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Aparelho converte automóveis em veículos híbridos para reduzir C02 e combustível

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    Aparelho converte automóveis em veículos híbridos para reduzir C02 e combustível

    O que acham ?

    http://pt.euronews.com/2016/02/04/ap...e-combustivel/

    Investigadores italianos conceberam um aparelho para converter um automóvel convencional num veículo híbrido. Graças ao HySolarKit é possível poupar combustível e reduzir as emissões de dióxido de carbono.
    A bateria é carregada a partir de painéis solares ultrafinos e graças à energia cinética produzida pelo próprio movimento do carro. O projeto foi desenvolvido pela Universidade de Salerno em Itália.
    “Os painéis fotovoltaicos são uma revolução porque permitem usar uma fonte de energia primária, recorrendo a um circuito curto, entre a natureza e a mobilidade. O HySolarKit, patenteado pelos nossos investigadores, pode ser aplicado em qualquer carro e reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2”, afirmou Gianfranco Rizzo, professor do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Salerno.
    O equipamento pode ser instalado em viaturas com tração dianteira. Enquanto a tração dianteira é alimentada pelo motor de combustão, dois motores elétricos são integrados nas rodas de trás e ligados a uma bateria. O veículo pode circular em modo elétrico ou de forma híbrida (motor de combustão/eletricidade).
    “O kit vai ser posto à venda por três mil euros. O investimento pode ser amortizado em três anos. Mais este aparelho também melhora a performance do carro, a aceleração e a própria condução graças ao sistema de tração”, afirmou Dario Marra, investigador Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Salerno.
    A bateria é recarregada durante a travagem e as descidas, recuperando energia que é habitualmente perdida.
    A produção energética dos painéis ronda os dois quilowatts-hora, o que equivale a 25 por cento da energia necessária para circular no meio urbano.
    Os painéis solares ultrafinos absorvem energia durante a condução e quando o carro se encontra estacionado.

    "O kit vai ser posto à venda por três mil euros. O investimento pode ser amortizado em três anos. O aparelho também melhora a performance do carro, a aceleração e a própria condução."


    #2

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      #3
      Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post

      Ora nem Mais

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        #4
        Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
        Ora nem Mais
        Acho que é possível existir um kit como este.

        Não vejo é como pode custar só 3000€.

        Só a instalação dos motores no eixo traseiro. Nem tou a ver como é possível. Alguém tem ideia?

        A maioria é tudo eixo rigido, provavelmente teria de ser todo alterado ???

        Comentário


          #5
          Eu acho que deviam vender esses kits à VW.

          Comentário


            #6
            Se o maior problema fosse o CO2...

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              #7
              Mas deve ser engraçado 1 sistema destes.

              Nem que ajudasse só nos arranques e acelerações, já devia dar uma bela poupança de combustivel.

              Duvido é que custe só 3000€. Só as baterias e paineis solares, devem custar os 3000 !?

              Mas eles inclusive dizem que dá para andar só em modo electrico. Não falam nem em velocidades máximas nem autonomias.

              Para carros que não fazem muita cidade, não deve compensar.

              Comentário


                #8
                Também ainda não percebi como se vão instalar duas baterias no eixo traseiro.

                Será 3000€ o equipamento e sei lá mais quanto de montagem, provavelmente terá de levar uma suspensão nova e tudo.

                Comentário


                  #9
                  Também não consigo perceber duas coisas:

                  1 - Ser tão barato
                  2 - Como vão adaptar os motores às rodas traseiras

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Também não consigo perceber duas coisas:

                    1 - Ser tão barato
                    2 - Como vão adaptar os motores às rodas traseiras
                    É facil! Conheces os dinamos das biciclelas que encostam ao pneu e recebem energia deste para produzir eletricidade? Agora imagina o contrário: um motor elétrico que encosta ao pneu e transmite energia à roda

                    Comentário


                      #11
                      http://www.slideshare.net/openmakers...larkit16062014

                      http://www.hysolarkit.com/

                      Aqui já temos alguma informação.

                      Comentário


                        #12
                        O motor fica dentro da roda

                        Comentário


                          #13
                          Se é italiano deve ser bom. Os tipos são bons nestas coisas.

                          (não estou a ser irónico e passo a generalização, claro)

                          Comentário


                            #14
                            Bastante interessante. Penso que poderemos ter uma situação semelhante à instalação do GPL em que a mão de obra ficará cara.

                            Comentário


                              #15
                              Não me parece fácil conjugar o motor\caixa convencional com esse kit, é por isso que os híbridos usam uma caixa "automática", é só acelerar, agora com mudanças embraiagem e outro motor que será linear não estou a ver como.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                É facil! Conheces os dinamos das biciclelas que encostam ao pneu e recebem energia deste para produzir eletricidade? Agora imagina o contrário: um motor elétrico que encosta ao pneu e transmite energia à roda
                                Há bicicletas a motor com "Friction Drive" que funciona exatamente assim, mas é uma bicicleta não um carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                  Há bicicletas a motor com "Friction Drive" que funciona exatamente assim, mas é uma bicicleta não um carro.
                                  É só uma questão de escala

                                  Comentário


                                    #18
                                    em relação ao segundo post, "fantástico, mike!!!".

