Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Longevidade dos carros!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Longevidade dos carros!

    Bom dia a todos.

    Nesta minha verdadeira saga que se tornou a compra de carro novo, tenho uma espécie de folha de Excel com um estudo económico que considera vários modelos automóveis. Procurei incluir nesse estudo todas as variáveis de custo:

    [A] Custo Anual em Combustível = Consumo do Automóvel x (Eur /L) x (Kms percorridos / 100)
    [B] IUC
    [C] Valor Anual em Oficina,Manutenção Preventiva (óleo, filtro) + Corretiva (avarias)
    (Sendo que este parâmetro é basicamente impossível de determinar pois depende da sorte de cada um)
    [D] Custo Anual da Compra = Valor de Compra / Vida Útil em Anos


    E é neste parâmetro que preciso da vossa ajuda pois estou a considerar valores médios de longevidade de cada modelo de acordo com o que leio na net e em foruns e não sei se estarei a ser justo. O critério tem sido o seguinte: diesel dura mais que gasolina, e 4 cilindros dura mais que 3 cilindros. Os valores que estou de momento a considerar são:


    - Yaris 1.4 d4d: Longevidade 340,000 Kms
    - Dacia Sandero 1.5 Dci: Longevidade 320,000 Kms
    - C3 1.4 Hdi / Fiesta 1.4 Tdci: Longevidade 300,000 Kms
    - Kia Rio 1.1 Crdi: Longevidade 280,000 Kms
    - Yaris 1.0: Longevidade 280,000 Kms(Fiabilidade conhecida)
    - Aygo 1.0: Longevidade 260,000 Kms(Penalizado por ter um chassis mais fraquinho)

    Assim sendo acham que em circunstâncias normais estes valores estão corretos? Bem sei que este também é um aspeto muito difícil de quantificar mas não é de todo descabido dar uma estimativa.

    PS: A minha intenção é usar o carro até ao fim da sua vida. Faço cerca de 18,000 Kms /Ano, maioritariamente nacional, e sou um gajo comedido que estima muito bem os carros. Quero mesmo acertar na escolha pois tão cedo não quero comprar carro novo!

    Obrigado por qualquer ajuda!
    Editado pela última vez por Luiscoelho; 17 February 2016, 08:53.

    #2
    É impossível dizeres que um carro vai durar isto ou aquilo. Se estiveres disposto a gastar dinheiro pode durar para "sempre". Diesel dura mais que gasolina? Diria que os mais fiáveis da tua lista são mesmo os que trabalham a gasolina. Cumprimentos.

    Comentário


      #3
      Mas a questão é quanto tempo irá durar até uma reparação onerosa do motor, que geralmente nunca compensa reparar, e isso depende essencialmente da rigidez e desgaste do mesmo, será que um motorzinho 3 cilindros a gasolina aguenta os Kms? Humm não me parece

      Comentário


        #4
        Impossível de determinar, essa "estimativa" é um tiro no escuro o facto de um motor ter 3 ou 4 cilindros e ser gasolina ou diesel por si só pouco nos diz da sua capacidade para fazer kms. Depende sim do motor em si, do tratamento que leva, manutenção e claro da sorte.

        Por exemplo olha este 3 cilindros.
        https://www.youtube.com/watch?v=MEJm_LpY9Uk
        Será que podemos extrapolar este caso para os outro 1.4 TDI? Claro que não, cada caso é um caso.

        Comentário


          #5
          Acho impossível conseguires chegar a um valor em tempo ou km para a longevidade ou para a reparação onerosa. Por outro lado, as reparações onerosas dos dias de hoje não são no motor, são em tudo o que está à volta, por isso, com 2, 3, 4, 12 cilindros, a probabilidade de aparecerem chatices caras é menor para as mecânicas mais simples, sejam elas a gasóleo ou gasolina. Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
            Mas a questão é quanto tempo irá durar até uma reparação onerosa do motor, que geralmente nunca compensa reparar, e isso depende essencialmente da rigidez e desgaste do mesmo, será que um motorzinho 3 cilindros a gasolina aguenta os Kms? Humm não me parece
            Partes de ideias completamente erradas.

            Como este dura aquilo, o outro dura mais, diesel dura mais etc.

            Os motores 1.4TDi eram fiáveis (entre outros) e tinham 3 cilindros. Quantos motores de 4 cilindros deram problemas? Pois...

            Depois apontas kms certos, como se alguem saiba se o motor X vai durar 300.000 ou 330.000 ou apenas 100.000.
            Houve imensos 1.5Dci a dar problemas, tal como muitos outros aguentaram bastante.

