Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sinal STOP continua a não ser respeitado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sinal STOP continua a não ser respeitado

    A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) concluiu que, em média, um em cada seis condutores não respeita o sinal ‘stop’ e força a entrada numa via onde estão outros veículos a circular.

    As conclusões da PRP surgem após ter analisado dois cenários distintos de condutores perante o sinal ‘stop’: os que se aproximam do sinal e não têm carros a circular na via onde pretendem entrar e os que se deparam com veículos em circulação.
    No caso da aproximação a um sinal ‘stop’ onde não eram visíveis veículos a circularem na via, a PRP constatou que 15 por cento dos 1.181 condutores respeitaram o código da estrada e os restantes automobilistas apenas abrandaram, comportando-se como se estivessem na presença de um sinal de cedência de passagem.
    Em situações em que se depararam com veículos em circulação na via onde pretendiam entrar, dos 672 veículos observados, cerca de 120 condutores não cederam a passagem e forçaram a entrada na via, obrigando veículos com prioridade a alterar a sua marcha, reduzir a velocidade ou até mesmo parar.
    “Estes comportamentos observados são muito graves e permitem dizer que os portugueses desrespeitam um dos sinais mais importantes do código da estrada”, refere José Miguel Trigoso, Presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa. “Precisamos reeducar os condutores no sentido de evitar graves acidentes que podem ser causados por esta infração”, conclui.
    Em dados revelados pela PSP, 3.141 condutores foram autuados em 2015 por infração à paragem obrigatória.

    #2
    Não é uma situação incomum. Por vezes em vias cuja visibilidade é muito boa, colocam sinal de STOP, onde bem poderia estar um ''cedência de passagem''.

    Comentário


      #3
      Se a maior parte dos sinais de STOP não fazem qualquer tipo de sentido, é normal que as pessoas não respeitem.

      Comentário


        #4
        Se fosse só o stop.
        Pior mesmo é que a grande maioria dos automobilistas não consegue visualizar na sua cabeça o espaço percorrido por um veículo em marcha pelo simples facto de apenas olhar para ele. Desde cruzamentos ou entradas em estradas nacionais e mesmo AEs é só entrar e quem vier atrás que se amanhe. Por vezes e já cheguei à conclusão, não o fazem por mal apenas por pura ignorância e estupidez por não entenderem que apesar do veículo que se aproxima não estar mesmo ao pé deles, naqueles 2 ou 3 segundos que vai demorar a manobra de entrada da sua viatura vai ser o suficiente para que o tal veículo já esteja na zona de conflito.

        Comentário


          #5
          Fossem só os Stops...Ativar o semáforo de controlo de velocidade e não parar é mato por exemplo

          Comentário


            #6
            Se está lá, por algum motivo é.
            As vezes PARECE que não faz sentido.
            E contra mim falo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
              Se está lá, por algum motivo é.
              As vezes PARECE que não faz sentido.
              E contra mim falo.

              isso também não é bem assim como estás a pintar, há situações que quem estuda a sinalização para aplicar em certas situações anda a dormir, ainda recentemente num entroncamento a visibilidade para quem vinha a entrar era nula para quem olhava a esquerda, como quem vinha da esquerda só tinha visibilidade total ao encontro da entrada, resultado ao invés de meterem um stop para quem se apresentava da esquerda, não foram por o stop na entrada para aqueles que não viam nada, resultado uns poucos de acidentes deram-se, o stop desapareceu logo ao fim de uns tempos, e meteram uma cedência de passagem a quem vinha da esquerda...

              outras situações é meter sinalização a balda só porque sim, em muitas situações onde existe fraca visibilidade ao invés de um stop, temos uma cedência de passagem, noutras onde a visibilidade é enorme, temos stops como já foi referido...

              não sou nenhum santo na estrada, mas tenho olhos na cara para ver que há muita sinalização mal aplicada, e outras desactualizada perante alterações que foram feitas após a sua aplicação e ninguém se preocupou em alterar...

