Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ipo b -ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ipo b -ajuda

    Comprei recentemente um carro.

    Por parvoíce não tomei as devidas precauções e acho que me entalei.

    Fui hoje fazer o seguro do veículo e pediram o papel do ipo b porque o carro em questão ja esteve envolvido numa perda total.

    Ora, quem no vendeu que era um amigo do proprietário que lhe tinha comprado o carro mas nunca mudou o nome (ou seja, o carro nao estava em nome do homem que comprei a viatura), nunca me disse nada disso, estanhei a nao mudança de nome e o facto para acrescentar que o carro nao tinha seguro na altura que o comprei.

    Ora, que eu saiba a quando de um sinistro em que o carro ja nao consegue circular pelos seus meios, os documentos sao apreendidos e somente devolvidos a quando da ipo b. Tendo eu o DUA do anteior proprietário emitido em 2014 e nao ter tido problemas a quando da mudança de nome, posso concluir que o carro ja fui ao ipo b e o seguro agora quer somente o papel a comprovar isso, correcto?

    Terei somente de apresentar o papel do ipo b para fazerem o seguro.

    Agora, onde posso ir buscar esse papel? Tenho ou nao de ir ao ipo b?

    #2
    Faz numa seguradora online e tens o problema resolvido

    Comentário


      #3
      bem se queres fazer seguro e não tens papel da inspecção, resta-te ir a uma inspecção B e pagar e resolver o resto, pois sem papel de IPO não te fazem o seguro...

      eu lixava mas era o gajo que te vende-o o carro, entalava-o bem...

      Comentário


        #4
        Presumes que o carro tenha tido inspeção B senão não terias acesso aos documentos do anterior proprietário. Nesse sentido é tentar saber em que centro foi feita a inspeção B e solicitar uma segunda via do documento (que deve estar registado em sistema).

        Quem te vendeu o carro agiu de má-fé...bem o carro ter sido perda total (depende do dano) e estar a rolar...não sentes ruídos anómalos nem problemas na direção, já não é mau de todo.

        Comentário


          #5
          A perda total até pode não ser nada de especial, mas o problema ser o carro valer muito pouco, não pode?

          Comentário


            #6
            Ja agora acrescento que o carro tem inspeção A valida ate abril.

            É normal ir ao ipo a se nao for feita a b? Para alem de nao ter documentos apreendidos nem terem dito nada no registo o que presumo que tenha feito ipo b e o seguro so quer o papel certo?

            Quanto ao entalar o vendedor, que sd pode fazer? Se ele disser que nao sabia...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
              Presumes que o carro tenha tido inspeção B senão não terias acesso aos documentos do anterior proprietário. Nesse sentido é tentar saber em que centro foi feita a inspeção B e solicitar uma segunda via do documento (que deve estar registado em sistema).

              Quem te vendeu o carro agiu de má-fé...bem o carro ter sido perda total (depende do dano) e estar a rolar...não sentes ruídos anómalos nem problemas na direção, já não é mau de todo.
              Sei que em caso de acidente em que o veiculo deixa de poder circular pelos seus próprios meios a policia tem de apreender os documentos e somente depois do ipo b é que os mesmos sao devolvidos.

              Agora nao sei se foi o que aconteceu ou se foi dado como perda total numa seguradora e agora qualquer seguradora quer tal documento.

              Liguei para o centro ipo em que foi feita a última inspeção o ano passado,so podem dar a informação se o carro foi a ipo b pessoalmente, amanha irei la saber disso e se foi feito ipo b pedir o documento.

