Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que o óleo dura mesmo só um ano!?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será que o óleo dura mesmo só um ano!?...

    Já à muito que me coloco esta questão, tendo eu 45 anos, lembro-me que quando eu era mais novo, não se colocava a questão de mudar o óleo todos os anos para quem fizesse poucos kms anuais, mudava-se de 5.000 em 5.000 ou de 10.000 em 10.000, independentemente se já tivesse passado 1, 2 ou 3 anos...

    Hoje em dia as marcas, quase todas, "obrigam" a trocar de óleo todos os anos, mesmo para quem não atinge os kms da mudança de óleo.
    Dizem eles, que num ano o óleo perde as propriedades...

    Já sei que agora os motores são tecnologicamente mais evoluídos, mas os óleos também...

    Tenho na ideia que será uma questão de lucro e que na realidade não seria preciso mudar de ano a ano, mas gostava de ouvir as vossas opiniões.

    PS: Nas correias de distribuição passa-se o mesmo, antigamente era aos 100.000, agora é de 5 e 5 anos, quer faça 100.000 ou não.

    #2
    sim derivado a humidades e eventuais contaminações o óleo vai perdendo as propriedades logo o aconselhado é x mil km's ou 1 ano, não tem nada haver com questões de fazer lucro...

    e naturalmente não podes comprar os antigos motores com os actuais nada haver...


    as correias de distribuição depende de marca para marca e respectivo motor perante o plano de manutenção para ele executado, naturalmente que as coisas evoluem , mas estão mais que estudadas para aguentar um x mil km's ou x anos, depois disso torna-se um potencial risco que pode criar danos avultados se não for substituída...
    Editado pela última vez por carbookk; 27 April 2016, 17:03.

    Comentário


      #3
      Pois, mas já vi marcas de carros com o mesmo motor, que tem intervalos de tempo de mudança de óleo diferentes.
      Como se explica isso. (não me perguntes as marcas, que já não me lembro)

      E as correias de distribuição?... É que dizem que tem que ser de 5 em 5 anos, e eu num carro que tive, só mudei ao fim de 10 anos. Aconselhado pelo chefe de oficina da própria marca (era ele que me assistia o carro em casa dele)

      Comentário


        #4
        Na minha opinião em grande parte é apenas uma forma de nos obrigarem a pagar mais na manutenção (onde têm mais lucro!).

        Eu pela minha experiencia vejo as coisas assim:
        O óleo não perde as propriedades ao fim de um ano a não ser que andem numa condução muito extrema, agora também não convém deixar lá o óleo por mais de 3/4 anos.
        Guardados em armazém no bidon por exemplo a Castrol diz que não existe validade.

        Os óleo dos travões é a mesma coisa, falam em 2 anos aguenta bem 6 ou mais sem problemas não convém é andar lá mais de 15/20 anos como alguns fazem.
        As correia de distribuição se forem de origem e bem montadas aguentam 10 anos sem problemas, desde que tenham os Km abaixo do indicado para mudança, já comprovei isso em diversos carros.
        O anticongelante é deixar andar enquanto tiver bom aspecto, se mudar de cor mesmo que ligeiramente é mudar na hora, se for de qualidade podes andar 10/15 anos sem problemas.

        Se fossem a seguir os planos de manutenção na integra ao fim de 10 anos tinha pago outro carro só em manutenção, muitas das vezes existem coisas tão simples e impossíveis previstas no plano como a troca da capa dos pedais. A sorte é que os concessionários das marcas não liga a esses pormenores...
        Editado pela última vez por DragonH; 27 April 2016, 17:16.

        Comentário


          #5
          Agora com os filtros de partículas muitos carros recebem informação no CB para substituir antes dos km estabelecidos e mesmo antes do ano, devido a contaminação com gasóleo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
            Agora com os filtros de partículas muitos carros recebem informação no CB para substituir antes dos km estabelecidos e mesmo antes do ano, devido a contaminação com gasóleo.
            Isso é um caso especifico que deve ser considerado, e ai não se deve facilitar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              Pois, mas já vi marcas de carros com o mesmo motor, que tem intervalos de tempo de mudança de óleo diferentes.
              Como se explica isso. (não me perguntes as marcas, que já não me lembro)

              E as correias de distribuição?... É que dizem que tem que ser de 5 em 5 anos, e eu num carro que tive, só mudei ao fim de 10 anos. Aconselhado pelo chefe de oficina da própria marca (era ele que me assistia o carro em casa dele)
              é normal nas parcerias varias marcas terem o mesmo motor, neste caso o bloco o envolvente é ligeiramente diferente dai o plano de manutenção ser diferente de uns para os outros...

              quanto a tua correia se era estimado ser mudada aos 5 anos, e tu só a mudas-te aos 10 anos arriscas-te se ela partisse mandavas com o motor para a sucata, por isso nunca fiando...

              o material antigamente a nível de qualidade não tem nada haver com o actual, e as brincadeiras podem sair bem dispendiosas se não cumprirmos os planos de manutenção devidamente, pelo menos nas peças vitais...