              é natural que se vê pessoas que nem se ralam minimamente com a sinalização, a estrada é toda delas, não respeitam nada, o problema é quando apanhadas na curva pelas autoridades, um exemplo que já foi referido é os semáforos com limite de velocidade, nem abrandam faz de conta que nem existem, e as vezes a coisa corre mal, tem as autoridades logo ao virar da esquina, excesso de velocidade e desrespeito pela sinalização, logo uma bela coima, abrem logo os olhos...

              agora os stops paro sempre que não tenho qualquer visibilidade, se tiver boa para ambos os lados, abrando até quase parar, para ter tempo de imobilizar o carro na totalidade se vier alguém caso contrario não paro e dou entrada na outra estrada, dai eu dizer há situações que a sinalização devia ser revista, pois já não condiz com as alterações urbanísticas que foram feitas depois da mesma ter sido implementada...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por afc Ver Post
                Fossem só os Stops...Ativar o semáforo de controlo de velocidade e não parar é mato por exemplo
                Isso é que me deixa .

                Geralmente quem se lixa é o parvo que vai ali com calma para o sinal não fechar. E ainda é bi-parvo que, fica no sinal à espera que ele volte a abrir enquanto o magnânimo ser vivo que fez o sinal fechar foi à vida dele.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                  Isso é que me deixa .

                  Geralmente quem se lixa é o parvo que vai ali com calma para o sinal não fechar. E ainda é bi-parvo que, fica no sinal à espera que ele volte a abrir enquanto o magnânimo ser vivo que fez o sinal fechar foi à vida dele.
                  eu ando ai muito pela terriolas e existe muitas situações dessas até mete raiva, parece que fazem de propósito, o pior é que a coisa as vezes corre mal, que as autoridades sabem dessas façanhas, e metem-se a jeito, e é apanhar neles atrás uns dos outros, como eu já vi carradas de vezes, depois não tem hipótese de fugir, foram apanhados em flagrante...

                  Comentário


                    #10
                    Abaixo aos Stops...

                    Comentário


                      #11
                      90% dos sinais de stop deviam ser substituídos por sinais de estrada com prioridade.
                      Quase todos os dias passo num sinal de stop que, para um lado tem visibilidade de uns 2kms e para outro mais de 500m. Porque carga de água é que se deve obrigar alguém a parar, neste caso, se não houver carros à vista?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                        Abaixo aos Stops...
                        E vivam os sinais de estrada com prioridade.
                        Quanto a mim os STOPs têm a sua razão de ser, deviam ser colocados em cruzamentos perigosos. O que se observa é que são colocados a torto e a direito sem critério.
                        Se os STOP existissem apenas nos cruzamentos perigosos, toda a gente se habituava a respeitá-los, assim... os condutores fazem deles sinais de cedência de passagem, abrandam e, se não houver carros (ou autoridades) à vista, seguem.

                        Comentário


                          #13
                          O STOP se fosse devidamente utilizado seria preciso em apenas 1% das situações ou até menos.

                          A cedência de passagem é o suficiente e a partir daí já não se trata de ter STOP ou não ter, trata-se de respeito pelos outros.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                            Se está lá, por algum motivo é.
                            As vezes PARECE que não faz sentido.
                            E contra mim falo.
                            Não é assim como pintas, algumas vezes não faz sentido, e na minha rua tenho isso, ambos estão tapados por arvores (por isso só quem conhece aquilo é que sabe) mas um está numa rotunda (aliás tem duas sinalizações) quem desce tem sentido obrigatório direita e tal stop, quem sobe apresenta-te a placa de sentido giratório (rotunda)

                            Comentário


                              #15
                              É a banalização dos stops

                              Comentário


                                #16
                                numa bifurcação onde passo diariamente, só para dar um exemplo, a rua onde passam 98% talvez dos carros tem um stop, a outra de onde vêm 5 ou 6 carros por dia tem prioridade

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X