              Se nao, tenho de ir a um bate chapas para ver se consigo que verifiquem se o carro passa no ipo b e fazer o mesmo. 100€ é o preço desta inspeção por isso nao convém chumbar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                A perda total até pode não ser nada de especial, mas o problema ser o carro valer muito pouco, não pode?
                Tens razão, o acidente pode ter sido só chapa, pode ter ido à marca fazer a peritagem e o arranjo era superior ao valor do carro, logo deram perda total... acontece muitas vezes

                Comentário


                  #9
                  repetido
                  Editado pela última vez por pedrolima678; 31 March 2016, 09:50.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                    bem se queres fazer seguro e não tens papel da inspecção, resta-te ir a uma inspecção B e pagar e resolver o resto, pois sem papel de IPO não te fazem o seguro...

                    eu lixava mas era o gajo que te vende-o (vendeu) o carro, entalava-o bem...
                    E como é que o entalavas?

                    Comentário


                      #11
                      Fiquei também com essa curiosidade...

                      Comentário


                        #12
                        Convidava-o para ir dar uma volta no carro e quanto tivesse a entrar fechava-lhe a porta repetidamente na perna.

                        Comentário


                          #13
                          Se tem documentos e Inspeção A, é porque tem a Inspeção B feita. Vai ao Centro de Inspeção A onde vais fazer a IPO, e pede que te digam onde foi feita a Inspeção B, com o Centro identificado, vais lá e pedes uma segunda via.

                          Comentário


                            #14
                            Outra informação o veiculo teve seguro ate 16-1-2016, bate certo com quem me vendeu o carro ter me dito que so teve o carro 2 meses e nao fez nem seguro nem mudança de nome.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                              Sei que em caso de acidente em que o veiculo deixa de poder circular pelos seus próprios meios a policia tem de apreender os documentos e somente depois do ipo b é que os mesmos sao devolvidos.

                              Agora nao sei se foi o que aconteceu ou se foi dado como perda total numa seguradora e agora qualquer seguradora quer tal documento.

                              Liguei para o centro ipo em que foi feita a última inspeção o ano passado,so podem dar a informação se o carro foi a ipo b pessoalmente, amanha irei la saber disso e se foi feito ipo b pedir o documento.

                              Se nao, tenho de ir a um bate chapas para ver se consigo que verifiquem se o carro passa no ipo b e fazer o mesmo. 100€ é o preço desta inspeção por isso nao convém chumbar.
                              Perda total as vezes não quer dizer que tenha tido um acidente brutal...
                              é como dizem,o valor do arranjo as vezes pode ter sido mais que o valor do carro,não sabemos se é esse o caso ou não!
                              Um colega meu tem um astra gt de 93 e á uns tempos bateram-lhe por trás e o valor do orçamento para arranjar foi superior ao valor comercial do carro,logo deram o carro como perda total...mas ele insistiu e arranjaram o carro na mesma!e afinal de contas o arranjo não era assim tão avultado,o carro é que valia pouco!!

                              E se fazem inspecção B é bom que passe, pois não há re-inspecção!!terá de se fazer outra inspecção B e largar os 100 e poucos euros!

