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Os vendedores automóveis de hoje em dia

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    Os vendedores automóveis de hoje em dia

    Boas pessoal,

    Atenção que isto não é nenhuma critica aos vendedores de automóveis em geral, conheço bem alguns e tenho respeito por aqueles que por aqui andam no fórum.

    Venho apenas relatar dois acontecimentos recentes que me deixam um bocado estupefacto e que me deixam a questionar o que é preciso para ser vendedor de automóveis hoje em dia (tirando, obviamente o dote de comercial e a "ginga" de saber dar a volta ao cliente).

    As duas últimas vezes que fui a um stand de automóveis (neste caso de duas marcas, não estou a falar de multimarcas ou outros), fiquei um bocado espantado. Não é suposto um vendedor de uma marca saber alguns aspectos básicos dos modelos, isto é, versões e motorizações? Em duas vezes apanhei duas vendedoras completamente aos papéis em coisas que a meu ver, são simples. Atenção que não estou a falar de extras ou outras especificações técnicas! Apenas motorizações e versões, ponto.

    A outra situação vem se calhar de encontro com o que coloquei acima. Duas ex-colegas minhas entraram há pouco tempo para vendedoras automóveis de uma marca europeia. O curioso disto tudo é que tirando a parte de saberem pôr gasolina, dúvido que alguma vez tenham aberto sequer um capot


    Quais são as vossas opiniões?

    #2
    Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
    Boas pessoal,

    Atenção que isto não é nenhuma critica aos vendedores de automóveis em geral, conheço bem alguns e tenho respeito por aqueles que por aqui andam no fórum.

    Venho apenas relatar dois acontecimentos recentes que me deixam um bocado estupefacto e que me deixam a questionar o que é preciso para ser vendedor de automóveis hoje em dia (tirando, obviamente o dote de comercial e a "ginga" de saber dar a volta ao cliente).

    As duas últimas vezes que fui a um stand de automóveis (neste caso de duas marcas, não estou a falar de multimarcas ou outros), fiquei um bocado espantado. Não é suposto um vendedor de uma marca saber alguns aspectos básicos dos modelos, isto é, versões e motorizações? Em duas vezes apanhei duas vendedoras completamente aos papéis em coisas que a meu ver, são simples. Atenção que não estou a falar de extras ou outras especificações técnicas! Apenas motorizações e versões, ponto.

    A outra situação vem se calhar de encontro com o que coloquei acima. Duas ex-colegas minhas entraram há pouco tempo para vendedoras automóveis de uma marca europeia. O curioso disto tudo é que tirando a parte de saberem pôr gasolina, dúvido que alguma vez tenham aberto sequer um capot


    Quais são as vossas opiniões?

    Podem sempre ter outras valências.

    Comentário


      #3
      Obviamente que a qualidade dos profissionais varia ... mas sim é suposto os vendedores conhecerem bem o que vendem em qualquer área inclusivé em automóveis. Mais, é suposto conhecerem também não só os seus produtos como os da concorrência.

      As grandes marcas fazem acções de formação fortes nestes aspectos especialmente no lançamento de novos modelos. Dito isto, nem todos terão o mesmo tipo de treino e a qualidade dos próprios profissionais também é como em qualquer outra área: alguns melhores, outros piores.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
        Boas pessoal,

        Atenção que isto não é nenhuma critica aos vendedores de automóveis em geral, conheço bem alguns e tenho respeito por aqueles que por aqui andam no fórum.

        Venho apenas relatar dois acontecimentos recentes que me deixam um bocado estupefacto e que me deixam a questionar o que é preciso para ser vendedor de automóveis hoje em dia (tirando, obviamente o dote de comercial e a "ginga" de saber dar a volta ao cliente).

        As duas últimas vezes que fui a um stand de automóveis (neste caso de duas marcas, não estou a falar de multimarcas ou outros), fiquei um bocado espantado. Não é suposto um vendedor de uma marca saber alguns aspectos básicos dos modelos, isto é, versões e motorizações? Em duas vezes apanhei duas vendedoras completamente aos papéis em coisas que a meu ver, são simples. Atenção que não estou a falar de extras ou outras especificações técnicas! Apenas motorizações e versões, ponto.

        A outra situação vem se calhar de encontro com o que coloquei acima. Duas ex-colegas minhas entraram há pouco tempo para vendedoras automóveis de uma marca europeia. O curioso disto tudo é que tirando a parte de saberem pôr gasolina, dúvido que alguma vez tenham aberto sequer um capot


        Quais são as vossas opiniões?
        eu acho que deviam saber tudo sobre os modelos que estão a vender...é o trabalho deles.

        por exemplo, nunca apanhei um vendedor que me soubesse dizer de cor a capacidade de uma bagageira (stand de marca)

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          #5
          O problema é sobretudo dos stands que dão fraca formação, e nem sequer se dão ao trabalho de avaliar as equipas de vendas.

