Gostava de "ouvir" as opiniões, do pessoal, sobre o motor 1.2 VTi 82Cvs da PSA.......tenho um familiar, que pondera comprar um C3 com este motor.
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[Opinião] Motor 1.2 VTi PSA
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEssa versão é atmosférica. Penso que é o user PeugeotPower que tem um em casa (para além do 1.4 HDi), mas é relativamente raro ele vir ao fórum.
Do que tenho lido, é um motor algo limitado em performances e podia ser mais poupado. Em resumo, um motor pouco interessante.
Confirmo, conduzo frequentemente um num 208, em termos de comparação, para teres uma ideia, é mais limitado que o Ford 1.25 75cv.
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Esse motor é um 1.6 VTi com menos um cilindro. Não é um motor extraordinário mas na minha opinião é aceitável, e apesar de ter correia não precisa de ser trocada, porque é uma correia húmida em cárter de óleo que dura toda a vida útil do motor.
Para alguém com ritmos normais e moderados, serve perfeitamente.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostEsse motor é um 1.6 VTi com menos um cilindro. Não é um motor extraordinário mas na minha opinião é aceitável, e apesar de ter correia não precisa de ser trocada, porque é uma correia húmida em cárter de óleo que dura toda a vida útil do motor.
Para alguém com ritmos normais e moderados, serve perfeitamente.
Mas o 1.6 padeceu de alguns problemas, no tensor da corrente, que em casos extremos, poderia levar à quebra da mesma.
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Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver PostConfirmo, conduzo frequentemente um num 208, em termos de comparação, para teres uma ideia, é mais limitado que o Ford 1.25 75cv.
Eu ando frequentemente com esse motor, tanto no 208 como no C3 (e neste até com caixa automática, que desaconselho vivamente...), e o motor porta-se à altura do que se pode exigir de um motor com o tamanho e potência disponível.
É relativamente poupado, isto é, se andarmos com calma fazem-se facilmente consumos na casa dos 5, sendo o mais habitual rondarem os 6. Mesmo em AE (sem passar dos 130/140 km/h).
É agradável de se usar, e apesar de ser uma arquitectura de 3 cilindros é suave e não é ruidoso.
Fiabilidade não posso falar mas não lhe tenho visto ser problemático ou consumir óleo (e olha que os carros não são poupados!).
Aconselho-te que sugiras ao teu familiar ir ver o 208 e não ficar somente pelo C3. O 208 é um salto qualitativo enorme face ao já datado C3. Tem um conforto idêntico, equipamento a rodos e é mais equilibrado em estrada. É um regalo curvar com o 208, com o C3 aquilo convida a uma condução muito relaxada.
Vantagem do C3 existe se optares pelo pára-brisas panorâmico. Dá um aumento de luz no interior fantástica. No 208 o maior entrave será encontrar uma posição de condução facilmente, dado que o binómio volante pequeno e painel de instrumentos em posição elevada não é do agrado de todos. Mas uma vez que se atine com a posição de condução... 208 do demo!
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Originalmente Colocado por nto Ver PostMas o 1.6 padeceu de alguns problemas, no tensor da corrente, que em casos extremos, poderia levar à quebra da mesma.
O 1.6 VTi foi desenvolvido em parceria com a BMW/Mini, mas 1.2 VTi motor é 100% PSA. A base do bloco é a mesma apenas com menos um cilindro, mas tem algumas alterações.Editado pela última vez por Fabulous; 20 February 2016, 17:48.
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Originalmente Colocado por Mercury Ver PostEntão, mas o salto do 1.1 de 60Cvs (meu ponto de referencia), para este, não é assim muito significatico?
O ideal será tu conduzires os carros em questão, para teres uma opinião mais objectiva.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostO 1.2 VTi não usa corrente, não padece desses problemas.
O 1.6 VTi foi desenvolvido em parceria com a BMW/Mini, mas 1.2 VTi motor é 100% PSA. A base do bloco é a mesma apenas com menos um cilindro, mas tem algumas alterações.
"Mea culpa" então.
Tinha ficado com ideia de que também usava corrente, sendo assim, retiro o que referi.
E sim, o 1.4 e 1.6 VTI, esses de facto foram desenvolvidos em conjunto (BMW/PSA)
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostNão me faças rir... O motor do Fiesta já era... Num Fiesta de 2000 porta-se bem, nas gerações seguintes está completamente castrado. E glutão como nunca!
