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Sistema Start&Stop inimigo dos turbos ?

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    Sistema Start&Stop inimigo dos turbos ?

    Viva

    Comprei à 1 mês atrás uma Seat Leon ST 1.6 TDI com sistema Start/Stop com 0 KMs.

    Agora com 1500km começo já a puxar pelo motor até as 3000 rpm e surgiu-me uma questão que me tem feito desligar no inicio da viagem o Start/Stop por via das dúvidas.

    É sabido que nos motores com turbo e principalmente nos TDI, após uma viagem a puxar pelo motor é importante ao parar manter o motor ligado em ponto morto por 1 minuto, de forma a que o turbo tenha tempo para baixar a rotação, certo?

    A questão é esta: então não será prejudicial para o turbo se eu for de Coimbra a Leiria pela A1 a 150kmh e chegando à portagem o motor desliga-se porque o Start/Stop está ativo ? Não será esta tecnologia amiga das oficinas ?

    ...ou será que as marcas melhoraram o sistema do turbo e agora já não será necessário esperar o tal minuto ?

    O que acham?

    #2
    Tanto quanto sei estes motores start-stop têm uma bomba de óleo eléctrica que se mantém em funcionamento mesmo com o motor desligado...

    Comentário


      #3
      Isso são "mariquices" do passado. Não te preocupes com isso, muito menos em condução citadina que é onde realmente o start & stop actua.

      Manter o motor 1 minuto ao relanti só se for para queimar gasóleo, o turbo não tem assim tanta inercia que leve esse tempo todo a voltar á rotação de relanti. O simples tempo de estacionares e tirares o cinto chega perfeitamente para isso.
      O SS só actual quando estão reunidos uma série de factores precisamente para não afectar o bom funcionamento do automóvel, por exemplo nos fiat se tiveres o A/C ligado, a ventoinha do radiador a trabalhar ou tiveres feito uma viagem a fundo, o SS não desliga o carro nessas situações. Seat não sei mas deve ir pelo mesmo principio de funcionamento.
      Quanto á condução em AE, podes desactivar o SS quando vais fazer uma viagem dessas para não acontecer isso.

      Os turbos estão mais fiáveis do que no passado e a meu ver já não se justifica uma pessoa deixar de dormir a pensar nisso.
      Editado pela última vez por blakke; 24 April 2016, 21:24.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Patro Ver Post
        Viva

        Comprei à 1 mês atrás uma Seat Leon ST 1.6 TDI com sistema Start/Stop com 0 KMs.

        Agora com 1500km começo já a puxar pelo motor até as 3000 rpm e surgiu-me uma questão que me tem feito desligar no inicio da viagem o Start/Stop por via das dúvidas.

        É sabido que nos motores com turbo e principalmente nos TDI, após uma viagem a puxar pelo motor é importante ao parar manter o motor ligado em ponto morto por 1 minuto, de forma a que o turbo tenha tempo para baixar a rotação, certo?

        A questão é esta: então não será prejudicial para o turbo se eu for de Coimbra a Leiria pela A1 a 150kmh e chegando à portagem o motor desliga-se porque o Start/Stop está ativo ? Não será esta tecnologia amiga das oficinas ?

        ...ou será que as marcas melhoraram o sistema do turbo e agora já não será necessário esperar o tal minuto ?

        O que acham?
        Sugiro ir mais devagar, cumprindo os limites legais, o que se poupa em combustível e ganha em segurança permite comprar uma via verde - assim já não é preciso parar nas portagens.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
          Sugiro ir mais devagar, cumprindo os limites legais, o que se poupa em combustível e ganha em segurança permite comprar uma via verde - assim já não é preciso parar nas portagens.
          True story

          Comentário


            #6
            No meu TCE só liga quando quer o raio do s&s. Até com o carro frio liga, por vezes não liga mesmo quente, só porque não lhe apetece... Sim os fatores blabla...