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            #6
            As últimas aquisições que fiz/acompanhei foram na Santogal. No futuro, em caso de nova compra, quero tratar do assunto com o mesmo vendedor. Escusado será dizer, que gostei do profissionalismo/atendimento, etc. O que referes não será tão importante como antigamente, tenho a sensação que nos dias de hoje, com a informação que temos disponível, quando chegamos ao stand já sabemos exatamente o que há disponível e o que queremos, será mais uma questão de conseguir o melhor negócio, não quer dizer que seja o mais barato, mas poderá ser uma oferta de equipamento, umas condições especiais de pagamento ou um fim de semana de oferta em qualquer lado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
              Boas pessoal,

              Atenção que isto não é nenhuma critica aos vendedores de automóveis em geral, conheço bem alguns e tenho respeito por aqueles que por aqui andam no fórum.

              Venho apenas relatar dois acontecimentos recentes que me deixam um bocado estupefacto e que me deixam a questionar o que é preciso para ser vendedor de automóveis hoje em dia (tirando, obviamente o dote de comercial e a "ginga" de saber dar a volta ao cliente).

              As duas últimas vezes que fui a um stand de automóveis (neste caso de duas marcas, não estou a falar de multimarcas ou outros), fiquei um bocado espantado. Não é suposto um vendedor de uma marca saber alguns aspectos básicos dos modelos, isto é, versões e motorizações? Em duas vezes apanhei duas vendedoras completamente aos papéis em coisas que a meu ver, são simples. Atenção que não estou a falar de extras ou outras especificações técnicas! Apenas motorizações e versões, ponto.

              A outra situação vem se calhar de encontro com o que coloquei acima. Duas ex-colegas minhas entraram há pouco tempo para vendedoras automóveis de uma marca europeia. O curioso disto tudo é que tirando a parte de saberem pôr gasolina, dúvido que alguma vez tenham aberto sequer um capot


              Quais são as vossas opiniões?
              O mais importante, são bouas?

              Não é que duvide, mas em caso afirmativo, é favor colocar fotos a comprovar


              Cump.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                O mais importante, são bouas?

                Não é que duvide, mas em caso afirmativo, é favor colocar fotos a comprovar


                Cump.

                São digamos, papáveis!

                Comentário


                  #9
                  Qual é o espanto? Hoje em dia quase nenhum comercial sabe os mínimos sobre aquilo que vende e quem compra quase só olha para o preço.

                  Se os vendedores são uma treta - culpa das empresas que querem pagar pouco e acabam mal servidos - os compradores também são cada vez menos exigentes... porque se exigirem não têm quem os atenda, tal é a incompetência de uma boa parte dos comerciais. E começamos a construir a "pescadinha de rabo na boca"!

                  Longe vai o tempo em que se entrava numa loja para comprar, por exemplo uma camisola, e o vendedor quase sabia de cor o nome das ovelhas que tinham dado origem à lã!

                  Comentário


                    #10
                    Acho que havia por aí mais que um tópico sobre isto, mas não acho o maior de todos.

                    Recentemente comprámos carro, e para tal visitámos vários stands.

                    - Volvo - fiquei preocupado porque o stand estava ao abandono. Depois de uns 15 min a ver a V40, e sem sabermos se existiriam usados, viemos embora. De qualquer forma a mala é pequena.

                    - VW - A senhora lá apareceu a correr uns 5 minutos depois de lá estar. Lá se desculpou e encaminhou-nos para secção de usados, que era noutro stand fora do perímetro. Aì apanhámos um vendedor que jurou que o nosso orçamento jamais daria para a carrinha que queríamos. E eu com duas em vista, com passado credível, a esse preço.

                    - Renault - extremamente prestável e com conhecimento que chegou para me esclarecer.

                    Não visitei mais marcas, porque apenas equacionávamos estas.

                    Comentário


                      #11
                      E eu que à uns anos atrás me candidatei uns 2 cargos de vendedor de concessionários de marca e nunca me chamaram.
                      Modestia à parte acho que pela apresentação não foi, pela experiência também não pois não exigiam a mesma, devem é ter-me achado fraco. Mas de cada vez que vou a um Stand quase que me dá qualquer coisinha, tamanho é o desconhecimento do produto que vendem.

                      Senti isso quando comprei o meu Ibiza, aliás acabei por comprar mais barato devido à "incompetência" do vendedor - trocou a folha do preço entre 2 carros "iguais" mas com com equipamento diferente. Trouxe o mais equipado pelo preço do menos equipado. Só deram conta quando fomos assinar o contrato. Ainda chamaram o gerente para me tentar demover, mas meu amigo preço afixado e negociado é preço pago.

