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Nissan Qashqai - Jante 17" vs Jante 18" há assim tanta diferença?

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    Nissan Qashqai - Jante 17" vs Jante 18" há assim tanta diferença?

    Boas pessoal,

    Tenho ouvido várias opiniões sobre a influência do tamanho das jantes/pneus no que diz respeito ao conforto e a barulhos.

    Eu até consigo perceber que no caso de jantes grandes (exemplo 18") e pneus de baixo perfil, que nestes casos aja realmente uma perda considerada de borracha entre o piso e a jante.

    Mas quando vi os Qashqais um tinha pneus 215/55 R17 e ou outro 215/55 R18, logo o perfil de pneu não altera.

    Nesta comparação "215/55 R17 vs 215/55 R18" há assim tanta diferença?

    Gostava de saber a vossa opinião e experiência nestes casos.

    Desde já obrigado,
    (Desculpem a minha ignorância).

    #2
    Originalmente Colocado por aframos Ver Post
    Mas quando vi os Qashqais um tinha pneus 215/55 R17 e ou outro 215/55 R18, logo o perfil de pneu não altera.
    Tens a certeza? É que isso só seria possível se o diâmetro exterior das rodas fosse maior no caso das jantes 18.

    Comentário


      #3
      Na jante 17 o perfil é 60, ou seja, 215/60 R17 e sim é capaz de haver essas diferenças mas esticamente valem apena e para além disso o preço dos pneus são diferentes.

      Cumps

      Comentário


        #4
        Tens a certeza? É que isso só seria possível se o diâmetro exterior das rodas fosse maior no caso das jantes 18.
        Se calhar estou a confundir com o Juke. Já não me lembro vi os carros todos

        215_55_R17.jpg

        Mas tudo bem que seja 215/60 R17 e 215/55 R18. Fazendo as contas:
        215*0.60=153mm
        215*0.55=140mm

        Ou seja estamos a falar de 13mm de diferença de raio.

        Pergunto: Estes 13mm fazem assim tanta diferença?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por aframos Ver Post

          Se calhar estou a confundir com o Juke. Já não me lembro vi os carros todos

          [ATTACH]135628[/ATTACH]

          Mas tudo bem que seja 215/60 R17 e 215/55 R18. Fazendo as contas:
          215*0.60=153mm
          215*0.55=140mm

          Ou seja estamos a falar de 13mm de diferença de raio.

          Pergunto: Estes 13mm fazem assim tanta diferença?
          215/45 R18 acho que são 5***** só noto vantagens e muito mais o bom comportamento em curva e ainda em AE.






          Esta V50-R com 205/50 R17 gosto mais de conduzir o S40 com 18" que esta com 17"

          Comentário


            #6
            Experimenta fazer um test-drive a dois Qashqai com essa medida de jantes

            Comentário


              #7
              Em termos de conforto devem ser a mesma coisa, o meu QQ tem jante de 18 de série e quando comprei o carro propuseram-me trocar as de 18 por 17 e só não o fiz porque não gosto do desenho da jante de 17 da Nissan, no meu caso nem estava com medo do conforto mas sim a pensar no custo dos pneus, já troquei 2 e cada um custou quase 200€, claro que havia de marca chinesa mais baratos mas não meto disso nos meus carros, também havia pirelli mais baratos mas o feedback dos pneus era mau em termos de durabilidade e em conjunto com uma má experiência que tive com esta marca, também foram postos de parte

              Comentário


                #8
                Os problemas das jantes maiores começam logo por serem, em quase todos os casos, mais pesadas. Este peso não-suspenso vai influenciar o esforço sobre diversos componentes como a suspensão. Além de provocar mais desgaste, vai pior o conforto, pois sentirás sempre o maior peso a passar sobre as irregularidades. Quando a maior largura da jante não implica aumento da largura do pneu, perdes na altura das paredes, o que significa que tens menos borracha a amortecer os impactos.

