Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exame de condução proximo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exame de condução proximo

    Boas, sou o Diogo e estou a poucos dias de ter o meu exame de condução prático.

    Apesar de ter visto alguns topicos já sobre este assunto aqui pelo forum e de ter em atenção alguns conselhos já dados há algumas duvidas que permanecem comigo e abri este mesmo topico para me as esclarecerem se for possivel.

    Na manobra de contorno do passeio é necessário ter as luzes de emergencia vulgarmente conhecidas por "4 piscas" ligadas ou basta os piscas do lado do passeio?
    A estacionar é necessário ter uma mudança engatada ou basta por em ponto morto?
    Devo dizer que estou bastante assustado nos estacionamentos pois normalmente não me saiem bem, como vocês costumam fazer e como se guiam para estacionar direitinho? Deixem ai algumas dicas

    Quem quiser e puder deixar relatos do seu exame de condução, do que fizeram , como correu, como era o examinador... tambem ficava agradecido

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por didinene Ver Post
    Boas, sou o Diogo e estou a poucos dias de ter o meu exame de condução prático.

    Apesar de ter visto alguns topicos já sobre este assunto aqui pelo forum e de ter em atenção alguns conselhos já dados há algumas duvidas que permanecem comigo e abri este mesmo topico para me as esclarecerem se for possivel.

    Na manobra de contorno do passeio é necessário ter as luzes de emergencia vulgarmente conhecidas por "4 piscas" ligadas ou basta os piscas do lado do passeio?
    A estacionar é necessário ter uma mudança engatada ou basta por em ponto morto?
    Devo dizer que estou bastante assustado nos estacionamentos pois normalmente não me saiem bem, como vocês costumam fazer e como se guiam para estacionar direitinho? Deixem ai algumas dicas

    Quem quiser e puder deixar relatos do seu exame de condução, do que fizeram , como correu, como era o examinador... tambem ficava agradecido

    Cumprimentos
    Considerando que o meu exame de condução foi já há bastante tempo...

    - Não faço ideia se é necessário ter luzes de emergência no contorno do passeio. Diria que não pois não é uma manobra de emergência.
    - Eu aprendi que se deve estacionar engatado e, em caso de declive, com as rodas viradas na direcção do passeio (p.ex. se estacionares à direita deves virar para a direita se for a descer ou para a esquerda se for a subir). Na vida real engato sempre mas não faço isto das rodas muitas vezes.
    - Em relação a dicas de estacionamento, estás a falar de estacionamento paralelo? Eu diria o seguinte (1) ficar paralelo ao carro à frente, (2) começar a recuar devagar virando o carro para dentro até veres no retrovisor esquerdo que tens o comprimento do carro (porta esquerda) apontado para o centro do carro atrás de ti, (3) recuar lentamente até o canto frente direito do carro passar o carro da frente e começar a endireitar. Não sei se fui claro mas ... é muito uma questão de prática mais do que teoria

    Comentário


      #3
      Todas essas duvidas que tens já nem deveriam existir nessa altura...mesmo assim...

      No contorno do passeio, basta ter o pisca do lado direito, se te atrapalha estar sempre a ligá-lo, liga os quatro piscas, não te esqueças é de os desligar no fim da manobra...mais uma chega, regula o espelho para baixo no inicio da manobra para conseguires ver onde vai o carro, vai-te ajudar muito...não leves é o tempo todo a olhar para ele....e faz a manobra lentamente.

      Ao estacionar o carro, NUNCA deixar em ponto morto, sempre 1ª a direito ou a subir e marcha-atrás a descer(isto já devias saber, é uma coisa que se faz em todas as aulas).

      Para estacionares atrás de um carro...primeiro que tudo, o carro deve estar direitinho ao lado do carro a tua frente, depois lentamente andas para trás...quando a traseira do carro do lado começar a ficar lado a lado com o pilar entre o meio da porta do pendura e a traseira rodas o volante para o lado do passeio...quando a traseira desse carro coincidir mais ou menos com a porta do pendura começas a rodar ao contrário e aos poucos o carro vai endireitando...faz a manobra devagar e vais controlando com o espelho(ajustado para baixo) e vais deixando chegar ao passeio sem subir...quando chegares ao passeio páras e ajustas o que for preciso para a frente....sempre andando devagar!!!

      Comentário


        #4
        Uma pessoa não pode fazer exame sem ter tido aulas de condução.

        Aproveita as aulas de condução que vais ter para tirar essas dúvidas e ganhar a prática necessária para fazer as manobras.

        Uma vez que te sintas preparado marcas exame.

        Comentário


          #5
          Pela minha experiência: vais aprender 75 ou 80% do que é conduzir por ti próprio, com a carta no bolso. Não serve de nada ficar nervoso pois o examinador sabe que és novo a conduzir, não tens prática... não espera que ao volante esteja um Fittipaldi ou um Senna. Agora, é claro que o contrário também se aplica: és novo a conduzir, não tens prática, tens de estar sempre com a atenção nos píncaros, conduzir não é algo que te saia naturalmente - como qualquer coisa que seja praticada diariamente.

