Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Toyota Auris TS Exclusive: Gasolina, Gasóleo ou Híbrido?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Toyota Auris TS Exclusive: Gasolina, Gasóleo ou Híbrido?

    Boas,

    Abro este tópico para tomar uma decisão de certa forma urgente sobre qual destes modelos se adequará mais à utilização que irei dar à viatura.

    Tinha aberto um tópico recentemente em que questionava opiniões entre uma Auris nova e Avensis usada, ao qual ainda adicionei Kia Ceed e Peugeot 308:
    http://forum.autohoje.com/forum-gera...o-servico.html

    Depois de algum debate familiar, no qual a esposa não gostou do look confuso do Ceed no interior, e eu tenho alguma aversão a carros franceses, acabámos por ir parar à opção Auris TS Exclusive nova ou de serviço, pelos extras em geral e por ter algo que nos apaixonou na 308 em particular: tecto panorâmico. O bebé que vem a caminho irá adorar de certeza.

    Posto isto, e face ao facto que este fim de semana vamos ao evento "Dias Especiais Toyota", irei tomar uma decisão nos próximos dias, até porque vou desfazer-me de uma Scenic de 2001 na retoma que precisa de inspecção em Abril, o que traria despesas extra.

    Ora o cenário é o seguinte:
    Possuímos neste momento essa Scenic de 2001 que vai na retoma e um Auris hatchback 1.4 diesel de 2007. Eu uso o Auris diariamente para ir para o trabalho (cerca de 15 a 18km diários), alguns passeios de fim de semana, algumas idas à terra dos sogros (700km ir e vir +-)

    Ao comprarmos a carrinha, eu em princípio continuo a ir com o Auris velho para o trabalho, pelo que a carrinha estará em casa para uso ocasional da esposa, e passará a ser usada nos passeios de fim de semana e nas idas ao norte à terra dos sogros.

    Assim sendo, pelas minhas contas por alto, talvez ande perto dos 10.000km/ano. Mas agora no início do bebé nascer até devo fazer bem menos já que nos primeiros meses pouco deveremos sair de casa.

    Já li muito por aqui sobre o assunto, e é suposto o diesel só compensar a quem faz muitos kms ao ano. Ao fazer contas por alto, no caso da gasolina vs diesel, cheguei +- a um resultado de que deveria fazer cerca de 15.000km/ano durante 10 anos para compensar o custo mais elevado da versão Diesel, e nem estou a englobar aqui os supostos custos mais elevados de manutenção. Mas tendo em conta que o maior uso que vai ser dado ao carro será mais em percursos longos do que curtos, pelo menos durante o tempo de vida inicial dele, essa lógica mantém-se?

    Caso haja uma promoção em que o valor do modelo Diesel se aproxime mais do modelo gasolina, poderá ser algo a contemplar mesmo fazendo <10.000km/ano?

    E o que me dizem de um híbrido para este uso que pretendo dar, com possíveis viagens mensais de cerca de 350km + 350km de AE? É viável? É que quando a criança começar a crescer eu sei que a mãe quer que ela passe muito tempo no norte, e por isso há de querer ir muitas vezes lá acima

    A esposa tem incutida a mentalidade de que "Diesel é que é bom, toda a gente na terra tem", mas já estou a "prepará-la" com bons argumentos de que a opção mais lógica e até poupada pode ser outra.

    De momento os preços que surgem como oficiais na Toyota.pt são de:
    1.6 D-4D (112cv) €29.700
    1.8 Hybrid (136cv) €27.800
    1.2T (116cv) €25.250

    4.450€ de diferença entre elas. Tenho esperança que hajam promoções porreiras nos novos este fim de semana, pelo que deverei comprar novo excepto se for diesel, já que poderão ou não haver bons negócios em viaturas de serviço.

    Agradeço desde já as vossas opiniões

    PS: peço desculpa à moderação pela abertura de outro tópico tão cedo depois de abrir o outro, mas como a decisão terá de ser tomada nos próximos dias tenho urgência de ler o maior número de opiniões possíveis. Caso seja possível podem apagar ou encerrar o outro tópico. Obrigado
    Editado pela última vez por airjoca; 16 March 2016, 01:29.