            Por fim, apresentas 3 carros com motores 3 cilindros sendo 2 deles a gasolina.

            Comentário


              #7
              Outro pressuposto...quantos kms prevês fazer anualmente?? que me interessa que um carro faça 300mil sem problemas se na vida útil que lhe pretenda dar nunca chegue a essa quilometragem.
              E se o carro apresenta um defeito de fabrico qualquer e foge à média e dá problemas passado pouco tempo?
              Os exemplos que apresentas não são bons estradistas nem darão bons táxis...por isso a comprar novo a quilometragem elevada nem interessa muito.
              Queres é um carro fiável que gaste pouco, compra aquele que a tua carteira te permitir e usa-o racionalmente...e convém ter uma reserva de dinheiro para um eventual problema inopinado. E já sabes se fores para diesel terás um custo que aquisição superior e um maior custo na manutenção programada.
              Um carro dura aquilo na medida direta da forma como o trates.
              E aí nos cilindros estás a esquecer-te do bicilindrico turbo do Fiat 500 com os seus belos 105cv.
              E como diz o Accord2015 os problemas que possas vir a ter dependerá mais dos periféricos do motor que do próprio motor (tirando algumas marcas de origem germânica que até nisso deram as suas dores de cabeça).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
                - Yaris 1.4 d4d: Longevidade 340,000 Kms
                - Dacia Sandero 1.5 Dci: Longevidade 320,000 Kms
                - C3 1.4 Hdi / Fiesta 1.4 Tdci: Longevidade 300,000 Kms
                - Kia Rio 1.1 Crdi: Longevidade 280,000 Kms
                - Yaris 1.0: Longevidade 280,000 Kms(Fiabilidade conhecida)
                - Aygo 1.0: Longevidade 260,000 Kms(Penalizado por ter um chassis mais fraquinho)

                Assim sendo acham que em circunstâncias normais estes valores estão corretos? Bem sei que este também é um aspeto muito difícil de quantificar mas não é de todo descabido dar uma estimativa.

                Tens de me explicar a tua definição de longevidade.

                Se me explicares eu ajudo-te.

                Então esses km são até qual das peças rebentar? Uma transmissão? Um turbo? Um volante do motor? Ou o motor em si?

                Tudo num carro se pode reparar.... e qualquer carro pode ter longevidade infinita. O que pode mudar é a definição de reparável ou não.

                Isto aplica-se a carros, aviões, barcos, comboios.

                (ainda assim adora saber como conseguiste valores tão precisos)

                Comentário


                  #9
                  Compreendo-te. Em tempos, quando ainda tinha tempo e cabeça para aturar estas coisas também cheguei a elaborar um índice para me ajudar a escolher o "melhor" carro de acordo com os meus critérios e....desisti.

                  Mas relativamente ao teu critério (D), penso que possas calcular com uma estimativa a 10 anos, o (custo total de reparações + manutenção preventiva) a dividir pelo valor de aquisição. Podes considerar aí uma ou outra despesa mais choruda em mecânica, outra em electricidade/electrónica e um ou outro toquezito mínimo que dês, pois se for um acidente grande se calhar mandas o chasso para o lixo.

                  Penso que aí até possas diferenciar as marcas pelos seus preços.

                  Podes adicionar um critério de qualidade das oficinas da marca, pela facilidade de deslocação a essa oficina.....eh pá, já estou a descambar....pronto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
                    Mas a questão é quanto tempo irá durar até uma reparação onerosa do motor, que geralmente nunca compensa reparar, e isso depende essencialmente da rigidez e desgaste do mesmo, será que um motorzinho 3 cilindros a gasolina aguenta os Kms? Humm não me parece
                    Estás a discutir probabilidades, mas com critérios difíceis de definir e apenas baseados em teorias.
                    Compra o que mais gostas e que respeite o orçamento de compra e utilização.

                    Um diesel poderá fazer mais kms mas tem mais acessórios para dar problemas (turbo, injectores, FAP, EGR)
                    Um gasolina atmosférico é mais simples logo tem menos coisas para avariar.
                    Um tricilíndrico à partida é um pior design que o de 4 cilindros mas o esse em concreto da Toyota é bom, fiável e poupado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
                      Mas a questão é quanto tempo irá durar até uma reparação onerosa do motor, que geralmente nunca compensa reparar, e isso depende essencialmente da rigidez e desgaste do mesmo, será que um motorzinho 3 cilindros a gasolina aguenta os Kms? Humm não me parece
                      Aconselho-te a ver o preço das peças dos carros que tens em estudo.