                      Quando comprei o Ceed, basicamente eu é que estava a fazer a apresentação do carro ao vendedor lol

                      Ainda assim o melhor que apanhei foi o que vendeu agora a 308sw, num stand de usados apresentou-me 2 carros, a G. Picasso e a 308 sw e mostrou-se bem conhecedor das 2 apresentando-me inclusive os prós e contras de cada um deles.

                      E o que mais me surpreendeu é que conhecia de uma ponta a outra o modelo da minha Ceed. Havia muitos que por a minha ter rádio 2Din OEM, aplicado por mim, pensavam que a minha era a versão com maior equipamento, quando na realidade era a intermédia.

                      Comentário


                        #12
                        A minha opinião é que enquanto as concessões pagarem comissões de apenas 20€ por viatura e só a partir da 3ª viatura, não vão ter vendedores preocupados em vender viaturas. Para muitos o salário mínimo mais um carro novo de 3 em 3 meses para andar é muito bom... Querem lá saber de vender carros!

                        Comentário


                          #13
                          Desde que sejam "boas" e saibam dizer que o modelo é a Gasoleo basta, vendem na mesma.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                            A minha opinião é que enquanto as concessões pagarem comissões de apenas 20€ por viatura e só a partir da 3ª viatura, não vão ter vendedores preocupados em vender viaturas. Para muitos o salário mínimo mais um carro novo de 3 em 3 meses para andar é muito bom... Querem lá saber de vender carros!
                            Esse valor de comissões é real?!?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                              Boas pessoal,

                              Atenção que isto não é nenhuma critica aos vendedores de automóveis em geral, conheço bem alguns e tenho respeito por aqueles que por aqui andam no fórum.

                              Venho apenas relatar dois acontecimentos recentes que me deixam um bocado estupefacto e que me deixam a questionar o que é preciso para ser vendedor de automóveis hoje em dia (tirando, obviamente o dote de comercial e a "ginga" de saber dar a volta ao cliente).

                              As duas últimas vezes que fui a um stand de automóveis (neste caso de duas marcas, não estou a falar de multimarcas ou outros), fiquei um bocado espantado. Não é suposto um vendedor de uma marca saber alguns aspectos básicos dos modelos, isto é, versões e motorizações? Em duas vezes apanhei duas vendedoras completamente aos papéis em coisas que a meu ver, são simples. Atenção que não estou a falar de extras ou outras especificações técnicas! Apenas motorizações e versões, ponto.

                              A outra situação vem se calhar de encontro com o que coloquei acima. Duas ex-colegas minhas entraram há pouco tempo para vendedoras automóveis de uma marca europeia. O curioso disto tudo é que tirando a parte de saberem pôr gasolina, dúvido que alguma vez tenham aberto sequer um capot


                              Quais são as vossas opiniões?
                              Se encantarem com outros atributos, tens o caso explicado.
                              Provavelmente também tem a ver com os salários que recebem, formações dadas, paixão por automóveis, etc.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                A minha opinião é que enquanto as concessões pagarem comissões de apenas 20€ por viatura e só a partir da 3ª viatura, não vão ter vendedores preocupados em vender viaturas. Para muitos o salário mínimo mais um carro novo de 3 em 3 meses para andar é muito bom... Querem lá saber de vender carros!

                                Wat?! 20€ por viatura? Estás a falar a sério?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                  Esse valor de comissões é real?!?
                                  Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                  Wat?! 20€ por viatura? Estás a falar a sério?
                                  Segmentos A e B das marcas generalistas anda à volta disso( 20€ a 40€ ), segmento C, segmento D e comerciais ligeiros(especialmente furgões) é mais um bocado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ou seja, para o vendedor o normal é receber o salário mínimo mais umas comissões miseráveis por venda de automóvel?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                      Ou seja, para o vendedor o normal é receber o salário mínimo mais umas comissões miseráveis por venda de automóvel?
                                      Querias xxxx€ + carro + iphonix x + visa + férias no allgarve + viagens de formação? Isso é para os chefes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                        Segmentos A e B das marcas generalistas anda à volta disso( 20€ a 40€ ), segmento C, segmento D e comerciais ligeiros(especialmente furgões) é mais um bocado...
                                        Pensei que ganhassem pelo menos (dependendo da gama do carro) a partir de 100€ p/ carro.
                                        Tinha ideia também que as margens que tinham para dar descontos eram feitas através das comissões que ganhavam.
                                        Estou a falar de concessionários oficiais e na venda de carros novos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                          Pensei que ganhassem pelo menos (dependendo da gama do carro) a partir de 100€ p/ carro.
                                          Tinha ideia também que as margens que tinham para dar descontos eram feitas através das comissões que ganhavam.
                                          Estou a falar de concessionários oficiais e na venda de carros novos
                                          Penso que isso era assim antes da crise Mundial de 2008/9.
                                          Editado pela última vez por Fabulous; 03 May 2016, 00:44.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em termos gerais o mercado mudou bastante nos últimos anos devido à crise, alguém diga ao PeugeotSales para vir aqui explicar, se ele tiver paciência.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cabg Ver Post
                                              Podem sempre ter outras valências.
                                              e é assim que se mata um tópico à nascença... antes que descambe!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que é mais culpa das marcas que têm um estrutura ainda muita arcaica ainda que procurem transmitir uma imagem de "modernidade".