    #2
    Eu optava pela híbrida ;)

    Comentário


      #3
      mais um voto para a auris hibrida

      Comentário


        #4
        Híbrido, sem a mínima duvida!

        Comentário


          #5
          Hibrido.
          Nunca vais ter avarias nos seguintes componentes:
          Turbo
          Bi-massa
          Injetores a peso de ouro
          Filtro de particulas
          Bomba de alta(issima) pressão
          Só que cada um desses componentes avarie, uma vez em média, a cada 200.000 km, já tens uma conta de reparação superior a 5 ou 6.000 €

          E olha que o motor 1.2T, não está isento de alguns desses problemas. É turbo e injeção direta, a médio/longo prazo pode ser uma bomba-relógio de problemas.

          Comentário


            #6
            motores a gasolina Toyota são à prova de avarias...

            Comentário


              #7
              A hibrida paga mais IUC do que a versão 1.2T.

              E o seguro também será mais alto, dado ser mais caro.

              Eu optaria pelas versões a gasolina dado os quilómetros anuais. Mesmo com os pontos acima referidos, optava pela hibrida. Se apanhares uma promoção deste modelo seria o ideal.

              Comentário


                #8
                Hibrido ou a 1.2T

                Já têm alguns descontos agora, mas ao vivo terão mais, no entanto irás sempre ter alguma diferença entre combustiveis, pode é ser menor, mas ainda será sempre alguma.

                Comentário


                  #9
                  Acho que entre a Híbrida ou 1.2T, ficas bem servido com qual quer das versões, e no teu caso não haverá grande disparidade em custos de utilização.

                  Comentário


                    #10
                    Com a utilização que planeias, acho que nem o hibrido se justifica, especialmente porque as maiores tiradas são em AE, onde a diferença de consumo entre hibrido e os outros são menores. Mas faz umas contas e vê se a diferença (2550 euros) se justifica. Cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      Hibrido para o dia a dia e o diesel passará para os grandes percursos até aprenderes os «segredos» da condução de um hibrido.

                      Comentário


                        #12
                        Vai para a hibrida, é um novo mundo.

                        Comentário


                          #13
                          nunca percebi porque é que a toyota usa um 1.8 num hibrido...nao faria mais sentido um motor mais pequeno?

                          Comentário


                            #14
                            Boas,

                            Já tenho noção da diferença de IUC da híbrida para a gasolina, mas alguém sabe +- a diferença que há no seguro?

                            E outra coisa é: tenho lido relatos que os híbridos podem ser barulhentos em AE. Quão mais ruidosos são que os carros a gasolina? É suficiente para incomodar? (um bebé a dormir por exemplo...)

                            Comentário


                              #15
                              airjoca....mandei Mensagem particular, viste?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                nunca percebi porque é que a toyota usa um 1.8 num hibrido...nao faria mais sentido um motor mais pequeno?
                                Vais ter que estudar o tipo de motor que é esse 1.8 para perceberes as diferenças. De qualquer dos modos, se quiseres, procura por Atkinson....é esse o «tipo de motor» utilizado.
                                Eu creio que há modelos Toyota Hibrido com motores a gasolina com menor cilindrada.
                                Já agora a motorização do Auris Hibrido debita no seu conjunto 136 cvs.

                                Comentário


                                  #17
                                  O híbrido é realmente económico e agradável em cidade. Em estrada, nem por isso. Para gastares pouco, tens de andar dentro dos limites legais para a autoestrada. Em nacional, sempre que quiser ultrapassar, vais ficar desiludido com a resposta do motor e, acima de tudo, com o ruído. Aliás, em AE, se andares depressa, o ruído também é muito pouco agradável.

                                  No caso do motor a gasolina, não tens o problema do ruído e ganhas uma resposta muito melhor. Mas atenção aos consumos, que disparam, se não fores meigo com o acelerador. Num futura retoma, ninguém lhe pega.

