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Linha de escape milltek é legal?

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    Linha de escape milltek é legal?

    Viva,

    uma questão simples, as linhas de escape da milltek são legais? ou são abrangidas pela o art. 115? É necessário averbar no DU?



    #2
    Altera o nível de ruído ou de emissões? Se sim, então estarão com certeza enquadradas em modificações funcionais...

    Comentário


      #3
      Eu li isto:
      http://www.millteksport.com/exhaust.faqs.cfm

      Aqui parece ter enquadramento legal na UE, pelo que percebi esta homologado e respeita as normas da UE, contudo, Portugal por vezes parece não fazer parte. Dai a minha duvida.

      Comentário


        #4
        Não entendi onde leste isso no link que enviaste.

        Em todo o caso estar homologado diz que é um produto que pode ser vendido e respeita as normas como bem dizes. Isso não significa que não seja uma alteração ao veículo. Mais uma vez, se altera ruído (parece-me óbvio que o faz) e/ou emissões (pode não ter impacto mas não é garantido) acho que se enquadra em modificações funcionais. Mas não sou um especialista nisso.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
          Não entendi onde leste isso no link que enviaste.

          Em todo o caso estar homologado diz que é um produto que pode ser vendido e respeita as normas como bem dizes. Isso não significa que não seja uma alteração ao veículo. Mais uma vez, se altera ruído (parece-me óbvio que o faz) e/ou emissões (pode não ter impacto mas não é garantido) acho que se enquadra em modificações funcionais. Mas não sou um especialista nisso.
          o problema é que nós aqui em Portugal , alterações dessas é sempre uma chatice, porque as nossas belas leis são um atraso de vida, o artigo até pode ser homologado, mas a sua aplicação perante as nossas leis há se's e mas, o que torna ilegal a aplicação do mesmo, sem recorrer a inspecção B e processos burocráticos IMTT e gastar mais €€€ para legalizar as coisas...

          é o País que temos...

          portanto o melhor é user informar-se antes de gastar o dinheiro e depois ter uma agradável surpresa...

          Comentário


            #6
            Quase a certeza que não é legal..

            Comentário


              #7
              Não há grandes dúvidas, é ilegal. é uma alteração às caracteristicas de origem da viatura, logo é ilegal.

              Se puseres uma panela de escape equivalente à de origem mas de muito má qualidade, é legal.

              Não faz sentido, mas é resultado daquilo que temos exigido dos nossos políticos nas últimas decadas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                Não há grandes dúvidas, é ilegal. é uma alteração às caracteristicas de origem da viatura, logo é ilegal.

                Se puseres uma panela de escape equivalente à de origem mas de muito má qualidade, é legal.

                Não faz sentido, mas é resultado daquilo que temos exigido dos nossos políticos nas últimas decadas.

                Comentário


                  #9
                  não é legal... tive para por uma num FN2 e pesquisei sobre isso há uns anitos.

                  Comentário


                    #10
                    Duvido que seja legal, o que não significa que crie forçosamente problemas.

                    Não conheço as particularidades desta linha de escape, mas no DUA eu vejo duas medidas de ruído (dB), uma ao ralenti e outra a uma determinada rpm (3.000 rpm salvo erro e no caso do diesel).

                    Se esta linha de escape fizer mais ruído ou alterar a poluição do carro de forma significativa, faz sentido que não seja legal!

                    Independentemente de eu gostar ou não (e até confesso que já me passou pela cabeça alterar isso num dos meus carros), se todos os carros pudessem ser alterados para escapes mais barulhentos "só porque sim", as estradas e cidades seriam ainda mais barulhentas (o que se passa no mundo das motas é um exemplo, embora ainda não existam IPO para elas cá).

                    Mas em termos práticos, numa IPO normal não é medido o ruído (só as emissões), e a menos que o aumento de barulho seja muito evidente (ou a modificação/carro transmita um ar tuning), cabe mais ao inspector decidir se vale a pena "embirrar" com o escape ou não.

                    Pessoalmente gostaria de ter um daqueles sistemas que permitem a regulação variável do nível de ruído (tal como alguns carros permitem de origem), até mesmo para escolher eu quando quero andar silencioso (cidade e AE) ou quando prefiro ouvir mais o motor (uma estrada de montanha vêm-me logo à mente).

                    Julgo é que os preços não devem ter muita piada...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Duvido que seja legal, o que não significa que crie forçosamente problemas.

                      Não conheço as particularidades desta linha de escape, mas no DUA eu vejo duas medidas de ruído (dB), uma ao ralenti e outra a uma determinada rpm (3.000 rpm salvo erro e no caso do diesel).

                      Se esta linha de escape fizer mais ruído ou alterar a poluição do carro de forma significativa, faz sentido que não seja legal!

                      Independentemente de eu gostar ou não (e até confesso que já me passou pela cabeça alterar isso num dos meus carros), se todos os carros pudessem ser alterados para escapes mais barulhentos "só porque sim", as estradas e cidades seriam ainda mais barulhentas (o que se passa no mundo das motas é um exemplo, embora ainda não existam IPO para elas cá).

                      Mas em termos práticos, numa IPO normal não é medido o ruído (só as emissões), e a menos que o aumento de barulho seja muito evidente (ou a modificação/carro transmita um ar tuning), cabe mais ao inspector decidir se vale a pena "embirrar" com o escape ou não.

