Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1600 cc da Honda vs...tudo e mais alguma coisa!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1600 cc da Honda vs...tudo e mais alguma coisa!!

    Pois...

    de facto e pelo que tenho lido, sempre que existem comparações entre automóveis lá vão buscar o belo do VTI...

    lembrei-me disto por causa do tópico dos oldschool...entre tantos bons carros, sempre que é necessário comparar com um TDI, HDi, JTD, ou outros motores a gasolina, escolhem sempre o 1600 cc da Honda!

    Porque será??[8] não será deste modo que os donos dos mesmos ficam convencidos ou serão eles próprios que se inserem sempre no meio da conversa??


    de facto o que importa relatar e parece-me que sem grande contestação é que este motor 1600 da Honda, com concepção em 1990 ( 16 anos ) é de facto um marco na história automóvel, orque pensando bem que outro motor 1600 podemos considerar bastante bom?

    principalmente sem turbo?? não me lembro de nehum que conjuge de uma forma similar potência com desempenho, com fiabilidade acima da média!

    daí a minha conclusão ser que nem mesmo a Honda conseguiu construir outro motor tão bom, e está de parabéns por este que de entre a categoria 1600 sem turbo é de facto um dos melhores!

    [^][^][^][^][^]

    e sim tenho um dos mais velhinhos com apenas 150 burros e quase 250.000 kms (16 anos) que já vai no 4º dono e que me deixa de sorrio na orelha cada vez que ouço o cantar do mesmo!

    #2
    estou msm msm à beirinha de comprar um, ja agora, o vti não é 160cv?

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por k_pt

      estou msm msm à beirinha de comprar um, ja agora, o vti não é 160cv?

      É.

      Comentário


        #4
        Pois, de facto eu também considero esse motor 1.6 , como uma maravilha da engenharia automóvel...Abertura das valvulas com comando hidráulico e elétrico (penso que é +/- isso ) , e consegue 160cv , o que é realmente bom...

        Agora, não considero nada bom exemplo, um 1.4 TSI de 170cv que apenas consegue ter potência, recorrendo ao turbo e ao kompressor....

        E por isso é que acho que a Honda faz os melhores motores a gasolina, porque sem turbos e sem kompressores, consegue ter resultados excelentes, apenas recorrendo á engenharia mais avançada...e é isso que para mim é saber construir.....
        Pois tdos sabemos que a sobrealimentação é a maneira mais fácil de obter potência..

        Comentário


          #5
          Tem um barulhinho lindo, anda e bem e tem uma alma como poucos, quanto a razão das comparações isso é muito por causa dos famosos street racers

          Comentário


            #6
            Filipe Dias, ja agora diz-me uma coisa, como é que são os consumos? com quase 250.000kms quantos kms esperas espremer mais desse bixo? alguns pontos de desgaste? Ainda é carro pa puxar rotaçoes até ao redline? ;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

              Pois, de facto eu também considero esse motor 1.6 , como uma maravilha da engenharia automóvel...Abertura das valvulas com comando hidráulico e elétrico (penso que é +/- isso ) , e consegue 160cv , o que é realmente bom...

              Agora, não considero nada bom exemplo, um 1.4 TSI de 170cv que apenas consegue ter potência, recorrendo ao turbo e ao kompressor....

              E por isso é que acho que a Honda faz os melhores motores a gasolina, porque sem turbos e sem kompressores, consegue ter resultados excelentes, apenas recorrendo á engenharia mais avançada...e é isso que para mim é saber construir.....
              Pois tdos sabemos que a sobrealimentação é a maneira mais fácil de obter potência..
              Vamos falar verdade , está à venda, polui menos, gasta menos, e foi premiado, um dos vários prémios que recebeu:

              ---------------------------------------------------------------------------------------

              The twincharger won in the 1-litre to 1.4-litre category; furthermore it was voted the Best New Engine of 2006 by the jury.

              Volkswagen engineers have combined the innovative downsizing concept with a supercharger and a turbocharger. The success can be seen both in the output (170 PS) and also in the consumption (39.2 mpg for the Golf hatchback). A 140 PS version of the 1.4-litre TSI is also available. The motto #8216;maximum power, minimum consumption#8217; sums up the advantage of the TSI.

              Essentially, where FSI uses direct injection to improve combustion efficiency and hence reduce fuel consumption and emissions, TSI employs an FSI engine which is then dual-charged through a combination of an engine driven supercharger and an exhaust gas turbocharger arranged in series.