                                  O Diesel poderá vir a dar mais despesas, é verdade, mas a verdade é que será sempre muito mais fácil de vender e terás um custo de utilização mais baixo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    O híbrido é realmente económico e agradável em cidade. Em estrada, nem por isso. Para gastares pouco, tens de andar dentro dos limites legais para a autoestrada. Em nacional, sempre que quiser ultrapassar, vais ficar desiludido com a resposta do motor e, acima de tudo, com o ruído. Aliás, em AE, se andares depressa, o ruído também é muito pouco agradável.

                                    No caso do motor a gasolina, não tens o problema do ruído e ganhas uma resposta muito melhor. Mas atenção aos consumos, que disparam, se não fores meigo com o acelerador. Num futura retoma, ninguém lhe pega.

                                    O Diesel poderá vir a dar mais despesas, é verdade, mas a verdade é que será sempre muito mais fácil de vender e terás um custo de utilização mais baixo.
                                    Em ultrapassagens e recuperações é muito melhor que qualquer carro equivalente, devido aos motores eléctricos que têm a potência máxima disponível praticamente desde a rotação zero.

                                    Quanto ao ruído, nota-se mais, porque rapidamente passa de quase silêncio para barulho relativo à rotação na potência máxima. A maior parte do tempo é bem mais silencioso que um carro normal. Portanto, mesmo que tenha a desvantagem de mais ruido em aceleração máxima, tem a vantagem de nas restantes situações ser menos ruidoso. No geral acho que é mais silencioso que um carro normal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      Em ultrapassagens e recuperações é muito melhor que qualquer carro equivalente, devido aos motores eléctricos que têm a potência máxima disponível praticamente desde a rotação zero.

                                      Quanto ao ruído, nota-se mais, porque rapidamente passa de quase silêncio para barulho relativo à rotação na potência máxima. A maior parte do tempo é bem mais silencioso que um carro normal. Portanto, mesmo que tenha a desvantagem de mais ruido em aceleração máxima, tem a vantagem de nas restantes situações ser menos ruidoso. No geral acho que é mais silencioso que um carro normal.
                                      O ser melhor é muito relativo. Já tens muitos pequenos motores Diesel a oferecer uma resposta melhor em recuperação de velocidade.

                                      A questão do ruído é como dizes: nota-se mais porque passas do silêncio para aquele barulho chato. No entanto, isto tem tudo a ver com a utilização que ele refere que vai fazer. Se fosse para andar em cidade, diria já para escolher o híbrido. A questão é que ele refere que é, maioritariamente, para fazer viagens longas.

                                      Eu, por exemplo, que não ando a 120 km/h nas autoestradas, não posso ter um híbrido. Não só começa a gastar relativamente bem, como vou sempre a levar com o barulho do motor. Se andares calmo, sim, não há grande problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A propósito de consumos em AE de um Hibrido
                                        Ontem numa pequena viagem, Port-Maia, em reta, reparei que ia a rolar a 130 e o consumo instantâneo era inferior a 5 litros....
                                        Já agora, para um percurso de 15 kms, maioritariamente em AE, a média foi 4.8...e eu sou muito novo nisto dos hibridos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                          airjoca....mandei Mensagem particular, viste?
                                          Aqui no tapatalk não me surge notificação, nem me parece que consiga aceder. Depois de almoço já vejo num desktop.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Em ultrapassagens e recuperações é muito melhor que qualquer carro equivalente, devido aos motores eléctricos que têm a potência máxima disponível praticamente desde a rotação zero.

                                            Quanto ao ruído, nota-se mais, porque rapidamente passa de quase silêncio para barulho relativo à rotação na potência máxima. A maior parte do tempo é bem mais silencioso que um carro normal. Portanto, mesmo que tenha a desvantagem de mais ruido em aceleração máxima, tem a vantagem de nas restantes situações ser menos ruidoso. No geral acho que é mais silencioso que um carro normal.
                                            Isso do ruído não terá também a ver com a caixa(cvt)?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                              Isso do ruído não terá também a ver com a caixa(cvt)?
                                              Qual caixa?

                                              Os hibridos da Toyota não tem caixa, têm uma transmissão variável comandada electronicamente.

                                              O ruído vem do motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sò um à-parte: o tecto panorâmico é lindo na teoria, na prática ninguém lhe liga.

