Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nissan Qashqai 1.6dci 130cv (arrefecimento)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nissan Qashqai 1.6dci 130cv (arrefecimento)

    Antes de mais quero pedir desculpa aos leitores deste tópico pela minha ignorância no que diz respeito à mecânica automóvel.


    Sou detentor de um Nissan Qashqai 1.6dci 130cv comprado novo à duas semanas, neste momento tem apenas 850 km. Até à data já foi dono de três veículos de gama baixa e todos a gasolina, pelo que o comportamento de um carro com motor diesel é novidade para mim.


    Este sábado 12-03-2016, fiz mais uma viagem de apenas 17km sem nada de filas nem arranca e para, apenas via rápida com uma média de 100km/h, ou seja sem esforço nenhum para o carro. O percurso foi feito com a ventilação no mínimo e AC desligado. A temperatura exterior rondava os 13ºC.


    Quando cheguei ao meu destino e parei o carro a ventoinha de arrefecimento começou a trabalhar (penso eu que será de arrefecimento) sem razão aparente pelo menos para mim.


    Para ser sincero não me lembro dos meus outros carros terem de accionar a ventoinha de arrefecimento sem ser pelo esforço (arranca para) ou alguma avaria, que foi o caso do meu Peugeout que avariou o termostato.


    Já tentei perceber junto do vendedor representante da marca se era uma situação normal, mas como sempre ninguém sabe de nada é tudo muito estranho. Basicamente agora que já têm o dinheiro fod….te (mas isto é outro assunto).


    Isto já aconteceu três vezes até agora, e que é estranho é que das três vezes sem qualquer esforço, sem arranca e para sem altas velocidades nada.
    Uma outra coisa que reparei em relação aos outros modelos que tive é o nível de ruído que a ventoinha de arrefecimento faz. Para terem uma ideia, uma das vezes que isto me aconteceu era perto das 23:30, deixei o carro na garagem e subi para o segundo andar e conseguia ouvir o carro a arrefecer.


    Sei que para muitos de vocês até pode ser uma situação normal, mas como disse para mim é novidade, nunca tive carros a diesel nem com tanta cilindrada e cavalos.


    Gostava de ouvir algumas opiniões de detentores deste modelo para perceber se este comportamento do Nissan Qashqai 1.6dci 130cv é normal ou não?
    Quais as razões que levam a ventoinha de arrefecimento a activar sem razão aparente?
    O nível de ruído desta ventoinha de arrefecimento é mesmo assim tão elevado?


    Obrigado,
    ARamos

    #2
    Deve ser a regeneração Não deves interromper/desligar o carro.

    Comentário


      #3
      Com 850 km, devia estar a fazer a segunda (ou até a primeira) regeneração do FAP.

      Comentário


        #4
        Regeneração da fap. Perfeitamente normal.

        Comentário


          #5
          Era o FAP a regenerar. É normal, deves é ir andar com ele ate terminar.

          Comentário


            #6
            É normal isso acontecer. Apenas uma sugestão e no caso de te acontecer em pleno Verão nunca estaciones o carro em cima de ervas secas, sendo um crossover e existir tendência para sair de caminhos asfaltados convém ter sempre isso em mente.
            O Filtro de Partículas atinge altas temperaturas e o seu contato coma vegetação pode resultar num incêndio.
            Quanto à ventilação como já disseram é normal de acontecer.

            Comentário


              #7
              Pelo que descreves não é a ventoinha a disparar mas sim o FAP a fazer regeneração

              Comentário


                #8
                Muito obrigado a todos pelas vossas respostas.

                Só mais uma pergunta:
                Como é que eu sei que o carro está a fazer a regeneração do FAP? Não me acende luz nenhuma.

                Comentário


                  #9
                  É algo que acontece a cada ~500kms e não deve ser interrompida. Se acumular carvão no FAP, vais ter luzes de avaria, falta de desempenho, consumos altos..

                  Devias ter comprado a gasolina que não tens esses "problemas"

                  Comentário


                    #10
                    A ventoinha liga se estiver a regenerar.
                    Se fazer poucos km de cada vez vais ter alguns problemas em breve.

                    Comentário


                      #11
                      e regenerar faz assim tanto barulho?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        e regenerar faz assim tanto barulho?
                        Nuns carros mais que noutros, mas é facilmente audível, de um modo geral!

                        O kai-kai lá de casa (logo de 2007) pondera-se a sua troca que tem vindo a ser adiada, não apenas por dinheiro, mas também por não ter filtro de partículas e fazer muitas viagens pequenas, embora já tenha mais de 160.000 km!

                        Comentário


                          #13
                          Muito obrigado,

                          Já li e reli o manual que vem com o carro, e realmente não refere nada em relação a esta regeneração do FAP. Falo com várias pessoas e alguns até mecânicos auto e recebo várias opiniões sobre o FAP, desde o carro parado ou em andamento. o mnual não refere nada sobre este assunto.

                          Pergunto se alguem me puder ajudar:
                          - Como é que eu sei que o carro está a fazer a regeneração do FAP?
                          - A regeneração deve ser feita com o carro parado e desligado ou com o carro em andamento?

