Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Bravo 1.9 multijet 150 cv problema com turbo e motor corta as 4.5 ou 5 mil rpm

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Bravo 1.9 multijet 150 cv problema com turbo e motor corta as 4.5 ou 5 mil rpm

    Boa noite pessoal do fórum auto hoje já a mt tempo que passo por cá para ver as discussões e para ter algumas ideias no que toca ao mundo automóvel,
    desta vez chegou a hora de postar aqui algo que me esta a acontecer com o meu fiat bravo e a qual não encontrei nenhuma discussão nem resoluções pelo menos no que toca ao carro em questão.

    Peço desculpa pelo tópico longo mas tenho mesmo que contar tudo o que se passou:


    Bem vou contar o que me aconteceu:

    Em maio de 2015 adquiri o meu fiat bravo 1.9 multijet 150 CV, carro com uma presença incrível tanto em estética como em força de motor ,
    realmente adorei o carro andei com ele e nunca notei problemas, em Dezembro levo o carro a inspecção e o tipo diz-me que o carro tem uma fuga de óleo no motor, eu como ainda tinha garantia liguei para o stand a contar o sucedido este prontamente disse para levar lá o carro para mandar lavar para ver onde era a fuga para mandar reparar.
    No dia 19 de Janeiro deste ano la fui eu levar o carro ao stand por volta das 11 da manha esperei uma hora e la veio o dono do stand, pede para abrir o capo coisa que prontamente eu fiz, começou a dizer que o carro estava sujo por causa do tempo que o carro tinha pois este é de 2008 (em suma quis dizer que o motor nunca foi limpo e que estava assim pois as válvulas ou sei la o que com o tempo expeliam óleo coisa normalíssima disse ele) achei um pouco estranho pois tenho uma clio de 2003 com 175 mil km e nada de óleo no motor mas até aqui tudo bem.
    O pior vem a seguir, pois ele tirou a parte protectora do motor, vira-se para mim e diz-me: quer ver a sujidade a sair? pega em mistolim e começa a borrifar o motor com aquilo (motor quente pois vim de Lousada até alfena (31 km) em AE sempre a 120) e no fim manda o empregado ou sócio nem sei, buscar garrafas de agua de 1.5l e pumba em cima do motor. Deitou para ai 2 ou 3 já não sei quantas ao certo, ia para deitar mais uma e eu disse parou não quero que faca mais isso que ainda me lixa o motor, nisto ele vira-se e diz pronto como vê é só sujo pode ir a vontade que o carro esta bom e não tem problemas.
    Eu na minha boa fé e contando que o carro já fosse dar problemas pelo que ele tinha feito, entro em AE e levo o carro até aos 160 e este acende uma luz de motor amarela com mensagem: mandar controlar motor e perco imediatamente potencia no motor pois entrou em safe mode penso eu, ligo-lhe e explico o sucedido e volto para trás para o stand. Ele pede para colocar o carro na bosch que ficava em frente e lá levei o carro, os gajos com uma bicha de compressor "secaram" o motor e apagaram o erro e mandaram-me seguir que estava tudo ok. Mais uma vez entro em AE, carro a 160 e outra vez a luz e a mensagem e perda de potencia. Lá volto eu para trás novamente. Voltei a repetir este ciclo 3 vezes (bosch ->AE->Problema lol ) acabando por deixar o carro lá e sendo o dono do stand a vir trazer-me a casa.
    Passado uns 3 dias liga-me o tipo a dizer que não tinha sido por causa da agua mas sim o turbo que estava carbonizado que o ia mandar limpar numa casa especializada lá para aqueles lados pois a bosch não queria mexer no turbo, eu disse que por mim tudo bem desde que o carro fica-se bom. Ao fim de uma semana liga-me novamente a dizer para ir buscar o carro que já tinha limpado o turbo e calibrado e que ainda tinha colocado a correia de distribuição que estava a ficar gasta que o carro estava impecável.
    Lá fui eu buscar o bicho venho para casa, deixei aquecer e levo o carro aos 160 e não acusa nada, mas notei que demorou mais tempo a chegar a essa velocidade que o normal e o turbo mal se ouvia, quando este antes fazia-se notar bem, mas la fui eu...
    Chego a casa paro o carro para abrir a porta e notei que o carro não era mais silencioso como antigamente o motor estava mais grosso (em frio sempre se fazia notar mais o roncar do carro em relantim mas a quente a mais ou menos dois metros parecia um carro a gasolina mal se ouvia) achei estranho e fui puxar uma pouco pelas rotações em ponto morto foi ai que ouvi o turbo mt mais fraco que antigamente e no final fazia o cantar tipo coruja ou sirene. Em suma fui para compor uma coisa e venho com o carro pior e continuo sem saber se o carro tem fuga de óleo e ainda fico com turbo lixado que sorte a minha

