Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Combustíveis: o que diz o manual dos vossos carros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Combustíveis: o que diz o manual dos vossos carros?

    Caríssimos,

    No ano passado (2015) comprei um automóvel novo. Como gosto de conhecer bem os equipamentos que compro, pus-me a ler o Manual de Instruções com toda a atenção. Quando cheguei a secção "Gasóleo" fiquei sem saber como interpretar o que lá estava escrito sobre o assunto! Dizia que . . . "O gasóleo tem de satisfazer a norma europeia EN 590" . . . Até aqui 100% de acordo. No parágrafo seguinte está escrito . . . "Abastecer, por isso, gasóleo de boa qualidade que contenha já aditivos que melhorem a sua qualidade, adicionados pelo produtor" . . . Quando li esta última frase fiquei com uma dúvida: o gasóleo que cumpra a norma EN 590 já contém os aditivos a que se referem ou se para além de cumprir com a norma, deve conter outros aditivos?

    É claro que contactei a marca a pedir esclarecimentos. Cheguei a resumir a minha dúvida com a seguinte questão:

    "Basta que o gasóleo cumpra com a norma EN 590?"

    Passado duas semanas deram uma resposta evasiva: " . . . informamos que o gasóleo comercializado nos postos de combustível cumpre a norma europeia em questão pelo que não terá qualquer problema." . . . isso sei eu!!

    Voltei a insistir na questão que coloquei e não voltaram a responder!

    Gostaria de desafia-vos a consultar o manual dos vosso carros e verificar se são claros neste aspecto! Caso contrário contactem as vossas marcas para verificarem se se comprometem com uma posição sobre este assunto.

    #2
    se foi coisa que nunca me preocupei em ler for os manuais dos carros, qualquer um que tive até hoje, e mesmo nas poucas ocasiões era só para consulta de algo respectivo a caixa de fusíveis, de resto nem para tirar duvidas...

    quanto mais me preocupar o que o fabricante lá diz...

    Comentário


      #3
      O meu não fala nada sobre gasóleo para este modelo, fiquei preocupado

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        se foi coisa que nunca me preocupei em ler for os manuais dos carros, qualquer um que tive até hoje, e mesmo nas poucas ocasiões era só para consulta de algo respectivo a caixa de fusíveis, de resto nem para tirar duvidas...

        quanto mais me preocupar o que o fabricante lá diz...

        Agora entendo alguns dos teus comentários... Típico tuga que não lê o manual de instruções, e quando a torre cai culpa a qualidade do cimento

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por heartness Ver Post
          Agora entendo alguns dos teus comentários... Típico tuga que não lê o manual de instruções, e quando a torre cai culpa a qualidade do cimento
          Cresce e aparece rapaz, que já tens idade para isso...

          Comentário


            #6
            Alguém que diz que não se preocupa com as recomendações do fabricante, mas depois se for preciso culpa-o se o carro avariar.
            Depois eu é que tenho que crescer!

            Comentário


              #7
              Um pequeno exemplo para mostrar que a leitura dos manuais pode ter algum interesse: no manual do meu carro anterior estava escrito que não se deve deixar a mão poisada, a "descansar", na manete das mudanças. Até esse momento nunca tinha pensado no assunto, mas certamente que esse hábito pode contribuir para o desgaste prematuro de algum componente da transmissão pois dificulta a dissipação de energia! Eu, e certamente, muitos de vós, nunca pensariam no assunto caso não o lessem no manual. Portanto, só temos a ganhar ao ler os manuais daquilo que compramos!