              Comentário


                #8
                DragonH, partilho a tua opinião, aliás quando num carro que tive fui aconselhado pelo chefe de oficina da marca a alargar os períodos de manutenção, e só me mudou a correia ao fim de 10 anos, ele só tinha a ganhar se me disse-se para mudar o óleo de ano a ano e a correia ao fim de 5 anos, pois era ele que me fazia a manutenção em casa, por isso iria ganhar mais dinheiro.

                Comentário


                  #9
                  Tenho um carro que só mudo de 2 em 2 anos e as vezes de 3 em 3 anos é de 2001 e tem neste momento por volta dos 55 000 km.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                    Tenho um carro que só mudo de 2 em 2 anos e as vezes de 3 em 3 anos é de 2001 e tem neste momento por volta dos 55 000 km.

                    Cumps
                    espectáculo um carro com 15 anos 55k km's dá uma média de 360km's\ano fartas-te de andar com ele, a mudar óleo de 2 em ou 2 ou de 3 em 3 anos imagino como é que o motor deve estar pode dentro, já nem pergunto sem alguma vez mudaste a distribuição...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                      Pois, mas já vi marcas de carros com o mesmo motor, que tem intervalos de tempo de mudança de óleo diferentes.
                      Como se explica isso. (não me perguntes as marcas, que já não me lembro)

                      E as correias de distribuição?... É que dizem que tem que ser de 5 em 5 anos, e eu num carro que tive, só mudei ao fim de 10 anos. Aconselhado pelo chefe de oficina da própria marca (era ele que me assistia o carro em casa dele)
                      O desgaste, ou uso, do óleo está diretamente relacionado com o capacidade que este tem em absorver os gases de combustão (que passam pelos segmentos), e de anular a formação de ácido (fruto destes gases de combustão) que danificam os componentes lubrificados do motor. A quilometragem recomendada depende assim da constituição química dos gases de combustão, mais do que do bloco em si.

                      Regra geral, em blocos iguais, com o mesmo sistema de injeção, mesma potência e mesmo nível de emissões, as quilometragens para mudança de óleo são as mesmas. Agora, com o mesmo bloco, mas com um sistema de injeção de outro fabricante, ou então com uma versão com potência diferente, as quilometragens para mudança de óleo podem mudar.

                      O tempo de duração do óleo, está também relacionado com a situação anterior, pois os aditivos químicos que são misturados com o óleo (que neutralizam o ácido) têm um prazo de validade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                        espectáculo um carro com 15 anos 55k km's dá uma média de 360km's\ano fartas-te de andar com ele, a mudar óleo de 2 em ou 2 ou de 3 em 3 anos imagino como é que o motor deve estar pode dentro, já nem pergunto sem alguma vez mudaste a distribuição...
                        Mudei uma vez quando fez 10 anos e o carro está como novo.

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                          Mudei uma vez quando fez 10 anos e o carro está como novo.

                          Cumps
                          valá menos mal, no entanto o estar como novo derivado ao pouco ou quase nenhum uso não quer dizer que estejas a proceder bem ao fazer mudas de óleo tão espaçadas, o que não notas pelo pouco uso, mas o motor por dentro imagino a borra que já deve ter acumulada nas entranhas do mesmo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                            espectáculo um carro com 15 anos 55k km's dá uma média de 360km's\ano fartas-te de andar com ele, a mudar óleo de 2 em ou 2 ou de 3 em 3 anos imagino como é que o motor deve estar pode dentro, já nem pergunto sem alguma vez mudaste a distribuição...
                            Deve estar novo por dentro, disso não tenho duvidas.

                            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                            Mudei uma vez quando fez 10 anos e o carro está como novo.

                            Cumps
                            E de certeza que não ia partir brevemente, foi um bom timing.

                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                            é normal nas parcerias varias marcas terem o mesmo motor, neste caso o bloco o envolvente é ligeiramente diferente dai o plano de manutenção ser diferente de uns para os outros...

                            quanto a tua correia se era estimado ser mudada aos 5 anos, e tu só a mudas-te aos 10 anos arriscas-te se ela partisse mandavas com o motor para a sucata, por isso nunca fiando...

