Construtor alemão acusado da mesma ilegalidade que originou o escândalo da Volkswagen. Na resposta às autoridades, reduz problema a tratamento à condensação.
As autoridades norte-americanas estão a investigar a Mercedes-Benz por alegadas infracção na emissão de óxidos de azoto nos diesel da marca.
Cinco meses depois do espoletamento do escândalo que envolve a Volkswagen, precisamente devido ao excesso de emissões daqueles poluentes a partir dos motores diesel, o construtor de Estugarda viu-se confrontado com acusação de igual teor.
A Mercedes-Benz confirma ter recebido um pedido de informação das autoridades norte-americanas, após a interposição de uma acção judicial por uma sociedade de advogados, a 18 de Fevereiro, em Nova Jersey.
A acusação é de que o construtor engana os consumidores com a falsa imagem ecológica dos seus BlueTEC – designação com que a marca da estrela cunhou os diesel para exaltar a sua vertente não poluente, uma característica que a Volkswagen também defendeu para os seus diesel –, dos quais diz serem “os mais limpos e avançados diesel do mundo”. Segundo o processo, a marca do grupo Daimler sabe que os motores emitem níveis ilegais e perigosos de NOx, até 65 vezes mais que os permitidos pela autoridade ambiental norte-americana, quando a temperatura de funcionamento é inferior a 10 graus centígrados.
A cooperação dos alemães está a ser total, explica um porta-voz da marca à Reuters. Contudo, apesar das suspeitas, não há qualquer irregularidade, diz a Mercedes-Benz, e os seus diesel cumprem com as normas e regras impostas nos EUA.
A explicação técnica é de que, em certas circunstâncias, um sistema que trata os gases pode funcionar aquém do necessário neste capítulo, de modo a evitar a condensação no sistema de escape.
Isto é necessário porque a condensação poderia levar à corrosão e, nesse caso, colocar em xeque o funcionamento do motor e escape. Não existe ilegalidade nesta característica, que é permitida por lei, assegura o porta-voz à Reuters.
http://economico.sapo.pt/noticias/me...ao_243945.html
As autoridades norte-americanas estão a investigar a Mercedes-Benz por alegadas infracção na emissão de óxidos de azoto nos diesel da marca.
Cinco meses depois do espoletamento do escândalo que envolve a Volkswagen, precisamente devido ao excesso de emissões daqueles poluentes a partir dos motores diesel, o construtor de Estugarda viu-se confrontado com acusação de igual teor.
A Mercedes-Benz confirma ter recebido um pedido de informação das autoridades norte-americanas, após a interposição de uma acção judicial por uma sociedade de advogados, a 18 de Fevereiro, em Nova Jersey.
A acusação é de que o construtor engana os consumidores com a falsa imagem ecológica dos seus BlueTEC – designação com que a marca da estrela cunhou os diesel para exaltar a sua vertente não poluente, uma característica que a Volkswagen também defendeu para os seus diesel –, dos quais diz serem “os mais limpos e avançados diesel do mundo”. Segundo o processo, a marca do grupo Daimler sabe que os motores emitem níveis ilegais e perigosos de NOx, até 65 vezes mais que os permitidos pela autoridade ambiental norte-americana, quando a temperatura de funcionamento é inferior a 10 graus centígrados.
A cooperação dos alemães está a ser total, explica um porta-voz da marca à Reuters. Contudo, apesar das suspeitas, não há qualquer irregularidade, diz a Mercedes-Benz, e os seus diesel cumprem com as normas e regras impostas nos EUA.
A explicação técnica é de que, em certas circunstâncias, um sistema que trata os gases pode funcionar aquém do necessário neste capítulo, de modo a evitar a condensação no sistema de escape.
Isto é necessário porque a condensação poderia levar à corrosão e, nesse caso, colocar em xeque o funcionamento do motor e escape. Não existe ilegalidade nesta característica, que é permitida por lei, assegura o porta-voz à Reuters.
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