                Ao contrário do que por aqui se escreveu, as jantes maiores não têm só vantagens. Aumentam a superfície de contacto, mas isso traz um aumento de velocidade de passagem em curva praticamente imperceptível. Falamos de coisas tipo 1 ou 2 km/h.

                Comentário


                  #9
                  As jantes 18" dão melhor estabilidade ao pneu, especialmente em curva (se calhar não o mais importante
                  num carro alto como o Qashqai).
                  Estéticamente a jante grande também resulta melhor.


                  Fica a perder é no preço dos pneus e no conforto por a secção lateral ser mais baixa e também ter uma
                  estrutura mais reforçada.

                  Comentário


                    #10
                    Já vi um Qashqai com jante 18 e pneu Nankang.

                    E uma S-Max também em 18 com também Nankang.

                    Comentário


                      #11
                      No meu Polo tinha uns 215/45R16 e como opção uns 215/40R17 epah apesar de ficar bem são é pneus super caros

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por aframos Ver Post

                        Se calhar estou a confundir com o Juke. Já não me lembro vi os carros todos

                        [ATTACH]135628[/ATTACH]

                        Mas tudo bem que seja 215/60 R17 e 215/55 R18. Fazendo as contas:
                        215*0.60=153mm
                        215*0.55=140mm

                        Ou seja estamos a falar de 13mm de diferença de raio.

                        Pergunto: Estes 13mm fazem assim tanta diferença?
                        Como?!?!?!?

                        215*0.60=129mm
                        215*0.55=118.25mm

                        Ou seja, a diferença de perfil no pneu são 10.75mm.

                        Considerando o tamanho da jante, o pneu na jante 18'' tem mais 3.9mm de altura, o que em percentagem significa uma diferença de 0.57% e uma diferença de rotação por km de 2.59 vezes a favor da jante 18''.
                        O que irá fazer diferença no conforto e talvez no comportamento (dependendo da rigidez da parede do pneu 17'') será mesmo a diferença em altura da parede lateral.

                        Comentário


                          #13
                          215*0.60=129mm
                          215*0.55=118.25mm
                          Tens razão Whisperdancer, fiz as contas para 255 e não para 215.

                          255*0.60=153mm
                          255*0.55=140mm

                          215*0.60=129mm
                          215*0.55=118.25mm

                          Continuo a achar que a diferança de perfil no pneu de 10.75mm, não faz assim tanta diferença no que diz respeito a ao conforto e a barulhos.

                          Mas só fazendo testes e analizando os resultados é que se pode chegar a uma conclusão.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                            As jantes 18" dão melhor estabilidade ao pneu, especialmente em curva (se calhar não o mais importante
                            num carro alto como o Qashqai).
                            Estéticamente a jante grande também resulta melhor.


                            Fica a perder é no preço dos pneus e no conforto por a secção lateral ser mais baixa e também ter uma
                            estrutura mais reforçada.
                            Dão maior estabilidade ao pneu em que situação? No Estoril?

                            Depois na vida real vemos os carros a saltitar nos buracos das estradas.

                            Comentário


                              #15
                              Na minha opinião, a única vantagem das jantes grandes é mesmo a estética.

                              No resto, é só desvantagens: maior consumo, mais peso suspenso, pneus mais caros, pior conforto, mais vibrações transmitidas ao carro,...

                              Mesmo em termos de dinâmica, a diferença é mínima: é mais psicológica que real.

                              E não pensem que falo por falar, eu troquei de medida 245/45 R18 para 205/55 R16

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                                As jantes 18" dão melhor estabilidade ao pneu, especialmente em curva (se calhar não o mais importante num carro alto como o Qashqai).
                                Estéticamente a jante grande também resulta melhor.


                                Fica a perder é no preço dos pneus e no conforto...
                                Preços dos Michelin 215/45 R18 150,00€ com desconto ficam em 130,00 (tenho que levou 4 em Junho 2015) os 205/50 R17" pouca diferença tem, já meti 2 jogos pneus.

