Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente com bicicleta em rotunda à noite

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente com bicicleta em rotunda à noite

    Caros Foristas,
    Tive um acidente com um ciclista numa rotunda à noite. Felizmente, além de um pé partido, não há mais nada a lamentar.
    Era de noite e bati-lhe com a parte traseira do meu carro.
    Como era de noite (21:00) não o vi. Ele não tinha luz nenhuma, nem reflectores nele nem na bicicleta. O acidente foi dentro da rotunda.
    De quem foi a culpa?

    #2
    Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
    Caros Foristas,
    Tive um acidente com um ciclista numa rotunda à noite. Felizmente, além de um pé partido, não há mais nada a lamentar.
    Era de noite e bati-lhe com a parte traseira do meu carro.
    Como era de noite (21:00) não o vi. Ele não tinha luz nenhuma, nem reflectores nele nem na bicicleta. O acidente foi dentro da rotunda.
    De quem foi a culpa?
    ele não reunia condições para circular na estrada, e não há de ter seguro, não sei como isso se vai processar

    Comentário


      #3
      Sem reflectores? Quem estava mal era o ciclista.

      Comentário


        #4
        Acidentes acontecem, mas precisas de perguntar de quem é que é a culpa? Se fosse uma criança que estivesse a andar na estrada também achas que a podias atropelar por não ter reflectores nem luzes?

        A culpa é tua, o máximo que o ciclista pode ter é de pagar alguma multa por não estar devidamente identificado.

        Comentário


          #5
          Este sim um tópico interessante!

          Só espero que o teu prémio não aumente muito.
          Eu diria que a culpa vai ser tua, só porque ele nem seguro tem, logo 50/50 é inviável.

          Comentário


            #6
            Estavas a olhar para onde? Ele surgiu do nada?

            Comentário


              #7
              Não percebo como se bate com a parte traseira do carro, num ciclista, dentro de uma rotunda. Se pudesses fazer ai um esquema do acidente, ajudava,

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                Caros Foristas,
                Tive um acidente com um ciclista numa rotunda à noite. Felizmente, além de um pé partido, não há mais nada a lamentar.
                Era de noite e bati-lhe com a parte traseira do meu carro.
                Como era de noite (21:00) não o vi. Ele não tinha luz nenhuma, nem reflectores nele nem na bicicleta. O acidente foi dentro da rotunda.
                De quem foi a culpa?
                Como é que lhe bateste com a traseira do carro?? Numa rotunda...
                No minimo o rapaz sem refletores sem nenhum tipo de luz ou equipamento refletor já iria dentro da rotunda, tu olhaste nem o viste e ele foi embater na lateral traseira do teu carro...Ias devagarinho??
                Ele sem seguro, que nem é de todo obrigatório, sim provavelmente vais pagar tu. Reporta ao seguro depois dá-nos o feedback.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                  Este sim um tópico interessante!

                  Só espero que o teu prémio não aumente muito.
                  Eu diria que a culpa vai ser tua, só porque ele nem seguro tem, logo 50/50 é inviável.
                  A atribuição de responsabilidade não tem a ver com ter ou não ter seguro. Depende das considerações feitas em relação a quanto contribui cada condutor para o risco.

                  À partida ambos têm alguma responsabilidade: o ciclista por circular de noite sem luzes (artº 59 do CE) e tu por teres sido efetivamente o causador da colisão. Se conseguires demonstrar que era um local sem qualquer iluminação (tinha iluminação pública?) e que não era possível ser razoavelmente expectável que o visses, que circulavas com a maior precaução nesse local etc etc, então a culpa talvez seja atribuível 100% ao ciclista. Mas muito provavelmente será repartida de alguma forma.

                  Há muita jurisprudência que pode ajudar a perceber o assunto, mas não há propriamente uma regra matematica
                  http://www.stj.pt/ficheiros/jurisp-t...ntesviacao.pdf

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                    Acidentes acontecem, mas precisas de perguntar de quem é que é a culpa? Se fosse uma criança que estivesse a andar na estrada também achas que a podias atropelar por não ter reflectores nem luzes?

                    A culpa é tua, o máximo que o ciclista pode ter é de pagar alguma multa por não estar devidamente identificado.
                    Não é suposto as crianças andarem na estrada. Existem passeios e passadeiras.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                      ...
                      Eu diria que a culpa vai ser tua, só porque ele nem seguro tem, logo 50/50 é inviável.
                      Isso não tem nada a ver com existência de seguro ou não.

                      A companhia de seguros do carro pode entender que ambos terão responsabilidade no sinistro e apenas pretender pagar 50% dos danos ao ciclista.
                      Se o ciclista depois aceita pagar 50% dos danos no carro é que já são outros 500.

                      Como está "explicado" ninguém te consegue dizer nada.
                      Entraste na rotunda e ele bateu-te na porta? Foi ele que entrou na rotunda e bateu-te? Ias os dois a circular e alguém mudou de via?

