Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Opinião] Motor 1.2 VTi PSA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Opinião] Motor 1.2 VTi PSA

    Gostava de "ouvir" as opiniões, do pessoal, sobre o motor 1.2 VTi 82Cvs da PSA.......tenho um familiar, que pondera comprar um C3 com este motor.
    Editado pela última vez por Mercury; 19 February 2016, 12:25.

    #2
    Este 1.2 tem turbo como o 0.9TCe da Renault?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Este 1.2 tem turbo como o 0.9TCe da Renault?
      Penso que só a versão de 110 CVs, é que tem turbo!!

      Comentário


        #4
        Epá ..... ninguem tem este motor

        Comentário


          #5
          Essa versão é atmosférica. Penso que é o user PeugeotPower que tem um em casa (para além do 1.4 HDi), mas é relativamente raro ele vir ao fórum.

          Do que tenho lido, é um motor algo limitado em performances e podia ser mais poupado. Em resumo, um motor pouco interessante.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Essa versão é atmosférica. Penso que é o user PeugeotPower que tem um em casa (para além do 1.4 HDi), mas é relativamente raro ele vir ao fórum.

            Do que tenho lido, é um motor algo limitado em performances e podia ser mais poupado. Em resumo, um motor pouco interessante.



            Confirmo, conduzo frequentemente um num 208, em termos de comparação, para teres uma ideia, é mais limitado que o Ford 1.25 75cv.

            Comentário


              #7
              Esse motor é um 1.6 VTi com menos um cilindro. Não é um motor extraordinário mas na minha opinião é aceitável, e apesar de ter correia não precisa de ser trocada, porque é uma correia húmida em cárter de óleo que dura toda a vida útil do motor.

              Para alguém com ritmos normais e moderados, serve perfeitamente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                Esse motor é um 1.6 VTi com menos um cilindro. Não é um motor extraordinário mas na minha opinião é aceitável, e apesar de ter correia não precisa de ser trocada, porque é uma correia húmida em cárter de óleo que dura toda a vida útil do motor.

                Para alguém com ritmos normais e moderados, serve perfeitamente.


                Mas o 1.6 padeceu de alguns problemas, no tensor da corrente, que em casos extremos, poderia levar à quebra da mesma.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                  Confirmo, conduzo frequentemente um num 208, em termos de comparação, para teres uma ideia, é mais limitado que o Ford 1.25 75cv.
                  Não me faças rir... O motor do Fiesta já era... Num Fiesta de 2000 porta-se bem, nas gerações seguintes está completamente castrado. E glutão como nunca!


                  Eu ando frequentemente com esse motor, tanto no 208 como no C3 (e neste até com caixa automática, que desaconselho vivamente...), e o motor porta-se à altura do que se pode exigir de um motor com o tamanho e potência disponível.

                  É relativamente poupado, isto é, se andarmos com calma fazem-se facilmente consumos na casa dos 5, sendo o mais habitual rondarem os 6. Mesmo em AE (sem passar dos 130/140 km/h).

                  É agradável de se usar, e apesar de ser uma arquitectura de 3 cilindros é suave e não é ruidoso.

                  Fiabilidade não posso falar mas não lhe tenho visto ser problemático ou consumir óleo (e olha que os carros não são poupados!).


                  Aconselho-te que sugiras ao teu familiar ir ver o 208 e não ficar somente pelo C3. O 208 é um salto qualitativo enorme face ao já datado C3. Tem um conforto idêntico, equipamento a rodos e é mais equilibrado em estrada. É um regalo curvar com o 208, com o C3 aquilo convida a uma condução muito relaxada.

                  Vantagem do C3 existe se optares pelo pára-brisas panorâmico. Dá um aumento de luz no interior fantástica. No 208 o maior entrave será encontrar uma posição de condução facilmente, dado que o binómio volante pequeno e painel de instrumentos em posição elevada não é do agrado de todos. Mas uma vez que se atine com a posição de condução... 208 do demo!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Mas o 1.6 padeceu de alguns problemas, no tensor da corrente, que em casos extremos, poderia levar à quebra da mesma.
                    O 1.2 VTi não usa corrente, não padece desses problemas.

