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Pneus Fiat Punto Racing Kit 2010

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    Pneus Fiat Punto Racing Kit 2010

    Boa tarde,

    Sou o feliz proprietário de um Fiat Punto Racing Kit do ano 2010. Nada a apontar. Zero defeitos desde que o comprei há +/- 3 meses atrás.

    Contudo, tenho uma questão.

    Há dias, reparei que o rastro/piso dos pneus da frente em comparação com os de trás, é diferente. Têm os 4 pneus a mesma medida 195/55 R16 87H.

    Poderei vir a ter problemas na isnpecçao (Junho deste ano), por causa disto?

    Obrigado

    #2
    O carro tem quantos Kms? Sendo um carro de tracção frontal é normal que gaste mais os pneus da frente do que os traseiros.

    Relativamente à inspecção aqui fica:

    Que pormenores deverá verificar nos pneus antes da IPO?

    Em primeiro lugar, devemos ter a certeza que o automóvel possui pneus com as medidas homologadas pelo fabricante. Podem confirmar-se essas medidas no “Documento Único Automóvel” (ou livrete para viaturas mais antigas), que indica as dimensões de pneu autorizadas para o veículo. Se não estiver em conformidade com o documento, os inspetores do Centro de IPO reprovarão a viatura. Além das dimensões mais habituais de um pneu (diâmetro/largura/altura), deve ter-se em conta o índice de carga e velocidade. Estes últimos valores têm obrigatoriamente de ser iguais ou superiores ao que está averbado no documento da viatura. Em caso algum é também permitida a utilização de pneus com largura inferior à indicada. A nível técnico, o diâmetro exterior do pneu equivalente ao original não pode exceder uma variação de 5%.
    Outro ponto que você tem de verificar antes de levar o seu carro à IPO é o estado físico dos pneus. Em toda a zona de rodagem, a profundidade dos sulcos do piso do pneu não podem ficar abaixo do mínimo estabelecido: 1,6mm para os veículos ligeiros e 1,0mm para os pesados. Esta operação é uma das mais fáceis de realizar, uma vez que os pneus dispõem de pequenos sinais avisadores no interior dos canais de drenagem (ou sulcos), que indicam quando chegou a altura de serem substituídos.

    Também é importante certificar que os pneus não têm qualquer dano externo, como cortes profundos ou deformações, que imediatamente conduziriam à reprovação. É igualmente necessário confirmar que existem pneus iguais em cada um dos eixos da viatura, ou seja, obrigatoriamente da mesma marca, modelo e dimensão.
    Por fim, não menos importante, antes de levar o veículo à IPO inspecione se os pneus estão montados na direção de rodagem adequada. Este pormenor não é algo com pouca importância, uma vez que os fabricantes desenham os sulcos de um pneu de modo a para garantir a máxima tração tanto em aceleração como em travagem. Assim, caso tenham sido montados ao contrário, não é possível aproveitar todas as capacidades que eles podem oferecer.


    Retirado de:

    http://www.euromaster.pt/blog/os-pne...as-e-conselhos

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
      O carro tem quantos Kms? Sendo um carro de tracção frontal é normal que gaste mais os pneus da frente do que os traseiros.

      Relativamente à inspecção aqui fica:

      Que pormenores deverá verificar nos pneus antes da IPO?

      Em primeiro lugar, devemos ter a certeza que o automóvel possui pneus com as medidas homologadas pelo fabricante. Podem confirmar-se essas medidas no “Documento Único Automóvel” (ou livrete para viaturas mais antigas), que indica as dimensões de pneu autorizadas para o veículo. Se não estiver em conformidade com o documento, os inspetores do Centro de IPO reprovarão a viatura. Além das dimensões mais habituais de um pneu (diâmetro/largura/altura), deve ter-se em conta o índice de carga e velocidade. Estes últimos valores têm obrigatoriamente de ser iguais ou superiores ao que está averbado no documento da viatura. Em caso algum é também permitida a utilização de pneus com largura inferior à indicada. A nível técnico, o diâmetro exterior do pneu equivalente ao original não pode exceder uma variação de 5%.
      Outro ponto que você tem de verificar antes de levar o seu carro à IPO é o estado físico dos pneus. Em toda a zona de rodagem, a profundidade dos sulcos do piso do pneu não podem ficar abaixo do mínimo estabelecido: 1,6mm para os veículos ligeiros e 1,0mm para os pesados. Esta operação é uma das mais fáceis de realizar, uma vez que os pneus dispõem de pequenos sinais avisadores no interior dos canais de drenagem (ou sulcos), que indicam quando chegou a altura de serem substituídos.

      Também é importante certificar que os pneus não têm qualquer dano externo, como cortes profundos ou deformações, que imediatamente conduziriam à reprovação. É igualmente necessário confirmar que existem pneus iguais em cada um dos eixos da viatura, ou seja, obrigatoriamente da mesma marca, modelo e dimensão.
      Por fim, não menos importante, antes de levar o veículo à IPO inspecione se os pneus estão montados na direção de rodagem adequada. Este pormenor não é algo com pouca importância, uma vez que os fabricantes desenham os sulcos de um pneu de modo a para garantir a máxima tração tanto em aceleração como em travagem. Assim, caso tenham sido montados ao contrário, não é possível aproveitar todas as capacidades que eles podem oferecer.


      Retirado de:

      http://www.euromaster.pt/blog/os-pne...as-e-conselhos
      Mas não é o facto de os da frente estarem mais gastos. É sim, o facto de o desenho das linhas ser diferente. Os da frente têm um desenho e os de trás têm outros.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jaykay6 Ver Post
        Mas não é o facto de os da frente estarem mais gastos. É sim, o facto de o desenho das linhas ser diferente. Os da frente têm um desenho e os de trás têm outros.
        Não tem problema desde que sejam iguais no eixo, 2+2. E claro medidas no livrete

        Comentário

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