                                                Eu tb comprei o tecto panorâmico a pensar que as crianças iam adorar. Não lhes ligam, até reclamam que estão a levar com muito sol na cara!

                                                Conversas com outros papás revelaram que o padrão é os putos n ligarem ao tecto panorâmico.

                                                Para o condutor tb n interessa, não vou a olhar para cima!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Sò um à-parte: o tecto panorâmico é lindo na teoria, na prática ninguém lhe liga.

                                                  Eu tb comprei o tecto panorâmico a pensar que as crianças iam adorar. Não lhes ligam, até reclamam que estão a levar com muito sol na cara!

                                                  Conversas com outros papás revelaram que o padrão é os putos n ligarem ao tecto panorâmico.

                                                  Para o condutor tb n interessa, não vou a olhar para cima!
                                                  E uma opinião.
                                                  Eu tenho num dos carros tecto panorâmico e as minhas filhas adoram! Claro que não gostam de levar com o sol directo...
                                                  No outro, Yaris híbrido, só não tem porque tinha de ir para o nível de equipamento superior... Não pude colocar como extra... Porcaria da Toyota...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por airjoca Ver Post
                                                    Boas,

                                                    Já tenho noção da diferença de IUC da híbrida para a gasolina, mas alguém sabe +- a diferença que há no seguro?

                                                    E outra coisa é: tenho lido relatos que os híbridos podem ser barulhentos em AE. Quão mais ruidosos são que os carros a gasolina? É suficiente para incomodar? (um bebé a dormir por exemplo...)

                                                    Bem quanto ao seguro, na internet é fácil veres as diferenças... através dos simualdores.

                                                    Por exemplo, na Ok! Teleseguros tens:

                                                    1.8 HSD Confort+Navi
                                                    Terceiros: €128,69
                                                    Danos Próprios: €463,05

                                                    1.2 T Confort+Navi
                                                    Terceiros: €121,69
                                                    Danos Próprios: €330,46

                                                    Olhando para os números entre os dois motores, o 1.2T fruto do turbo em mais performante...

                                                    1.8 HSD Confort+Navi
                                                    Potência Motor Térmico: 100cv às 5200rpm
                                                    Potência Motor Elétrico: 36cv
                                                    Binário: 142Nm às 4000rpm
                                                    Aceleração: 11,2s
                                                    Velocidade Máxima: 175km/h
                                                    Consumo Oficial: 3,6s

                                                    1.2 T Confort+Navi
                                                    Potência: 116cv às 5200rpm
                                                    Binário: 185Nm às 1500rpm
                                                    Aceleração: 10,4s
                                                    Velocidade Máxima: 195km/h
                                                    Consumo Oficial: 5,5s

                                                    Apesar de o 1.2 ser apetecível, penso que o 1.8 seja uma melhor escolha, pois onde o 1.2 consume mais, é onde o 1.8 melhores consumos faz. Além disso, tens a Caixa automática em detrimento da Manual.
                                                    Editado pela última vez por Panda4x4; 16 March 2016, 14:00.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Panda4x4, se conseguisses as curvas de binário de um e outro motor é que era....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mais um a achar que não vale a pena pagar por tecto panorâmico, já é o segundo carro que tenho com isso e abro uma vez por ano, de dia faz efeito estufa só tive porque em ambos os carros era equipamento de série que não podia tirar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sem nunca ter experimentado, caixa automática é uma coisa que sempre achei que não iria gostar, por se perder alguma da sensação de condução, feedback do carro, etc.

                                                          Mas no sábado vou experimentar o híbrido, o vendedor já me disse que vão haver viaturas de serviço por lá para isso mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por airjoca Ver Post
                                                            Sem nunca ter experimentado, caixa automática é uma coisa que sempre achei que não iria gostar, por se perder alguma da sensação de condução, feedback do carro, etc.

                                                            Mas no sábado vou experimentar o híbrido, o vendedor já me disse que vão haver viaturas de serviço por lá para isso mesmo.
                                                            Onde é o Concessionário?
                                                            Tenta experimentar o «Modo Power»...
                                                            Viste a mensagem que te enviei?
                                                            Editado pela última vez por Sansoni7; 16 March 2016, 15:29.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X