                                Conforto? não é igual a umas 16" como é óbvio, mas conduzir numa AE com 16" é tipo banheira e nas curvas para quem conduz um pouco mais rápido, aquela borracha dos ombros ou laterais dobram.

                                Mas nem todos tem a mesma opinião, uns rebaixam carros, colocam molas mais duras, amortecedores apropriados e jantes 18" ou 19" e deixam o conforto para 2º. plano.

                                Outros compram os carros franceses, jantes 16" e circulam devagar e muito abaixo dos limites da lei, poupam combustível e ganham em conforto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                  Preços dos Michelin 215/45 R18 150,00€ com desconto ficam em 130,00 (tenho que levou 4 em Junho 2015) os 205/50 R17" pouca diferença tem, já meti 2 jogos pneus.

                                  Conforto? não é igual a umas 16" como é óbvio, mas conduzir numa AE com 16" é tipo banheira e nas curvas para quem conduz um pouco mais rápido, aquela borracha dos ombros ou laterais dobram.

                                  Mas nem todos tem a mesma opinião, uns rebaixam carros, colocam molas mais duras, amortecedores apropriados e jantes 18" ou 19" e deixam o conforto para 2º. plano.

                                  Outros compram os carros franceses, jantes 16" e circulam devagar e muito abaixo dos limites da lei, poupam combustível e ganham em conforto.
                                  A medida de 18 do QQ é menos habitual, daí ser mais cara do que esses 150€, até há marcas que não têm a medida o que dificulta a escolha do consumidor, fui a uma casa de pneus em que o forte de vendas é a Goodyear e a marca não fabricava esta medida...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MarioAndre Ver Post
                                    Já vi um Qashqai com jante 18 e pneu Nankang.

                                    E uma S-Max também em 18 com também Nankang.
                                    Normal, propuseram-me pneus chineses que custavam menos de metade do que os Continental que pus.
                                    Cada um sabe da sua carteira e como gosta de conduzir e qual a segurança que pretende ter e sentir

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                      Normal, propuseram-me pneus chineses que custavam menos de metade do que os Continental que pus.
                                      Cada um sabe da sua carteira e como gosta de conduzir e qual a segurança que pretende ter e sentir
                                      Porque segundo li a margem de lucro é maior apesar do pneu ser mais barato.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                        Preços dos Michelin 215/45 R18 150,00€ com desconto ficam em 130,00 (tenho que levou 4 em Junho 2015) os 205/50 R17" pouca diferença tem, já meti 2 jogos pneus.

                                        Conforto? não é igual a umas 16" como é óbvio, mas conduzir numa AE com 16" é tipo banheira e nas curvas para quem conduz um pouco mais rápido, aquela borracha dos ombros ou laterais dobram.

                                        Mas nem todos tem a mesma opinião, uns rebaixam carros, colocam molas mais duras, amortecedores apropriados e jantes 18" ou 19" e deixam o conforto para 2º. plano.

                                        Outros compram os carros franceses, jantes 16" e circulam devagar e muito abaixo dos limites da lei, poupam combustível e ganham em conforto.
                                        Ando nisto há tantos anos e ainda não sabia que as jantes de 16" obrigam a andar mais devagar. Um gajo está sempre a aprender. Devo ser o gajo mais estranho do Mundo por conseguir fazer viagens a fundo em utilitários com jantes de 15".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                          A medida de 18 do QQ é menos habitual, daí ser mais cara do que esses 150€, até há marcas que não têm a medida o que dificulta a escolha do consumidor, fui a uma casa de pneus em que o forte de vendas é a Goodyear e a marca não fabricava esta medida...
                                          A Goodyear neste momento já tem essa medida.

