Anúncio

Collapse
No announcement yet.

onde colocar o documento unico automovel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    onde colocar o documento unico automovel?

    Fartei-me de usar carteira. To farto sempre que me sento, ter de a tirar do bolso e depois não ter sitio para a colocar pois é demasiado grande para o bolso da frente das calças.
    Optei pelo minimalismo da Keep it Tight http://www.tightstore.com/

    Mas 2 problemas surgiram. Um deles já solucionado, a minha carta de condução era das antigas, em papel, e mandei agora fazer uma das novas. O 2º problema é o livrete do carro. Onde raio colocar aquilo?
    A minha pergunta é saber se vocês andam com o livrete na carteira ou o têm no carro?
    Sempre me disseram que o livrete deverá andar sempre connosco pois se assaltarem/roubarem o carro é mais facil reportar o sucedido à policia. Por outro lado, se eu for assaltado ou perder a carteira, perco os documentos o que me obriga a fazer novos e estatisticamente falando, a probalidade de eu perder a carteira ou ser assaltado deve ser maior do que me assaltarem o carro, digo eu.

    Opiniões?

    Obrigado

    #2
    o livrete(DUA) está sempre no carro junto com os restantes documentos da viatura dentro de uma pasta própria, nunca ando com com isso na carteira, e nunca tive problemas de consciência de lá os ter sempre, é lá que são precisos e não na minha carteira, pois se o carro for preciso por outra pessoa e eu andar longe e com o DUA atrás como é que é...

    de resto há já muito tempo desde que actualizei os documentos todos que como são todos tipo cartão de multibanco comprei uma carteira mais pequena apenas para o essencial e despachei a velha e enorme carteira lá para casa...

    Comentário


      #3
      Boas, eu de todos os carros que tenho cá em casa, os documentos andam sempre todos no carro. Até agora nunca fui assaltado nem nada disso mas nunca se sabe.

      Comentário


        #4
        Também sou dos que tem os documentos do carro todos juntos numa pasta no porta luvas.
        Se é o mais seguro ou não, não sei; contudo, como uso outros carros cá de casa, o meu também é usado por outras pessoas, o que invalida que eu ande com os documentos na carteira.



        [emoji306]

        Comentário


          #5
          Documentos sempre no carro.

          Já fiquei sem carteira. Felizmente nunca me assaltaram o carro.
          Além da questão de não ter de andar atrás de ninguém quando pegam no meu carro.

          Comentário


            #6
            eu houve uma altura em que andava com os documentos na carteira... um dia a mulher saiu de carro e levou-os... nunca mais mos deu e eu nunca mais me lembrei...

            fui mandado parar... paguei multa de 60€... e voltei a meter os documentos no porta luvas!!!

            Comentário


              #7
              o mais pratico é esconder o DU num sitio improvável no carro e ficar com uma copia em casa em caso de azar, assim está sempre à mão no carro e se houver azar o ladrão também não fará uso dele porque não o vai encontrar, pelo menos não imediatamente.

              Comentário


                #8
                É sempre bom deixar o DUA no carro, pois sempre facilita a vida a quem eventualmente vos levar o carro.

                Em resumo, carta verde, sim, certificado de IPO (se aplicável), sim, DUA, nunca...

                Comentário


                  #9
                  O meu carro tem um compartimento junto ao pneu suplente ... é lá que anda junto a outros documentos ligados à viatura.

                  Comentário


                    #10
                    Já me roubaram uma viatura e com o DUA no seu interior, reportei o caso à PSP e não houve "espiga" por não ter o DUA comigo. Eu uso os documentos referente à viatura na própria viatura

                    Comentário


                      #11
                      Eu estou a ler as vossas respostas e estou doido convosco!
                      Andam sempre comigo na carteira. DUA dobrado em 3 como lá está e dentro dele dobrado da mesma maneira a carta verde do seguro.
                      Vocês preferem que vos levem o carro e façam uma falcatrua com o DUA e ficarem sem carro, do que se vos roubarem ou perder a carteira perderem tempo e 30€ num novo DUA....não concordo nada convosco e acho um grande risco andarem com os documentos no carro. No carro só ando com a folha da IPO, é o que lá fica.
                      Mas não vos condeno atenção, são opções.

                      É como o pessoal que estaciona os carros com casacos lá dentro nos bancos. Vê-se muito, muito disso e eu fico parvo. Mas cada um sabe de si. Nem é pelo casaco, pois acredito que ninguém deixe lá dentro a carteira, é pelo vidro que pode ser mais caro que o casaco. Eu não facilito mas também não posso dizer que estou imune. É outro ponto de vista.

                      Comentário


                        #12
                        Quem tenha apenas um carros e seja único condutor, até pode ser que sim. Quem tem vários carros e/ou pratica o swing automobilístico, nem pensar.