                            o material antigamente a nível de qualidade não tem nada haver com o actual, e as brincadeiras podem sair bem dispendiosas se não cumprirmos os planos de manutenção devidamente, pelo menos nas peças vitais...
                            Também é verdade que as peças actuais principalidade da concorrência são na sua maioria uma porcaria, antigamente tinham mais qualidade, mas sabendo escolher as marcas certas existe muito de alta qualidade.
                            Mesmo as originais em alguns casos minoritários a qualidade muitas vezes nada têm a ver com as que vinha de fabrica.
                            Mas uma coisa é certa o material que é montado de fabrica no carro dura bem mais que o estipulado pelo plano de manutenção, exceptuando peças defeituosas.
                            Editado pela última vez por DragonH; 27 April 2016, 18:29.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                              Agora com os filtros de partículas muitos carros recebem informação no CB para substituir antes dos km estabelecidos e mesmo antes do ano, devido a contaminação com gasóleo.
                              Vai para ai uma grande confusão, o filtro de partículas não fica contaminado com gasóleo, o óleo do motor é que costuma ficar, o filtro de partículas pode é ficar obstruído ou danificado antes do tempo ou KM previstos por não se usar o óleo indicado ou simplesmente por ter um uso mais intenso, por exemplo o carro ser usado em pequenos percursos onde terá de regenerar mais vezes, tal como todas as peças que tenham um uso mais intenso que o previsto vão durar menos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                sim derivado a humidades e eventuais contaminações o óleo vai perdendo as propriedades logo o aconselhado é x mil km's ou 1 ano, não tem nada haver (a ver) com questões de fazer lucro...

                                e naturalmente não podes comprar os antigos motores com os actuais nada haver (a ver)...


                                as correias de distribuição depende de marca para marca e respectivo motor perante o plano de manutenção para ele executado, naturalmente que as coisas evoluem , mas estão mais que estudadas para aguentar um x mil km's ou x anos, depois disso torna-se um potencial risco que pode criar danos avultados se não for substituída...
                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                é normal nas parcerias varias marcas terem o mesmo motor, neste caso o bloco o envolvente é ligeiramente diferente dai o plano de manutenção ser diferente de uns para os outros...

                                quanto a tua correia se era estimado ser mudada aos 5 anos, e tu só a mudas-te (mudaste) aos 10 anos arriscas-te se ela partisse mandavas com o motor para a sucata, por isso nunca fiando...

                                o material antigamente a nível de qualidade não tem nada haver (a ver) com o actual, e as brincadeiras podem sair bem dispendiosas se não cumprirmos os planos de manutenção devidamente, pelo menos nas peças vitais...
                                É só para reparares num erro que cometes com muita frequência.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tive um carro que em 11 anos fez 44.000km, Mudou o óleo aos 15.000 e aos 30.000.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                    valá menos mal, no entanto o estar como novo derivado ao pouco ou quase nenhum uso não quer dizer que estejas a proceder bem ao fazer mudas de óleo tão espaçadas, o que não notas pelo pouco uso, mas o motor por dentro imagino a borra que já deve ter acumulada nas entranhas do mesmo...

                                    Borra que borra, se não há desgaste e se o oleo não atinge o fim de vida não há borra.

                                    Esse vitrificado do oleo só se forma quando o oleo é usado para lá das suas capacidades, passa de semi liquido a quase massa consistente, isso é que faz o vitrificado.

                                    No meu mudo de 10 em 10.000 km, demore eu um ano ou não chegando áquela kilometragem é trocar, mas faço isso não porque a marca diga, eu sempre fiz isso nos meus carros, e talvez seja por isso que os meus carros nunca foram á oficina para reparar coisa alguma, nunca liguei ao que os manuais das marcas dizem que tem de ser ou ter assim ou assado.
                                    Se fosse pelas marcas os carros não saiam das oficinas, há sempre qualquer coisa para impingir...
                                    Com um ano ou pouco mais o oleo que sai do motor está praticamente sem uso, aguentava muito mais.
                                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 27 April 2016, 19:47.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                      Tive um carro que em 11 anos fez 44.000km, Mudou o óleo aos 15.000 e aos 30.000.
                                      a última vez foi há quanto tempo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                        a última vez foi há quanto tempo?
                                        Já o vendi há 13 anos
                                        Mudou o óleo quando tinha 4 anos de idade e aos 8 anos. Ainda era do tempo do óleo mineral. Clio 1.1

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          espectáculo um carro com 15 anos 55k km's dá uma média de 360km's\ano fartas-te de andar com ele, a mudar óleo de 2 em ou 2 ou de 3 em 3 anos imagino como é que o motor deve estar pode dentro, já nem pergunto sem alguma vez mudaste a distribuição...
                                          Espero que tenha sido gralha... 3600km/ano não é coisa do outro mundo. O meu tem 65500km e tem 15 ano e meio

                                          Em 14 anos fez 52mil, eu é que num ano e meio fiz 13mil

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu não percebo porque o mesmo oleo num carro dura dois anos e noutro dura apenas um...