                      Pessoalmente gostaria de ter um daqueles sistemas que permitem a regulação variável do nível de ruído (tal como alguns carros permitem de origem), até mesmo para escolher eu quando quero andar silencioso (cidade e AE) ou quando prefiro ouvir mais o motor (uma estrada de montanha vêm-me logo à mente).

                      Julgo é que os preços não devem ter muita piada...
                      Subscrevo na integra

                      Comentário


                        #12
                        Como fiquei com algumas duvidas, decidi contactar por mail um dos representantes da milltek em PT e obtive a seguinte resposta:


                        As linhas Milltek que são "EC Approved" são homologadas para a União Europeia (as opções que aparecem a AZUL aqui):



                        http://www.millteksport.com/exhaust....?variantid=321
                        Assim neste caso sendo EC Approved são legais? O que isso significa?

                        Em relação aos preços,

                        uma linha completa ronda os 1800€, mas se for legalizada/homologada prefiro pagar esse valor do que 500€ numa artesanal e depois ter problemas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                          Como fiquei com algumas duvidas, decidi contactar por mail um dos representantes da milltek em PT e obtive a seguinte resposta:



                          Assim neste caso sendo EC Approved são legais? O que isso significa?

                          Em relação aos preços,

                          uma linha completa ronda os 1800€, mas se for legalizada/homologada prefiro pagar esse valor do que 500€ numa artesanal e depois ter problemas.

                          O sistema de escape tem de ter os simbolos da homologação gravados no corpo da panela e tens de apresentar o certificado de homologação ao inspector.
                          Mas certamente que este vai dizer que mesmo assim tem de estar averbado no livrete.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            O sistema de escape tem de ter os simbolos da homologação gravados no corpo da panela e tens de apresentar o certificado de homologação ao inspector.
                            Mas certamente que este vai dizer que mesmo assim tem de estar averbado no livrete.
                            Averbar no DU é fácil nestes casos? Por exemplo no caso das jantes sei que a LTA (por exemplo) emite um certificado que tenho que apresentar no IMTT para averbar as medidas no DU, com a linha de escape é o mesmo?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                              Averbar no DU é fácil nestes casos? Por exemplo no caso das jantes sei que a LTA (por exemplo) emite um certificado que tenho que apresentar no IMTT para averbar as medidas no DU, com a linha de escape é o mesmo?
                              não, são coisas completamente distintas, infelizmente...

                              e já agora, já deu para perceber que é para um audi, e se estás disposto a gastar tanto dinheiro, porque não comprar uma original e acaba-se os problemas...

                              Comentário


                                #16
                                Estás em Portugal por isso estás sempre sujeito a que alguém - quem te manda parar ou inspecciona o carro - perca 2 segundos a evocar a lei da ''alteração das características dos veículos'. Por cá ninguém sabe bem o que é o que, como legalizar alterações, etc. Estamos 30 anos atrasados em relação aos outros. Mas o pessoal não se pode deixar comer...

                                A verdade é se tiver homologação está legal. Obviamente é especifico para o modelo e motorização em causa... e é isso que te tens de preocupar.

                                http://iepower.interescape.com/gca/?id=101

                                Como já dito, não é suposto nem muito menos obrigação ''averbar'', a legalidade vem da homologação... mas boa sorte a quem tentar averbar isso no livrete, já agora É um daqueles mitos da internet... casos reais, não conheço ninguém que o consiga ter feito. Conheço casos de jipes com alterações que foram alvo de projecto e legalizados e ''ouvi falar'' em um ou outro caso de carros alterados que estão totalmente legais e envolveram grande €sforço, tempo, ajuda, etc.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom esclarecimento da IEPOWER.

                                  destaco a parte em que:
                                  " Os proprietários dos veículos não precisam de actualizar a documentação das viaturas, tal como mencionado na Directiva 70/157/EEC e actualizações subjacentes.
                                  "


                                  Para quem quiser perder tempo a ler a directiva:
                                  http://eur-lex.europa.eu/legal-conte...X%3A31970L0157

                                  vai seguir mail para a ansr a pedir esclarecimentos sobre a "coisa".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Finalmente alguém me respondeu forma formal à duvida, ora portanto,

                                    Desde que mantenha a colocação cumprindo as distancias às tubagens de combustível, respeitando as dimensões exteriores do veiculo e em que a linha de escape possua pelo menos um silenciador, basta a visualização da marca de homologação europeia no componente, não carecendo da apresentação de qualquer documento relativo à homologação.
                                    Resposta de um diretor de um centro de inspeções.

                                    Comentário


                                      #19
                                      ok tens ai uma resposta muito bem elaborada, mas na teoria, na pratica a história é outra, portanto, tu é que sabes no que vais meter...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                        Finalmente alguém me respondeu forma formal à duvida, ora portanto,



                                        Resposta de um diretor de um centro de inspeções.

                                        Boas! Estou a pensar em fazer linha de escape no meu Lancer e ao ver esta resposta bastante clara, pensei se pudesse mandar esse mail ao IMT e certificar se que é legal com esses parâmetros que o diretor de centro de inspeção disse.

                                        Grande abraço

                                        Comentário

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