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Estudo. Carros a gás não têm impacto na redução das emissões de gases

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    Estudo. Carros a gás não têm impacto na redução das emissões de gases

    A opção por automóveis e camiões movidos a gás natural não tem impacto na redução das emissões de gases com efeitos de estufa. A conclusão é da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.
    A federação acrescenta que “não existem praticamente ganhos” ao nível da redução de gases com efeito de estufa “na utilização de gás natural em comparação com o gasóleo”.
    http://rr.sapo.pt/noticia/49134/estudo_carros_a_gas_nao_tem_impacto_na_reducao_das _emissoes_de_gases?utm_source=rss
    Pelos vistos o Gasóleo continua a ser a melhor opção, já que os motores a gasolina emitem muito mais dióxido de carbono.

    #2
    Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
    A opção por automóveis e camiões movidos a gás natural não tem impacto na redução das emissões de gases com efeitos de estufa. A conclusão é da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.
    A federação acrescenta que “não existem praticamente ganhos” ao nível da redução de gases com efeito de estufa “na utilização de gás natural em comparação com o gasóleo”.
    http://rr.sapo.pt/noticia/49134/estudo_carros_a_gas_nao_tem_impacto_na_reducao_das _emissoes_de_gases?utm_source=rss
    Pelos vistos o Gasóleo continua a ser a melhor opção, já que os motores a gasolina emitem muito mais dióxido de carbono.
    Isto de deturpar o teor de artigos...

    "“não existem praticamente ganhos” ao nível da redução de gases com efeito de estufa “na utilização de gás natural em comparação com o gasóleo”."
    Leia-se, o gasóleo é mau, mas o GNL não é melhor.

    O que se tira como conclusão, no próprio artigo, é "a opção por veículos híbridos, eléctricos e a hidrogénio “traz benefícios climáticos muito mais relevantes”."

    Não há nenhuma menção a gasolina no artigo. QED

    Editado pela última vez por Z00L; 13 March 2016, 10:44.

    Comentário


      #3
      Duas notas aos desprevenidos:

      É um estudo sobre gás natural. Não é GPL.

      De qualquer forma seria igual. Os carros a gasolina e a GPL, CNG emitem bastante mais dióxido de carbono que os diesel equivalentes.

      Só tenho pena que não se fale de saúde. Fala-se de ambiente. O CO2 é bastante inofensivo para o ser humano, provoca é o aquecimento global.

      Já em relação ao cancro e outras doenças, nomeadamente respiratórias ninguem se importa.

      Portanto é uma opção clara. O aquecimento global pode dar cabo de nós num século ou mais. Um cancro pode matar hoje.

      Há inumeros estudos, particularmente em França, que ligam as doenças asmáticas e alergicas das crianças de cidade ao diesel moderno (inj. directa em especial).

      Há estudos para todos os gostos, mas esse não trás mesmo nada de novo. Só mesmo para quem não percebe mesmo nada do assunto.

      Uma coisa é certa... quem tem mesmo necessidade de resolver problemas arranja soluções! Em Toquio os Taxis são obrigatoriamente a GPL por motivos de saude publica. Não foi preciso muitos estudos para resolver um problema grave

      Na Europa fala-se muito. Depois há quem tenha problemas sérios e precise de os resolver.
      Editado pela última vez por Vocsa; 13 March 2016, 10:43.

      Comentário


        #4
        Estudo Bosch aponta vantagens dos carros a Diesel

        Menor consumo de combustível, menores emissões de CO2 e um binário aproximadamente 50% maior do que o de um motor equivalente a gasolina são as principais vantagens que oferecem os veículos diesel.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
          A opção por automóveis e camiões movidos a gás natural não tem impacto na redução das emissões de gases com efeitos de estufa. A conclusão é da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.
          A federação acrescenta que “não existem praticamente ganhos” ao nível da redução de gases com efeito de estufa “na utilização de gás natural em comparação com o gasóleo”.
          http://rr.sapo.pt/noticia/49134/estudo_carros_a_gas_nao_tem_impacto_na_reducao_das _emissoes_de_gases?utm_source=rss
          Pelos vistos o Gasóleo continua a ser a melhor opção, já que os motores a gasolina emitem muito mais dióxido de carbono.
          Isto de deturpar o teor de notícias...

          "“não existem praticamente ganhos” ao nível da redução de gases com efeito de estufa “na utilização de gás natural em comparação com o gasóleo”."
          Leia-se, o gasóleo é mau, mas o GNL não é melhor.

          O que se tira como conclusão, no próprio artigo, é "a opção por veículos híbridos, eléctricos e a hidrogénio “traz benefícios climáticos muito mais relevantes”."