                        Comentário


                          #13
                          É deixar a chavinha em cima do DUA quando chega a casa, numa mesa. Mas sim é chato de se fazer isso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                            Eu estou a ler as vossas respostas e estou doido convosco!
                            Andam sempre comigo na carteira. DUA dobrado em 3 como lá está e dentro dele dobrado da mesma maneira a carta verde do seguro.
                            Vocês preferem que vos levem o carro e façam uma falcatrua com o DUA e ficarem sem carro, do que se vos roubarem ou perder a carteira perderem tempo e 30€ num novo DUA....não concordo nada convosco e acho um grande risco andarem com os documentos no carro. No carro só ando com a folha da IPO, é o que lá fica.
                            Mas não vos condeno atenção, são opções.

                            É como o pessoal que estaciona os carros com casacos lá dentro nos bancos. Vê-se muito, muito disso e eu fico parvo. Mas cada um sabe de si. Nem é pelo casaco, pois acredito que ninguém deixe lá dentro a carteira, é pelo vidro que pode ser mais caro que o casaco. Eu não facilito mas também não posso dizer que estou imune. É outro ponto de vista.
                            Só por curiosidade tu vives em alguma "favela" eh eh estou a brincar .. E que aqui em Leiria de onde sou pelo menos pelo que sei o pessoal anda tranquilo .. As vezes deixo telemóvel no carro , e já cheguei a deixar o carro aberto a frente do café pronto com as chaves la e isso é nada .. Uma vez uma senhora deixou a chave na porta e foi se embora com o carro estacionado na borda e eu fechei o carro e fui dar as chaves a PSP que era ali ao lado .. Não sei de onde és mas sem criticar ninguém acredito que Lisboa ou Porto possa ser diferente

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                              É deixar a chavinha em cima do DUA quando chega a casa, numa mesa. Mas sim é chato de se fazer isso.
                              para ti já vi que fazes as coisas muito simples, mas na realidade não é assim tão simples, eu levo o carro para o trabalho e a única coisa que fica em casa é a 2ª copia da chave da viatura, depois ando com a viatura da empresa, se por alguma eventualidade necessitarem do carro é agarrarem na copia e irem busca-lo os documentos já lá estão dentro e não no meu bolso a centenas de km's, algo que já aconteceu varias vezes, logo andar com os documentos do carro atrás só serve para quem seja o único utilizador do carro, quando são vários isso nem se põem em hipótese, ficam no carro e não há problemas de ser mandado parado e levar bilhete como aconteceu ai ao outro user por não ter os documentos...

                              sempre fiz assim e nunca me assaltaram nem roubaram nenhum carro até hoje...

                              portanto não são só opiniões, há outros factores a ter em conta...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RicardoCordeiro Ver Post
                                Só por curiosidade tu vives em alguma "favela" eh eh estou a brincar .. E que aqui em Leiria de onde sou pelo menos pelo que sei o pessoal anda tranquilo .. As vezes deixo telemóvel no carro , e já cheguei a deixar o carro aberto a frente do café pronto com as chaves la e isso é nada .. Uma vez uma senhora deixou a chave na porta e foi se embora com o carro estacionado na borda e eu fechei o carro e fui dar as chaves a PSP que era ali ao lado .. Não sei de onde és mas sem criticar ninguém acredito que Lisboa ou Porto possa ser diferente
                                Aqui em Lisboa, se deixares as chaves na ignição e fores à tabacaria comprar o jornal, podes nunca mais veres o carro, e aqui ao pé de mim na Margem Sul, há uns anos até arrancaram com um carro que tinha um puto no banco de trás.
                                Moral da história, os meus carros têm alarme, mas nunca deixo lá nada que eu não gostaria que desaparecesse.

                                Comentário


                                  #17
                                  Agradeço as vossas respostas. Podem continuar pois ajudam bastante no tomar de uma decisao.

                                  Ambos os lados mostram razoes validas e muito provavelmente tudo se resume a se outros conduzem o mesmo carro e se no caso de assalto/roubo, quais os perigos de ter os documentos junto com o veiculo.
                                  Assim que o carro seja participado como roubado, a nossa responsabilidade termina, correcto? De que vale ter o DUA ou outro documento connosco?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se te roubarem o carro com o DUA lá dentro, estas praticamente a oferecer o carro aos gatunos, forjar uma declaração de venda com assinatura e documentos falsos, é tudo menos difícil, e vende-lo depois a um dos milhares de "ciganos" que compram carros à beira da estrada, ainda menos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E se tiveres danos próprios contratados (furto/roubo) talvez seja mais complexo seres ressarcido da companhia no caso de não teres o DUA contigo, imagino eu!

                                      Comentário


                                        #20
                                        mete no carro, mas escondido

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não deixem o DUA no carro... já me roubaram um carro com DUA lá dentro e foi uma confusão dos diabos.

                                          Ninguém me facilitou a vida, nem na PSP nem para abater o carro.

                                          Logo no início, principal suspeito do roubo: eu! Dito assim a frio pelo sr. agente que me atendeu na participação do roubo...

                                          Portanto imaginem o resto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            É sempre bom deixar o DUA no carro, pois sempre facilita a vida a quem eventualmente vos levar o carro.

                                            Em resumo, carta verde, sim, certificado de IPO (se aplicável), sim, DUA, nunca...
                                            Lá em casa temos dois carros e de vez em quando vamos trocando... Sempre foi política minha (e imposta quase a ferros) de não deixar o DUA no carro.