          Basicamente: preocupa-te mais com a teoria da condução e respeitar o Código da Estrada: parar SEMPRE em stops, vermelhos, cedências de passagem; respeitar os limites de velocidade (se bem que o meu examinador não se preocupou com isso na altura); acima de tudo, uma condução segura e sem pressas.

          Comentário


            #6
            Mas não tiveste aulas de condução ?

            (claro que tiveste, são obrigatórias !)

            O que andas lá a fazer ?

            Desculpa-me a sinceridade,mas se dentro de um carro, na prática, com um instrutor, não tiras as dúvidas, achas que é aqui LENDO um Fórum que vais aprender alguma coisa ?

            Se não te sentes preparado compra mais aulas e tenta (pelo menos tenta) APRENDER alguma coisa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
              Todas essas duvidas que tens já nem deveriam existir nessa altura...mesmo assim...

              No contorno do passeio, basta ter o pisca do lado direito, se te atrapalha estar sempre a ligá-lo, liga os quatro piscas, não te esqueças é de os desligar no fim da manobra...mais uma chega, regula o espelho para baixo no inicio da manobra para conseguires ver onde vai o carro, vai-te ajudar muito...não leves é o tempo todo a olhar para ele....e faz a manobra lentamente.

              Ao estacionar o carro, NUNCA deixar em ponto morto, sempre 1ª a direito ou a subir e marcha-atrás a descer(isto já devias saber, é uma coisa que se faz em todas as aulas).

              Para estacionares atrás de um carro...primeiro que tudo, o carro deve estar direitinho ao lado do carro a tua frente, depois lentamente andas para trás...quando a traseira do carro do lado começar a ficar lado a lado com o pilar entre o meio da porta do pendura e a traseira rodas o volante para o lado do passeio...quando a traseira desse carro coincidir mais ou menos com a porta do pendura começas a rodar ao contrário e aos poucos o carro vai endireitando...faz a manobra devagar e vais controlando com o espelho(ajustado para baixo) e vais deixando chegar ao passeio sem subir...quando chegares ao passeio páras e ajustas o que for preciso para a frente....sempre andando devagar!!!
              No contorno do passeio, é assim que faço

              Quanto ao estacionamento engatado, surgiu-me a duvida com uma sondagem realizada aqui no forum em que a maioria respondeu que não se preocupava em engatar o carro nem trancar as todas

              Quanto ao estacionamento, é uma boa dica, tenho de treinar mais uma vez que normalmente acabo sempre por torcer tarde ficando com a roda a embater no passeio

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por didinene Ver Post
                Quanto ao estacionamento engatado, surgiu-me a duvida com uma sondagem realizada aqui no forum em que a maioria respondeu que não se preocupava em engatar o carro nem trancar as todas
                O que se faz na vida real nem sempre corresponde ao que se DEVERIA fazer. Todos nós certamente fazemos coisas que não são o ideal. Algumas sem grande importância, outras com mais. Na maioria das vezes, em piso plano, é irrelevante engatar ou não o carro. Não quer dizer que seja o ideal. Mas mais importante ainda, no exame faz o que o instrutor te ensinou.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                  Pela minha experiência: vais aprender 75 ou 80% do que é conduzir por ti próprio, com a carta no bolso. Não serve de nada ficar nervoso pois o examinador sabe que és novo a conduzir, não tens prática... não espera que ao volante esteja um Fittipaldi ou um Senna. Agora, é claro que o contrário também se aplica: és novo a conduzir, não tens prática, tens de estar sempre com a atenção nos píncaros, conduzir não é algo que te saia naturalmente - como qualquer coisa que seja praticada diariamente.

                  Basicamente: preocupa-te mais com a teoria da condução e respeitar o Código da Estrada: parar SEMPRE em stops, vermelhos, cedências de passagem; respeitar os limites de velocidade (se bem que o meu examinador não se preocupou com isso na altura); acima de tudo, uma condução segura e sem pressas.
                  Apoiado!

                  Comentário


                    #10
                    Primeiro de tudo tenta ir calmo.. Depois tem sempre atenção à velocidade para nao ultrapassares o limite, piscas, rotundas,stops,vermelhos,PASSADEIRAS, e no contorno de passeio uma coisa que o meu instrutor me dizia sempre era para baixar o espelho do lado do passeio antes de começar a manobra, e no fim nao esquecer de o por no sitio

                    Comentário


                      #11
                      1º não ligues a pessoas mal dispostas que escrevem que já devias saber tudo, as incertezas só surgem quando já se sabe alguma! Só os ignorantes não têm duvidas!2º engatar sempre como já mais acima disseram - na instrução a segurança vem sempre em primeiro lugar!3º estacionar em paralelo, depende de automóvel para automóvel, mas ajusta o retrovisor, paralelo ao da frente e faz a manobra devagar, porque devagar não terás dissabores de bater com a roda ou galgar o passeio - lembra-te que encostar o pneumático é correcto, já as outras opções... dependem da generosidade da avaliação!Principalmente vai calmo, atento a sinais, velocidade, se vires alguém a dirigir-se para uma passadeira mesmo que ainda não tenha lá chegado, pára - joga sempre pelo seguro! Se houver conversa dentro do automóvel participa, uma vez que dá sempre para acalmar...Boa sorte ( se ainda tiveres alguma aula de condução até lá pede para simular o exame)

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X