          Não há nenhuma menção a gasolina no artigo (embora haja na publicação original). QED

          Comentário


            #6
            Aquecimento global vs Saúde.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
              Estudo Bosch aponta vantagens dos carros a Diesel

              Menor consumo de combustível, menores emissões de CO2 e um binário aproximadamente 50% maior do que o de um motor equivalente a gasolina são as principais vantagens que oferecem os veículos diesel.

              NOx

              Fica para quem quiser ler o artigo original:
              http://www.transportenvironment.org/...port_FINAL.pdf

              Comentário


                #8
                Eu prefiro carros com motores a gasóleo. Duram mais, gastam menos e têm muito mais força

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                  #9
                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                  Estudo Bosch aponta vantagens dos carros a Diesel

                  Menor consumo de combustível, menores emissões de CO2 e um binário aproximadamente 50% maior do que o de um motor equivalente a gasolina são as principais vantagens que oferecem os veículos diesel.

                  Esse estudo fala na tecnologia "clean diesel"

                  É sobre essa que os americanos estão a processar a VAG

                  Comentário


                    #10
                    O ar das cidades está todo contaminado... (em Lisboa basta abrirmos as vias respiratórias em sítios como o Marquês ou o Rato)... e tenho a certeza que não é do CO2.
                    Aliás há coisas aí que não me fazem muito sentido. Eu tenho um carro a GPL, e consigo gastar 3,70€ a cada 100 Km (alguém me diz um carro a gasóleo que faz o mesmo?). O gás natural ainda é mais barato que o GPL, numa diferença ainda considerável, e fala-se num maior custo para os operadores? Não percebo bem em que sentido... Só sei que as transportadoras que equipam parte da sua frota com gás natural fazem-no precisamente por causa do custo.
                    Bom, isto, sem falar na poluição sonora...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                      Estudo Bosch aponta vantagens dos carros a Diesel

                      Menor consumo de combustível, menores emissões de CO2 e um binário aproximadamente 50% maior do que o de um motor equivalente a gasolina são as principais vantagens que oferecem os veículos diesel.


                      Essa ultima parte é um bocado dificil, custa-me muito acreditar nisso.

                      O que é um motor diesel equivalente a um a gasolina?

                      Sem turbo e com cilindrada igual, o diesel é uma carroça.
                      Se tiverem ambos turbo o diesel continua a ser uma carroça, pois por muito binário que possa ter,
                      não dá o mesmo gozo e linearidade que um gasolina permite.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                        Essa ultima parte é um bocado dificil, custa-me muito acreditar nisso.

                        O que é um motor diesel equivalente a um a gasolina?

                        Sem turbo e com cilindrada igual, o diesel é uma carroça.
                        Se tiverem ambos turbo o diesel continua a ser uma carroça, pois por muito binário que possa ter,
                        não dá o mesmo gozo e linearidade que um gasolina permite.
                        A questão é saber o que significa "equivalente".

                        Comentário


                          #13
                          Os desvarios da Quercus

                          "(...) Considerando que diversos media portugueses difundiram este documento da Quercus e que o mesmo contem numerosas incorrecções e confusões, a bem do esclarecimento da opinião pública cumpre fazer as seguintes precisões:

                          1) O gás natural, ou metano, do ponto de vista do carbono é o melhor de todos os combustíveis que existem. Cada molécula de metano (CH4) possui um único átomo de carbono (o gasóleo ou a gasolina, por exemplo, chegam a ter até 10 átomos de carbono). Do ponto de vista ambiental o metano é, portanto, superior a todos os demais combustíveis.

                          2) No entanto, a crítica endossada pela Quercus não se refere ao ponto de vista ambiental e sim ao climatológico. Diz ela que “o aumento do uso de gás natural em automóveis e camiões será, em grande parte, ineficaz na redução das emissões e gases com efeito estufa (GEE)”. Ou seja, a Quercus reconhece os benefícios ambientais dos veículos a gás natural mas diz que são “ineficazes” só na óptica climatológica (contribuiriam para o chamado “aquecimento global”).

                          3) A APVGN recorda que:
                          a) Não está provado que tal afirmação seja verdadeira, pois nem a Quercus nem a referida Federação Europeia e nem a Ricardo Energy divulgaram os dados em que a mesma se baseia – não basta afirmar, é preciso demonstrar.

                          b) Ainda que assim fosse, os benefícios ambientais dos veículos a gás natural sobrepujam de longe os supostos malefícios dos GEE.

                          c) Se a Quercus está preocupada com os GEE deveria começar por combater toda a pecuária mundial, bem como toda a produção de arroz, pois ambos são emissores de metano.

                          d) Nenhuma das três organizações citadas é uma organização de técnicos de transportes e/ou de energia, todas elas estão voltadas para o ambiente (mas ousam emitir opiniões sobre questões climáticas para as quais não têm competências).