              The belt-driven supercharger operates at lower engine speeds, with the turbocharger coming in as the engine speed increases. The result of this is excellent driveability and performance throughout the range with no turbo lag and high maximum torque (177 lbs ft (240 Nm) from 1,750 through to 4,500 rpm).

              The combination of these technologies enables a small capacity engine with a high compression ratio to cruise at part load on high gearing to combine dramatic performance with exceptional fuel consumption for a petrol engine.

              This is the third award that Volkswagen has received for the new, dual-charged engine: last autumn, Volkswagen received the new product prize from the world#8217;s biggest science magazine, Popular Science, in the USA; and in Spring 2006 it was awarded the Paul Pietsch Prize.

              The International Engine of the Year Awards are organised each year by the UK#8217;s largest group of technical car publications. The jury is made up of 61 automotive journalists from 29 countries, and a number of their comments are shown below.

              Matt Davis, freelance journalist, Italy: #8216;This sort of #8216;hybrid#8217; direction is where it#8217;s at for the next ten years. Turbos and Kompressors have a lot of room for exploration #8211; this is a great start and easily for me the best new one.#8217;

              Arturo de Andrés, Automóvil, Spain: #8216;Maybe the most sophisticated technology available today.#8217;

              Jim Kenzie, The Toronto Star/freelance/TSN TV presenter, Canada: #8216;Again, the Volkswagen TSI stands out for power per litre of displacement as well as technological interest.#8217;

              Jack Yamaguchi, freelance journalist, Japan: #8216;What an elegant combination of technologies, an uncannily smooth small displacement in-line four, a supercharger and a turbo, seamlessly coordinated.#8217;

              Halit Bolkan, Turkey: #8216;1.4-litres and 170 bhp? This is the engine every engineer must have dreamed of. Volkswagen has solved the synchronous problem of two different technologies.#8217;

              Gabor Szecsenyi, Auto2, Hungary: #8216;Genius supercharging with two systems previously considered as basically different ways of engine boosting. Now Volkswagen has proved these solutions can work together.#8217;

              Comentário


                #8
                citação:Filipe Dias, ja agora diz-me uma coisa, como é que são os consumos? com quase 250.000kms quantos kms esperas espremer mais desse bixo? alguns pontos de desgaste? Ainda é carro pa puxar rotaçoes até ao redline? ;)
                como é carro de fim de semana sempre que ando com ele costumo puxar um bocadinho, normalmente faz 10 aos 100...
                no autódromo faz 17/18;)

                agora que mudei as capas de biela e que vi que a nível de segmentos, pistões e bielas está tudo ok, espero que me farte dele antes de começar a ter problemas de motor...;)

                isto, porque para te ser sincero gastei mais $ em cenas para não roubarem o carro (400€), do que em cenas para o carro!

                isto é, tirando as cenas que comprei porque quero melhorar o carro (termostato da spoon, travões, pastilhas, tubos em malha de aço, etc) gastei em óleo e filtros!

                obviamente que devido aos kms mudei a correia da ventoinha e bomba de água!


                redline?? sempre que possível, no entanto e como não sou rico[8], tenho que me controlar um pouco, senão os 20 euros não me chega para o fim de semana!!!
                :D:D:D:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Vamos falar verdade , está à venda, polui menos, gasta menos, e foi premiado, um dos vários prémios que recebeu:
                  pois...ok! no entanto eu falei em motores sem turbo...
                  no entanto e por partes:

                  - é um 1400
                  - tem turbo e compressor
                  - gastar menos (vamos ver)
                  - polui menos tem que ser as normas evoluiram desde então, embora te diga que para teres uma noção da evolução do 1600 da Honda, bastaria um catalisador diferente para cumprir a normas euro 4
                  já que sem ser obrigado cumpre as Euro 3(na altura era apenas euro 2)
                  - tem exactamente mais uns 15 anos de diferença de um motor para o outro, daí sequer a comparação ser bastante bem vinda![^]

                  ;)

                  Comentário


                    #10
                    A conta de turbos e companhia...
                    Nao deixa de ser um bommotor mas falando de motores atmosfericos a honda impoe-se com o 1600 e com o motor do s2000 que, para mim , sao obras de arte,quer nas prestacoes quer nos consumos comedidos para a epoca.
                    So falta mesmo um motorzinho que aguente as 10.000 rpm [:P]

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

                      citação:Vamos falar verdade , está à venda, polui menos, gasta menos, e foi premiado, um dos vários prémios que recebeu:
                      pois...ok! no entanto eu falei em motores sem turbo...
                      Eu falei só porque o paulinhuuuu, falou nele.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por MPT.H