    Então aqui ficam os problemas:

    1. O turbo não se faz ouvir como antigamente e em termos de força nunca mais foi o mesmo, no final da descompressão faz tipo coruja ou sirene.
    2. O carro esta com um trabalhar mais grosso tanto que a conduzir quando puxo pelo carro ouço mt o motor quando antigamente mal se ouvia o motor.
    3. Ontem puxei o carro em ponto morto uma primeira vez ate as 5 mil rpm e este parecia que se ia alagar todo e começou a prender e saiu fumo branco. Na segunda vez puxei novamente o carro mas não passou das 4.5 mil rpm para começar a parecer que se ia alagar e a prender mas desta vez não saiu fumo branco.
    4. Link do vídeo do carro com o turbo a fazer coruja ou sirene e ainda a prender as 4.5 rpm-->https://youtu.be/U_Claq3-qbI


    Peço desculpa mais uma vez pelo extenso tópico mas se alguém me puder ajudar e me souber dizer o motivo pelo qual o carro esta a ter estes sintomas agradecia imenso pois o carro só vai dia 11 para a fiat e ate lá vou desesperando com isto.

    Admins espero não estar a repetir um tópico mas não encontrei nada sobre isto relativamente ao meu veiculo
    Editado pela última vez por VitorESPinto; 30 January 2016, 19:21.

    #2
    Se calhar puseram um turbo com especificações diferentes do que lá estava montado e quando fazem aquele assobio audível é porque já não estão grande coisa https://www.youtube.com/watch?v=pTO-hGaKfZY


    Quando ao barulho do motor estar diferente, certamente fizeram algo para isso, mas não é de admirar, nesses stands as oficinas com as quais trabalham normalmente são tipo barracos e com gente asquerosa la a trabalhar que não percebem nada do assunto e os carros acabam por sair em pior estado.

    Mas se mudaram as correias, tenta ver por aí.
    Editado pela última vez por Robie; 30 January 2016, 04:17.

    Comentário


      #3
      Acho que os gajos da oficina sao uns nabos , leva mesmo á Fiat.
      Se o turbo assobiar muito já não esta em bom estado .
      Esse motor esta um pouco barulhento

      Comentário


        #4
        Eu já tentei ler mas com negrito e a vermelho, não dá vontade nenhuma.

        PS: Motor a diesel dificilmente passa das 4500rpms pelo que não vejo o problema aí. OK, sei que há motores que passam mas este acho que não é.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Eu já tentei ler mas com negrito e a vermelho, não dá vontade nenhuma.

          PS: Motor a diesel dificilmente passa das 4500rpms pelo que não vejo o problema aí. OK, sei que há motores que passam mas este acho que não é.
          Este motor faz 5200rpm...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Eu já tentei ler mas com negrito e a vermelho, não dá vontade nenhuma.
            Realmente, até faz "doer" a vista. Não consigo ler.

            Comentário


              #7
              Quem é que despeja garrafas de 1.5L para dentro do motor.
              Nunca em carro meu admitia que fizessem isso.

              Se fosse a ti, voltava ao Stand, explicava isso tudo e dizia que queria levar o carro à FIAT.

              Comentário


                #8
                Obrigado Robie pela resposta eu tbm achei que o turbo não estava grande coisa dai eu ter colocado o post mas quanto ao som do motor estar mais grosso nao sera tbm por causa do turbo estar como esta???
                Editado pela última vez por VitorESPinto; 30 January 2016, 19:11.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Acho que os gajos da oficina sao uns nabos , leva mesmo á Fiat.
                  Se o turbo assobiar muito já não esta em bom estado .
                  Esse motor esta um pouco barulhento
                  Miguel obrigado pela resposta eu acho isto de os stands escolherem o local da reparação uma treta visto que somos nos que vamos arcar com os problemas do carro caso este não seja bem reparado durante a garantia o consumidor devia ter o poder de escolher a oficina onde gostaria de colocar o veiculo mas assim não acontece . Tanto é que vou levar a fiat e vou ter que pagar do meu bolso para saber o que ele tem... Não sei se o motor esta barulhento por ter o turbo como tem mas que não é normal não é .....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Eu já tentei ler mas com negrito e a vermelho, não dá vontade nenhuma.