                                          http://www.goodyear.eu/po_pt/tires/t...ight=55&rim=18

                                          Cumps

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                            Normal, propuseram-me pneus chineses que custavam menos de metade do que os Continental que pus.
                                            Cada um sabe da sua carteira e como gosta de conduzir e qual a segurança que pretende ter e sentir
                                            Não gostei dos Continental que traziam por isso coloquei uns Michelin que são muito melhores e ficaram 5 euros mais baratos por pneu.



                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                              Não gostei dos Continental que traziam por isso coloquei uns Michelin que são muito melhores e ficaram 5 euros mais baratos por pneu.
                                              Foi a melhor opção, Michelin um dos melhores pneus do mercado e não mudo de marca.

                                              Recebi um carro novo em 2013 com Prirelli fizeram salvo erro 17 ou 18.000 km.

                                              Com os Michelin faço 50 a 60.000. Claro, não rotundas em 2 rodas, arranques á ### travagens forçadas, etc, mas conduzo sempre acima das 2700 rpm.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Depois destes anos todos e de muitos km´s, para mim só existem duas marcas de pneus Michelin e Goodyear.

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                  Foi a melhor opção, Michelin um dos melhores pneus do mercado e não mudo de marca.

                                                  Recebi um carro novo em 2013 com Prirelli fizeram salvo erro 17 ou 18.000 km.

                                                  Com os Michelin faço 50 a 60.000. Claro, não rotundas em 2 rodas, arranques á ### travagens forçadas, etc, mas conduzo sempre acima das 2700 rpm.
                                                  Dizes que andas depressa e que, por isso, precisas de jantes de 18", mas depois fazes 60 000 km com os mesmos pneus.

                                                  Claramente não sabes o que significa andar depressa e muito menos sabes a diferença entre as medidas de uma jante.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                    Dão maior estabilidade ao pneu em que situação? No Estoril?

                                                    Depois na vida real vemos os carros a saltitar nos buracos das estradas.
                                                    Sim, em bom piso. Pois na buraqueira nacional é do pior...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      Ando nisto há tantos anos e ainda não sabia que as jantes de 16" obrigam a andar mais devagar. Um gajo está sempre a aprender. Devo ser o gajo mais estranho do Mundo por conseguir fazer viagens a fundo em utilitários com jantes de 15".
                                                      E é a jante que faz com que o carro seja bom em AE...
                                                      Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                                                      Sim, em bom piso. Pois na buraqueira nacional é do pior...
                                                      Infelizmente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Na minha opinião, a única vantagem das jantes grandes é mesmo a estética.

                                                        No resto, é só desvantagens: maior consumo, mais peso suspenso, pneus mais caros, pior conforto, mais vibrações transmitidas ao carro,...

                                                        Mesmo em termos de dinâmica, a diferença é mínima: é mais psicológica que real.

                                                        E não pensem que falo por falar, eu troquei de medida 245/45 R18 para 205/55 R16
                                                        É isto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ora bem,

                                                          Aquilo que li, colocado aqui até agora, todas as opiniões dadas têm como base a experiência pessoal de cada um com outras medidas que não as referidas no tópico. Ou seja, confirmar ou opinião que a diferença de perfil do pneu de 10.75mm "215/60 R17 e 215/55 R18", faz ou não diferença no que diz respeito ao conforto e a barulhos ainda ninguém se prenunciou.

                                                          Ou seja, não à base científica que prove que tal diferença de apenas 10.75mm seja substancial para afectar o conforto e os barulhos.

                                                          Parece a mesma coisa com os combustíveis, a Galp lançou o novo Evologic e apregoa aos 7 ventos que é o combustível XPTO, mas a base científica que prove tal onde está? Onde estão os ensaios e resultados?

                                                          Continuo com a minha opinião pessoal, sem qualquer base científica que 10.75mm não fazem a diferença a não ser no preço.

                                                          Obrigado,
                                                          aframos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            http://www.caranddriver.com/features...d-tires-testedEstá aqui um teste muito interessante sobre o assunto.

                                                            Comentário

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