Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros programados para avariar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros programados para avariar?

    Boas,

    Duas questões...

    1) Até que ponto não haverá software nos carros para avariarem, do mesmo modo que há para manipulação de emissões? Tenho 3 fechaduras avariadas no espaço de 1 ano sempre com 6 meses de diferença entre elas...

    2) Já repararam que os carros são desenhados PROPOSITADAMENTE para que ao substituir alguma peça haja GRANDE PROBABILIDADE de danificar outra. Assim como são desenhados para que seja o mais difícil possível ao comum mortal trocar algo.

    Cumps

    #2
    1) Vais ter de explicar como se programa uma fechadura para avariar. É que eu não estou a ver...

    2) Os carros têm cada vez mais gadjets e acessórios em espaços cada vez mais apertados. Às vezes consertar algo implica, por isso, retirar muitas coisas antes (exemplo: reparar a ventilação implica muitas vezes tirar todo o tablier). Não me parece que seja propositado, mas sim porque as pessoas valorizam os gadjets e o espaço na hora da compra (como é natural).

    Comentário


      #3
      -Yap, também não estou a ver como é que uma fechadura é programada para se avariar... A não que, à semelhança das dobradiças do SLS, tenham pequenos explosivos para as fazer detonar

      -Isso não acontece se quem fizer o serviço for competente

      Comentário


        #4
        Estou a falar de um switch da fechadura electrico obviamente

        Comentário


          #5
          Estou a imaginar um software escondido que envia uma sobrecarga elétrica para as fechaduras, à vez, para as avariar.....ou outro qualquer componente elétrico.....hummmm é melhor não dar ideias.....

          Comentário


            #6
            mais uma teoria da conspiração...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              1

              2) Os carros têm cada vez mais gadjets e acessórios em espaços cada vez mais apertados. Às vezes consertar algo implica, por isso, retirar muitas coisas antes (exemplo: reparar a ventilação implica muitas vezes tirar todo o tablier). Não me parece que seja propositado, mas sim porque as pessoas valorizam os gadjets e o espaço na hora da compra (como é natural).
              Isso e o aprumo estético exterior dos carros.

              Dantes para trocar uma lampada eram 5 minutos, hoje nalguns carros é preciso desmontar meio carro... mas compare-se o desenho de cada um deles. Compare-se um farol dos 80's com um farol de hoje....

              Comentário


                #8
                tendo em conta que os fabricantes nem se dignam a colocar um avisa de regeneração nos motores com FAP...não me admiraria nada

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                  Estou a imaginar um software escondido que envia uma sobrecarga elétrica para as fechaduras, à vez, para as avariar.....ou outro qualquer componente elétrico.....hummmm é melhor não dar ideias.....
                  é isso que eu estou a falar, estou plenamente convencido que existe cenas do género nos nossos carros, não em todos mas algo aleatório.

                  Comentário


                    #10
                    E os FAP na verdade servem para a criação de Chemtrails...

                    Comentário


                      #11
                      Concerteza já ouviram falar de OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA


                      Por falar em FAPS espero que não se torne outro tópico "diesel vs gasolina", já enjoa

                      Comentário


                        #12
                        a sério???

                        deixa de ver filmes de ficção cientifica homem...

                        Comentário


                          #13
                          Na realidade as peças não durar feitas para durar muito tempo...senão lá ia o lucro das oficinas por agua
                          abaixo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                            Na realidade as peças não durar feitas para durar muito tempo...senão lá ia o lucro das oficinas por agua
                            abaixo...
                            é pá as peças a correr bem tem um tempo de vida útil naturalmente, depois é conforme o uso, tanto podem durar mais como menos que o que o fabricante indica, também não invalida hoje em dia ser tudo produzido em larga escala haver umas quantas peças defeituosas num lote de milhares...

                            mas uma coisa é certa o tempo de vida em alguns componentes vitais tem vindo a sair cá para fora com uma esperança de vida cada vez maior que antigas gerações, logo as oficinas tem de se adaptar aos novos tempos...

                            Comentário


                              #15
                              cada vez maior? looool

                              Comentário


                                #16
                                Mas agora a falar a sério:
                                É possível projetar um componente eletrico/eletrónico para deixar de funcionar após x ciclos de utilização? sim.
                                As marcas poderiam por no caderno de encargos de uma encomenda essa funcionalidade? Sim.
                                As marcas arriscariam em fazer algo do género? talvez.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                  Mas agora a falar a sério:
                                  É possível projetar um componente eletrico/eletrónico para deixar de funcionar após x ciclos de utilização? sim.
                                  As marcas poderiam por no caderno de encargos de uma encomenda essa funcionalidade? Sim.
                                  As marcas arriscariam em fazer algo do género? talvez.....
                                  está mais que provado que isso existe noutras áreas tipo telemóveis. Não estou a ver porque não haveria de haver nos carros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                    está mais que provado que isso existe noutras áreas tipo telemóveis. Não estou a ver porque não haveria de haver nos carros.
                                    Como assim telemóveis?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                      Concerteza já ouviram falar de OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA


                                      Por falar em FAPS espero que não se torne outro tópico "diesel vs gasolina", já enjoa
                                      É sobre teorias das conspiração, vai dar quase ao mesmo.

                                      Agora a sério, acredito que os carros hoje em dia sejam produzidos com horizontes de durabilidade cada vez mais curtos, devido às restrições cada vez mais apertadas (economia, produção, margens...)

