fumarada nos farois do carro de trás quando pisava a fundo.

              O GTC 1.9 CDTI era a mesma coisa e o 320d também não fica muito atrás... A andar normal são carros limpos, assim que se pisa um bocado mais (tipo 75% do acelerador) nota-se logo, e se for em mudanças baixas ainda mais.

              Até em carros com filtro de particulas isso acontece, ainda há bem pouco tempo tive de conduzir um 308 1.6 HDi Sport que tem FAP e que anda pouco e mais em circuitos urbanos, o carro é de um amigo que já estava num estado pouco recomendável numa noite no bairro, tive de subir o Monsanto na A5, vinha do acesso e pisei por ali acima, com carros atrás e notei uma fumarada do caraças , aquele gajo anda sempre nas calmas depois alguém tem de dar escáfia nos carros lololol. E tem ele FAP... devia ser a porcaria toda a sair do FAP.
              Provavelmente com o aperto que lhe deste fez uma regeneração do FAP bem feita...daí a fumarada que notaste.

              Comentário


                #8
                Opa se dizem que é normal fico mais descansado.

                E é como o Gmigas disse, se puxar uma segunda, não a fundo, mas mais um pouco de acelerador que o normal nota se o fumo a sair.

                É só mesmo isso que noto no carro, de resto 0 razões de queixa, o carro é melhor estradista do que estava a espera, fiz leiria, salamanca, salamanca leiria e portou se lindamente, nunca se negando a andamentos mais vivos.

                Razoavelmente bem insonorizado e com consumos comedidos.

                E já agora, porque é que o carro do meu colega, seat vario 1.9 tdi 90 cv, nao manda fumo nem a puxar e o tal golf, com o mesmo motor do meu, que vi hoje á minha frente, acelerou e nao mandou fumo?

                Comentário


                  #9
                  Às tantas tens uma repro nisso e nem sabes!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Às tantas tens uma repro nisso e nem sabes!
                    fogo eu acho que não, puxa bem para um 1.9 tdi de 110 cv, nada de mais e chega bem para o que é preciso

                    Comentário


                      #11
                      Isso que tu relatas é normal.. Anormal seria se o teu carro estivesse a fazer isto:



                      ou se estivesse a largar fumo em andamento normal, acompanhado de perda de potência.

                      Não te preocupes

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                        Isso que tu relatas é normal.. Anormal seria se o teu carro estivesse a fazer isto:



                        ou se estivesse a largar fumo em andamento normal, acompanhado de perda de potência.

                        Não te preocupes
                        eia ca nojo, não, nada disso, ai de mim ter um carro a fazer isso.

                        Pelos visto é unanime, nada para me preocupar.


                        E relativamente ao tal golf que vi hoje a nao mandar fumo nenhum e o carro do meu colega que tambem nao manda fumo? sendo os dois 1.9 tdi sem FAP? Cá em casa tambem anda um honda com motor isuzo sem FAP e nao manda fumo nenhum.

                        Alguma ideia?

                        Comentário


                          #13
                          Na pior das hipóteses podes ter a EGR e o colector de admissão a precisar de limpeza.

                          Comentário


                            #14
                            esse não é o meu. o meu não é importado e... está stock!!! coisa rara, portanto!

                            Comentário


                              #15
                              O TDI 90cv que tenho contacto também é fumarento, mais até que os dois PD75 e o PD130.
                              Já fiz a mesma pergunta pois já vi motores idênticos que emitem menos fumo.
                              Tem filtro de gasóleo novo, filtro de ar novo, óleo sempre impecável, intercooler limpo, EGR também não está má, e levou uma limpeza no sistema de injecção com LM Diesel Purge a trabalhar directo mas o sacana fuma na mesma. Nada a ver com os carros do aço é claro mas mais do que eu gostaria.
                              Já me lembrei se será do ponto da bomba.

                              Comentário


                                #16
                                É normal, basta pisar o acelerador mais a fundo e lá vem fumo ainda por cima se andas muito em cidade acumula a sujidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  esse não é o meu. o meu não é importado e... está stock!!! coisa rara, portanto!
                                  Estragaste-me a piada...vinha aqui dizer que tinham apanhado o cadito a sair de casa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    desta vez antecipei-me. ah, quem anda com ele é a minha mulher. eu ando de comboio. logo lá vou eu para cima...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há variações algo estranhas, mesmo em motores iguais!

                                      Eu tive um golf de 110 cv, acho que de 98, e o gajo pouco fumava, mesmo com algumas "patadas". Tinha um colega que tinha um igual, apenas um pouco mais recente, e fumava que se fartava! Ambos os carros completamente stock!

                                      Chegámos a trocar de carro várias vezes e nunca chegámos a saber o porquê da diferença, mas era notório! Curiosamente também o dele fazia um pouco mais velocidade de ponta que o meu e num retão longo (*) acabava por, lentamente, começar a distanciar-se! A nossa teoria é que o dele por ter só 3 portas seria umas cagagésimas mais leve...