                          4) Mas a Quercus vai mais longe no seu desvario. Ela preconiza a substituição do parque automóvel existente (cerca de 6 milhões de unidades em Portugal) por veículos híbridos, eléctricos e a hidrogénio. Esta é a sua “solução”. A factibilidade disto é altamente duvidosa (até por razões financeiras), mas ainda que fosse possível isto seria mau por muitas razões. Em primeiro lugar a electricidade e o hidrogénio não são energias primárias, ou seja, elas têm de ser produzidas – e para produzi-las gasta-se energia e fazem-se emissões poluentes.

                          Quanto aos veículos eléctricos, pouco adequados para pesados, desde Dezembro de 2015 os preços do lítio (utilizado nas baterias) mais do que duplicaram e não sabemos o que nos reserva o futuro. Quanto aos híbridos, parece um barroquismo tecnológico oneroso querer generalizar veículos com dois motores (um térmico e um eléctrico) ao invés de um. Finalmente, quanto ao hidrogénio, é delirante pensar que alguma vez se pudesse instalar uma rede mundial (ou simplesmente nacional) de postos de abastecimento. Tais alternativas são portanto só para aplicações muito especiais, não para utilização generalizada.

                          5) Afirma a Quercus que o “gás natural não é combustível de transição”. É aqui que ela está totalmente errada. O gás natural é precisamente um combustível de transição e atrevemo-nos a dizer que é o único combustível de transição que poderá substituir os refinados de petróleo à escala mundial. A grande vantagem do gás natural, uma energia primária, é que a sua generalização no domínio dos transportes terrestres e marítimos não exige uma revolução tecnológica como acontece com a demais “soluções” utópicas (veículos a hidrogénio, eléctricos e híbridos). Qualquer mecânico em qualquer parte do mundo sabe reparar um motor de Ciclo Otto ou de Ciclo Diesel – a transição é do combustível, não da tecnologia.

                          6) Finalmente, a Quercus faz duas afirmações factualmente erradas. A primeira é de que “o gás natural tem actualmente os mais baixos impostos sobre combustíveis”. Isto é falso. Como se recorda, em Novembro de 2011 o governo português aumentou a taxa de IVA do gás natural nivelando-a com a dos demais combustíveis. A APVGN considera que isto foi um tremendo erro em matéria de política energética e de transportes e reivindica o retorno da taxa reduzida de IVA para o gás natural.

                          7) A segunda afirmação factualmente errada endossada pela Quercus é a de que “não há nenhuma justificação para que um combustível fóssil beneficie de isenções fiscais”. É discutível que o gás natural tenha origem fóssil, mas além disso esquece-se a Quercus que o gás natural pode ser produzido pelo homem a partir de resíduos, o que contribui também para a maior limpeza do ambiente. Trata-se da produção de biometano. Neste momento circulam a biometano mais de 40 mil veículos no Sul da Suécia, além de 350 autocarros em Madrid e camiões de lixo em Lille (França).

                          Exemplos como este são belas demonstrações de uma “economia circular”, que é ecológica e sustentável. A Quercus, como organização ambientalista, deveria defender tais soluções ao invés de tentar denegrir o gás natural.

                          Na verdade, há mais razões para conceder benefícios aos veículos a gás natural do que a muitas outras alternativas de transporte que se revelam ruinosas para o ambiente, para os utilizadores e para a balança de pagamentos portuguesa.(...)"
                          Editado pela última vez por TURBO; 13 March 2016, 14:06.

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                            #14
                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                            Essa ultima parte é um bocado dificil, custa-me muito acreditar nisso.

                            O que é um motor diesel equivalente a um a gasolina?

                            Sem turbo e com cilindrada igual, o diesel é uma carroça.
                            Se tiverem ambos turbo o diesel continua a ser uma carroça, pois por muito binário que possa ter,
                            não dá o mesmo gozo e linearidade que um gasolina permite.
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            A questão é saber o que significa "equivalente".
                            Capacidade de produzir trabalho, por unidade de tempo, ou seja, potência.

                            Comentário


                              #15
                              Sempre o CO2 para tentar tapar os olhos à generalidade da população e claro, compradores de carros.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                Eu prefiro carros com motores a gasóleo. Duram mais...
                                Arroz outra vez?

                                http://blog.caranddriver.com/really-...iles-per-year/

                                Comentário


                                  #17
                                  E ainda dizem que não há lobby do diesel. Dar mais importância ao CO2 que ao NOx.

                                  Vai lá, vai...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cada um lê os valores que lhes interessam!

                                    Só acho piada às virgens ofendidas, é difícil perceber que nenhuma opção é perfeita!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                      Estudo Bosch aponta vantagens dos carros a Diesel

                                      Menor consumo de combustível, menores emissões de CO2 e um binário aproximadamente 50% maior do que o de um motor equivalente a gasolina são as principais vantagens que oferecem os veículos diesel.