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              #7
              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
              Isso são "mariquices" do passado. Não te preocupes com isso, muito menos em condução citadina que é onde realmente o start & stop actua.

              Manter o motor 1 minuto ao relanti só se for para queimar gasóleo, o turbo não tem assim tanta inercia que leve esse tempo todo a voltar á rotação de relanti. O simples tempo de estacionares e tirares o cinto chega perfeitamente para isso.
              O SS só actual quando estão reunidos uma série de factores precisamente para não afectar o bom funcionamento do automóvel, por exemplo nos fiat se tiveres o A/C ligado, a ventoinha do radiador a trabalhar ou tiveres feito uma viagem a fundo, o SS não desliga o carro nessas situações. Seat não sei mas deve ir pelo mesmo principio de funcionamento.
              Quanto á condução em AE, podes desactivar o SS quando vais fazer uma viagem dessas para não acontecer isso.

              Os turbos estão mais fiáveis do que no passado e a meu ver já não se justifica uma pessoa deixar de dormir a pensar nisso.
              No manual do meu carro de 2010 refere esse cuidado....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                Isso são "mariquices" do passado. Não te preocupes com isso, muito menos em condução citadina que é onde realmente o start & stop actua.

                Manter o motor 1 minuto ao relanti só se for para queimar gasóleo, o turbo não tem assim tanta inercia que leve esse tempo todo a voltar á rotação de relanti. O simples tempo de estacionares e tirares o cinto chega perfeitamente para isso.
                O SS só actual quando estão reunidos uma série de factores precisamente para não afectar o bom funcionamento do automóvel, por exemplo nos fiat se tiveres o A/C ligado, a ventoinha do radiador a trabalhar ou tiveres feito uma viagem a fundo, o SS não desliga o carro nessas situações. Seat não sei mas deve ir pelo mesmo principio de funcionamento.
                Quanto á condução em AE, podes desactivar o SS quando vais fazer uma viagem dessas para não acontecer isso.

                Os turbos estão mais fiáveis do que no passado e a meu ver já não se justifica uma pessoa deixar de dormir a pensar nisso.
                No manual do meu carro de 2010 refere esse cuidado....
                E penso que seja para o oleo passar pelo sistema todo

                Comentário


                  #9
                  Quando comprei o meu 1.2 PureTech 110cv, o vendedor também me lembrou para ter esse cuidado.

                  Comentário


                    #10
                    Não te preocupes com o turbo do 1.6 TDI. Nesse motor só precisas de te preocupar com injectores, EGR e DPF...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                      Não te preocupes com o turbo do 1.6 TDI. Nesse motor só precisas de te preocupar com injectores, EGR e DPF...
                      Como se não fosse pouco No meu é ao contrário, os injectores são do aço (já levou gasolina 3 vezes), agora o turbo...

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                        #12
                        Essa "regra" do turbo tem que se lhe diga...

                        Quando comprei o meu carro, os primeiros meses era 1 a 2 minutos a trabalhar após as viagens etc o turbo foi-se com 12 mil kms.

                        O carro já vai com cerca de 120 mil kms e apesar de ter os cuidados básicos nunca mais tive o mesmo cuidado e o carro anda ai fino para as curvas. Não significa que não se deixe trabalhar um pouco, mas uns segundos nada mais.

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                          #13
                          Por acaso é algo que já me passou pela cabeça. Faz-me alguma confusão quando alguém para numa portagem e o carro se desliga de imediato.

                          Comentário


                            #14
                            essa teoria fazia sentido em carros mais antigos, nos actuais nem por isso, basta alguns segundos e desligar o carro, o sistema start and stop se fosse algo prejudicial a carros turbinados, algo que na actualidade é bastante já comum, então não vinham equipados com esse sistema, por isso não vejo qualquer razão para preocupações...

                            até porque salvo erro o sistema pode ser desactivado, para quem tem receio que o turbo se vá a vida...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              essa teoria fazia sentido em carros mais antigos, nos actuais nem por isso, basta alguns segundos e desligar o carro, o sistema start and stop se fosse algo prejudicial a carros turbinados, algo que na actualidade é bastante já comum, então não vinham equipados com esse sistema, por isso não vejo qualquer razão para preocupações...