              Comentário


                #8
                Essa da mão ensinaram-me na escola de condução, e explicaram-me

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AutoCurioso Ver Post
                  Um pequeno exemplo para mostrar que a leitura dos manuais pode ter algum interesse: no manual do meu carro anterior estava escrito que não se deve deixar a mão poisada, a "descansar", na manete das mudanças. Até esse momento nunca tinha pensado no assunto, mas certamente que esse hábito pode contribuir para o desgaste prematuro de algum componente da transmissão pois dificulta a dissipação de energia! Eu, e certamente, muitos de vós, nunca pensariam no assunto caso não o lessem no manual. Portanto, só temos a ganhar ao ler os manuais daquilo que compramos!
                  Desgasta prematuramente os garfos que deslocam os carretos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AutoCurioso Ver Post
                    Um pequeno exemplo para mostrar que a leitura dos manuais pode ter algum interesse: no manual do meu carro anterior estava escrito que não se deve deixar a mão poisada, a "descansar", na manete das mudanças. Até esse momento nunca tinha pensado no assunto, mas certamente que esse hábito pode contribuir para o desgaste prematuro de algum componente da transmissão pois dificulta a dissipação de energia! Eu, e certamente, muitos de vós, nunca pensariam no assunto caso não o lessem no manual. Portanto, só temos a ganhar ao ler os manuais daquilo que compramos!
                    Exactamente... Mas de vez em quando aparecem artistas que acham que sabem mais que os fabricantes, mas na verdade não sabem nem como atar os atacadores e depois choram quando a conta é grande na oficina...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AutoCurioso Ver Post
                      Um pequeno exemplo para mostrar que a leitura dos manuais pode ter algum interesse: no manual do meu carro anterior estava escrito que não se deve deixar a mão poisada, a "descansar", na manete das mudanças. Até esse momento nunca tinha pensado no assunto, mas certamente que esse hábito pode contribuir para o desgaste prematuro de algum componente da transmissão pois dificulta a dissipação de energia! Eu, e certamente, muitos de vós, nunca pensariam no assunto caso não o lessem no manual. Portanto, só temos a ganhar ao ler os manuais daquilo que compramos!
                      Neste caso o problema está na deficiente educação que nos é dada nas escolas de condução. O que dizes aplica-se a todos os automóveis, assim como nunca ter o pé pousado na embraiagem ou até ter a embraiagem premida nos semáforos como muitos fazem etc etc.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                        se foi coisa que nunca me preocupei em ler for os manuais dos carros, qualquer um que tive até hoje, e mesmo nas poucas ocasiões era só para consulta de algo respectivo a caixa de fusíveis, de resto nem para tirar duvidas...

                        quanto mais me preocupar o que o fabricante lá diz...
                        Tenho de concordar que é engraçado ver alguém a gabar-se da própria ignorância .

                        Comentário


                          #13
                          Não gosto de ferir susceptibilidades, mas acho que é pouco sensato não dar importância as manuais. Por outro lado também acho que é desafiante descobrir as funcionalidades por nós próprios! Tal não invalida de mais tarde confirmar o que descobrimos sozinhos, e até perceber o que temos em mãos de uma outra perspectiva!

                          Comentário


                            #14
                            isso da mão na manete das mudanças no manual do meu diz para não fazer isso se o motor for a gasóleo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              isso da mão na manete das mudanças no manual do meu diz para não fazer isso se o motor for a gasóleo
                              Que é o mesmo se for a gasolina, quando se trate de uma manual.

                              A alavanca da caixa, faz movimentar as froquilhas. Estando em pressão, obriga-se a um maior atrito destas nos restantes componentes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                Tenho de concordar que é engraçado ver alguém a gabar-se da própria ignorância .
                                Depois aparece nos facebooks imagens como esta:



                                "ahhh que significa isto?"

                                Um mecânico menos honesto aproveita para trocar um par de farois de xénon

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                  Tenho de concordar que é engraçado ver alguém a gabar-se da própria ignorância .
                                  ignorantes são aqueles que não percebem que eu estava a ser irónico, porque na realidade isto é mais um tópico para encher chouriços, tanto que se vê o que aqui vem comentar sobre o assunto...

                                  e agora que é que são os ignorantes...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gostaria que se centrasse a discussão sobre o assunto do tópico ( . . . o assunto não é charcutaria . . . ).