                                      Opah a bosch cada vez se enterra mais .... quanto é que as marcas que só vendem maioritariamente diesel lhes paga ??

                                      Menor consumo de combustivel ? Correcto
                                      Emissoes de CO2 ? Nao é um poluente
                                      Particulas do diesel onde estao ??
                                      Binario 50% maior que um a gasolina ? Mas eles sao estupidos ao ponto de dizer isso ?? Um motor a gasolina tem mais binario que o motor diesel e isso é mais que sabido ... nao sei o que a bosch ganha ao dizer isto .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por now Ver Post
                                        E ainda dizem que não há lobby do diesel. Dar mais importância ao CO2 que ao NOx.

                                        Vai lá, vai...
                                        Trabalhei numa empresa que fabrica esquentadores, e posso afirmar que o controlo das emissões de NOx e CO é cada vez mais exigente fruto de novas normas europeias!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                          Eu prefiro carros com motores a gasóleo. Duram mais, gastam menos e têm muito mais força

                                          O gostar é uma opçao
                                          O motor a gasolina tem o recorde de durar mais
                                          Gastam menos sim mas nao tanto como querem fazer crer
                                          E nao , nao tem muito mais força ! O motor a gasolina tem mais binario que um diesel de igual cilindrada !

                                          Comentário


                                            #22

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              O gostar é uma opçao
                                              O motor a gasolina tem o recorde de durar mais
                                              Gastam menos sim mas nao tanto como querem fazer crer
                                              E nao , nao tem muito mais força ! O motor a gasolina tem mais binario que um diesel de igual cilindrada !
                                              a comparaçao tem que ser através da potência e nao da cilindrada.
                                              claro que para a mesma potencia, o diesel tem que ter mais cilindrada e binário, o que nao significa que tenha mais força.
                                              pelo que tenho visto, numa utilizaçao normal/ despachada, a diferenca de consumos ainda é grande, e bem maior do que querem fazer crer por aqui.
                                              co2 não é um poluente e isdo custa a entrar na cabeça de muitas pessoas!

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                O gostar é uma opçao
                                                O motor a gasolina tem o recorde de durar mais
                                                Gastam menos sim mas nao tanto como querem fazer crer
                                                E nao , nao tem muito mais força ! O motor a gasolina tem mais binario que um diesel de igual cilindrada !
                                                Têm o record de maior quantidade de quilómetros, logo duram mais!

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                  E ainda dizem que não há lobby do diesel. Dar mais importância ao CO2 que ao NOx.

                                                  Vai lá, vai...
                                                  há muito mais emissões CO2 que NOx

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                    há muito mais emissões CO2 que NOx
                                                    CO2 é o gás da vida. Sem ele as plantas não crescem e os animais não existem.
                                                    Os NOx são os gases da morte. Impedem as trocas gasosas das folhas e prejudicam a realização da fotossíntese; provocam no ser humano edemas pulmonares; Provocam ardências nos olhos, nariz e mucosas no geral, pois ele reage com a pele exposta ao ar, provocando lesões celulares. Os mais atingidos são os revestimentos celulares das vias respiratórias, indo desde o nariz até os alvéolos pulmonares. Em casos de intoxicação grave, pode ainda causar hemorragias, insuficiência respiratória e até a morte; Provocam chuvas ácidas;

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                                                      #27
                                                      Obrigado pela partilha (da APVGN) TURBO, cada vez mais, sempre que leio/ouço Quercus e quejandos e DECOs...eriça-me o pêlo, pelas alarvidades que desbocam.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                        a comparaçao tem que ser através da potência e nao da cilindrada.
                                                        claro que para a mesma potencia, o diesel tem que ter mais cilindrada e binário, o que nao significa que tenha mais força.
                                                        pelo que tenho visto, numa utilizaçao normal/ despachada, a diferenca de consumos ainda é grande, e bem maior do que querem fazer crer por aqui.
                                                        co2 não é um poluente e isdo custa a entrar na cabeça de muitas pessoas!

                                                        A comparação tem de ser pela sua base , ou seja , o que um motor de x cilindrada consegue produzir com o diesel ou com a gasolina e de preferência sem nada de perifericos como o turbo e afins.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          A comparação tem de ser pela sua base , ou seja , o que um motor de x cilindrada consegue produzir com o diesel ou com a gasolina e de preferência sem nada de perifericos como o turbo e afins.
                                                          O pessoal já se esqueceu dos mercedes com 2 litros de cilindrada e 72 HP

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            O pessoal já se esqueceu dos mercedes com 2 litros de cilindrada e 72 HP
                                                            Pois mas esses duravam pouco...
                                                            Não têm o record de quilómetros.
                                                            Até há poucos como táxis...

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