Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vidros Térmicos e protecção solar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vidros Térmicos e protecção solar

    Há uns tempos andei com uma viatura de substituição e não obstante ser dois segmentos acima do meu, e de outra marca, comecei a dar valor ao conforto térmico nos carros. No meu carro quer faça chuva ou sol a queimar de chapa, nunca faz muito calor nem muito frio, comparativamente ao real feel exterior e ao que sinto variados veículos de diferentes marcas/segmentos.

    Há vários factores que afectam o conforto térmico do veículo entre os quais: passagem de ar (quente) do motor para o habitáculo, um sistema de AC que mesmo desligado deixe passar ar para dentro do habitáculo, a cor exterior, a qualidade de montagem e construção, qualidade das borrachas, etc.

    Mas há dois em particular que me suscitam interesse que normalmente não conseguimos avaliar bem sem andar com um carro alguns dias sendo eles:
    -Vidros térmicos;
    -Potência (BTUs) do AC e dos respectivos sensores de temperatura interior e exterior;

    No meu veiculo já apanhei temperaturas muito extremas, como 45º graus ao sol, em Espanha, e mesmo estando a levar com luz directa não sentia o "calor" dos raios solares nem o habitáculo minimamente quente. Concluí que isto teria que ver com uma característica pouco publicitada pelas marcas (vidros térmicos e/ou tintados) e a grande eficiência do AC a par de uma construção exemplar. Os meus vidros são térmicos e de acordo com o manual têm uma ligeira tintura "verde".

    Recentemente na viatura de substituição (branco) apanhando um sol de inverno, e mesmo com AC auto, sentia o calor a entrar com bastante força no habitáculo quando exposto a luz solar directa. Associo isto aos vidros não serem térmicos e/ou faltar alguma protecção solar/UV.

    A minha questão é, salvo raras excepções como os vidros azuis da Mercedes em que é fácil verificar, há alguma forma de sabermos as características dos vidros? Já fiz uma pesquisa sobre isto e não cheguei a conclusão nenhuma. Parece ir tudo parar a uma outra coisa que ainda não consegui entender bem denominado de para-brisas atérmico.

    Há uns anos notava-se em muitos Renaults e Opels uns para-brisas com tonalidades violeta quando se olhavam para eles ao Sol, e sei que esses também tinham como função a filtragem de raios solares, mas actualmente parece que já pouco ou nada se vê isso. Pela experiência que já tive com alguns modelos, faz toda a diferença no conforto térmico que se sente em países como o nosso, onde existe uma grande amplitude térmica conforme as estações do ano.

    #2
    O mais parecido a isso julgo que são as peliculas que por sinal são ilegais do pilar B para a frente.

    Comentário


      #3
      Isso dos vidros não sei, mas em minha casa há um carro branco e um preto. No verão, mesmo com o ar condicionado desligado, nota-se bem que o carro preto é sempre mais quente que o branco.

      Comentário


        #4
        Todos os carros vendidos em portugal têm vidos atérmicos. Todos mesmo. Depois há marcas que têm vidros escurecidos atrás, e que continuam a ser atérmicos mas com uma melhor filtragem dos raios.

        existem depois algumas marcas/modelos, com para-brisas atérmicos, acústicos e reflectidores. Estes sim têm aquela côr esquesita ( os renaults, citroens e peugeots) tinham muito disso. O audi A8 e mercedes classe S por vezes têm também o visro traseiro reflectidor. É fácil identificar esses vidros pela cor que a mim parece com uns tons roxos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          Todos os carros vendidos em portugal têm vidos atérmicos. Todos mesmo. Depois há marcas que têm vidros escurecidos atrás, e que continuam a ser atérmicos mas com uma melhor filtragem dos raios.

          existem depois algumas marcas/modelos, com para-brisas atérmicos, acústicos e reflectidores. Estes sim têm aquela côr esquesita ( os renaults, citroens e peugeots) tinham muito disso. O audi A8 e mercedes classe S por vezes têm também o visro traseiro reflectidor. É fácil identificar esses vidros pela cor que a mim parece com uns tons roxos.
          Vidros térmicos e atérmicos são coisas diferentes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
            Vidros térmicos e atérmicos são coisas diferentes.
            Então?

            Comentário


              #7
              Todos os carros actuais usam desse tipo de vidros ... já nao se usa é muito aqueles azulados ou avermelhados porque fica horrivel.

              Comentário


                #8
                [QUOTE=TommyPT;1069001563]Vidros térmicos e atérmicos são coisas diferentes. [/QUOTE

                São a mesma coisa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                  Todos os carros actuais usam desse tipo de vidros ... já nao se usa é muito aqueles azulados ou avermelhados porque fica horrivel.
                  Existem várias cores e nem todas são perceptíveis (como os verdes claros que é o meu caso).

                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post

                  São a mesma coisa.
                  Não são a mesma coisa. De uma forma muito simples no espectro de radiação solar tens a radiação infravermelha invisivel e a radiação UV. Os vidros atérmicos têm um composto laminoso que permite a reflecção dos raios infravermelhos e que podem baralhar GPS/Via Verdes.