                        A conta de turbos e companhia...
                        Nao deixa de ser um bommotor mas falando de motores atmosfericos a honda impoe-se com o 1600 e com o motor do s2000 que, para mim , sao obras de arte,quer nas prestacoes quer nos consumos comedidos para a epoca.
                        So falta mesmo um motorzinho que aguente as 10.000 rpm [:P]
                        NSX e o Integra já faz 9000rpm de origem deve dar pa po-lo ás 10.000 =)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

                          citação:Vamos falar verdade , está à venda, polui menos, gasta menos, e foi premiado, um dos vários prémios que recebeu:
                          pois...ok! no entanto eu falei em motores sem turbo...
                          no entanto e por partes:

                          - é um 1400
                          - tem turbo e compressor
                          - gastar menos (vamos ver)
                          - polui menos tem que ser as normas evoluiram desde então, embora te diga que para teres uma noção da evolução do 1600 da Honda, bastaria um catalisador diferente para cumprir a normas euro 4
                          já que sem ser obrigado cumpre as Euro 3(na altura era apenas euro 2)
                          - tem exactamente mais uns 15 anos de diferença de um motor para o outro, daí sequer a comparação ser bastante bem vinda![^]

                          ;)
                          Também quero ver é se esse TSI dura tanto como o VTI :D

                          Comentário


                            #14
                            O motor 1.6 VTI era, e é, de facto um motor muito bom, mas existiu melhor, mesmo nessa altura!

                            MAS, em termos de engº é um assombro, que mesmo hoje em dia, pouco ou nada chega lá perto...Mas a normais ambientais assim obrigam...

                            Comentário


                              #15
                              Então e expliquem me lá porque não vende a honda esse motor?

                              Comentário


                                #16
                                10000 e mta fruta mas nao deixa de ser possivel principalmente com a fiabilidsde da honda em questoes de motorizaçao

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por ppais

                                  Então e expliquem me lá porque não vende a honda esse motor?
                                  Xiii, tantas razões...:D

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por WH

                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    Pois, de facto eu também considero esse motor 1.6 , como uma maravilha da engenharia automóvel...Abertura das valvulas com comando hidráulico e elétrico (penso que é +/- isso ) , e consegue 160cv , o que é realmente bom...

                                    Agora, não considero nada bom exemplo, um 1.4 TSI de 170cv que apenas consegue ter potência, recorrendo ao turbo e ao kompressor....

                                    E por isso é que acho que a Honda faz os melhores motores a gasolina, porque sem turbos e sem kompressores, consegue ter resultados excelentes, apenas recorrendo á engenharia mais avançada...e é isso que para mim é saber construir.....
                                    Pois tdos sabemos que a sobrealimentação é a maneira mais fácil de obter potência..
                                    Vamos falar verdade , está à venda, polui menos, gasta menos, e foi premiado, um dos vários prémios que recebeu:


                                    ---------------------------------------------------------------------------------------

                                    The twincharger won in the 1-litre to 1.4-litre category; furthermore it was voted the Best New Engine of 2006 by the jury.

                                    Volkswagen engineers have combined the innovative downsizing concept with a supercharger and a turbocharger. The success can be seen both in the output (170 PS) and also in the consumption (39.2 mpg for the Golf hatchback). A 140 PS version of the 1.4-litre TSI is also available. The motto #8216;maximum power, minimum consumption#8217; sums up the advantage of the TSI.

                                    Essentially, where FSI uses direct injection to improve combustion efficiency and hence reduce fuel consumption and emissions, TSI employs an FSI engine which is then dual-charged through a combination of an engine driven supercharger and an exhaust gas turbocharger arranged in series.

                                    The belt-driven supercharger operates at lower engine speeds, with the turbocharger coming in as the engine speed increases. The result of this is excellent driveability and performance throughout the range with no turbo lag and high maximum torque (177 lbs ft (240 Nm) from 1,750 through to 4,500 rpm).

                                    The combination of these technologies enables a small capacity engine with a high compression ratio to cruise at part load on high gearing to combine dramatic performance with exceptional fuel consumption for a petrol engine.

                                    This is the third award that Volkswagen has received for the new, dual-charged engine: last autumn, Volkswagen received the new product prize from the world#8217;s biggest science magazine, Popular Science, in the USA; and in Spring 2006 it was awarded the Paul Pietsch Prize.

                                    The International Engine of the Year Awards are organised each year by the UK#8217;s largest group of technical car publications. The jury is made up of 61 automotive journalists from 29 countries, and a number of their comments are shown below.