                      Eu tive um carro que teve um problema de motor. Em vez de o abrir procurei e encontrei um usado vindo de um carro batido com 80 kkm e custou-me 300 euros.... porque era um motor a gasolina com pouco mercado. O tipo ainda mo foi entregar a casa de feliz que ficou (era um 1.8i...)

                      Como deves imaginar, com 300 euros não compras 4 pneus para muitos carros, e não tem de ser um pneu "grande", basta ser uma medida "rara".

                      Verifica quanto custa um kit de embraiagem para esses carros.... um turbo, etc. Hoje em dia tens acesso a esses preços on-line.

                      Comentário


                        #12
                        Herdei agora um Clio de 1991, que levou agora um retentor da cambota e um disco de embraiagem, penso em breve mudar os tubos de refrigeração (todos), apesar de ter sido sempre tratado com líquido próprio, tem 226 mil e mais uns quantos kms, gosto de o conduzir e depois de ter comprado um Fiat GP de 2011, acho mais engraçado andar no Clio, se calhar conta muito o valor sentimental mas o carrito (chinelo) responde bem em qualquer situação.

                        (Obrigado avô onde quer que estejas)

                        Comentário


                          #13
                          Aygo 1.0 só dura 260mil? Duvido, apostaria no dobro no mínimo.

                          Comentário


                            #14
                            Repetido.................

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
                              Bom dia a todos.

                              Nesta minha verdadeira saga que se tornou a compra de carro novo, tenho uma espécie de folha de Excel com um estudo económico que considera vários modelos automóveis. Procurei incluir nesse estudo todas as variáveis de custo:

                              [A] Custo Anual em Combustível = Consumo do Automóvel x (Eur /L) x (Kms percorridos / 100)
                              [B] IUC
                              [C] Valor Anual em Oficina,Manutenção Preventiva (óleo, filtro) + Corretiva (avarias)
                              (Sendo que este parâmetro é basicamente impossível de determinar pois depende da sorte de cada um)
                              [D] Custo Anual da Compra = Valor de Compra / Vida Útil em Anos


                              E é neste parâmetro que preciso da vossa ajuda pois estou a considerar valores médios de longevidade de cada modelo de acordo com o que leio na net e em foruns e não sei se estarei a ser justo. O critério tem sido o seguinte: diesel dura mais que gasolina, e 4 cilindros dura mais que 3 cilindros. Os valores que estou de momento a considerar são:


                              - Yaris 1.4 d4d: Longevidade 340,000 Kms
                              - Dacia Sandero 1.5 Dci: Longevidade 320,000 Kms
                              - C3 1.4 Hdi / Fiesta 1.4 Tdci: Longevidade 300,000 Kms
                              - Kia Rio 1.1 Crdi: Longevidade 280,000 Kms
                              - Yaris 1.0: Longevidade 280,000 Kms(Fiabilidade conhecida)
                              - Aygo 1.0: Longevidade 260,000 Kms(Penalizado por ter um chassis mais fraquinho)

                              Assim sendo acham que em circunstâncias normais estes valores estão corretos? Bem sei que este também é um aspeto muito difícil de quantificar mas não é de todo descabido dar uma estimativa.

                              PS: A minha intenção é usar o carro até ao fim da sua vida. Faço cerca de 18,000 Kms /Ano, maioritariamente nacional, e sou um gajo comedido que estima muito bem os carros. Quero mesmo acertar na escolha pois tão cedo não quero comprar carro novo!

                              Obrigado por qualquer ajuda!
                              Com todas essas variáveis metidas numa folha de excel vais chegar ao fim da equação e errar na escolha...

                              Se vais usar o carro até ao fim de vida, 18k ano, imaginamos que são 340000km, dá 18 anos, os carros a gasolina não têm lugar aí, porque o ponto A) vai dar mais poupança que todos os outros pontos juntos.