                    PS: Motor a diesel dificilmente passa das 4500rpms pelo que não vejo o problema aí. OK, sei que há motores que passam mas este acho que não é.
                    Eblase peço desculpa pelo tópico estar assim mas achei que a negrito estaria melhor engano meu mas não precisas ler tudo lê apenas a parte dos problemas .

                    Relativamente as rpm será que todos os carros a diesel cortam as 4.5 ou 5 rpm para evitar danificar?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                      Este motor faz 5200rpm...
                      LuisPedro quando dizes que faz 5200rpm estas-t a referir com ele em ponto morto? Sera pelo turbo estar lixado que este não atinge essa meta de rpm e corta????

                      Obrigado pela resposta.
                      Editado pela última vez por VitorESPinto; 30 January 2016, 19:26.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AfterEight Ver Post
                        Realmente, até faz "doer" a vista. Não consigo ler.
                        AfterEight desculpa pelo tópico estar assim mas se puderes le só os problemas pois o que esta em cima foi a historia do que se passou=)

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                          Quem é que despeja garrafas de 1.5L para dentro do motor.
                          Nunca em carro meu admitia que fizessem isso.

                          Se fosse a ti, voltava ao Stand, explicava isso tudo e dizia que queria levar o carro à FIAT.
                          Obrigado VMPM eu também não queria que o gajo fizesse isso tanto que o fiz parar mas já era tarde. Eu ja lhe disse que o carro estava como estava e disse que o ia levar a fiat e ele disse que por ele tudo bem mas quem pagava era eu pois quem escolhe o local onde o carro é reparado é ele o que a meu ver esta mal feito ....

                          Comentário


                            #14
                            As tubagens de turbo/intercooler estão OK?

                            O medidor de massa de ar está OK?

                            Leva isso à FIAT e eles que liguem a máquina para ver que valores é que os variados sensores do carro estão a fazer..

                            Comentário


                              #15
                              A distribuição estará no ponto?

                              Quanto ao sapat...ao vendedor, sem palavras.

                              Comentário


                                #16
                                Tive um Bravo identico mesma cor e tudo..
                                Os problemas que tive e resolvi foi removi filtro de particulas, desativei valvula EGR, retirei miolo do catalisador, e reprogramou se para çerca de 187cv.
                                Posso te dizer que os problemas de barulhos esquisitos do motor, regeneração do filtro que fugia o gasoleo todo e os consumos baixaram.
                                No teu caso verificava bem se nao alteraram o turbo ou eletronicamente na çentralina.
                                Na minha opinião deves

                                -retirar o filtro particulas que suja admição toda, bebe gasoleo a monte e para o motor nao é bom so suja mais.
                                -Desativar valvula EGR
                                -Ve bem se o turbo é o mesmo que o original.
                                -Vai a uma casa de reprogramações e verifica se está tudo ao nivel correto ou reprograma soft 10/20cv que ajuda nos consumos
                                -Compra um aditivo enxes o tanque e misturas no meio do gasóleo para limpar o sistema.

                                Fui propriétario de um e digo te já isso é motor para durar, isso que se está a passar nao é normal.
                                Eu fazia o que te disse e tenho a certeza que os problemas acabavam.
                                Comprimentoz

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por VitorESPinto Ver Post
                                  LuisPedro quando dizes que faz 5200rpm estas-t a referir com ele em ponto morto? Sera pelo turbo estar lixado que este não atinge essa meta de rpm e corta????

