Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Certidão Penhora COMPRA carro usado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Certidão Penhora COMPRA carro usado

    Bom dia,

    Procuro esclarecimento por via do seguinte, vou comprar um carro usado a um particular, .


    Pretendo solicitar ao vendedor uma certidão como o carro não tem penhoras ou encargos, para evitar dias de diferença entre a data da certidão e a compra do carro, pretendia fazer tudo seguido. Na loja do cidadão conseguem tratar dessa certidão na hora para depois efetuar a mudança de registo? Se não qual a melhor forma de fazer as coisas?

    Eu sei que posso pedir online, mas eu pretendo que a data da certidão fosse a mesma da compra do carro, isto para evitar que esteja sujeito a ser imitada uma penhora entre as datas.


    Desde ja Obrigado,
    Mkz

    #2
    Pode pedir no registo antes de fazer a mudança de nome. é no mesmo balcão.

    Dizem-lhe se tem ou não penhoras aquela data sem pagar, mas para obter a mesma informação por escrito já tem que pagar. é barato e vale a pena pedir, evita-se muita chatice.

    Comentário


      #3
      Eu se tivesse a vender o carro, mandava-te dar uma volta. Tu quando vais registar o carro, perguntas a quem o averba!!!

      É preciso andar cá com essas "esquisitices" ?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
        Eu se tivesse a vender o carro, mandava-te dar uma volta. Tu quando vais registar o carro, perguntas a quem o averba!!!

        É preciso andar cá com essas "esquisitices" ?
        Não sei onde está o mal de pedir de uma certidão em confirmação de penhoras, talvez para evitar surpresas desagradáveis, acho eu. Se não acontece como um homem que conheco, comprou uma kangoo das novas (num stand usados) e á pouco tempo veio uma surpresa de uma penhora do anterior dono, e lá teve de desfazer da carrinha e comprar outra (fiat doblo)

        Comentário


          #5
          MikaZ,

          Com a matrícula do carro, no site do irn pedes a certidão online (previamente pagas 15eur se a memória não me falha).

          Ficas a saber sobre o registo automóvel em vigor (proprietário e eventual reserva de propriedade ou penhoras).

          A partir daqui, ou o vendedor paga o que deve à financeira e extingue o registo da reserva ou penhora, ou tu tens de avançar junto da financeira e pagar a dívida do dono do carro.

          Nesta última situação ficarás um pouco exposto ao calote, dado que por breves momentos (ou não...), o vendedor fica com o carro em seu nome, livre de reservas ou penhoras e tu, que já andaste com os € junto da financeira, ainda não tens o carro registado em teu nome.

          Devo confessar que a mim, esta segunda situação mete-me confusão, não sei se conseguia avançar para um negócio nestes termos.

          Depois com o certificado de extinção de reserva ou penhora na mão, a operação pode ser feita numa conservatória automóvel ou numa loja do cidadão, equivale a dois registos: extinção da reserva ou penhora e registo no novo nome.

          Se alguém achar que o processo não seja exatamente este, estejam à vontade para corrigir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
            MikaZ,

            Com a matrícula do carro, no site do irn pedes a certidão online (previamente pagas 15eur se a memória não me falha).

            Ficas a saber sobre o registo automóvel em vigor (proprietário e eventual reserva de propriedade ou penhoras).

            A partir daqui, ou o vendedor paga o que deve à financeira e extingue o registo da reserva ou penhora, ou tu tens de avançar junto da financeira e pagar a dívida do dono do carro.

            Nesta última situação ficarás um pouco exposto ao calote, dado que por breves momentos (ou não...), o vendedor fica com o carro em seu nome, livre de reservas ou penhoras e tu, que já andaste com os € junto da financeira, ainda não tens o carro registado em teu nome.

            Devo confessar que a mim, esta segunda situação mete-me confusão, não sei se conseguia avançar para um negócio nestes termos.

            Depois com o certificado de extinção de reserva ou penhora na mão, a operação pode ser feita numa conservatória automóvel ou numa loja do cidadão, equivale a dois registos: extinção da reserva ou penhora e registo no novo nome.

            Se alguém achar que o processo não seja exatamente este, estejam à vontade para corrigir.
            É isto que ainda não percebi! Então qualquer manel pode pedir informações sobre um carro assim sem mais nem menos?!

            Comentário


              #7
              FilipeBraga, a certidão serve para minimizares chatices. não te conheço de lado nenhum nem tu me conheces de lado nenhum, confio em ti "as far as I can throw you", portanto, se te comprar um carro, tenho que fazer o minimo para me precaver. Tu idem, portanto fazes aquilo que tens a fazer para te certificares que a minha parte fica feita (pagamento em notas verdadeiras, registo automóvel feito, etc).