                                    Pela forma como o assunto dos combustíveis foi abordado no manual do meu carro, pareceu-me claramente que houve a preocupação de não estragar o marketing das marcas de combustíveis no que respeita os combustíveis "vitaminados". Poderiam dizer simplesmente que o gasóleo deve respeitar a norma EN 590, mas não o fizeram! Fiquei curioso em saber se outras marcas têm uma abordagem semelhante, daí criei este tópico!

                                    Estou mesmo a ver que têm aversão aos manuais . . .

                                    Comentário


                                      #19
                                      No do meu C5 não me lembro porque é diesel e não me recordo de ver o que diz em relação às versões a gasolina.

                                      No Polo 1.2 cá de casa diz que pode usar gasolina 95 sem qualquer problema mas só com 98 é que poderá estar garantido todas as potencialidades do motor ( não me recordo se isto é válido para o 1.2 ou outras motorizações do polo a gasolina )

                                      No Smart Brabus , o manual e o próprio tampão do bocal da gasolina indicam que apenas pode levar Gasolina 98. Já os smarts a gasolina não brabus da mesma geração, podem levar 95.

                                      E é claro que sigo à risca o que dizem os manuais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AutoCurioso Ver Post
                                        Gostaria que se centrasse a discussão sobre o assunto do tópico ( . . . o assunto não é charcutaria . . . ).

                                        Pela forma como o assunto dos combustíveis foi abordado no manual do meu carro, pareceu-me claramente que houve a preocupação de não estragar o marketing das marcas de combustíveis no que respeita os combustíveis "vitaminados". Poderiam dizer simplesmente que o gasóleo deve respeitar a norma EN 590, mas não o fizeram! Fiquei curioso em saber se outras marcas têm uma abordagem semelhante, daí criei este tópico!

                                        Estou mesmo a ver que têm aversão aos manuais . . .
                                        vamos lá ver o manual normalmente refere já essas afirmações todas xpto que o fabricante sugere, por norma não ando a inventar, meto o recomendado e acabou, há aqueles que gostam de se aventurar e a fazer experiências, depois tiram dai as suas próprias conclusões, se o motor teve mais rendimento ou não, conseguiram gastar mais ou menos face aos km's percorridos, por ai fora...

                                        é claro isto é tudo muito bonito, mas depois tens os combustíveis premium e low cost, isso já é outra história mais que discutida...

                                        portanto é um assunto que por mais que se discuta, cada um tem as sua ideia da coisa, e não passa disso, pois as variáveis são mais que muitas, perante cada carro e respectivo motor...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                          Que é o mesmo se for a gasolina, quando se trate de uma manual.

                                          A alavanca da caixa, faz movimentar as froquilhas. Estando em pressão, obriga-se a um maior atrito destas nos restantes componentes.
                                          vou repetir: no manual de instrução do meu carro diz:
                                          "NOTA (só para os modelos a Diesel)
                                          Não mantenha a mão na alavanca de mudanças enquanto conduz. A pressão transmitida pela sua mão pode provocar desgaste prematuro no mecanismo das mudanças."

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                            ignorantes são aqueles que não percebem que eu estava a ser irónico, porque na realidade isto é mais um tópico para encher chouriços, tanto que se vê o que aqui vem comentar sobre o assunto...

                                            e agora que é que são os ignorantes...
                                            OFFTOPIC:
                                            Para um tópico "de encher chouriços" estás muito participativo. Parabéns

                                            ONTOPIC:
                                            Acho que actualmente com a quantidade de electrónica que os carro têm será normal, numa parte do manual, referirem algo sobre o/os combustíveis possíveis a usar.
                                            Acredito que haja motores a diesel que funcionem melhor com os combustíveis XPTO, muito provavelmente pelo maior nível de cetano que eles mencionar ter.
                                            Será como as octanas na gasolina (95 vs 98)...

