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Dúvida motor HDI 110cv ou 90cv?

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    Dúvida motor HDI 110cv ou 90cv?

    Em dezembro o meu pai trocou o Xantia 1.6, por um Xantia HDI Activa.
    Só hoje me apanhei com o carro em auto-estrada sózinho:D
    Então aproveitei para ver o que ele dava.
    E fiquei desiludido..... chegou aos 190km/h e parou...não dá mais..como o outro..nem para a frente nem para trás..num pequeno desnível ainda subiu um pouco cima dos 190..mas nada mais...parece que tem limitador..lol..será que o motor ta lixado?? [8]
    Como sei se aquilo é o de 110 ou 90? acho que Activa era só o de 110..
    Não era suposto o ponteiro chegar pelo menos aos 200?? Até o Bravo TD 90 de um colega meu o fazia...ficou sem junta da colaça aos 120 000km..mas isso são outros assuntos:De tenho um colega com um 1400 D4D que diz que também vai aos 200km..o Carro foi comprado com 90000km..e agora ta com 99000km...o red line começa ainda antes das 5000 rotaçoes..vai até às 6000..e pára às 4250..ou 4300..acham normal??
    [8]

    #2
    Eu acho normal! O Xsara (mais leve) de ponteiro não marcava mais de 200Km/h, por isso é normal o Xantia se ficar pelos 190Km/h.

    Comentário


      #3
      Penso que devia chegar aos 200km/h mas o pessoal já te vem ajudar melhor..
      Quanto á cavalagem não faço ideia..

      Comentário


        #4
        Eu tive um 307 2.0HDI 90cv e em recta não passava dos 180. A descer dava 195.

        A vel. max. do teu carro é de 191 km/h. Por isso devia ir aos 200km/h. Digo eu.

        A diferença do 90cv para o 110cv é que o de 110cv tem intercoller, TGV, pré injecção de gasoleo e uma electronica diferente. A maneira mais facil de veres se é o de 110cv é encontrares o intercoller. Não sei onde está no teu (o meu não tinha, era de 90cv lol), é à frente.

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          #5
          Obrigado Corracer e Fapoc!
          Se acham normal fico mais descansado...o carro ainda está dentro da garantia do Filinto Mota...e eu adoro aquele carro...é rápido quando baste...a velocidade de ponta é apenas um capricho..o gozo naquilo está mesmo a fazer as curvas por ter a suspensão com anti adornamento..não conto voltar a repetir a proeza..ele até aos 160/170 vai a brincar..e eu raramente passo os 120km..foi mesmo panca que me deu hoje..conforto não lhe falta...mas pensei que aquilo desse para aí uns 210km/h...tinha um colega com um Cordoba carrinha TDI de 90 que dizia que ia até aos 210...

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            #6
            Eu de mecânica não vejo puto.. nem sei ver onde está o turbo...uma vez vi aqui um tópico de um capô aberto e a falarem do turbo...e eu não vi turbo nenhum!!lol!..e tive vergonha de perguntar.. Eu foi sempre em em piso linear e com bastantes curvas...não apanhei enm subidas nem descidas... Obrigado a todos pela ajuda..foi aquela auto estrada depois de espinho que vai até estarreja..

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              #7
              O turbo é isto:



              Parece um caracol.

              Não tenhas vergonha de perguntar. Há sempre alguem que goza, mas tb há sempre alguem que te vai explicar. E assim sempre ficas a saber o que é.

              Comentário


                #8
                Diverte-te aqui. Este site é muito engraçado e explica bem as coisas. Tens é que saber ingles.

                http://auto.howstuffworks.com/

                http://auto.howstuffworks.com/turbo.htm

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                  #9
                  Obrigado roger!! Afinal acho que já lá vi um coisa dessas!! é essa procaria que ta sempre a assobiar??lolol!! qualquer dia tiro-o fora!!eheh!e o intercoler é como já agora?[)]

                  Comentário


                    #10
                    O intercooler é um radiador. Serve basicamente para arrefecer os gases do turbo, pq o ar quanto mais frio é mais denso é, ou seja, mais O2 tem.

                    Tem este aspecto, mais coisa menos coisa.

                    Comentário


                      #11
                      Bem.. o meu C5 2.0 HDI 110 (mesmo motor que o xantia ) já atingiu 200 km/h a direito, e certamente que o ponteiro chega aos 195/200.. e o C5 tem um erro muito pequeno...

                      O intercooler, acho que é uma espécie de radiador, embora mais pequeno, e pelo menos é parecido com este....