              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
              É isto que ainda não percebi! Então qualquer manel pode pedir informações sobre um carro assim sem mais nem menos?!
              Sim. Fica registado quem pediu, mas qualquer um pode pedir. O proprietário não sabe quem acede nem para que fins.
              Por outro lado, qualquer outra informação sobre a viatura (manutenção, se é roubada, kms alterados, etc etc) é tratada de forma mais secreta que o próprio segredo de justiça.
              Chama-se "portuguesices"...

              Comentário


                #8
                Boas,

                So site do automóvel online podemos pedir (a custo de 10eur) da matrícula que quisermos e assim ficas a saber se tem penhoras ou encargos. Até ao Domingo funciona, 5 estrelas pois diz isto recentemente.

                Por outro lado, a título de exemplo, liguei para a Baviera na Expo a pedir manutenção de determinado carro, onde alegaram que só davam na presença do anterior dono, o novo dono não pode saber, incrível!.

                Disseram-me que já estavam em tribunal por terem dado registos de manutenção (não sei se é verdade nem em que circunstâncias).

                Entretanto contornei por outros lados através de cunhas, ridículo.

                Em relação a roubos, podem passar na PSP e perguntar por determinada matrícula se foi dado algum alerta ou tem incidências, eles dizem, sem custos.

                Comentário


                  #9
                  Nao percebo a tua duvida isso serve-te para quê? diz exactamente o mesmo que te dizem na conservatória antes de fazeres os registo em teu nome, basta perguntares na altura do registo se tem penhoras ou nao, é simples

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                    É isto que ainda não percebi! Então qualquer manel pode pedir informações sobre um carro assim sem mais nem menos?!
                    Sim, pode.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rtativo Ver Post
                      Boas,

                      So site do automóvel online podemos pedir (a custo de 10eur) da matrícula que quisermos e assim ficas a saber se tem penhoras ou encargos. Até ao Domingo funciona, 5 estrelas pois diz isto recentemente.

                      Por outro lado, a título de exemplo, liguei para a Baviera na Expo a pedir manutenção de determinado carro, onde alegaram que só davam na presença do anterior dono, o novo dono não pode saber, incrível!.

                      Disseram-me que já estavam em tribunal por terem dado registos de manutenção (não sei se é verdade nem em que circunstâncias).

                      Entretanto contornei por outros lados através de cunhas, ridículo.

                      Em relação a roubos, podem passar na PSP e perguntar por determinada matrícula se foi dado algum alerta ou tem incidências, eles dizem, sem custos.
                      Por acaso acho bem que não deêm essa informação a qualquer um, se o dono do carro quiser dar essa informação eles dão.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                        É isto que ainda não percebi! Então qualquer manel pode pedir informações sobre um carro assim sem mais nem menos?!
                        Sobre um carro, uma casa, um terreno. São atos públicos e por isso abertos ao público.
                        Quando fazes uma escritura de uma casa, é uma escritura pública de compra e venda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                          Eu se tivesse a vender o carro, mandava-te dar uma volta. Tu quando vais registar o carro, perguntas a quem o averba!!!

                          É preciso andar cá com essas "esquisitices" ?
                          Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                          Nao percebo a tua duvida isso serve-te para quê? diz exactamente o mesmo que te dizem na conservatória antes de fazeres os registo em teu nome, basta perguntares na altura do registo se tem penhoras ou nao, é simples
                          Vamos pensar o seguinte, vocês compram um carro usado, na altura ninguém sabe nada, ninguém diz nada (dizem de boca que não existe nada). Passados uns meses aparece um execução de penhora... E agora? Como provam vós que à data da compra ninguém vos informou e que ninguém sabia? E depois?

                          Este documento serve para fazer prova que no dia X não constava nada de penhoras nem encargos com o carro.

                          Para elucidar melhor, sabiam que em caso de penhora têm que entregar o carro? Sabiam que como o carro está em vosso nome o UIC é responsabilidade vossa todos os anos mesmo com o carro apreendido? À pois é... Agora pensem. ;)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                            Por acaso acho bem que não deêm essa informação a qualquer um, se o dono do carro quiser dar essa informação eles dão.
                            Concordo contigo. No entanto neste caso, e não me expliquei bem, o carro já estava em nome da minha mulher e mesmo assim o histórico de manutenção anterior não dão, só na presença do anterior dono.

                            ISto já acho demasiado, se a pessoa já tem o carro e tudo em ordem, se o anterior dono assinou a mudança de nome, creio que é legítimo darem o histórico do carro, dado que as revisões até foram sempre feitas na concessão onde foi feito o pedido.


                            Em relação às penhoras, o documento serve (o tal pedido online) para antes da compra (se houver receio) ver se está tudo bem com o carro. No entanto na conservatória eles verificam na hora antes de passar de nome, para ver se está tudo em ordem (no meu caso até alegaram que se não estiver, não o fazem).