                              Comentário


                                #16
                                Por aqui tenho um Scenic 1.6 gasolina, comprado novo em 1997, está com 407.000 km.
                                No compartimento do motor, para além da manutenção recomendada, só levou um jogo de bobinas (150€) e um motor passo a passo 70 €. A embraiagem é a de origem.
                                Nos últimos 12 anos tem sido usado como 2º carro e faz maioritariamente pequenos percursos.
                                Agora vê lá onde é que isto se enquadra na tua folha excel.
                                Já agora, o carro acima citado, veio substituir um R19 que com um motor 1.237 e 55CV, fez 400.000 km sem qualquer problema de motor para além de uma embraiagem aos 200.000km.
                                Nunca reparei um motor num carro meu. Por isso... falar de longevidade de um carro tem mais a ver com uma pessoa fartar-se do carro, o carro estar desatualizado, ter uma série de pequeno problemas que começam a ser muito caros para o valor do carro ou outras razões.
                                Se uma pessoa gostar de um carro e quiser mantê-lo indefenidamente, pode fazê-lo. O meu primeiro carro, um mini, tem 44 anos e ainda circula. O actual dono, apesar de ter um mercedes moderno, costuma andar mais no mini que no mercedes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Gabo-te o dom de vidência. Se quiseres partilhar a chave do Euromilhões de sexta, por mensagem por favor

                                  Comentário


                                    #18
                                    Antes de mais nada obrigado a todos pelas respostas!

                                    Como disse, bem sei que esta é uma previsão muito complexa e basicamente impossível de efetuar com o mínimo de fiabilidade. Mas trata-se mesmo disso, de mandar postas de pescada com base na experiência destes motores.

                                    (E para quem julga que os custos de combustível são muito inferiores aos de aquisição está redondamente enganado, são aproximadamente os mesmos ! Por isso acho que a ciência de comprar carro está mesmo aqui)

                                    Quanto à questão das avarias, acho que não se pode comparar os periféricos ao motor, visto que o segundo implica quase sempre uma despesa astronómica ou o abate do carro ... Os periféricos para mim enquadram-se na manutenção corretiva, coisas que se vão trocando, mas o carro vai rolando.

                                    Originalmente Colocado por PVVtec Ver Post
                                    Aygo 1.0 só dura 260mil? Duvido, apostaria no dobro no mínimo.
                                    A brincar ou a falar a sério? Olha que realmente estou tentado a comprar um carro com o 1.0 da Toyota, ainda agora um técnico da Toyota me disse que esses motores bem tratados fazem bem 400,000 Kms .. Não sei se era conversa de vendedor mas às tantas é capaz.

                                    Enfim já vi que é basicamente impossível antes de comprar um automóvel fazer uma previsão de custos minimamente credível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
                                      Antes de mais nada obrigado a todos pelas respostas!

                                      Como disse, bem sei que esta é uma previsão muito complexa e basicamente impossível de efetuar com o mínimo de fiabilidade. Mas trata-se mesmo disso, de mandar postas de pescada com base na experiência destes motores.

                                      (E para quem julga que os custos de combustível são muito inferiores aos de aquisição está redondamente enganado, são aproximadamente os mesmos ! Por isso acho que a ciência de comprar carro está mesmo aqui)

                                      Quanto à questão das avarias, acho que não se pode comparar os periféricos ao motor, visto que o segundo implica quase sempre uma despesa astronómica ou o abate do carro ... Os periféricos para mim enquadram-se na manutenção corretiva, coisas que se vão trocando, mas o carro vai rolando.



                                      A brincar ou a falar a sério? Olha que realmente estou tentado a comprar um carro com o 1.0 da Toyota, ainda agora um técnico da Toyota me disse que esses motores bem tratados fazem bem 400,000 Kms .. Não sei se era conversa de vendedor mas às tantas é capaz.

                                      Enfim já vi que é basicamente impossível antes de comprar um automóvel fazer uma previsão de custos minimamente credível.
                                      É para comprar o carro que te vai tirar menos dinheiro do bolso ao longo do tempo? se sim, não faz sentido equacionares gasolina.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Desculpa mas a compra de um carro não se pode basear em simples custos de utilização. Até podes escolher um modelo fiável mas sair-te a fava (existem casos destes).
                                        Se cuidas bem dos carros é meio caminho para teres um boa longevidade. Mas cuidar bem não é só lavar o carro todas as semanas

                                        Comentário


                                          #21
                                          adoro este pessoal que té faz estudos em excel e o raio. há pessoal que já mandou carros para o lixo em acidentes e com poucos kms, carros que andam nas estradas até cair de podres, com mais algumas centenas de milhar que as médias que apresentas, pessoal que estima o máximo que pode os carros e depois não duram 300 mil, etc, etc, etc. o meu pai já teve um carro 1.9 diesel que nunca puxou por ele e durou menos que 300 mil, a gasolina foi todo escafiado e durou 225 em 4 maos lá em casa durante 17 anos, eu tenho um com 170 mil e está a começar a pediar as primeiras peças de desgaste, já tendo levado muita coça nos primeiros 2/anos de vida (a diesel) e outro que aos 190 a gasolina já ia para o segundo motor... é tudo uma incógnita...