                      Na teoria a bicicleta é como qualquer outro veículo, por isso a responsabilidade será semelhante se fossem dois carros.
                      Há umas exceções como poderem circular sempre pela via da direita e tal, mas no geral, é igual.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                        Não é suposto as crianças andarem na estrada. Existem passeios e passadeiras.
                        Vives em que mundo?

                        Comentário


                          #13
                          É sempre a mesma conversa...

                          ciclistas que andam na estrada como se ela fosse toda deles. Eles andam lado a lado aos molhos, já os vi a quase ocuparem a fila da esquerda em vez de circularem em fila indiana como é de regra, eles andam em grupos em que uns têm luzes outros não têm nada, e se um tipo buzina para avisar que os vai ultrapassar ainda houve e recebe uns cumprimentos entusiásticos, vulgo car@lh/&%s.

                          Enfim, vejo cada uns que até me admiro como não há mais acidentes com estes "respeitadores" pela circulação dos outros.

                          Para concluir:
                          Eu também andei muito e por vezes ainda ando de bicicleta na estrada.

                          Comentário


                            #14
                            Valium e Ppais obrigada pelos esclarecimentos. É por isto que penso que este tema é muito interessante!
                            Acham que isto chega a tribunal?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                              É sempre a mesma conversa...

                              ciclistas que andam na estrada como se ela fosse toda deles. Eles andam lado a lado aos molhos, já os vi a quase ocuparem a fila da esquerda em vez de circularem em fila indiana como é de regra, eles andam em grupos em que uns têm luzes outros não têm nada, e se um tipo buzina para avisar que os vai ultrapassar ainda houve e recebe uns cumprimentos entusiásticos, vulgo car@lh/&%s.
                              A regra deixou de ser essa na última revisão do código. Podem circular 2 lado a lado desde que não cause embaraço para o trânsito nem seja em vias de visibilidiade reduzida.

                              A alteração mais recente ao CE também implica que os carros dêem uma distância de segurança lateral de 1,5 metros. Portanto neste caso é importante se o condutor alega que em nenhum momento viu a bicicleta ou se apenas a viu mas falhou a dar a distância de segurança necessária


                              Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                              Valium e Ppais obrigada pelos esclarecimentos. É por isto que penso que este tema é muito interessante!
                              Acham que isto chega a tribunal?
                              Se chega a tribunal? Isso depende se os intervenientes conseguirem chegar a acordo ou não

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                Vives em que mundo?
                                vivo num mundo em que me ensinaram a andar nos passeios, e a atravessar a estrada apenas nas passadeiras, e se não o fizesse levava logo dois tabefes da minha mãe.

                                Comentário


                                  #17
                                  No outro dia também ia tendo um acidente por causa de um ciclista que num cruzamento se atirou para a estrada.. isto também de noite, e ele sem iluminação nenhuma, e em estrada nacional! Claro está só o vi quando já estava quase em cima dele..
                                  Não sei o que as pessoas têm na cabeça.. mas nem quando era miúdo andava de noite na estrada, porque... é um perigo!! e naquela altura nem luzes a bateria havia!
                                  O mês passado foi outro.. num cruzamento, desta feita com semáforos, passou o amarelo, o vermelho e lá ia ele.. por sorte ia de moto e lá dei uma guinada para não cairmos os dois! E depois como é que era!? Lá ficava o TugAzeiteiro a arder.. já que andam na estrada e nem seguro de responsabilidade civil têm...
                                  Portanto quem anda a legislar que seja homenzinho e coloque seguro obrigatório para bicicletas, e uma matriculazinha também não era nada mal pensado.. pois assim alguns já não faziam algumas coisas que fazem! E isto da matrícula já nem é de hoje... há uma décadas atrás as bicicletas tinham!
                                  Escusam de vir já com ataques.. pois na estrada há de tudo e não estou para aqui a dizer que todos os ciclistas só fazem merd#%.. há os que sabem e respeitam as regras, tal e qual como há parolos de carro e moto que só fazem porcaria!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tb não percebo como se atinge um ciclista numa rotunda com a parte traseira do carro ou vice-versa?!?

                                    Em relação à falta de luzes e reflectores durante a noite será sempre um dado a apresentar a favor numa exposição à ou ás seguradores/perito