                      No C5, creio que fika na vertical, ao lado do Radiador..
                      No Xantia, deve andar lá perto

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por XMRV6

                        Obrigado Corracer e Fapoc!
                        Se acham normal fico mais descansado...o carro ainda está dentro da garantia do Filinto Mota...e eu adoro aquele carro...é rápido quando baste...a velocidade de ponta é apenas um capricho..o gozo naquilo está mesmo a fazer as curvas por ter a suspensão com anti adornamento..não conto voltar a repetir a proeza..ele até aos 160/170 vai a brincar..e eu raramente passo os 120km..foi mesmo panca que me deu hoje..conforto não lhe falta...mas pensei que aquilo desse para aí uns 210km/h...tinha um colega com um Cordoba carrinha TDI de 90 que dizia que ia até aos 210...
                        Pois... TDI a dar 210 , só mesmo o TDI 110 , e é se der.... e não esquecer que tem mais erro que o Xantia, ou pelo menos que o C5..

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado!!...Tenho que ir lá espreitar sem o meu pai saber...de qualquer maneira..lol..não lhe posso dizer que o carro está mau..porque não passa dos 190!!!lololol...
                          Depois de Setembro tenho que o testar outra vez..porque sei que ele vai agora em Setembro à mudança de óleo e filtros...poderá ser disso??

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            citação:Originalmente colocada por XMRV6

                            Obrigado Corracer e Fapoc!
                            Se acham normal fico mais descansado...o carro ainda está dentro da garantia do Filinto Mota...e eu adoro aquele carro...é rápido quando baste...a velocidade de ponta é apenas um capricho..o gozo naquilo está mesmo a fazer as curvas por ter a suspensão com anti adornamento..não conto voltar a repetir a proeza..ele até aos 160/170 vai a brincar..e eu raramente passo os 120km..foi mesmo panca que me deu hoje..conforto não lhe falta...mas pensei que aquilo desse para aí uns 210km/h...tinha um colega com um Cordoba carrinha TDI de 90 que dizia que ia até aos 210...
                            Pois... TDI a dar 210 , só mesmo o TDI 110 , e é se der.... e não esquecer que tem mais erro que o Xantia, ou pelo menos que o C5..
                            Os TDI andam bem quando eu não vou lá dentro para ver. ;)
                            Um amigo meu tinha um A3 110cv e uma vez levei-o de Coimbra para Liscoa e não deu mais de 200. Mesmo a descer ligeiramente. Mas o dele não estava com muita saude, por isso pode ser que desse ligeiramente mais.

                            Os de 90cv andam bem, mas não assim tanto. Pode ser que numa daquelas descidas gigantescas um Cordoba 90cv de 210, mas assim qq carro dá mais que o normal.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                              citação:Originalmente colocada por XMRV6

                              Obrigado Corracer e Fapoc!
                              Se acham normal fico mais descansado...o carro ainda está dentro da garantia do Filinto Mota...e eu adoro aquele carro...é rápido quando baste...a velocidade de ponta é apenas um capricho..o gozo naquilo está mesmo a fazer as curvas por ter a suspensão com anti adornamento..não conto voltar a repetir a proeza..ele até aos 160/170 vai a brincar..e eu raramente passo os 120km..foi mesmo panca que me deu hoje..conforto não lhe falta...mas pensei que aquilo desse para aí uns 210km/h...tinha um colega com um Cordoba carrinha TDI de 90 que dizia que ia até aos 210...
                              Pois... TDI a dar 210 , só mesmo o TDI 110 , e é se der.... e não esquecer que tem mais erro que o Xantia, ou pelo menos que o C5..
                              Os TDI andam bem quando eu não vou lá dentro para ver. ;)
                              Um amigo meu tinha um A3 110cv e uma vez levei-o de Coimbra para Liscoa e não deu mais de 200. Mesmo a descer ligeiramente. Mas o dele não estava com muita saude, por isso pode ser que desse ligeiramente mais.

                              Os de 90cv andam bem, mas não assim tanto. Pode ser que numa daquelas descidas gigantescas um Cordoba 90cv de 210, mas assim qq carro dá mais que o normal.
                              Pois , o meu Xsara 1.5D também deu 180 a descer ... mas era cá uma descida...:D

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                                #16
                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                citação:Originalmente colocada por XMRV6

                                Obrigado Corracer e Fapoc!
                                Se acham normal fico mais descansado...o carro ainda está dentro da garantia do Filinto Mota...e eu adoro aquele carro...é rápido quando baste...a velocidade de ponta é apenas um capricho..o gozo naquilo está mesmo a fazer as curvas por ter a suspensão com anti adornamento..não conto voltar a repetir a proeza..ele até aos 160/170 vai a brincar..e eu raramente passo os 120km..foi mesmo panca que me deu hoje..conforto não lhe falta...mas pensei que aquilo desse para aí uns 210km/h...tinha um colega com um Cordoba carrinha TDI de 90 que dizia que ia até aos 210...
                                Pois... TDI a dar 210 , só mesmo o TDI 110 , e é se der.... e não esquecer que tem mais erro que o Xantia, ou pelo menos que o C5..
                                Os TDI andam bem quando eu não vou lá dentro para ver. ;)
                                Um amigo meu tinha um A3 110cv e uma vez levei-o de Coimbra para Liscoa e não deu mais de 200. Mesmo a descer ligeiramente. Mas o dele não estava com muita saude, por isso pode ser que desse ligeiramente mais.

