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Dicas na compra de um carro em stand de rua / particular

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    Dicas na compra de um carro em stand de rua / particular

    E como o título diz.
    Quais são as vossos conselhos, no que toca a esta matéria.

    Principais problemas a ter em atenção, esquemas habituais dos vendedores.

    Estou prestes a comprar um carro usando, e como muitas outras pessoas estou a sujeitar-se a todo tipo de problema que advém deste tipo de comércio, problemas com garantias, km falsos, penhoras sobre veículos. O que me faz de ficar de pé atrás sempre que vejo um negócio razoável.

    Por esses mesmo motivo gostava que partilhassem o vosso conhecimento da matéria.

    Peço desculpa se estou a repetir o assunto e se já foi mais que falado

    #2
    Eu prefiro fazer negocio entre particulares do que em stands, isto porque ao conheceres o proprietário do carro podes conversar com ele sobre o carro e por norma é mais barato. Sabes o histórico do carro e consegues notar na conversa dele se o carro é ou não um bom negocio...

    Nos stands, é um tiro no escuro, não sabes nada do carro e a conversa de vendedor é sempre a mesma, "o carro está optimo, era de uma velhota que o utilizava so para ir à missa".

    Para saberes se tem penhoras vais ao portal do automóvel e solicitas uma certidão permanente... Em termos de sinistros (o que também é importante) é falares com o teu mediador que ele dá informalmente uma vista de olhos no site. ;)

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      #3
      Boa dica a do mediador de seguros

      No meu ver o problema de comprar a particular de vê-se ao facto de não existir nenhuma garantia...

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        #4
        Atenção às garantias!! Boa sorte

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          #5
          conheço pessoas que levam o carro à inspeção.
          eu , ao invés de o levar a inspeção, levava-o à marca e fazia um check up. é m pouco mais seguro. e se o vendedor torcer o nariz à ideia, é porque se calhar esconde alguma coisa ;)
          isso das penhoras é na conservatória, se não me engano.

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            #6
            Na úlitima semana num espaço de 5 dias vendi 2 carros e comprei um.

            Os carros vendi a particulares, já tinha tentado em stands mas oferecem valores muito abaixo do valor de mercado. A perda monetária na minha opinião não justifica a não ser que seja alguma urgência. Diria que em termos de valores um particular consegue fazer um melhor negócio, e quem compra usualmente compra mais barato do que se fosse a um stand comprar Num dos casos fomos primeiro tratar do registo e só depois do pagamento, e no 2.ª caso ao contrário, muito sinceramente não sei qual será a ordem óptima mas estou inclinado para a primeira (isto obviamente sem dar chaves ao vendedor até fazer o pagamento). O pagamento foi sempre num balcão de uma agência bancária.

            Garantia de stand nunca usei nenhuma e vale o que vale na minha opinião. Isto porque a maioria dos grandes problemas que irão ter no futuro com o carro dependem do uso e manutenção que teve antes bem como do uso que lhe derem e não tanto de "azares". Conseguem descortinar melhor o historial de um carro por um particular do que por um stand.

            O carro que comprei foi a um "particular" mas que na prática é daquelas pessoas que compra e vende carros em nome particular. Ainda assim consegui ver que o carro só tinha um proprietário (ainda tinha o livrete antigo), os manuais vinham com a compra do veículo em nome do actual proprietário, a apólice de seguro era a mesma desde o ano 2000, entre outras provas que indicavam que o dono tinha sido o mesmo.

            Km falsos, quer seja em stand quer seja particular, se for marcas alemãs e/ou carros importados a probabilidade é grande, se forem de outras marcas a probabilidade é menor. Dá para despistar parcialmente através do livro de revisões e certificado de inspeções (ou folhas de inspecção se o proprietário tiver todas).

            Penhoras ou outros ónus ou encargos sobre o veículo, caso a transferência de propriedade seja feita num balcão do IRN, eles dizem-te verbalmente na hora (se for por escrito é pago), ou então no site do automovelonline podes pedir a certidão de qualquer veículo por 10€ que te diz o actual proprietário bem como se a viatura possui ónus ou encargos. No livrete consta também se o veículo possui alguma reserva de propriedade ou não (isto é diferente de uma penhora, atenção, não confundir).

            Nunca é demais frisar isto: Ver o carro e andar com ele, ver se o livrete tem reserva de propriedade (se tiver o vendedor tem que ter o papel com extinção da mesma senão desistam do negócio), ir tratar do registo e depois fazer o pagamento, tudo no próprio dia sem desculpas. Quem vende fica com as chaves e os documentos até à altura do pagamento. Foi assim que fiz quando vendi os dois carros, no caso da compra por acaso o vendedor deu-me logo tudo para a mão ainda antes do registo mas creio que é excepção.

            Combinar sempre em locais públicos com alguma visibilidade/movimento e de preferência ir acompanhado.

            Espero ter ajudado.

            Cumps.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dialmedia Ver Post
              Na úlitima semana num espaço de 5 dias vendi 2 carros e comprei um.