                                            Pelo que se tem lido...todos os combustíveis vendidos têm de respeitar a norma EN590...agora as marcas podem e/ou fazem melhoram a "fórmula" dos seus combustíveis XPTO tendo benefícios para os automóveis.
                                            É verdade ou mentira? Não sei...mas temos de pensar que sim

                                            Eu mesmo no meu "velhinho" 2.0DTI tenho usado desde à muito tempo combustíveis ditos XPTO e só tenho a dizer bem.
                                            Pelo menos o mecânico diz-me que a conjugação óleo + gasóleo que tenho usado me tem deixado a admissão limpinha

                                            Cumprs

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                              OFFTOPIC:
                                              Para um tópico "de encher chouriços" estás muito participativo. Parabéns


                                              Cumprs
                                              para a aderência que o tópico já teve até a data vê-me mesmo que é o tipo de tópico que eu mencionei, até porque o que o user que abriu o tópico se procurar, o assunto está mais que falado de mil e uma maneiras em n tópicos aqui no forum e noutros pela Internet...

                                              dai que isto vai acabar por morrer...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                para a aderência que o tópico já teve até a data vê-me mesmo que é o tipo de tópico que eu mencionei, até porque o que o user que abriu o tópico se procurar, o assunto está mais que falado de mil e uma maneiras em n tópicos aqui no forum e noutros pela Internet...

                                                dai que isto vai acabar por morrer...
                                                Vai acabar por morrer, mas tu vais continuar a ser ignorante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por heartness Ver Post
                                                  Vai acabar por morrer, mas tu vais continuar a ser ignorante.
                                                  não comento piropos de cachopos que só aqui andam a provocar...

                                                  continua assim que daqui a pouco és encaminhado a porta de saída...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No meu apenas diz que o combustível deve cumprir a norma DIN EN 590

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                      para a aderência que o tópico já teve até a data vê-me mesmo que é o tipo de tópico que eu mencionei, até porque o que o user que abriu o tópico se procurar, o assunto está mais que falado de mil e uma maneiras em n tópicos aqui no forum e noutros pela Internet...

                                                      dai que isto vai acabar por morrer...

                                                      lá porque eu aderi não quer dizer que tenha aderência

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                                        Acho que actualmente com a quantidade de electrónica que os carro têm será normal, numa parte do manual, referirem algo sobre o/os combustíveis possíveis a usar.
                                                        Não entrando na questão controversa da qualidade dos combustíveis, diria que a electrónica será o menor problema.
                                                        Aliás, se há coisa que a electrónica faz melhor do que nunca é precisamente ajustar-se o melhor possível ao combustível que está lá (dentro de certos limites, claro), pois a ECU recebe informações de imensos sensores em tempo real ao longo de quase todo o trajecto entre a entrada de ar e combustível até depois da saída dos gases de escape.

                                                        Diria que mais facilmente as diferenças possam ser sentidas pelo lado mecânico (injectores de maior pressão, etc) do que pela electrónica.

                                                        Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                                        Acredito que haja motores a diesel que funcionem melhor com os combustíveis XPTO, muito provavelmente pelo maior nível de cetano que eles mencionar ter.
                                                        Será como as octanas na gasolina (95 vs 98)...

                                                        Pelo que se tem lido...todos os combustíveis vendidos têm de respeitar a norma EN590...agora as marcas podem e/ou fazem melhoram a "fórmula" dos seus combustíveis XPTO tendo benefícios para os automóveis.
                                                        É verdade ou mentira? Não sei...mas temos de pensar que sim

                                                        Eu mesmo no meu "velhinho" 2.0DTI tenho usado desde à muito tempo combustíveis ditos XPTO e só tenho a dizer bem.
                                                        Pelo menos o mecânico diz-me que a conjugação óleo + gasóleo que tenho usado me tem deixado a admissão limpinha

                                                        Cumprs

                                                        A comparação dos níveis de cetano com as octanas não me parece tão linear (posso estar errado).

