Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cx de velocidades nos Volvo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cx de velocidades nos Volvo.

    Bom dia,

    Existe uma coisa que me intriga á bastante tempo, nos Volvo.

    Que é a caixa de velocidades deles, naquelas versões mais antigas (Anos 90), tipo 940/960, a caixa de velocidades tem 4 mudanças mais aquele botão no meio.

    Para que serve e o que faz o dito botão?

    Porque 4 velocidades para um carrão daqueles, parace-me pouco.

    #2
    é o botão do nitro. :D

    Comentário


      #3
      É o overdrive. A caixa tem apenas 4 velocidades mas existe uma desmultiplicação posterior que aplicada em 4ª equivale a outra velocidade (como se fosse uma quinta).

      Não me lembro exactamente se nos volvo era possível aplicar em outras mudanças para além da 4ª, mas por ex. o Triumph Tr da década 50/60 tinha 4 velocidades e overdrive que podia ser aplicado em todas as mudanças o que equivalia a 8 velocidades!

      Comentário


        #4
        É o overdrive e é aplicado a todas as mudanças.

        Comentário


          #5
          humm, ok.

          Então embora a manete só tenha 4 posições, na realidade a caixa tem 8 relações distintas?

          Comentário


            #6
            De certa a forma é isso mas normalmente só se usa na 4ª. Ou melhor, eu nunca tentei sequer usar o overdrive noutra relação que não a 4ª.

            Comentário


              #7
              nem faz particularmente sentido usar nas outras... para isso passavas para a mundança seguinte.

              Comentário


                #8
                Tudo bem, mas apenas quero entender. Se o botão altera a relação da caixa, a caixa em si, tem que ter essa "mudança extra", se assim é, e isso funciona com todas as mudanças, a caixa é obrigada a ter 8 relações distintas mais Marcha Atrás.

                Comentário


                  #9
                  Não sabia nada acerca disto[:0][:0]

                  Podem arranjar algum site com fotos e mais informação?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por fililipe

                    Tudo bem, mas apenas quero entender. Se o botão altera a relação da caixa, a caixa em si, tem que ter essa "mudança extra", se assim é, e isso funciona com todas as mudanças, a caixa é obrigada a ter 8 relações distintas mais Marcha Atrás.
                    Tecnicamente não sei como funciona mas deve de haver no forum quem saiba.

                    A mim ensinaram-ma a utilizar a caixa do Volvo 164E da seguinte forma. As 4 velocidades são usadas da mesma maneira que qualquer outra caixa manual. Em 4ª, quando a velocidade se justifica, pode-se fazer actuar o overdrive para baixar a rotação do motor e aproveitar poupar algum combustível porque o 6 cilindros é um bêbado. Na prática aquilo é como se engatássemos uma 5ª mas com a particularidade de não ser preciso usar a embraiagem.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X