                                    Matt Davis, freelance journalist, Italy: #8216;This sort of #8216;hybrid#8217; direction is where it#8217;s at for the next ten years. Turbos and Kompressors have a lot of room for exploration #8211; this is a great start and easily for me the best new one.#8217;

                                    Arturo de Andrés, Automóvil, Spain: #8216;Maybe the most sophisticated technology available today.#8217;

                                    Jim Kenzie, The Toronto Star/freelance/TSN TV presenter, Canada: #8216;Again, the Volkswagen TSI stands out for power per litre of displacement as well as technological interest.#8217;

                                    Jack Yamaguchi, freelance journalist, Japan: #8216;What an elegant combination of technologies, an uncannily smooth small displacement in-line four, a supercharger and a turbo, seamlessly coordinated.#8217;

                                    Halit Bolkan, Turkey: #8216;1.4-litres and 170 bhp? This is the engine every engineer must have dreamed of. Volkswagen has solved the synchronous problem of two different technologies.#8217;

                                    Gabor Szecsenyi, Auto2, Hungary: #8216;Genius supercharging with two systems previously considered as basically different ways of engine boosting. Now Volkswagen has proved these solutions can work together.#8217;
                                    Tábem.. eu queria era ver a VW fazer isso, sem turbos nem compressores....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já contei aqui uma estória que envolve um Honda Civic CRX 1.6 VTI de um amigo meu, mas aqui vai de novo.

                                      O carro foi comprado em 2ª mão, rigorosamente impecável e é de facto um carro magnifico. Tive oportunidade de andar nele e conduzi-lo várias vezes e de facto acho o motor excepcional.

                                      Este meu amigo ia com frequência beber um cafezinho às bombas da A5 com os amigos. Um deles tinha um 911 964 (para os menos entendidos 3.600 ccs e 250 cv). Uma noite o CRX saiu a fundo (mas mesmo a fundo, ou seja 1ª a fundo, 2ª a fundo, etc) das bombas em direcção a Quijas. Quando chegou a 4ª a fundo (cerca de 180), o Porsche que tinha arrancado atrás encostou e começou a empurra-lo. Excusado será dizer que ele ficou em pânico, deixou de acelerar e não sabia o que havia de fazer. Foram breves instantes, mas deu para perceber que uma "força" muito mais poderosa lhe tava ali a "respirar no pescoço"

                                      Isto para dizer que tudo é muito relativo e não tirando méritos a esse excelente motor, há outros....

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                        citação:Originalmente colocada por ppais

                                        Então e expliquem me lá porque não vende a honda esse motor?
                                        Xiii, tantas razões...:D
                                        É que pela descrição que algumas pessoas fazem deste motor parece que é o supra-sumo da barbatana... até a EuroIV cumpria com facilidade vejam lá. Por isso gostava mesmo de saber.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                          Pois, de facto eu também considero esse motor 1.6 , como uma maravilha da engenharia automóvel...Abertura das valvulas com comando hidráulico e elétrico (penso que é +/- isso ) , e consegue 160cv , o que é realmente bom...

                                          Agora, não considero nada bom exemplo, um 1.4 TSI de 170cv que apenas consegue ter potência, recorrendo ao turbo e ao kompressor....

                                          E por isso é que acho que a Honda faz os melhores motores a gasolina, porque sem turbos e sem kompressores, consegue ter resultados excelentes, apenas recorrendo á engenharia mais avançada...e é isso que para mim é saber construir.....
                                          Pois tdos sabemos que a sobrealimentação é a maneira mais fácil de obter potência..
                                          quem diria!!! o paulinhuu a dizer mal de um alemão e melhor de um Vw. rapaz aqui ninguem falou em tsi apenas se esta a discutir o brilhantismo que a honda teve em desenvolver um motor 1.6 atmosférico com uma potencia especifia de 100cv/litro ha 16 anos atras!é um facto reconhecidamente historico.
                                          lá por estara a surgir uma nova forma de obter potencia de motores de baixa cilindrada numa marca que abominas não é por ai k a vais transferir para este tópico! cria um so para isso assim já escusas de mandar uns bitaites aqui e ali, do tipo '' o golf gt é dos carros mais feios do mercado'', '' este sim, o tsi é que nao tem merito'' e afins. cumps

                                          P.S.- gostava que te tornasses frequentador do meu DB, estou a falar a serio porque acho que se nao se ultrapassar os limites do razoavel pessoas com ideias tao divergentes como as nossas podem criar discussoes interessantes e assim conferir maior interesse ao topico! e sempre podes ver mais de perto ''quanto duram esses tsi''. cumps espero ver-te por la!;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Colocado - 10/09/2006 : 19:07:58
                                            --------------------------------------------------------------------------------

                                            Já contei aqui uma estória que envolve um Honda Civic CRX 1.6 VTI de um amigo meu, mas aqui vai de novo.