                              Comentário


                                #16
                                Já ouvi falar de vários casos em que, devido ao valor do arranjo ser superior ao valor comercial do veículo, os seguros consideram perda total, mas os proprietários optam por ficar com o "salvado".
                                Segundo percebi, antigamente o seguro vendia o "salvado" e ponto final.
                                Agora, vendem o "salvado" e comunicam ao IMT que por sua vez obriga a uma IPO B sem sequer saber se o carro teve algum problema nos sistemas de travagem, direcção, etc...
                                Depois, porque muitas vezes estes casos são tratados sem intervenção das autoridades, os donos são abordados pelas autoridades por andarem a circular com viaturas com a matrícula cancelada, mas têm IPO e seguros válidos , "o corno é sempre o último a saber"...
                                Mais uma "burrocracia" à portuguesa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                  Já ouvi falar de vários casos em que, devido ao valor do arranjo ser superior ao valor comercial do veículo, os seguros consideram perda total, mas os proprietários optam por ficar com o "salvado".
                                  Segundo percebi, antigamente o seguro vendia o "salvado" e ponto final.
                                  Agora, vendem o "salvado" e comunicam ao IMT que por sua vez obriga a uma IPO B sem sequer saber se o carro teve algum problema nos sistemas de travagem, direcção, etc...
                                  Depois, porque muitas vezes estes casos são tratados sem intervenção das autoridades, os donos são abordados pelas autoridades por andarem a circular com viaturas com a matrícula cancelada, mas têm IPO e seguros válidos , "o corno é sempre o último a saber"...
                                  Mais uma "burrocracia" à portuguesa...
                                  Parece que estou a ler algo escrito por mim Há uns anos num toque da treta que me deram numa laguna até chegaram a vender a carrinha a um sucateiro de Braga sem eu saber de nada nem me terem indemnizado, resumindo foi só chatices até resolver o problema e quando está tudo resolvido (pensava eu) no fim disto tudo já estava decidido vender a carrinha e tudo bem (negócio acertado com o stand, carro escolhido valores a receber pela retoma valor a pagar pelo veiculo adquirido ) o problema só surgiu depois passadas 2/3 semanas quando me ligaram do stand a dizer que a carrinha tinha que ir á inspecção B, nem eles queriam acreditar que a carrinha tinha sido dada como perda total porque viram como a carrinha estava antes e depois do toque e antes de negociar-mos a venda/compra, aliás a compra da nova viatura teve que se atrasar para que eu pudesse ter a situação resolvida e então entregar a carrinha á troca.
                                  Resumindo o valor da reparação era maior que o valor venal e era um toque da treta, tanto que eu circulava com a carrinha descansado no dia a dia á espera da resolução do caso e sem saber ou ter sido informado que tinha sido dada como perda total.

                                  Ao criador do tópico
                                  - Atenção que o dono do carro pode ter ficado com os documentos (o carro pode ter ficado a circular normalmente e neste caso tinha os documentos, tal como eu tinha na situação atrás relatada)
                                  - A inspecção normal tem validade até 1 ano (como sabes) mas entre estas datas houve o acidente por isso a validade da próxima inspecção normal ser irrelevante se não tiver feito a inspecção B
                                  - O seguro foi o deixar andar pelo dono que teve o acidente até ser vendido a quem tu o compraste (pelo menos é essa a interpretação que faço mediante o teu post de bater certo nos 2 meses que o teve sem fazer seguro ou mudar de proprietário)
                                  Editado pela última vez por XXLPACK; 30 March 2016, 02:34.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                    Outra informação o veiculo teve seguro ate 16-1-2016, bate certo com quem me vendeu o carro ter me dito que so teve o carro 2 meses e nao fez nem seguro nem mudança de nome.
                                    Conselho: Muda de seguradora

                                    Comentário


                                      #19
                                      não há fumo sem fogo... os seguros é o menos pois mais mediador menos mediador isso consegue-se fazer a questão é que existe algo errado com essa viatura e convém verificar bem o que

                                      Comentário


                                        #20
                                        Update:

                                        Falei com a fidelidade onde pedi para fazer o seguro e o mesmo teve 4 acidentes na companhia. Na mapfre sem problemas nunca teve acidente e em principio fazem o seguro.

                                        Num centro de inspecao não tem registo para inspecao B so a periodica normal que posso fazer sem problemas.

                                        Se o registo foi feito em principio não ha crise.

                                        Liguei para a seguro directo e mapfre e fazem o seguro sem problemas.

                                        Assim como assim, amanha vai para o mecânico ver bem o carro e sexta vou ao imtt saber o que se passa afinal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ah...a fidelidade..essa companhia que só arranja problemas

                                          Já fui cliente

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que concluo é que o carro teve uma perda total e eles querem o papel do IPO B mas o carro nunca teve qualquer indicação para ir ao IPO B, como não irei conseguir sem ordem do imtt ir a IPO B, é uma maneira de não segurarem o carro.