                    O 1.6 VTi foi desenvolvido em parceria com a BMW/Mini, mas 1.2 VTi motor é 100% PSA. A base do bloco é a mesma apenas com menos um cilindro, mas tem algumas alterações.
                    Editado pela última vez por Fabulous; 20 February 2016, 17:48.

                    Comentário


                      #11
                      a mulher do meu primo tem um cactus com esse motor 1.2 vti é bastante económico mas força 0 só anda embalado

                      Comentário


                        #12
                        Então, mas o salto do 1.1 de 60Cvs (meu ponto de referencia), para este, não é assim muito significatico?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mercury Ver Post
                          Então, mas o salto do 1.1 de 60Cvs (meu ponto de referencia), para este, não é assim muito significatico?
                          O 1.2 VTi é muito melhor em termos de desempenho e consumos, a questão é que hoje os carros estão mais pesados e castrados a nível de poluição do que na altura em que o velhinho e honesto 1.1 PSA foi criado.

                          O ideal será tu conduzires os carros em questão, para teres uma opinião mais objectiva.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                            O 1.2 VTi não usa corrente, não padece desses problemas.

                            O 1.6 VTi foi desenvolvido em parceria com a BMW/Mini, mas 1.2 VTi motor é 100% PSA. A base do bloco é a mesma apenas com menos um cilindro, mas tem algumas alterações.


                            "Mea culpa" então.

                            Tinha ficado com ideia de que também usava corrente, sendo assim, retiro o que referi.

                            E sim, o 1.4 e 1.6 VTI, esses de facto foram desenvolvidos em conjunto (BMW/PSA)

                            Comentário


                              #15
                              O peso também aumenta um bocado, mas sim, mau seria se as performances não fossem melhores.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Não me faças rir... O motor do Fiesta já era... Num Fiesta de 2000 porta-se bem, nas gerações seguintes está completamente castrado. E glutão como nunca!


                                Eu ando frequentemente com esse motor, tanto no 208 como no C3 (e neste até com caixa automática, que desaconselho vivamente...), e o motor porta-se à altura do que se pode exigir de um motor com o tamanho e potência disponível.

                                É relativamente poupado, isto é, se andarmos com calma fazem-se facilmente consumos na casa dos 5, sendo o mais habitual rondarem os 6. Mesmo em AE (sem passar dos 130/140 km/h).

                                É agradável de se usar, e apesar de ser uma arquitectura de 3 cilindros é suave e não é ruidoso.

                                Fiabilidade não posso falar mas não lhe tenho visto ser problemático ou consumir óleo (e olha que os carros não são poupados!).


                                Aconselho-te que sugiras ao teu familiar ir ver o 208 e não ficar somente pelo C3. O 208 é um salto qualitativo enorme face ao já datado C3. Tem um conforto idêntico, equipamento a rodos e é mais equilibrado em estrada. É um regalo curvar com o 208, com o C3 aquilo convida a uma condução muito relaxada.

                                Vantagem do C3 existe se optares pelo pára-brisas panorâmico. Dá um aumento de luz no interior fantástica. No 208 o maior entrave será encontrar uma posição de condução facilmente, dado que o binómio volante pequeno e painel de instrumentos em posição elevada não é do agrado de todos. Mas uma vez que se atine com a posição de condução... 208 do demo!


                                O Sr. Razão tem sempre razão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Comprei recentemente o 208 mas também testei o c3.
                                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...to-b-novo.html

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tnjp Ver Post
                                    Comprei recentemente o 208 mas também testei o c3.
                                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...to-b-novo.html
                                    O obrigado pela ajuda....como se tem comportado o 208, em consumos aí pela ilha?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                                      a mulher do meu primo tem um cactus com esse motor 1.2 vti é bastante económico mas força 0 só anda embalado
                                      Como é que ele embala se não tem força?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora e por curiosidade, fica teste a esse motor na sua versão de 72cv (não comercializada em Portugal), montado no C-Elysee







                                        Citroën C-Elysee VTI ETG Exclusive

                                        Autovía
                                        Nº 286 Junio 2014



                                        Comentário


                                          #21
                                          Mesmo assim até se safa bem nesse teste, tendo em conta que é uma versão castrada (menos 10cv) e tem uma caixa auto algo lenta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mercury Ver Post
                                            Então, mas o salto do 1.1 de 60Cvs (meu ponto de referencia), para este, não é assim muito significatico?
                                            Claro que é significativo, e de que maneira.