                                Os de 90cv andam bem, mas não assim tanto. Pode ser que numa daquelas descidas gigantescas um Cordoba 90cv de 210, mas assim qq carro dá mais que o normal.
                                Pois , o meu Xsara 1.5D também deu 180 a descer ... mas era cá uma descida...:D

                                ia a cair de 1 precipicio

                                Comentário


                                  #17
                                  Quase. Eu tive um Saxo 1.5D que deu 180 mas foi uns 5 min a funda a descer. lol
                                  Em recta 160 e era muito bom.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                    Quase. Eu tive um Saxo 1.5D que deu 180 mas foi uns 5 min a funda a descer. lol
                                    Em recta 160 e era muito bom.
                                    O Xsara passava os 160 em recta....

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por GJP

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      citação:Originalmente colocada por XMRV6

                                      Obrigado Corracer e Fapoc!
                                      Se acham normal fico mais descansado...o carro ainda está dentro da garantia do Filinto Mota...e eu adoro aquele carro...é rápido quando baste...a velocidade de ponta é apenas um capricho..o gozo naquilo está mesmo a fazer as curvas por ter a suspensão com anti adornamento..não conto voltar a repetir a proeza..ele até aos 160/170 vai a brincar..e eu raramente passo os 120km..foi mesmo panca que me deu hoje..conforto não lhe falta...mas pensei que aquilo desse para aí uns 210km/h...tinha um colega com um Cordoba carrinha TDI de 90 que dizia que ia até aos 210...
                                      Pois... TDI a dar 210 , só mesmo o TDI 110 , e é se der.... e não esquecer que tem mais erro que o Xantia, ou pelo menos que o C5..
                                      Os TDI andam bem quando eu não vou lá dentro para ver. ;)
                                      Um amigo meu tinha um A3 110cv e uma vez levei-o de Coimbra para Liscoa e não deu mais de 200. Mesmo a descer ligeiramente. Mas o dele não estava com muita saude, por isso pode ser que desse ligeiramente mais.

                                      Os de 90cv andam bem, mas não assim tanto. Pode ser que numa daquelas descidas gigantescas um Cordoba 90cv de 210, mas assim qq carro dá mais que o normal.
                                      Pois , o meu Xsara 1.5D também deu 180 a descer ... mas era cá uma descida...:D

                                      ia a cair de 1 precipicio
                                      pronto pronto.. lá tas tu...:D:D:D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não esquecer que o Xantia Activa pesa mais um bocado que os outros... Tem um sistema de suspensão mais complexo com 10 esferas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado mais uma vez pela participação!
                                          Encontrei agora especificações dos Xantias HDI de 90 e 110 cv em

                                          http://www.wisebuyers.co.uk/motoring...1%29/CI001670/

                                          http://www.wisebuyers.co.uk/motoring...1%29/CI001578/

                                          e a velocidade de ponta que apontam para o de 90 cv é 109 milhas que dá 175 Km/h, e para o de 110 cv é 116 milhas, que dá 186 Km/h.. logo se isto está bem, os 190 devem estar certos..até parecem certos de mais.. que vos parece?
                                          Era suposto dar mais, com aqueles ganhos de potência de que vocês falam por aqui?
                                          Poderá o C5 dar mais, porque por ser maior e mais pesado ter um escalonamento da caixa diferente? Abraços e mais uma vez obrigado pela participação!

                                          Comentário


                                            #22

                                            Tendo em conta esses números, acho que os 190 estão certos. Considerando erro de ponteiro, deve ser mais ou menos isso.

                                            citação:Originalmente colocada por XMRV6

                                            Obrigado mais uma vez pela participação!
                                            Encontrei agora especificações dos Xantias HDI de 90 e 110 cv em

                                            http://www.wisebuyers.co.uk/motoring...1%29/CI001670/

                                            http://www.wisebuyers.co.uk/motoring...1%29/CI001578/

                                            e a velocidade de ponta que apontam para o de 90 cv é 109 milhas que dá 175 Km/h, e para o de 110 cv é 116 milhas, que dá 186 Km/h.. logo se isto está bem, os 190 devem estar certos..até parecem certos de mais.. que vos parece?
                                            Era suposto dar mais, com aqueles ganhos de potência de que vocês falam por aqui?
                                            Poderá o C5 dar mais, porque por ser maior e mais pesado ter um escalonamento da caixa diferente? Abraços e mais uma vez obrigado pela participação!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A julgar pelos erros de velocímetro que já vi para o meu 307 (inclusivé na AH) que são mínimos, diria que deve ser isso que está a acontecer.