Eu ando frequentemente com esse motor, tanto no 208 como no C3 (e neste até com caixa automática, que desaconselho vivamente...), e o motor porta-se à altura do que se pode exigir de um motor com o tamanho e potência disponível.
É relativamente poupado, isto é, se andarmos com calma fazem-se facilmente consumos na casa dos 5, sendo o mais habitual rondarem os 6. Mesmo em AE (sem passar dos 130/140 km/h).
É agradável de se usar, e apesar de ser uma arquitectura de 3 cilindros é suave e não é ruidoso.
Fiabilidade não posso falar mas não lhe tenho visto ser problemático ou consumir óleo (e olha que os carros não são poupados!).
Aconselho-te que sugiras ao teu familiar ir ver o 208 e não ficar somente pelo C3. O 208 é um salto qualitativo enorme face ao já datado C3. Tem um conforto idêntico, equipamento a rodos e é mais equilibrado em estrada. É um regalo curvar com o 208, com o C3 aquilo convida a uma condução muito relaxada.
Vantagem do C3 existe se optares pelo pára-brisas panorâmico. Dá um aumento de luz no interior fantástica. No 208 o maior entrave será encontrar uma posição de condução facilmente, dado que o binómio volante pequeno e painel de instrumentos em posição elevada não é do agrado de todos. Mas uma vez que se atine com a posição de condução... 208 do demo!
O Sr. Razão tem sempre razão.
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Comprei recentemente o 208 mas também testei o c3.
http://forum.autohoje.com/forum-gera...to-b-novo.html
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Originalmente Colocado por tnjp Ver PostComprei recentemente o 208 mas também testei o c3.
http://forum.autohoje.com/forum-gera...to-b-novo.html
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Originalmente Colocado por Mercury Ver PostEntão, mas o salto do 1.1 de 60Cvs (meu ponto de referencia), para este, não é assim muito significatico?
Ás vezes o pessoal já não está habituado a conduzir carros sem turbo e às 2000 RPM ficam logo com a ideia de que o motor é lento, mesmo sem se lembrarem que dá para explorar até às 6000 RPM, e não implica forçosamente que se ande constantemente em altas RPM.
O carro faz 12.3 s dos 0-100 e 174 km/h, são bons valores mas claro que o motor tem de ir para lá das 3000 RPM, como é normal.
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Originalmente Colocado por Mercury Ver PostO obrigado pela ajuda....como se tem comportado o 208, em consumos aí pela ilha?
O carro porta-se muito bem, não o acho nada lento e com pouca força. Aliás, com tanto declive se tivesse pouca força eu já tinha notado! Eu venho de um motor 1.5 com 90cv num Almera e o 208 não tem comparação, é muito superior. Mais veloz, responde melhor ao acelerador... Foi um salto qualitativo muito grande.
É melhor experimentar o c3 e o 208 e escolher o preferido. O 208 pareceu-me mais divertido de conduzir mas o c3 tem melhor caixa. Escolhi o 208 porque tinha mais equipamento e era 500€ mais barato.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostClaro que é significativo, e de que maneira.
Ás vezes o pessoal já não está habituado a conduzir carros sem turbo e às 2000 RPM ficam logo com a ideia de que o motor é lento, mesmo sem se lembrarem que dá para explorar até às 6000 RPM, e não implica forçosamente que se ande constantemente em altas RPM.
O carro faz 12.3 s dos 0-100 e 174 km/h, são bons valores mas claro que o motor tem de ir para lá das 3000 RPM, como é normal.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostAchas que sim?
A versão desse teste é diferente da que estamos aqui a discutir. É castrada em 10cv e tem uma caixa auto lenta. Esse teste neste tópico só causa confusão.
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post82cv atmosférico, dá perfeitamente para pastar na cidade fazendo consumos razoáveis.
Se é para fazer estrada/AE também, versão turbinada 110cv, é uma pequena maravilha, dá para todas as encomendas e vale a apena pagar por isso.
Como é que carros destes o conseguiam com 70 CV?
Editado pela última vez por M101; 21 February 2016, 12:06.
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Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post82cv atmosférico, dá perfeitamente para pastar na cidade fazendo consumos razoáveis.
Se é para fazer estrada/AE também, versão turbinada 110cv, é uma pequena maravilha, dá para todas as encomendas e vale a apena pagar por isso.
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