                                            O carro foi comprado em 2ª mão, rigorosamente impecável e é de facto um carro magnifico. Tive oportunidade de andar nele e conduzi-lo várias vezes e de facto acho o motor excepcional.

                                            Este meu amigo ia com frequência beber um cafezinho às bombas da A5 com os amigos. Um deles tinha um 911 964 (para os menos entendidos 3.600 ccs e 250 cv). Uma noite o CRX saiu a fundo (mas mesmo a fundo, ou seja 1ª a fundo, 2ª a fundo, etc) das bombas em direcção a Quijas. Quando chegou a 4ª a fundo (cerca de 180), o Porsche que tinha arrancado atrás encostou e começou a empurra-lo. Excusado será dizer que ele ficou em pânico, deixou de acelerar e não sabia o que havia de fazer. Foram breves instantes, mas deu para perceber que uma "força" muito mais poderosa lhe tava ali a "respirar no pescoço"

                                            Isto para dizer que tudo é muito relativo e não tirando méritos a esse excelente motor, há outros....
                                            ora ai está!! mais razão me dás!! tas a comparar um pequeno 1600 com um Porshe!!! como é possível???[8]


                                            outra questão esse carro a esgotar 4ª vai quase a 200,por isso 180... não seria o de 130 cvs?

                                            citação: Então e expliquem me lá porque não vende a honda esse motor?
                                            tb gostava de saber!;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pelo que se lê aqui até dão a impressão que é facil meter um compressor e turbo num motor. Façam igual ou melhor para eu ver

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ppais

                                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                citação:Originalmente colocada por ppais

                                                Então e expliquem me lá porque não vende a honda esse motor?
                                                Xiii, tantas razões...:D
                                                É que pela descrição que algumas pessoas fazem deste motor parece que é o supra-sumo da barbatana... até a EuroIV cumpria com facilidade vejam lá. Por isso gostava mesmo de saber.
                                                Custa um bocado, quando se fez tão bom e a tanto tempo, ter de engolir motores da treta hoje em dia...

                                                Mas esse motor hoje em dia não tinha cabimento nenhum no mercado, ZERO mesmo...

                                                Poluição, consumos, normas, regulamentos,concorrencia, motor pouco utilizável no dia a dia, etc etc etc etc...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tens manuais na net para construir turbos caseiros

                                                  http://www.homemadeturbo.com/

                                                  É a maneira mais facil de extrair cavalos de um motor
                                                  Ha marcas é que optam por nao usar esses sistemas ( nao sei porque mas talves fiabilidade ou imagem de marca) elaborando motores mais complexos para retirar mais cavalagem.

                                                  Facil imaginar se alguem meter um turbo no 1600 a brutalidade com que o motor ficaria face ao peso do carro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pensava que essas comparações já tinham acabado há uns anos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nao podia estar mais indiferente a esse motor. Da mesma maneira que esse é um grande trabalho de engenharia há outros recentes que tambem sao. É que o motor nao é só os cvs.

                                                      Portanto, era bom, era fiavel, era potente, MAS JA NAO SE FAZ! Deixem o gajo morrer em paz, é daquelas cenas, sempre que chamam esse motor para a discussao eu enjoo um bocado mais dele.

                                                      Já agora, porque é que o facto da VW ter usado um turbo e um compressor no 1.4TSI lhe tira merito? Foi uma soluçao facil?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        sem querer menoprezar esse motor honda, isso não foi nenhum feito até então alcançado.



                                                        1570cc - N.A.
                                                        170cv - 7500rpm
                                                        Ano: 1965 - 1969






                                                        1995cc V8 - N.A.
                                                        230cv - 8800rpm
                                                        Ano: 1967 - 1969

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                          Mas esse motor hoje em dia não tinha cabimento nenhum no mercado, ZERO mesmo...

                                                          Poluição, consumos, normas, regulamentos,concorrencia, motor pouco utilizável no dia a dia, etc etc etc etc...
                                                          Eu percebo isso.. não estou a por em causa a qualidade do motor na altura...

                                                          Mas já vieram aí dizer que aquilo com um catalizador diferente cumpria as normas EuroIV e eu acho isso absolutamente impossível... senão a Honda venderia-o de certeza!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            AF147 essa segunda foto é de um stradale não é?

                                                            [B)][B)][B)][B)][B)]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X