                                            Ás vezes o pessoal já não está habituado a conduzir carros sem turbo e às 2000 RPM ficam logo com a ideia de que o motor é lento, mesmo sem se lembrarem que dá para explorar até às 6000 RPM, e não implica forçosamente que se ande constantemente em altas RPM.

                                            O carro faz 12.3 s dos 0-100 e 174 km/h, são bons valores mas claro que o motor tem de ir para lá das 3000 RPM, como é normal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                              Mesmo assim até se safa bem nesse teste, tendo em conta que é uma versão castrada (menos 10cv) e tem uma caixa auto algo lenta.
                                              Achas que sim?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mercury Ver Post
                                                O obrigado pela ajuda....como se tem comportado o 208, em consumos aí pela ilha?
                                                Em termos de consumo anda pelos 9, mas isso não é importante para mim. É difícil controlar devido aos declives e como gosto de puxar por ele... O consumo instantâneo passa muitas vezes dos 20!
                                                O carro porta-se muito bem, não o acho nada lento e com pouca força. Aliás, com tanto declive se tivesse pouca força eu já tinha notado! Eu venho de um motor 1.5 com 90cv num Almera e o 208 não tem comparação, é muito superior. Mais veloz, responde melhor ao acelerador... Foi um salto qualitativo muito grande.

                                                É melhor experimentar o c3 e o 208 e escolher o preferido. O 208 pareceu-me mais divertido de conduzir mas o c3 tem melhor caixa. Escolhi o 208 porque tinha mais equipamento e era 500€ mais barato.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Claro que é significativo, e de que maneira.

                                                  Ás vezes o pessoal já não está habituado a conduzir carros sem turbo e às 2000 RPM ficam logo com a ideia de que o motor é lento, mesmo sem se lembrarem que dá para explorar até às 6000 RPM, e não implica forçosamente que se ande constantemente em altas RPM.

                                                  O carro faz 12.3 s dos 0-100 e 174 km/h, são bons valores mas claro que o motor tem de ir para lá das 3000 RPM, como é normal.
                                                  Nem mais, é o que acontece com este motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Achas que sim?
                                                    Tal como diz o resumo, para uma condução tranquila serve perfeitamente.

                                                    A versão desse teste é diferente da que estamos aqui a discutir. É castrada em 10cv e tem uma caixa auto lenta. Esse teste neste tópico só causa confusão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      82cv atmosférico, dá perfeitamente para pastar na cidade fazendo consumos razoáveis.

                                                      Se é para fazer estrada/AE também, versão turbinada 110cv, é uma pequena maravilha, dá para todas as encomendas e vale a apena pagar por isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                        82cv atmosférico, dá perfeitamente para pastar na cidade fazendo consumos razoáveis.

                                                        Se é para fazer estrada/AE também, versão turbinada 110cv, é uma pequena maravilha, dá para todas as encomendas e vale a apena pagar por isso.
                                                        Quer então dizer que um pequeno carro de 82 CV não dá para viajar em autoestrada?
                                                        Como é que carros destes o conseguiam com 70 CV?
                                                        Editado pela última vez por M101; 21 February 2016, 12:06.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                          82cv atmosférico, dá perfeitamente para pastar na cidade fazendo consumos razoáveis.

                                                          Se é para fazer estrada/AE também, versão turbinada 110cv, é uma pequena maravilha, dá para todas as encomendas e vale a apena pagar por isso.
                                                          Mas o C3, não tem disponivel essa opção dos 110cv. Se calhar, só com o lançamento do novo modelo, durante este ano.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mercury Ver Post
                                                            Mas o C3, não tem disponivel essa opção dos 110cv. Se calhar, só com o lançamento do novo modelo, durante este ano.


                                                            Em outros mercados, essa motorização está disponível.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X