                  Os para-brisas atérmicos evitam assim alguma entrada de calor e protegem a tua vista especialmente quando conduzes de frente para o Sol. Mas tal como o português ajuda a identificar o "a" significa que não tem funções térmicas. Os vidros térmicos vão mais além pois conferem protecção solar UV (aqui pode ser um espectro dentro dos diversos UVs ou apenas um ou dois) e térmica dos elementos exteriores. Ou seja tanto funcionam para o calor como para o frio e tornam mais e "moroso" o equilíbrio da temperatura interior com a exterior.

                  Um exemplo prático é ires de viagem e passares por um local frio, como a caminho de uma serra. Os vidros atérmicos vão arrefecer mais rapidamente à medida que sobes de altitude e consequentemente vais "sentir" mais rapidamente uma mudança de temperatura do que se tivesses vidros térmicos. Isto torna-se mais evidente pois a maioria dos carros tem vidros "normais" temperados (não confundir com térmicos, os temperados significa que passaram por um processo que lhes confere mais resistência e que ao quebrar ficam em estilhaços para maior segurança), excepção feita ao pára-brisas, que ao entrar mais frio também vão condensar com mais facilidade.

                  Com vidros térmicos não é tão notória esta mudança nem a condensação e, adicionalmente, se tiveres um sistema de AC automático mais facilmente é mantida a temperatura sem dares conta de qualquer amplitude térmica/humidade. Este exemplo também funciona para o calor. E da mesma forma que o vidro protege dos elementos exteriores também faz o mesmo para o interior, ou seja, com um enorme calor a redução do calor do ar feita pelo sistema de AC vai "permanecer" mais tempo no habitáculo. Escusado será dizer que também aumenta a eficiência de todo o sistema de refrigeração, aumenta o bem-estar a bordo e a longo prazo protege mais os materiais e a montagem pois as amplitudes térmicas a que os materiais ficam sujeitos são menores.

                  O que me irrita é que salvo alguns fabricantes que discriminam isso no manual/catálogo do veículo, não tens forma de saber qual a característica do vidro pelos códigos lá inscritos. E só damos valor depois de experimentar isto
                  Editado pela última vez por TommyPT; 14 April 2016, 14:46.

                  Comentário


                    #10
                    Penso que o meu A3 8V tem precisamente isso, os vidros são todos ligeiramente mais escuros e têm uma inscrição "MIN 70%".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                      O mais parecido a isso julgo que são as peliculas que por sinal são ilegais do pilar B para a frente.
                      Não são ilegais. A maioria anda ilegal. Há instaladores certificados, tem de se pagar e bem para legalizar, passar por uma inspecção extraordinária e aí, circulam sem problemas.
                      Engraçado, porque cheguei a ouvir relatos de polícias que afirmavam, "as películas são inseguras e perigosas. Quem garante que dentro do carro não existe alguém com uma arma apontada e nem nos apercebemos?"
                      Mas parece que depois de pagar algumas centenas de Euros o problema desaparece....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                        O mais parecido a isso julgo que são as peliculas que por sinal são ilegais do pilar B para a frente.
                        Não são ilegais, existe é um limite de transparência nos vidros a frente do pilar-b (70% para portas e 75 no pará-brisas)....atrás pode qualquer tonalidade!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                          Penso que o meu A3 8V tem precisamente isso, os vidros são todos ligeiramente mais escuros e têm uma inscrição "MIN 70%".
                          Se não pediste vidros escurecidos então tens vidros térmicos. A maioria traz como equipamento de série. Ve o catálogo. São ligeiramente tintados de verde.

                          Comentário


                            #14
                            Como o nome indica os vidros Atérmicos são um extra disponível geralmente em gamas mais altas e que de facto isola mais o carro da temperatura e ruído exterior devido a serem laminados xpto. E não são sinónimo de vidro escurecido.

                            Vidros térmicos são todos, os normais, um nome fino para Vidro Temperado com protecção UV.

                            De facto fazem diferença, assim como a cor do carro, exterior e interior.
                            Aliás quando vejo carros pretos com interiores em pele preta cá no burgo acho sempre que o dono é um pouco masoquista.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                              Se não pediste vidros escurecidos então tens vidros térmicos. A maioria traz como equipamento de série. Ve o catálogo. São ligeiramente tintados de verde.
                              Penso que sim, fui ver aos extras e tenho:

                              4KC SSH Side and rear windows in heat-insulatingglass

                              Do site da VW: "Tinted heat-insulating glass reduces the intensity of sunlight and heat build-up inside your car. This increases your comfort and driving safety, particularly in the summer."

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                Penso que sim, fui ver aos extras e tenho:

                                4KC SSH Side and rear windows in heat-insulatingglass

                                Do site da VW: "Tinted heat-insulating glass reduces the intensity of sunlight and heat build-up inside your car. This increases your comfort and driving safety, particularly in the summer."
                                Nice. Sacaste isso do autocolante da mala?

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X