                                    Comentário


                                      #19
                                      À uns anos as biclas andavam todas com matricula, o que se passou para deixar de ser obrigatorio?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Existia iluminação publica e eu é que ia entrar na rotunda. Como mandam as regras, como ia sair na segunda saída tomei o centro da rotunda. Ia devagar pois abrandei para ver se vinha alguém, como não vi, entrei e bati-lhe na roda da frente com a minha roda de trás. Ao cair no chão partiu o pé. Veio a policia que tomou nota da ocorência. Ele não tinha seguro e não foi preenchido qualquer documento.
                                        Ele pede para lhe pagar a roda, forquilha e pedal.
                                        Pergunto se existe a obrigação legal de eu pagar as despesas. Pagarei se a culpa por 100% minha.
                                        Na minha opinião, do ponto de vista legal, como não vinha com reflectores e iluminação, penso que não tenho culpa. Do ponto de vista moral julgo que a culpa é 50%/50%. Eu por não ter visto, ele por não estar visível.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                          Existia iluminação publica e eu é que ia entrar na rotunda. Como mandam as regras, como ia sair na segunda saída tomei o centro da rotunda. Ia devagar pois abrandei para ver se vinha alguém, como não vi, entrei e bati-lhe na roda da frente com a minha roda de trás. Ao cair no chão partiu o pé. Veio a policia que tomou nota da ocorência. Ele não tinha seguro e não foi preenchido qualquer documento.
                                          Ele pede para lhe pagar a roda, forquilha e pedal.
                                          Pergunto se existe a obrigação legal de eu pagar as despesas. Pagarei se a culpa por 100% minha.
                                          Na minha opinião, do ponto de vista legal, como não vinha com reflectores e iluminação, penso que não tenho culpa. Do ponto de vista moral julgo que a culpa é 50%/50%. Eu por não ter visto, ele por não estar visível.
                                          Abrandaste dentro da rotunda para ver se vinha alguém?!?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Antes de entrar na rotunda...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tendo em conta que é uma situação em que há um ferido, eu hesitaria em fazer qualquer pagamento porque pode ser uma admissão implícita de culpa que depois dê trabalho a desfazer caso ele alegue outros danos pela lesão. Imagina um caso limite em que ele fica impedido de trabalhar e tem de realizar fisioterapia e etc.

                                              Parece-me que haverá alguma partilha de responsabilidades. Em que proporção é difícil dizer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se percebo entraste na rotunda e cortaste a via de marcha à bicicleta que já lá circulava.
                                                Como disse anteriormente, sendo a bicicleta um veículo como outro qualquer, a responsabilidade será tua.
                                                Se dizes que o local tem iluminação, não sei até que ponto a bicicleta não trazer luzes irá ajudar.

                                                Quanto ao pagares, presumo que do teu bolso, não faças nada disso, com certeza tens seguro, só tens que participar o lesado que lide com o teu Segurador que é para isso que pagamos um Seguro Obrigatório.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tendo a Policia estado presente, fará algum sentido questionar as autoridades para darem um parecer?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As autoridades não dão pareceres apenas tomam conta da ocorrência, o que podem fazer é mandar bitaites mas isso já tens aqui com fartura no forum.

                                                    "Moralmente" também concordo que seja 50/50, se dizes que o local tinha iluminação talvez devesses prestado mais atenção mas também compreendo que deves ter abrandado visto que não havia luzes de carros e entrado (que atire a primeira pedra quem nunca o fez) agora o ciclista circular de noite sem qualquer iluminação e em plena estrada... enfim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                      Tendo a Policia estado presente, fará algum sentido questionar as autoridades para darem um parecer?
                                                      Eles não o fazem (tirando casos muito graves, normalmente com vitimas mortais, onde tem uma unidade de investigação e para sustentar o inquérito).

                                                      Remete isso para o Segurador e espera pela sua posição depois de apresentares a tua versão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                        Existia iluminação publica e eu é que ia entrar na rotunda. Como mandam as regras, como ia sair na segunda saída tomei o centro da rotunda. Ia devagar pois abrandei para ver se vinha alguém, como não vi, entrei e bati-lhe na roda da frente com a minha roda de trás. Ao cair no chão partiu o pé. Veio a policia que tomou nota da ocorência. Ele não tinha seguro e não foi preenchido qualquer documento.
                                                        Ele pede para lhe pagar a roda, forquilha e pedal.
                                                        Pergunto se existe a obrigação legal de eu pagar as despesas. Pagarei se a culpa por 100% minha.
                                                        Na minha opinião, do ponto de vista legal, como não vinha com reflectores e iluminação, penso que não tenho culpa. Do ponto de vista moral julgo que a culpa é 50%/50%. Eu por não ter visto, ele por não estar visível.
                                                        Do meio do carro para traz, foste embatido

                                                        Independentemente de seres ou não culpado, como já salientaram, não resolvas da maneira mais fácil (pagar-lhe o que pede). Embora possas ser culpado, ele a qualquer momento roí a corda e mete-te numa carga de trabalhos. Se pagares os danos, fica sempre com documentação em como mais nada há a haver desse episódio


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                                          Se fosse uma criança que estivesse a andar na estrada também achas que a podias atropelar por não ter reflectores nem luzes?
                                                          Segundo o CE, crianças de bicicleta são equiparadas a peões, logo, devem circular pelos passeios como os peões, se forem atropeladas sem estarem no passeio ou passadeira é como atropelar um peão.

                                                          Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                                          A culpa é tua, o máximo que o ciclista pode ter é de pagar alguma multa por não estar devidamente identificado.
                                                          Por não estar devidamente identificado e provocar o acidente... se provoca o acidente...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Faz a participação ao seguro, descrevendo o acidente tal como aconteceu.
                                                            O seguro logo resolve a situação e a atribuição das culpas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X