                                                A informação é descoordenada. Os sites desactualizados, as alterações são permanentes as promoções são complexas etc etc.

                                                O que é válido hoje amanhã já não é.

                                                Naturalmente, os vendedores menos expeditos vão perdendo a pica e a pachorra e começam a encarar o assunto na "desportiva".

                                                Não é par desculpabilizar mas parece-me que é mal geral...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como em qualquer outra profissão, haverá funcionários mais competentes e outros menos. Uns que são espevitos, querem e procuram aprender, outros que apenas esperam pelo fim do mês...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As comissões na venda das viaturas são realmente muito baixas, mas em contra partida as comissões do crédito são muito boas, ou eram pelo menos, a 4, 5 anos atras, em relação aos conhecimentos dos vendedores posso dizer que para o concessionario pouco interessa o que interessa é que cumpra os objectivos que são impostos, agora a marca sim dá muito valor a isso porque de vez em quando avalia (quando saí um novo modelo) o conhecimento dos vendedores e eu nunca recebi avaliação abaixo dos 85% (carros comercias (furgões, etc...)), porque quando se tratava de viaturas de passageiros nunca tive menos de 90%, na altura tinha conhecimento e colegas meus que ou chumbavam ou tinham notas miseraveis vendia muito mais que eu, por isso conhecer bem o produto que vendemos e conhecer toda a concorrencia não quer dizer que seja sinonimo de muitas vendas porque no fim o que interessa ao cliente são os numeros para fechar negocio e para isso tens que ter um chefe de vendas que esteja disposto para te ajudar e isso nunca tive ao contrario dos meus colegas, mas enfim isso são outras historias.

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                      (...) e para isso tens que ter um chefe de vendas que esteja disposto para te ajudar e isso nunca tive ao contrario dos meus colegas, mas enfim isso são outras historias.
                                                      É tudo uma questão de:

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                        Como em qualquer outra profissão, haverá funcionários mais competentes e outros menos. Uns que são espevitos, querem e procuram aprender, outros que apenas esperam pelo fim do mês...
                                                        basicamente é isto

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                                          Boas pessoal,

                                                          Atenção que isto não é nenhuma critica aos vendedores de automóveis em geral, conheço bem alguns e tenho respeito por aqueles que por aqui andam no fórum.

                                                          Venho apenas relatar dois acontecimentos recentes que me deixam um bocado estupefacto e que me deixam a questionar o que é preciso para ser vendedor de automóveis hoje em dia (tirando, obviamente o dote de comercial e a "ginga" de saber dar a volta ao cliente).

                                                          As duas últimas vezes que fui a um stand de automóveis (neste caso de duas marcas, não estou a falar de multimarcas ou outros), fiquei um bocado espantado. Não é suposto um vendedor de uma marca saber alguns aspectos básicos dos modelos, isto é, versões e motorizações? Em duas vezes apanhei duas vendedoras completamente aos papéis em coisas que a meu ver, são simples. Atenção que não estou a falar de extras ou outras especificações técnicas! Apenas motorizações e versões, ponto.

                                                          A outra situação vem se calhar de encontro com o que coloquei acima. Duas ex-colegas minhas entraram há pouco tempo para vendedoras automóveis de uma marca europeia. O curioso disto tudo é que tirando a parte de saberem pôr gasolina, dúvido que alguma vez tenham aberto sequer um capot


                                                          Quais são as vossas opiniões?
                                                          Com certeza que terão outras... qualidades Mais a sério, se quem te está a vender algo é um homem com apenas alguns conhecimentos, ou uma mulher bem apresentada, que te cativa a atenção, mas que pouco sabe sobre a viatura, qual achas que te irá vender o artigo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                            Desde que sejam "boas" e saibam dizer que o modelo é a Gasoleo basta, vendem na mesma.
                                                            Bingo!

                                                            Comentário

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