              Os carros vendi a particulares, já tinha tentado em stands mas oferecem valores muito abaixo do valor de mercado. A perda monetária na minha opinião não justifica a não ser que seja alguma urgência. Diria que em termos de valores um particular consegue fazer um melhor negócio, e quem compra usualmente compra mais barato do que se fosse a um stand comprar Num dos casos fomos primeiro tratar do registo e só depois do pagamento, e no 2.ª caso ao contrário, muito sinceramente não sei qual será a ordem óptima mas estou inclinado para a primeira (isto obviamente sem dar chaves ao vendedor até fazer o pagamento). O pagamento foi sempre num balcão de uma agência bancária.

              Garantia de stand nunca usei nenhuma e vale o que vale na minha opinião. Isto porque a maioria dos grandes problemas que irão ter no futuro com o carro dependem do uso e manutenção que teve antes bem como do uso que lhe derem e não tanto de "azares". Conseguem descortinar melhor o historial de um carro por um particular do que por um stand.

              O carro que comprei foi a um "particular" mas que na prática é daquelas pessoas que compra e vende carros em nome particular. Ainda assim consegui ver que o carro só tinha um proprietário (ainda tinha o livrete antigo), os manuais vinham com a compra do veículo em nome do actual proprietário, a apólice de seguro era a mesma desde o ano 2000, entre outras provas que indicavam que o dono tinha sido o mesmo.

              Km falsos, quer seja em stand quer seja particular, se for marcas alemãs e/ou carros importados a probabilidade é grande, se forem de outras marcas a probabilidade é menor. Dá para despistar parcialmente através do livro de revisões e certificado de inspeções (ou folhas de inspecção se o proprietário tiver todas).

              Penhoras ou outros ónus ou encargos sobre o veículo, caso a transferência de propriedade seja feita num balcão do IRN, eles dizem-te verbalmente na hora (se for por escrito é pago), ou então no site do automovelonline podes pedir a certidão de qualquer veículo por 10€ que te diz o actual proprietário bem como se a viatura possui ónus ou encargos. No livrete consta também se o veículo possui alguma reserva de propriedade ou não (isto é diferente de uma penhora, atenção, não confundir).

              Nunca é demais frisar isto: Ver o carro e andar com ele, ver se o livrete tem reserva de propriedade (se tiver o vendedor tem que ter o papel com extinção da mesma senão desistam do negócio), ir tratar do registo e depois fazer o pagamento, tudo no próprio dia sem desculpas. Quem vende fica com as chaves e os documentos até à altura do pagamento. Foi assim que fiz quando vendi os dois carros, no caso da compra por acaso o vendedor deu-me logo tudo para a mão ainda antes do registo mas creio que é excepção.

              Combinar sempre em locais públicos com alguma visibilidade/movimento e de preferência ir acompanhado.

              Espero ter ajudado.

              Cumps.
              Sim foi grande ajuda!

              Os stands tem alguma obrigação em despistar problemas com penhoras ou algo do género?

              Por exemplo, se eles comprarem um carro penhorado e tentam despacha-lo, podem ser processados, ou ficam imunes ao problemas do dono anterior?

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                #8
                geralmente ficas com a batata quente nas mãos, mesmo que não tenhas culpa. acabarás por não ser o culpado, mas ainda dá trabalho, por vezes com bens penhorados e tudo.

                okami, boa ajuda que deste a quem lê.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Okami Ver Post
                  Boa dica a do mediador de seguros

                  No meu ver o problema de comprar a particular de vê-se ao facto de não existir nenhuma garantia...
                  DEVE-SE!!!

                  Comentário


                    #10
                    isto é muito simples.

                    Particulares e stands manhosos é preciso ter todos os cuidados e mais alguns, Já foram enumerados acima e só compensa se o desconto for relevante.
                    Stands em condições não precisas preocupar-te com nada disso mas pagas mais caro.
                    Um stand em condições dá 2 anos de garantia, não há esquemas de preços sem garantia e com garantia, tudo é com garantia, tratam de toda a a burocracia e o preço do registo é com eles.

                    Agora é ver o que pesa mais na balança.

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                      #11
                      Obrigado pessoal pela ajuda, espero que ajude mais alguém estas informações.

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                        #12
                        Não sei de todas, mas sei de marcas (audi) em que é possível fazer check-up e garantia mediante pagamento (rondava os 1000€ se não ne engano). Tendo em conta que a compra a particulares fica mais barata, parece-me uma opção viável.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GLYCERINE Ver Post
                          Não sei de todas, mas sei de marcas (audi) em que é possível fazer check-up e garantia mediante pagamento (rondava os 1000€ se não ne engano). Tendo em conta que a compra a particulares fica mais barata, parece-me uma opção viável.
                          Se isso for possível é fazer as contas, mas mais uma vez, se é para arriscar não se faz um seguro de garantia por 1000€, se não é para arriscar compra-se logo a uma empresa em condições com todas as garantias. há algumas em PT.

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                            #14
                            Bem...
                            Nos stands tem garantia de pelo menos 1 ano obrigatório. Já no particular, não tem assim garantia, mas tem outros meios.
                            A vantagem do stand é a garantia, que é obrigatória por lei.

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