                                          vê o que se adapta melhor a ti e às tuas necessidades e não penses que vai durar x ou y, tem apenas em atenção os primeicipais problemas que o carro pode dar. depois é tentares escolher o melhor exemplar possível.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver Post
                                            Bom dia a todos.

                                            Nesta minha verdadeira saga que se tornou a compra de carro novo, tenho uma espécie de folha de Excel com um estudo económico que considera vários modelos automóveis. Procurei incluir nesse estudo todas as variáveis de custo:

                                            [A] Custo Anual em Combustível = Consumo do Automóvel x (Eur /L) x (Kms percorridos / 100)
                                            [B] IUC
                                            [C] Valor Anual em Oficina,Manutenção Preventiva (óleo, filtro) + Corretiva (avarias)
                                            (Sendo que este parâmetro é basicamente impossível de determinar pois depende da sorte de cada um)
                                            [D] Custo Anual da Compra = Valor de Compra / Vida Útil em Anos


                                            E é neste parâmetro que preciso da vossa ajuda pois estou a considerar valores médios de longevidade de cada modelo de acordo com o que leio na net e em foruns e não sei se estarei a ser justo. O critério tem sido o seguinte: diesel dura mais que gasolina, e 4 cilindros dura mais que 3 cilindros. Os valores que estou de momento a considerar são:


                                            - Yaris 1.4 d4d: Longevidade 340,000 Kms
                                            - Dacia Sandero 1.5 Dci: Longevidade 320,000 Kms
                                            - C3 1.4 Hdi / Fiesta 1.4 Tdci: Longevidade 300,000 Kms
                                            - Kia Rio 1.1 Crdi: Longevidade 280,000 Kms
                                            - Yaris 1.0: Longevidade 280,000 Kms(Fiabilidade conhecida)
                                            - Aygo 1.0: Longevidade 260,000 Kms(Penalizado por ter um chassis mais fraquinho)

                                            Assim sendo acham que em circunstâncias normais estes valores estão corretos? Bem sei que este também é um aspeto muito difícil de quantificar mas não é de todo descabido dar uma estimativa.

                                            PS: A minha intenção é usar o carro até ao fim da sua vida. Faço cerca de 18,000 Kms /Ano, maioritariamente nacional, e sou um gajo comedido que estima muito bem os carros. Quero mesmo acertar na escolha pois tão cedo não quero comprar carro novo!

                                            Obrigado por qualquer ajuda!
                                            Relendo de novo, dacia Sanders 1.5 dci, é o que vai gastar menos dinheiro ao longo da sua vida. Não fosse ele um low cost.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                              Relendo de novo, dacia Sanders 1.5 dci, é o que vai gastar menos dinheiro ao longo da sua vida. Não fosse ele um low cost.
                                              Às tantas tens razão

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                Relendo de novo, dacia Sanders 1.5 dci, é o que vai gastar menos dinheiro ao longo da sua vida. Não fosse ele um low cost.
                                                Sim, chega aos 100 mil kms e desintegra-se, lolololololo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                  Sim, chega aos 100 mil kms e desintegra-se, lolololololo
                                                  Estes mitos urbanos....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para saberes a durabilidade dos Dacia é só falares com um taxista. O que não falta são Dacias por aí com muitos milhares de quilómetros, ainda há uns meses estava um no SV com mais de 600.000km.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas como não tem çetátus, num presta.

                                                      Basta ver os posts do Next sobre o Sandero táxi do pai dele para comprovar a merkel de carro que é...
                                                      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                      Estes mitos urbanos....
                                                      Estes trolls forçados....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                        Mas como não tem çetátus, num presta.

                                                        Basta ver os posts do Next sobre o Sandero táxi do pai dele para comprovar a merkel de carro que é...

                                                        Estes trolls forçados....
                                                        Não percebi nada... na tua opinião um Sandero presta ou não presta?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                          Para saberes a durabilidade dos Dacia é só falares com um taxista. O que não falta são Dacias por aí com muitos milhares de quilómetros, ainda há uns meses estava um no SV com mais de 600.000km.
                                                          600.000 Km? Isso é muito bom. Que motor tem?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ooze27 Ver Post
                                                            600.000 Km? Isso é muito bom. Que motor tem?
                                                            O mesmo do mecedes A

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X