                                      Mas custa-me a acreditar em obsolescência programada de forma dolosa como se fala nas electrónicas.

                                      Numa fechadura então, é só coincidência ou problema mal resolvido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                        É sobre teorias das conspiração, vai dar quase ao mesmo.

                                        Agora a sério, acredito que os carros hoje em dia sejam produzidos com horizontes de durabilidade cada vez mais curtos, devido às restrições cada vez mais apertadas (economia, produção, margens...)

                                        Mas custa-me a acreditar em obsolescência programada de forma dolosa como se fala nas electrónicas.

                                        Numa fechadura então, é só coincidência ou problema mal resolvido.
                                        sim as marcas são todos santinhos... vai nessa...

                                        não foi mal resolvido, foi em portas diferente e ainda não resolvi nenhum porque se for a marca ficam-me com o ordenado do mês

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                          sim as marcas são todos santinhos... vai nessa...

                                          não foi mal resolvido, foi em portas diferente e ainda não resolvi nenhum porque se for a marca ficam-me com o ordenado do mês
                                          Não é questão de ser santinho.

                                          Uma coisa é usar uma mola de fechadura de resistência Y em vez da Z (que era mais cara) e que deve durar aproximadamente X mil aberturas, em condições XPTO, programada para a vida útil do carro de XX anos.
                                          Isto é normal, e é a base da engenharia, maximizar recursos para um certo objectivo.
                                          Pode haver e há macagem nisto, ao colocar algo que não dura o que deve, mas isso é muito subjectivo e difícil de provar.

                                          Outra é deliberadamente programar informaticamente algo para passado x horas de utilização dar a macacua.
                                          Isto é só sacanagem e criminoso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                            Não é questão de ser santinho.

                                            Uma coisa é usar uma mola de fechadura de resistência Y em vez da Z (que era mais cara) e que deve durar aproximadamente X mil aberturas, em condições XPTO, programada para a vida útil do carro de XX anos.
                                            Isto é normal, e é a base da engenharia, maximizar recursos para um certo objectivo.
                                            Pode haver e há macagem nisto, ao colocar algo que não dura o que deve, mas isso é muito subjectivo e difícil de provar.

                                            Outra é deliberadamente programar informaticamente algo para passado x horas de utilização dar a macacua.
                                            Isto é só sacanagem e criminoso.
                                            Tinteiros, baterias telemoveis, à uns anos ficou provado que a microsft tornava os sistemas operativos mais lentos de forma a obrigar as pessoas a comprar um PC novo, e é uma prática comum noutras áreas e acredito que tenha chegado aos carros nestes últimos anos.


                                            O que é obsolescência programada?

                                            Trata-se de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Assim, eles se tornam ultrapassados em pouco tempo, motivando o consumidor a comprar um novo modelo.


                                            A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele procurou atrair osconsumidores a trocar de carro frequentemente
                                            Editado pela última vez por mok; 28 April 2016, 17:00.

                                            Comentário


                                              #23
                                              olha eu acho que é mesmo assim, as televisoes têm um tempo de vida util, nao me admira que certos componentes de um carro tambem o tenham

                                              Comentário


                                                #24
                                                fantástico Mok podes começar o movimento de conspiração contra as marcas auto...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  se compararmos um carro feito a 20 anos atras e comparar com outro feito o ano passado, certmente o + antigo dura bem mais

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                    fantástico Mok podes começar o movimento de conspiração contra as marcas auto...
                                                    Não é conspiração nenhuma toda a gente sabe que é verdade que as marcas fazem de propósito para que os carros tenham avarias.

                                                    Porque não é mais uma solda ali e acolá que vai baixar o preço do carro no entanto insistem no mesmo problema, muitas vezes em gerações seguidas tem o mesmo problema que se resolveria com apenas uma solda mais forte. Quem diz uma solda diz outra coisa qq.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      entao quando levas o carro a uma oficina da marca ou a outras oficinas tipo norautos etc, aí sim é que as avarias nao têem fim

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                        Não é conspiração nenhuma toda a gente sabe que é verdade que as marcas fazem de propósito para que os carros tenham avarias.

                                                        Porque não é mais uma solda ali e acolá que vai baixar o preço do carro no entanto insistem no mesmo problema, muitas vezes em gerações seguidas tem o mesmo problema que se resolveria com apenas uma solda mais forte. Quem diz uma solda diz outra coisa qq.
                                                        hoje em dia o mundo está em contençao de despesa, logo concordo com o que escreves

                                                        Comentário


                                                          #29

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu acho que essa "obsolescência programada" não passa de um misto de contenção de custos dos fabricantes com fraca qualidade dos materiais utilizados. Temos muitos exemplos disso nos automóveis, basta colidir um dos anos 90 com um dos "mais recentes" e ver qual fica pior. Basta comparar a qualidade de construção de um carro dos anos 90 com os mais modernos. Os mais modernos são bonitos, mas não passa disso...

                                                            Por experiencia própria...
                                                            Enquanto no meu Honda civic Ej9 na sharan de 1999 é fazer revisões dos filtros e oleo, meter combustível e andar, no E220 de 2007 e o A4 2.5 TDI 2004 é um injector que avaria, depois é um erro no sensor não sei da onde. depois é o fusível não sei de quê... Uma fuga que apareceu etc etc etc...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X