                            No entanto na conservatória no momento, voltei a pagar esse documento, assinado e carimbado em como estava tudo limpo. VocÊs não imaginam os casos de pessoal que fica sem carro e sem dinheiro. No entanto hoje em dia, em alguns locais já têm o cuidado de verificar antes de passar de nome e se estiver algo errado não o fazem.

                            No futuro se aconteceu algo, vocês têm sempre a prova que naquele momento estava tudo bem, é só justificar com isso e ninguém vos penhora o carro. Não tenho experiência com estas situações, mas do pouco que me informei foi isto que obtive.

                            Recomendo a pagar esse papel na conservatória, são 5 euros, não é nada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rtativo Ver Post
                              Concordo contigo. No entanto neste caso, e não me expliquei bem, o carro já estava em nome da minha mulher e mesmo assim o histórico de manutenção anterior não dão, só na presença do anterior dono.

                              ISto já acho demasiado, se a pessoa já tem o carro e tudo em ordem, se o anterior dono assinou a mudança de nome, creio que é legítimo darem o histórico do carro, dado que as revisões até foram sempre feitas na concessão onde foi feito o pedido.


                              Em relação às penhoras, o documento serve (o tal pedido online) para antes da compra (se houver receio) ver se está tudo bem com o carro. No entanto na conservatória eles verificam na hora antes de passar de nome, para ver se está tudo em ordem (no meu caso até alegaram que se não estiver, não o fazem).

                              No entanto na conservatória no momento, voltei a pagar esse documento, assinado e carimbado em como estava tudo limpo. VocÊs não imaginam os casos de pessoal que fica sem carro e sem dinheiro. No entanto hoje em dia, em alguns locais já têm o cuidado de verificar antes de passar de nome e se estiver algo errado não o fazem.

                              No futuro se aconteceu algo, vocês têm sempre a prova que naquele momento estava tudo bem, é só justificar com isso e ninguém vos penhora o carro. Não tenho experiência com estas situações, mas do pouco que me informei foi isto que obtive.

                              Recomendo a pagar esse papel na conservatória, são 5 euros, não é nada.
                              Exatamente, concordo a 100%.

                              Agora na parte de não entregarem o Histórico do carro, a mim a resposta que tive, foi que so entregam ao proprietário... Como vou à oficina fazer o checkup antes de comprar o carro, aproveito e peço ao proprietário do carro para pedir isso, não vão eles depois negarem. lol

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rtativo Ver Post
                                Concordo contigo. No entanto neste caso, e não me expliquei bem, o carro já estava em nome da minha mulher e mesmo assim o histórico de manutenção anterior não dão, só na presença do anterior dono.

                                ISto já acho demasiado, se a pessoa já tem o carro e tudo em ordem, se o anterior dono assinou a mudança de nome, creio que é legítimo darem o histórico do carro, dado que as revisões até foram sempre feitas na concessão onde foi feito o pedido.


                                Em relação às penhoras, o documento serve (o tal pedido online) para antes da compra (se houver receio) ver se está tudo bem com o carro. No entanto na conservatória eles verificam na hora antes de passar de nome, para ver se está tudo em ordem (no meu caso até alegaram que se não estiver, não o fazem).

                                No entanto na conservatória no momento, voltei a pagar esse documento, assinado e carimbado em como estava tudo limpo. VocÊs não imaginam os casos de pessoal que fica sem carro e sem dinheiro. No entanto hoje em dia, em alguns locais já têm o cuidado de verificar antes de passar de nome e se estiver algo errado não o fazem.

                                No futuro se aconteceu algo, vocês têm sempre a prova que naquele momento estava tudo bem, é só justificar com isso e ninguém vos penhora o carro. Não tenho experiência com estas situações, mas do pouco que me informei foi isto que obtive.

                                Recomendo a pagar esse papel na conservatória, são 5 euros, não é nada.
                                Assim já não concordo, se sou o actual proprietário já não entra em equação o antigo dono e têm mais é que me dar o histórico do carro.
                                Se não me dessem não me apanhavam lá mais alguma vez.

                                Comentário


                                  #17
                                  Registo automovel online, pagas 10€ e tens um pdf com toda a info que precisas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu antes de comprar carro passo sempre na conservatória e vejo se tem pendentes, mas nem pago nada, as senhoras dizem me se está tudo bem ou não. Isto ja me salvou de alguns problemas, um carro uma vez tinha a matricula cancelada e o vendedor não me disse. Ja nem fui ver o carro.

                                    Mas acho ridículo que se permita que se faça uma transferência de propriedade de um carro com penhora e na conservatória não se diga nada e que seja feita uma penhora em nome do antigo dono ao novo dono. Só mesmo neste país da treta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                                      Registo automovel online, pagas 10€ e tens um pdf com toda a info que precisas.
                                      Não é necessário imprimir a certidão.
                                      Eles atribuem uma chave que é válida por 6 meses, ou seja, podes sempre consultar (ou mostrar se fores vendedor) a certidão naquele instante, enquanto a chave estiver activa.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X