                          Obrigado,
                          aframos

                          Comentário


                            #14
                            Tenho um qq de 110 cv, condução maioritariamente citadina, nunca tive problemas com o fap.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por aframos Ver Post
                              Muito obrigado,

                              Já li e reli o manual que vem com o carro, e realmente não refere nada em relação a esta regeneração do FAP. Falo com várias pessoas e alguns até mecânicos auto e recebo várias opiniões sobre o FAP, desde o carro parado ou em andamento. o mnual não refere nada sobre este assunto.

                              Pergunto se alguem me puder ajudar:
                              - Como é que eu sei que o carro está a fazer a regeneração do FAP?
                              - A regeneração deve ser feita com o carro parado e desligado ou com o carro em andamento?

                              Obrigado,
                              aframos
                              Eu tenho um QQ com o mesmo motor que o teu, a minha mulher é que anda maioritariamente com o carro, mas eu nunca dei pelo FAP regenerar e as viagens grandes que o carro faz sou eu que conduzo, durante a semana o carro faz pelo menos 4 viagens de 4-5 km 4 vezes por dia e FAP ainda não se queixou mas confesso que causa-me um pouco de apreensão se bem que pelo que me disseram o sistema da Renault até é dos melhores neste aspecto, com um injector específico para fazer as regenerações e mais umas coisas.
                              Tem cuidado com o óleo que te põem na revisão, na minha primeira revisão colocaram um óleo que não cumpria com as especificações e foi num concessionário oficial Nissan

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por aframos Ver Post
                                Muito obrigado,

                                Já li e reli o manual que vem com o carro, e realmente não refere nada em relação a esta regeneração do FAP. Falo com várias pessoas e alguns até mecânicos auto e recebo várias opiniões sobre o FAP, desde o carro parado ou em andamento. o mnual não refere nada sobre este assunto.

                                Pergunto se alguem me puder ajudar:
                                - Como é que eu sei que o carro está a fazer a regeneração do FAP?
                                - A regeneração deve ser feita com o carro parado e desligado ou com o carro em andamento?

                                Obrigado,
                                aframos
                                Sabes que está a regenar porque o relantim fica mais elevado, e o som do motor fica liegeiramente diferente.

                                Podes fazer com o carro parado ou em andamento. Julgo que o ideal é em andamento.

                                Eu na minha carrinha não ligo minimamente a isso. Se tiver de parar paro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nota-Se perfeitamente no som do carro. Fica mais áspero. Pelo menos no 1.5 dci. Até agora 104mil e sem problema algum de motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não sei como funciona no QQ mas a regeneração deve ser feita com o carro em andamento, a uma determinada rotação, para que se efetue q queima das particulas acumuladas no FAP.
                                    Regeneração com o carro ao ralenti não me parece que resulte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                      Não sei como funciona no QQ mas a regeneração deve ser feita com o carro em andamento, a uma determinada rotação, para que se efetue q queima das particulas acumuladas no FAP.
                                      Regeneração com o carro ao ralenti não me parece que resulte.
                                      ao relantim é possivel. Mas demoraaaaaaaaaaaa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No sábado quando parei, e como referi sem esforço nenhum para o carro ele estava assim: https://youtu.be/aFLugpBYM_w

                                        Dá para ouvir bem o barulho da ventoinha a trabalhar. Como nos outros a gasolina mal se notava achei isto estranho

                                        Comentário


                                          #21
                                          É o FAP. Os líquidos estão todos nos níveis certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na Nissan ainda não vendem o Qashqai 1.2 DIG-T a gasolina?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Provavelmente será regeneração (?)

                                              Uma curiosidade - eu tenho um Auris com o 1.4 D-4D, um familiar meu tem um Mini com o mesmo motor, e o trabalhar da ventoinha de um e de outro não tem nada a ver, o Mini faz um cagaçal brutal. E depois de confirmado no mecânico se seria normal confere no caso do Mini confere que é. No meu Auris é raro trabalhar a ventoinha que se perceba, só se for com A/C e a arrefecer mesmo muito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                Na Nissan ainda não vendem o Qashqai 1.2 DIG-T a gasolina?
                                                Vender vendem, arranjar um para fazer test drive é que pelos vistos não é fácil, pelo menos há uns meses atrás quando um conhecido meu esteve interessado num não conseguiu

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  felyzardo, em relação aos níveis acho que sim, o carro tem duas semanas suponho que vêm ok de fábrica.

                                                  Agora em relação ao
                                                  FAP, se é uma algum tão importante e que se deve ter algum cuidado porque é que não nos alertam na compra do carro na Nissan, e no manual não faz uma única referência ao FAP?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por aframos Ver Post
                                                    felyzardo, em relação aos níveis acho que sim, o carro tem duas semanas suponho que vêm ok de fábrica.

                                                    Agora em relação ao
                                                    FAP, se é uma algum tão importante e que se deve ter algum cuidado porque é que não nos alertam na compra do carro na Nissan, e no manual não faz uma única referência ao FAP?

                                                    Porque se assim fosse poderia pôr em causa a venda do produto......

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X