                                    em relação à notícia, esperemos por mais desenvolvimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eles devem eliminar os tambores e ou os discos traseiros, e em vez disso metem os motores que já devem ter um sistema de parqueamento embutido, só bloqueia quando é mesmo para parquear, e as travagens em andamento são feitas por indução.

                                      É um sistema perfeitamente possivel, e quanto á velocidade entre as rodas traseiras e as frontais ligadas á caixa, tambem não existe problema algum, é quase certo que foram buscar a leitura da sonda de velocidade na caixa ou nas rodas frontais, para ajustar a velocidade das rodas traseiras.

                                      Pode portanto ser usado em qualquer caixa, seja ela manual ou automatica.
                                      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 06 February 2016, 09:07.

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                                        #20
                                        Isto é como aqueles kits de transformação das bicicletas eléctricas. Colocam um motor eléctrico dentro da roda.

                                        A ideia parece-me boa, mas gostava de saber qual a vantagem em relação ao GPL. Seria interessante ver essa comparação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post

                                          Investigadores italianos conceberam um aparelho para converter um automóvel convencional num veículo híbrido. Graças ao HySolarKit é possível poupar combustível e reduzir as emissões de dióxido de carbono.
                                          A bateria é carregada a partir de painéis solares ultrafinos e graças à energia cinética produzida pelo próprio movimento do carro. O projeto foi desenvolvido pela Universidade de Salerno em Itália.
                                          “Os painéis fotovoltaicos são uma revolução porque permitem usar uma fonte de energia primária, recorrendo a um circuito curto, entre a natureza e a mobilidade. O HySolarKit, patenteado pelos nossos investigadores, pode ser aplicado em qualquer carro e reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2”, afirmou Gianfranco Rizzo, professor do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Salerno.
                                          O equipamento pode ser instalado em viaturas com tração dianteira. Enquanto a tração dianteira é alimentada pelo motor de combustão, dois motores elétricos são integrados nas rodas de trás e ligados a uma bateria. O veículo pode circular em modo elétrico ou de forma híbrida (motor de combustão/eletricidade).
                                          “O kit vai ser posto à venda por três mil euros. O investimento pode ser amortizado em três anos. Mais este aparelho também melhora a performance do carro, a aceleração e a própria condução graças ao sistema de tração”, afirmou Dario Marra, investigador Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Salerno.
                                          A bateria é recarregada durante a travagem e as descidas, recuperando energia que é habitualmente perdida.
                                          A produção energética dos painéis ronda os dois quilowatts-hora

                                          Tive de ler até aqui (o que já foi muito), para perceber que é banha da cobra do melhor

                                          Basta saber que a máxima eficiência actual dos painéis solares ronda os 250Wh por metro quadrado e com luz solar directa e a incidir perfeitamente na normal do painel, para se perceber que seriam precisos 8m^2 de painéis solares sempre a apanhar com o sol na perpendicular a eles para produzir os valores anunciados...

                                          Portanto, só a ideia deles for para aplicar em limusinas e mesmo assim

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                            Tive de ler até aqui (o que já foi muito), para perceber que é banha da cobra do melhor

                                            Basta saber que a máxima eficiência actual dos painéis solares ronda os 250Wh por metro quadrado e com luz solar directa e a incidir perfeitamente na normal do painel, para se perceber que seriam precisos 8m^2 de painéis solares sempre a apanhar com o sol na perpendicular a eles para produzir os valores anunciados...

                                            Portanto, só a ideia deles for para aplicar em limusinas e mesmo assim
                                            Isso dos 2 quilowatts/hora até pode ser erro de tradução, ainda ontem num programa televisivo traduziram um quarto de polegada como 64 cm, isto sabendo que uma polegada tem cerca de 2,5 cm e no contexto do que estavam a falar foi pura burrice.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Isso dos 2 quilowatts/hora até pode ser erro de tradução, ainda ontem num programa televisivo traduziram um quarto de polegada como 64 cm, isto sabendo que uma polegada tem cerca de 2,5 cm e no contexto do que estavam a falar foi pura burrice.
                                              Mesmo que fosse erro de tradução, a frase logo a seguir acaba por rematar a banha da cobra ao dizer que apenas são precisos 8kWh de energia para circular no meio urbano Durante quanto tempo? 30s? 1 minuto, 10 minutos?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se é banha de cobra ou não, é uma questão de experimentar.

                                                Se este tipo de kits funcionam em bicicletas ou em motas, acho que também podem funcionar em automóveis, porque o princípio de funcionamento será o mesmo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                  Se é banha de cobra ou não, é uma questão de experimentar.

                                                  Se este tipo de kits funcionam em bicicletas ou em motas, acho que também podem funcionar em automóveis, porque o princípio de funcionamento será o mesmo.
                                                  Kit's solares em bicicletas?

                                                  Comentário


                                                    #26


                                                    Isto diz tudo: "Os painéis fotovoltaicos são uma revolução porque permitem usar uma fonte de energia primária, recorrendo a um circuito curto, entre a natureza e a mobilidade..."

                                                    E como é que o carro circula só com os motores eléctricos instalados nas rodas de trás? É preciso por em ponto morto? E é preciso ter um reóstato no acelerador? E que baterias é que usa por apenas 3.000 euros? Que tanga!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sem duvida bom demais para ser verdade

                                                      Comentário

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