                                            Exemplo Castrol 5W30 no mesmo carro, motorizações diferentes:

                                            1º Motor -- 1 ano ou 15.000KM
                                            2º Motor -- 2 anos ou 30.000KM

                                            Porque não dura dois anos ou 15.000KM no primeiro motor?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              Eu não percebo porque o mesmo oleo num carro dura dois anos e noutro dura apenas um...

                                              Exemplo Castrol 5W30 no mesmo carro, motorizações diferentes:

                                              1º Motor -- 1 ano ou 15.000KM
                                              2º Motor -- 2 anos ou 30.000KM

                                              Porque não dura dois anos ou 15.000KM no primeiro motor?
                                              Já respondi a isto mais a cima. Se não fui claro, digam...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu nunca na vida mudaria um oleo por já ter 1 ano . Era o que faltava ...


                                                Tambem deitam fora os cremes da cara apos 6 meses de abrir o pacote ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                  Vai para ai uma grande confusão, o filtro de partículas não fica contaminado com gasóleo, o óleo do motor é que costuma ficar, o filtro de partículas pode é ficar obstruído ou danificado antes do tempo ou KM previstos por não se usar o óleo indicado ou simplesmente por ter um uso mais intenso, por exemplo o carro ser usado em pequenos percursos onde terá de regenerar mais vezes, tal como todas as peças que tenham um uso mais intenso que o previsto vão durar menos.
                                                  A resposta que dei foi em relação ao óleo pois é disso que se está a falar, eu sei bem o que é um filtro entupido e um óleo contaminado...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                    Já respondi a isto mais a cima. Se não fui claro, digam...
                                                    faz sentido mas não totalmente ora vejamos, alguém que fez 15.000kms em um ano não vai ter mais quimicos no oleo do que alguém que fez 7000kms? porque têm de trocar os dois ao mesmo tempo se o primeiro levou com mais quimicos no oleo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      outro ponto importante é quem faz menos kms faz mais percursos curtos, por isso as tantas até devia trocar primeiro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este ano já mudei o óleo e o carro andou uns estrondosos...7mil km. Nem 1 ano passou, foram 8 meses.

                                                        Só mudei porque tinha lá um da BP e não me inspirava muita confiança. Tev e de mudar as pastilhas por isso antecipou se. Para o ano muda outra vez

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                                          Este ano já mudei o óleo e o carro andou uns estrondosos...7mil km. Nem 1 ano passou, foram 8 meses.

                                                          Só mudei porque tinha lá um da BP e não me inspirava muita confiança. Tev e de mudar as pastilhas por isso antecipou se. Para o ano muda outra vez
                                                          BP não inspira confiança, e se fosse Castrol que é a mesma coisa já inspirava?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                            Já à muito que me coloco esta questão, tendo eu 45 anos, lembro-me que quando eu era mais novo, não se colocava a questão de mudar o óleo todos os anos para quem fizesse poucos kms anuais, mudava-se de 5.000 em 5.000 ou de 10.000 em 10.000, independentemente se já tivesse passado 1, 2 ou 3 anos...
                                                            ......., mas gostava de ouvir as vossas opiniões.

                                                            PS: Nas correias de distribuição passa-se o mesmo, antigamente era aos 100.000, agora é de 5 e 5 anos, quer faça 100.000 ou não.
                                                            Sou quase da tua idade (47 anos) e sempre me lembro de se falar em mudar o óleo ao fim de um ano de uso ou então pelos Kms percorridos, dependendo do que acontecesse primeiro, quanto á correia sempre se falou dos "tais" 100 mil Kms ou 5 anos (dependendo da marca) e havia marcas que tal como hoje aconselhavam a mudar com menos Kms, normalmente os mecânicos é que diziam que esses Kms eram poucos e aconselhavam a deixar andar até aos 100 Kms ou então os "tais" 5 anos.
                                                            Eu por norma tento fazer as revisões como me parece que devem ser feitas, mas sempre com alguma folga a favor do material, fazendo antes do que necessita só como prevenção para não existirem males e despesas maiores.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X