                                            Noutras seguradoras não ha problema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                              Update:

                                              Falei com a fidelidade onde pedi para fazer o seguro e o mesmo teve 4 acidentes na companhia. Na mapfre sem problemas nunca teve acidente e em principio fazem o seguro.

                                              Num centro de inspecao não tem registo para inspecao B so a periodica normal que posso fazer sem problemas.

                                              Se o registo foi feito em principio não ha crise.

                                              Liguei para a seguro directo e mapfre e fazem o seguro sem problemas.

                                              Assim como assim, amanha vai para o mecânico ver bem o carro e sexta vou ao imtt saber o que se passa afinal.

                                              Se te fazem a IPO-A, o Centro tem ligação ao IMTT, o que vais fazer ao IMTT? Tentar arranjar problemas para ti!?

                                              Fazes IPO, fazes o Seguro numa Companhia de Seguros, tens o DUA do veiculo, o que queres mais?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Poxa quatro acidentes registados na fidelidade?

                                                Só por curiosidade...qual é a máquina?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                  Se te fazem a IPO-A, o Centro tem ligação ao IMTT, o que vais fazer ao IMTT? Tentar arranjar problemas para ti!?

                                                  Fazes IPO, fazes o Seguro numa Companhia de Seguros, tens o DUA do veiculo, o que queres mais?

                                                  O problema é que, nestes casos, normalmente aparece nos ficheiros das autoridades como matrícula cancelada, e com aqueles carros que têm "polícia automático", dá barraca...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                    Poxa quatro acidentes registados na fidelidade?

                                                    Só por curiosidade...qual é a máquina?
                                                    Exacto, ninguém sabe como foram porque não dao essa informação, nem valores nem nada.

                                                    Opel Corsa C 1.3 CDTI Van. O carro em si, esta em bom estado e já tive o mesmo modelo mas a gasolina e não noto diferenças.

                                                    Um dos vidros de trás do lado do pendura não é original e notei massa na cava da roda do lado desse vidro, não tenho iman mas ver se arranjo para passar o carro a ponto fino e irei ver no elevador quando for ao mecânico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                      O problema é que, nestes casos, normalmente aparece nos ficheiros das autoridades como matrícula cancelada, e com aqueles carros que têm "polícia automático", dá barraca...

                                                      Matricula no site do imtt esta activa, o centro de inspeção consegui com a matrícula ver se dava para fazer IPO A e estava tudo normal e o registo foi feito sem problemas. Duvido que haja matricula cancelada se não em algum ponto tinham dito, seja na mudança de nome seja no centro de inspeção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                                        Matricula no site do imtt esta activa, o centro de inspeção consegui com a matrícula ver se dava para fazer IPO A e estava tudo normal e o registo foi feito sem problemas. Duvido que haja matricula cancelada se não em algum ponto tinham dito, seja na mudança de nome seja no centro de inspeção.
                                                        Então, resumindo tudo o que escreveste, apenas nessa seguradora é que o carro está dado como perda total e pedem IPO B.
                                                        Faz o seguro noutro lado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                          Então, resumindo tudo o que escreveste, apenas nessa seguradora é que o carro está dado como perda total e pedem IPO B.
                                                          Faz o seguro noutro lado...
                                                          Exactamente, ele deve ter tido perda total somente na fidelidade e pedem o documento do IPO B.

                                                          Amanha irei fazer noutro lado o seguro que pelo menos na seguro directo e mapfre consigo fazer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Problema resolvido, a fidelidade acabou por fazer seguro e afinal já não tinha tido nenhum sinistro o veiculo na fidelidade mas houve uma perda total em 2003, curiosamente o carro é de 2003... Enfim, como ja tinha seguro em tal companhia e faziam o prêmio mais baixo por isso mesmo, acabei por fazer la que compensava ainda mais com QIV sem franquia e proteção de condutor ate 500.000€, sendo comercial e andando pouco com ocupantes... Aproveitei.

                                                            Mas irei ver outras opções para no futuro tirar os seguros da Fidelidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X