                                  Obrigado pela resposta.
                                  Quer em ponto morto quer engatado, a rotação máxima desse motor, pelo menos na opel é 5200rpm. Na fiat deverá ser semelhante ou muito parecido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rikuza Ver Post
                                    Tive um Bravo identico mesma cor e tudo..
                                    Os problemas que tive e resolvi foi removi filtro de particulas, desativei valvula EGR, retirei miolo do catalisador, e reprogramou se para çerca de 187cv.
                                    Posso te dizer que os problemas de barulhos esquisitos do motor, regeneração do filtro que fugia o gasoleo todo e os consumos baixaram.
                                    No teu caso verificava bem se nao alteraram o turbo ou eletronicamente na çentralina.
                                    Na minha opinião deves

                                    -retirar o filtro particulas que suja admição toda, bebe gasoleo a monte e para o motor nao é bom so suja mais.
                                    -Desativar valvula EGR
                                    -Ve bem se o turbo é o mesmo que o original.
                                    -Vai a uma casa de reprogramações e verifica se está tudo ao nivel correto ou reprograma soft 10/20cv que ajuda nos consumos
                                    -Compra um aditivo enxes o tanque e misturas no meio do gasóleo para limpar o sistema.

                                    Fui propriétario de um e digo te já isso é motor para durar, isso que se está a passar nao é normal.
                                    Eu fazia o que te disse e tenho a certeza que os problemas acabavam.
                                    Comprimentoz
                                    Tens a certeza que o teu era um 1.9mjet? É que eu tenho um dos finais de 2008 e não têm FAP e em 2009 apareceu o 2.0 já com FAP. Fora isso só os 1.6 tinham filtro de partículas.

                                    Enviado do meu LG-G2

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quanto ao carro em questão. A tua garantia foi dada pelo stand apenas ou foi feita uma garantia numa Seguradora paga pelo stand? Eu levava o carro à Fiat e depois apresentava a factura a eles nem que fosse para vias jurídicas. O turbo têm de ser novo porque recondicionar só existem 2 casas na zona de Lisboa e uma aí para o norte que trabalham com qualidade. O barulho que ouves deve ser alguma tubagem fora do sítio. Resumindo... Leva isso à Fiat e explica tudo a eles e caso seja problema do turbo mais vale gastares dinheiro num novo. Eles que vejam também as correias já que o outro artista disse que também as mudou (ou talvez não). Tenho um igual com o mesmo motor e felizmente zero problemas até hoje e já conta com umas vitaminas [emoji6].

                                      Enviado do meu LG-G2

                                      Comentário


                                        #20
                                        O assobiar do turbo, desde que não seja exagerado, é perfeitamente normal...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                          As tubagens de turbo/intercooler estão OK?

                                          O medidor de massa de ar está OK?

                                          Leva isso à FIAT e eles que liguem a máquina para ver que valores é que os variados sensores do carro estão a fazer..
                                          ravager pelo que consigo ver parece que as tubagens estão ok de resto intercooler e medidor de massa não sei como estão ele dia 11 vai para a fiat a ver vamos quantas massas vou gastar com ele.....

                                          Obrigado pela resposta ....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AfterEight Ver Post
                                            A distribuição estará no ponto?

                                            Quanto ao sapat...ao vendedor, sem palavras.
                                            Como é que eu sei se a distribuição esta no ponto Aftereight? realmente quanto ao vendedor foi como tu disses-t um autentico sapat...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rikuza Ver Post
                                              Tive um Bravo identico mesma cor e tudo..
                                              Os problemas que tive e resolvi foi removi filtro de particulas, desativei valvula EGR, retirei miolo do catalisador, e reprogramou se para çerca de 187cv.
                                              Posso te dizer que os problemas de barulhos esquisitos do motor, regeneração do filtro que fugia o gasoleo todo e os consumos baixaram.
                                              No teu caso verificava bem se nao alteraram o turbo ou eletronicamente na çentralina.
                                              Na minha opinião deves

                                              -retirar o filtro particulas que suja admição toda, bebe gasoleo a monte e para o motor nao é bom so suja mais.
                                              -Desativar valvula EGR
                                              -Ve bem se o turbo é o mesmo que o original.
                                              -Vai a uma casa de reprogramações e verifica se está tudo ao nivel correto ou reprograma soft 10/20cv que ajuda nos consumos
                                              -Compra um aditivo enxes o tanque e misturas no meio do gasóleo para limpar o sistema.