                              até porque salvo erro o sistema pode ser desactivado, para quem tem receio que o turbo se vá a vida...
                              Estás a depositar demasiada boa fé nos construtores e nas suas boas intenções em relação à fiabilidade a longo prazo!

                              As preocupações aquando da criação de sistemas como Start & Stop, FAPs e afins foi apenas uma, conseguir homologação das emissões dos veículos para poderem ser comercializados. Implicações destes sistemas na fiabilidade a médio/longo prazo do veículo ficaram claramente para segundo plano!

                              Comentário


                                #16
                                A Megane do pai não deixa desligar se for assim a puxar, tenho que esperar um pouco. Ainda assim, já me disseram que quando o SS desliga o motor, o motor não está totalmente desligado como se for desligado pela chave.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                                  Estás a depositar demasiada boa fé nos construtores e nas suas boas intenções em relação à fiabilidade a longo prazo!

                                  As preocupações aquando da criação de sistemas como Start & Stop, FAPs e afins foi apenas uma, conseguir homologação das emissões dos veículos para poderem ser comercializados. Implicações destes sistemas na fiabilidade a médio/longo prazo do veículo ficaram claramente para segundo plano!
                                  Sim, eu sei muito bem com que intuito foi criado o start and stop, no entanto tenho de confiar nos fabricantes, pois se ele prejudicial já o tinham removido não....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                    A Megane do pai não deixa desligar se for assim a puxar, tenho que esperar um pouco. Ainda assim, já me disseram que quando o SS desliga o motor, o motor não está totalmente desligado como se for desligado pela chave.
                                    Sim está correcto o SS fica o motor em standbay, o motor só desliga mesmo quando desligas a ignição com a chave...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                      Sim, eu sei muito bem com que intuito foi criado o start and stop, no entanto tenho de confiar nos fabricantes, pois se ele prejudicial já o tinham removido não....
                                      Iam remover um dispositivo essencial para o carro ser homologado no que diz respeito a emissões a troco de fiabilidade a médio/longo prazo de material considerado de desgaste? Claro que não... E repara que falo a médio/longo prazo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                                        Iam remover um dispositivo essencial para o carro ser homologado no que diz respeito a emissões a troco de fiabilidade a médio/longo prazo de material considerado de desgaste? Claro que não... E repara que falo a médio/longo prazo!
                                        naturalmente quando falo nesta situação é a longo prazo e não a curto...

                                        claro que tinham remover o SS a troco da fiabilidade , já viste o que era descobrir-se que os turbos avariavam com frequência derivado ao inovador sistema start and stop, a única alternativa era mesmo remove-lo até arranjarem outra solução, as emissões não são desculpa, como até a data desconhece-se seja o que for relacionado entre ambos, logo pode-se partir do principio que as coisas estão bem elaboradas, e não é preciso andar com tanta mariquice...

                                        isto é criar pura especulação onde ela não existe...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          naturalmente quando falo nesta situação é a longo prazo e não a curto...

                                          claro que tinham remover o SS a troco da fiabilidade , já viste o que era descobrir-se que os turbos avariavam com frequência derivado ao inovador sistema start and stop, a única alternativa era mesmo remove-lo até arranjarem outra solução, as emissões não são desculpa, como até a data desconhece-se seja o que for relacionado entre ambos, logo pode-se partir do principio que as coisas estão bem elaboradas, e não é preciso andar com tanta mariquice...

                                          isto é criar pura especulação onde ela não existe...
                                          Os turbos são considerados hoje em dia peças de desgaste. Se em vez de, supõe, durarem em média 200 mil kms, passarem a durar 150 mil devido ao S&S, achas que era algo com que o construtor se ia preocupar tendo em conta os anos que o condutor médio demora a percorrer esses quilómetros? Lógico que não...

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