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                                                #24
                                                Não convém ligar a todos os comentários estilo "o meu 1.0 dá 200". 190km/h deve andar perto da velocidade máxima desse modelo e de facto o velocimentro nessa situação deveria andar nos 200.
                                                De qualquer modo não me parece que mais ou menos 10 seja importante, se o motor responder bem ao acelerador não deve haver motivos para preocupação.
                                                Com a idade, o motor pode perder alguma potência e até ter problemas de velocimetro, só um GPS poderia auferir a velocidade real e só a comparação com outro modelo igual poderia servir para estabelecer diferenças.

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                                                  #25
                                                  O carro é de 99. Anda bastante bem..nunca se negou a andar..e atingi os 190 com relativa facilidade por duas vezes, porque a primeira tive que abrandar..lol..embora não tão bem com os 170..lol..mas se acham normal fico bem mais descansado.É que pessoalmente considero o carro um espectáculo, esta versão da suspensão activa acho um mundo..lol..além disso em 99 um carro trazer de série bancos desportivos em pele com regulação eléctrica, e apoio lombar em duas regióes nos dois bancos dianteiros,vidros, espelhos e tecto de abrir eléctricos, ar condicionado automático(sem mostrador digital),sensor de chuva, rádio com comandos no volante e caixa de cd's da Clarion e aileron..não era para todos acho eu..lol..e o meu pai a ver o outro xantia 1.6 a ficar cada vez mais caro com os aumentos sucessivos da gasolina..nem pensou duas vezes..

                                                  Já agora, alguém tem um destes primeiros HDI's com elevada kilometragem? Problemas? É que agora devo de começar a fazer mais km..e queria saber o que esperar dele..o máximo que vi aqui no forum foi à volta de 500000km, um táxi 406, e com o motor reconstruído, mas por erro humano... e com ele supostamente direito?
                                                  Obrigado a todos

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                                                    #26
                                                    O 2.0 de 90 cv é o que eu tenho na minha carrinha e de revista tem como velocidade maxima 180 ás 4000 e é de facto o que dá em recta chega lá com alguma facilidade, pa passar dos 200 tem que ser a descer e bem, aos 200 o meu chega com bastante frequencia, mas para passar dai não é nada facil.
                                                    Se for o de 110 num carro com o peso do xantia 190 ja é bem bom, mais só se for a descer, tens que ter em conta que o carro pode estar preso, se o teu pai anda devagar com ele deve ser isso, pode estar preso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Nafs

                                                      Não esquecer que o Xantia Activa pesa mais um bocado que os outros... Tem um sistema de suspensão mais complexo com 10 esferas...
                                                      Nem mais, o Xantia Activa HDi é significativamente mais pesado que as versões normais como mesmo motor.

                                                      Respondendo XMRV6: vê lá se conservas esse Xantia uma vez que se trata de um Activa, o que faz dele um dos melhores tracção à frente do mundo, e vai fazendo as revisões todas na marca para manter a suspensão sempre impecável.

                                                      Esse carro a curvar é absolutamente brutal. Tem uma eficácia impressionante.

                                                      Será garantidamente um grande clássico no futuro.

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                                                        #28
                                                        Nós cuidamos muito bem dele..só me deu a maluqueira ontem..lol..porque ele me provoca!!O outro não me provocava,logo nunca me deu dessas paranóias..lol..
                                                        Quanto às revisões desde o BX que são feitas na marca!!Daí que há mais de 15 anos que se ande com Citroen's..lol..até hoje..nada a queixar..só o xantia 1.6 é que de vez enquando era meio passado..vamos a ver este..como pertence ao segundo restyling, parece ter materiais de melhor qualidade..e bastante mais consistente!

                                                        E em relacção à Kilometragem?? Ninguém tem um 2.0 HDI dos primeiro com elevada kilometragem?
                                                        Não me digam que pifam todos aos 120000...acho que foi o mais alto que por aqui vi..lol..

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                                                          #29
                                                          O Xantia HDI de 90cv acho que não se vendeu em portuga.... tal como o C5 HDI de 90cv....

                                                          Em Portuga, o Xantia e C5 , eram 2.0 HDI 110cv

                                                          A velocidade máxima do Xantia, é 191 km/h , e do C5 é 190 km/h.. os ingleses é que têm a mania de "tirar" velocidade aos carros...

                                                          Por exemplo, no Top Gear, disseram que a velocidade máxima do 106 GTI era de 122 MPH = 195 km/h.... e é mentira... é 205 km/h...

                                                          Talvez esse xantia dê 190 de ponteiro, por ser mais pesado por causa da suspensão activa.. não sei...

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                                                            #30
                                                            O meu vendi com 101.000km. Até lá de motor não tive nenhuma chatice. Esses motores são bons

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