                                              Fui propriétario de um e digo te já isso é motor para durar, isso que se está a passar nao é normal.
                                              Eu fazia o que te disse e tenho a certeza que os problemas acabavam.
                                              Comprimentoz
                                              Obrigada rikuza eu tbm acho que é bom motor e na fiat quando fiz a marcação disseram-me que o meu não tinha filtro de partículas mas a ver vamos dia 11 o que eles me vão dizer só espero que não me tenham lixado o motor todo visto que é só habilidosos....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                Quer em ponto morto quer engatado, a rotação máxima desse motor, pelo menos na opel é 5200rpm. Na fiat deverá ser semelhante ou muito parecido.
                                                Pois dai a minha preocupação em ele cortar ou sei lá o que é aquilo que faz as 4.500 ou 5000 rpm mas vou falar com os da fiat para ver o que eles dizem...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RXS Ver Post
                                                  Tens a certeza que o teu era um 1.9mjet? É que eu tenho um dos finais de 2008 e não têm FAP e em 2009 apareceu o 2.0 já com FAP. Fora isso só os 1.6 tinham filtro de partículas.

                                                  Enviado do meu LG-G2
                                                  Pois na fiat tbm me disseram que o meu tbm não tinha filtro de partículas e o meu tbm é de 2008 ....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esse motor pelo menos na SAAB e Opel já desde 2005 que tem FAP ... não sei como é na fiat

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RXS Ver Post
                                                      Quanto ao carro em questão. A tua garantia foi dada pelo stand apenas ou foi feita uma garantia numa Seguradora paga pelo stand? Eu levava o carro à Fiat e depois apresentava a factura a eles nem que fosse para vias jurídicas. O turbo têm de ser novo porque recondicionar só existem 2 casas na zona de Lisboa e uma aí para o norte que trabalham com qualidade. O barulho que ouves deve ser alguma tubagem fora do sítio. Resumindo... Leva isso à Fiat e explica tudo a eles e caso seja problema do turbo mais vale gastares dinheiro num novo. Eles que vejam também as correias já que o outro artista disse que também as mudou (ou talvez não). Tenho um igual com o mesmo motor e felizmente zero problemas até hoje e já conta com umas vitaminas [emoji6].

                                                      Enviado do meu LG-G2
                                                      Obrigado pela resposta RXS relativamente a garantia penso que seja apenas do stand não tendo qualquer companhia envolvida. Quanto ao carro toda a gente pela net fora diz bem do motor e carro em si tenho pena é de termos um país em que as leis estão a favor não do consumidor mas sim do comerciante pois no que toca a reparar são eles a escolher onde compor o carro como sempre em gajos que não sabem nada e dão um jeito para ver se o carro chega ao final da garantia sem dar mts encargos ao comerciante para depois dar mts encargos ao proprietário...
                                                      Mas ele vai para a fiat vou pedir um orçamento e vou encostar o gajo a parede pois quero o carro composto na fiat e não num sapateiro....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        O assobiar do turbo, desde que não seja exagerado, é perfeitamente normal...
                                                        Eu obrigada pela resposta o mal não é o assobiar o mal e pouco assobiar e no fim fazer o assobio tipo coruja o chamado assobio da morte como me disseram na fiat .... a ver vamos o que se vai passar ....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                          Esse motor pelo menos na SAAB e Opel já desde 2005 que tem FAP ... não sei como é na fiat
                                                          SPV pelo que me disseram na fiat em Penafiel o meu não tem filtro de partículas mas o meu problema penso que não seja esse mas como disse a ver vamos tenho receio é de andar no carro e o motor dar o berro....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VitorESPinto Ver Post
                                                            Obrigado pela resposta RXS relativamente a garantia penso que seja apenas do stand não tendo qualquer companhia envolvida. Quanto ao carro toda a gente pela net fora diz bem do motor e carro em si tenho pena é de termos um país em que as leis estão a favor não do consumidor mas sim do comerciante pois no que toca a reparar são eles a escolher onde compor o carro como sempre em gajos que não sabem nada e dão um jeito para ver se o carro chega ao final da garantia sem dar mts encargos ao comerciante para depois dar mts encargos ao proprietário...
                                                            Mas ele vai para a fiat vou pedir um orçamento e vou encostar o gajo a parede pois quero o carro composto na fiat e não num sapateiro....
                                                            Sim podes estar descansado quanto ao motor porque é dos motores diesel mais fiáveis que existe. Mas tudo depende sempre do tratamento e manutenção que levou. Faz isso leva logo à Fiat. Mais vale logo ir ter com Deus do que com os anjos. Agora tenta andar o menos possível com o carro assim.

                                                            Enviado do meu LG-G2

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X