                                      (*) claro que isto foi feito nas ae alemãs...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                        isso é normal nos tdis injetor bomba, não tem fap o sistema de injeção é diferente dos common rail, quando aceleras a fundo num tdi pd todos eles largam fumo já faz parte então se estiver com aço pior ainda
                                        Pois... porque nos que têm bomba injectora ou common rail sem FAP é muito diferente... São todos iguais, principalmente quando passam das 2500-3000rpm.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Até o turbo conseguir fazer a pressão pedida á percentagem de acelerador que tens é normal que faça fumo, pois o turbo não é linear, ou seja, quando carregas a fundo uma grande quantidade de combustivel é injectada mas não tens "ar" que chegue para queimar isso tudo só quando esses gases chegam ao turbo e este começa a fazer pressão é que começa a "limpar" o fumo que sai, pois como já tens mais "ar" para a mesma quantidade de combustível já não sai um fumo tão negro e vai clareando... pelo menos é assim que eu acho que funciona a coisa...
                                          Embora diesel por mais voltas que dês sairá sempre um pouco de fumo negro á saida do motor...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu TDI VP90 só liberta fumo - não preto mas acinzentado - com uma puxadela repentina; nem sequer depende das rotações altas, só mesmo de ser um pisão repentino no acelerador.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tive um VW Golf IV TDi de 130 cv durante 2 anos e nunca vi fumo nenhum (nem negro nem branco) por isso não acho que seja normal. isso do fumo preto é porque está a queimar mais óleo que o normal. Ou como aqui já disseram esse motor pode ter sido "mexido".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                                Tive um VW Golf IV TDi de 130 cv durante 2 anos e nunca vi fumo nenhum (nem negro nem branco) por isso não acho que seja normal. isso do fumo preto é porque está a queimar mais óleo que o normal. Ou como aqui já disseram esse motor pode ter sido "mexido".
                                                Normalmente, quando está a queimar óleo a mais o fumo sai azulado. Fumo preto indica, como foi dito anteriormente, combustível injectado em demasia antes de o turbo dar o kick.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  o meu mesmo carregando a fundo no pedal de acelerador nunca fez esse fumo e respondia muito bem... por isso não acho muito normal. Mas sei de pessoas que tem os carros assim e estão pouco borrifando até acham engraçado. agora normal não acho que seja.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quanto ao caso em questão, podem ser inúmeras coisas que já foram por aí ditas.

                                                    No entanto, não esquecer alguns pormenores que podem fazer toda a diferença.

                                                    Dois motores podem ser iguais em novos, mas em usados... Diria que não há dois iguais. Muita coisa influência. Desde o tipo de condução a que é sujeito, ao tipo de percursos que faz. Até à própria manutenção. Só por levar óleo e filtros de uma marca diferente pode logo fazer uma diferença que com o tempo se vai acentuado.

                                                    E depois... Mesmo em motores "iguais" e novos, pode haver diferenças. Muitas das vezes apesar da denominação do carro ser igual, podem existir periféricos diferentes ou até o próprio bloco ter ligeiras diferenças. Isso é bastante comum.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho um Toledo TDI 110 e se lhe pisar uma 3ª ou 4ª a fundo às 1500 ou 1600 rpm, enquanto o turbo não enche, ele começa a fumar logo.
                                                      Já se lhe pisar a fundo às 2500-3000 rpm, se faz fumo é algo que pouco ou nada se nota. (BTW tenho repro)

                                                      Eu já nem me preocupo com essa questão. Manutenção está toda em dia, óleo e filtros mudei-os na semana passada, gasóleo é do bom, puxa bem, não tem safes nem assobios anormais.. deixa andar.
                                                      Editado pela última vez por ravager; 29 January 2016, 20:14.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        é de referir tambem que o antigo dono era de lisboa e so fazia praticamente cidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então se isso era carro citadino dá uma espreita na EGR, pode mesmo estar cheia de lixo.
                                                          E se a EGR não está bem, o colector de admissão que lá está ligado deve ir pelo mesmo caminho.



                                                          É só desencaixares aquele tubo preto que liga lá e espreitares, ou pede a um mecânico que te faça esse favor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                            Então se isso era carro citadino dá uma espreita na EGR, pode mesmo estar cheia de lixo.
                                                            E se a EGR não está bem, o colector de admissão que lá está ligado deve ir pelo mesmo caminho.



                                                            É só desencaixares aquele tubo preto que liga lá e espreitares, ou pede a um mecânico que te faça esse favor.
                                                            Mas com o facto da viagem que fiz com ele a Espanha, deve ter limpo, porque o carro foi bem puxado, nunca se negando a andamentos mais altos, sempre com potencia disponivel.

                                                            Por isso deduzo que tenha limpo, ou não é assim tão linear?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X