                                                        É que o número de octanas está directamente ligado a evitar a pré-detonação, e existem fundamentalmente 3 tipos de situação:

                                                        • Motores que funcionam de modo indiferente com 95 ou 98;
                                                        • Motores que podem funcionar com ambos, mas só dão o rendimento máximo com 98 octanas (o knock-sensor é que vai detectar isso e dar informações à centralina para que ajuste alguns parâmetros tais como o avanço de ignição em função disso);
                                                        • Motores que apenas podem funcionar com 98 octanas (o caso do S2000, por exemplo), que o manual diz explicitamente que 95 octanas só poderão ser utilizadas em situações de emergência (até chegar a uma bomba com 98);


                                                        Ou seja, enquanto na gasolina existe uma norma (a tal EN) mas com dois tipos claramente distintos e definidos de combustíveis, no diesel não existe nenhum requisito adicional imposto pelo fabricante para além da tal norma EN.


                                                        Considero que a questão do combustível simples vs aditivado é completamente distinta do número de octanas, pois este último não está escondido atrás de "fórmulas mágicas" de aditivos que nenhum fabricante soube explicar de forma clara.

                                                        As octanas são uma medida muito fácil de verificar, independentemente dos aditivos que existam em cima da base de 95 e 98 octanas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Não entrando na questão controversa da qualidade dos combustíveis, diria que a electrónica será o menor problema.
                                                          Aliás, se há coisa que a electrónica faz melhor do que nunca é precisamente ajustar-se o melhor possível ao combustível que está lá (dentro de certos limites, claro), pois a ECU recebe informações de imensos sensores em tempo real ao longo de quase todo o trajecto entre a entrada de ar e combustível até depois da saída dos gases de escape.

                                                          Diria que mais facilmente as diferenças possam ser sentidas pelo lado mecânico (injectores de maior pressão, etc) do que pela electrónica.




                                                          A comparação dos níveis de cetano com as octanas não me parece tão linear (posso estar errado).

                                                          É que o número de octanas está directamente ligado a evitar a pré-detonação, e existem fundamentalmente 3 tipos de situação:

                                                          • Motores que funcionam de modo indiferente com 95 ou 98;
                                                          • Motores que podem funcionar com ambos, mas só dão o rendimento máximo com 98 octanas (o knock-sensor é que vai detectar isso e dar informações à centralina para que ajuste alguns parâmetros tais como o avanço de ignição em função disso);
                                                          • Motores que apenas podem funcionar com 98 octanas (o caso do S2000, por exemplo), que o manual diz explicitamente que 95 octanas só poderão ser utilizadas em situações de emergência (até chegar a uma bomba com 98);


                                                          Ou seja, enquanto na gasolina existe uma norma (a tal EN) mas com dois tipos claramente distintos e definidos de combustíveis, no diesel não existe nenhum requisito adicional imposto pelo fabricante para além da tal norma EN.


                                                          Considero que a questão do combustível simples vs aditivado é completamente distinta do número de octanas, pois este último não está escondido atrás de "fórmulas mágicas" de aditivos que nenhum fabricante soube explicar de forma clara.

                                                          As octanas são uma medida muito fácil de verificar, independentemente dos aditivos que existam em cima da base de 95 e 98 octanas.
                                                          Obrigado pela completa explicação

                                                          Estamos sempre a aprender...realmente as coisas que eu disse não têm grande lógico então.

                                                          Eu tenho usado, normalmente, o Galp Evologic ou Cepsa Optima ou Repsol 10E+ porque com app da Galp e/ou cupões do continente ou cartão Deco+ ou cartão Axa consigo preços quase dos "low-cost" e assim, pelo menos no meu consciente, fico descansado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se o carro é a gasoleo, no manual diz para colocar gasoleo...qual a duvida, desde que não andes em jumbos e afins a meter agua misturada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X