                                            Ao menos se me roubarem o carro, não têm documentos e sendo parados por alguma autoridade, fica mais complicado safarem-se incólumes. Prefiro pagar a multa de não ter documentos do que ter o DUA no carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há uma solução que já vi fazerem em empresas.

                                              Andar com uma cópia autenticada do DUA em vez do original.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Afinal o problema do user é não ter bolsos, mas isso é fácil de resolver, é usar um "canguru" que é o que vou começar a usar agora no Verão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  DUA na carteira?!
                                                  Nunca vi ninguém fazer tal coisa!...
                                                  Os meus documentos (e de todos os carros que ando/andei) ficam sempre no porta-luvas do carro!
                                                  Diria que a probabilidade de ter problemas é 90% se tirar os documentos do carro e 10% de andar com eles no carro, por isso...

                                                  Por aqui, a probabilidade de roubo é baixa (eu nunca fecho o carro!), pelo que o problema só se coloca quando saio, mas também ter ou não o DUA é praticamente irrelevante se me levarem o carro, e, nunca ouvi falar de ninguém, que, depois de roubar um carro, tenha usado o DUA para alguma coisa...



                                                  Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                                                  E se tiveres danos próprios contratados (furto/roubo) talvez seja mais complexo seres ressarcido da companhia no caso de não teres o DUA contigo, imagino eu!
                                                  Não vejo porquê!...
                                                  É perfeitamente normal/natural que os documentos da viatura estejam na própria viatura!

                                                  Há poucos meses roubaram um carro de um conhecido (Megane com ~6 meses) com todos os documentos (e até hoje nada apareceu), mas não teve qualquer problema e já tem outro carro novo!



                                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                  Há uma solução que já vi fazerem em empresas.

                                                  Andar com uma cópia autenticada do DUA em vez do original.
                                                  Não sei, mas penso que isso não seja legal!..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Depende muito das zonas... aqui para o interior até podes deixar o carro com a chaves lá dentro.

                                                    No meio disto tudo o que me chateia é existir discussão onde esconder o DUA e afins! Em vez disso o que se devia discutir era a sociedade miserável que temos onde temos de andar sempre a esconder tudo e com medo de sermos assaltados.

                                                    Eu tenho os meu documentos no carro.
                                                    O meu irmão nem fechar o carro fecha, deixa sempre aberto e muitas vezes com a chave la dentro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                      DUA na carteira?!
                                                      (Cópias Autenticadas)

                                                      Não sei, mas penso que isso não seja legal!..
                                                      Já se discutiu aqui:

                                                      http://forum.autohoje.com/forum-geral/13147-documentos-da-viatura.html


                                                      A lei é ambígua. Podem implicar ou não, como disse sei de empresas onde o fazem (com grandes frotas) e não dá problemas de maior.
                                                      Indo para fora do país é que não são mesmo válidos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho um colega de trabalho que coloca os documentos todos num pequeno alçapão que fica debaixo do tapete do conduto (é um Renault). Não sei se já lhe aconteceu ou não, mas deve ser giro ser mandado parar pela polícia e ele ter que saír do carro, retirar o tapete e abrir o alçapão em frente ao agente!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                          Depende muito das zonas... aqui para o interior até podes deixar o carro com a chaves lá dentro.

                                                          No meio disto tudo o que me chateia é existir discussão onde esconder o DUA e afins! Em vez disso o que se devia discutir era a sociedade miserável que temos onde temos de andar sempre a esconder tudo e com medo de sermos assaltados.

                                                          Eu tenho os meu documentos no carro.
                                                          O meu irmão nem fechar o carro fecha, deixa sempre aberto e muitas vezes com a chave la dentro.
                                                          Pois...
                                                          Eu, se fôr ali fora, quase que aposto que o meu também tem lá a chave na ignição...



                                                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                          Já se discutiu aqui:

                                                          http://forum.autohoje.com/forum-geral/13147-documentos-da-viatura.html


                                                          A lei é ambígua. Podem implicar ou não, como disse sei de empresas onde o fazem (com grandes frotas) e não dá problemas de maior.
                                                          Indo para fora do país é que não são mesmo válidos.
                                                          Não, tal como é desconfiava, não é!!
                                                          Até no link que colocaste tem isto:
                                                          Artigo 7.º
                                                          Validade das reproduções do certificado
                                                          1 - O certificado de matrícula não pode ser substituído por fotocópia simples ou autenticada do mesmo documento.
                                                          2 - O disposto no número anterior não é aplicável aos veículos afectos ao regime de aluguer sem condutor, cujas regras de substituição do certificado de matrícula são reguladas por portaria conjunta dos Ministros de Estado e da Administração Interna e da Justiça.
                                                          http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mos...87&tabela=leis

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                            Depende muito das zonas... aqui para o interior até podes deixar o carro com a chaves lá dentro.
                                                            o KArro da minha mãe tem a chave presa na ignição... não se consegue tirar sem desmanchar o canhão! então está sempre lá... tranca o carro com a outra chave e vai á vidinha dela descansada!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X