Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente sem inspeção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente sem inspeção

    Boa tarde,


    na passada quinta feira, 19 de Maio, comprei um carro de segundo mão num portal de venda online. Quando me encontrei com o vendedor ele disse que estava tudo em dia, e eu na minha ignorância nestes aspetos (tenho 20 anos e nunca comprei um carro antes), apenas dei uma vista de olhos no livrete, vi que estava tudo mais o menos e comprei o carro. Fiz o seguro online na sexta-feira a noite quando voltei do trabalho e efectuei o pagamento.

    Por azar, no domingo de manhã tive um acidente (culpa ainda por determinar), e só ai o agente me disse que estava sem inspeção e pelo qual iria pagar 250€ de multa. Isso é o menos...

    Hoje fui à seguradora buscar os documentos de seguro para apresentar nas autoridades. Eles disseram que a carta verde ainda não estava pronta mas que me entregavam o recibo de seguro que servia para os efeitos. Mas para me entregarem a carta irei ter que mostrar todos os documentos da viatura. Mas que para todos os efeitos já estou segurado.

    A minha pergunta é. Será que ao não ter inspeção feita a seguradora me vai negar o pedido de seguro que já está pago desde sexta e que inclusive já tenho nº de apólice e recibo de titularidade de seguro?
    Será que se for considerado culpado, o meu seguro se vai deitar a baixo e vou ter que pagar o arranjo da outra viatura?


    Fui enganado pelo vendedor do carro e estou mesmo muito preocupado pelo meu futuro próximo, pois sou trabalhador-estudante e o dinheiro não me sobra. Se me puderem ajudar a esclarecer estas duvidas agradecia imenso!

    #2
    De forma muito resumida:

    a) se a culpa for tua, a tua seguradora vai-se por a andar e tu vais acarretar com as despesas do lesado; Por outras palavras, estás feito ao bife.
    b) se a culpa não for tua, estás safo.

    E já agora, se o veículo anda, vai fazer a inspecção para ontem!

    Comentário


      #3
      Eu falei com um mediador de seguros e ele disse que mesmo em casos de alcool, as seguradoras acarretam com as despesas do lesado. Mas apenas nesses casos, posteriormente, cobram ao condutor o valor das despesas. Em casos de falta de inspeção, pelo que ele me disse, as seguradoras não cobram de volta ao condutor.

      Não percebo é porque é que você me está a dizer para tratar já da inspeção...
      Preferia guardar o pouco dinheiro que tenho para pagar a multa e a eventual despesa do outro condutor... e apenas depois arranjar o meu veiculo e passa-lo na inspeção. Pode-me esclarecer o porque de dizer isso?

      Outra questão que tenho:
      Um carro com uma ligeira amassadela e riscado na parte lateral esquerda, passa na inspeção?

      Comentário


        #4
        Então se o mediador disse que está tudo bem, está tudo bem.

        Comentário


          #5
          Disse só dizendo (passe o pleonasmo)?

          Olha que depois muitos dão o dito por não dito...

          Comentário


            #6
            Não sei como funciona os seguros online mas quando fiz o meu na altura um dos papeis que me pediram para o fazer foi a inspeção válida do carro
            E t'avais convencido que seria um dos papeis fundamentais para fazer o seguro
            PS: quando o fiz foi a mais ou menus 6/7 anos atrás

            Pode ter mudado entretanto


            Respondendo à rua questão se a amassadela não for muito grave que não impeça o Bo. Funcionamento do carro não terás problemas na inspeção e quanto aos riscos também não...

            Comentário


              #7
              Não foi um mediador do meu seguro que disse isso, atenção...
              Foi um colega do meu tio que é mediador de seguros. Precisamente por isso é que estou a pedir opiniões aqui.
              Relativamente à questão da viatura passar na inspeção com as amassadelas. O que acham?

              Comentário


                #8
                Obrigado plintim. Eu já me estou a fazer a ideia de que vou ter que pagar a reparação do outro carro (Mercedes dos novos). Já agora, pintura de um mercedes na marca fica por quanto?
                Ficou arranhado por toda a lateral de lado esquerdo. Quanto a amassadelas, tem uma ou duas que quase nem se notam.
                Quanto deve ficar isso na marca?

                Comentário


                  #9
                  se tiveres que pagar o arranjo do Mercedes na marca, podes vender já o teu carro e nem sei se chega para pagar o arranjo...

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que podes não ter o seguro valido em virtude de teres documentos em falta.

                    Comentário


                      #11
                      Só essa me faltava... Isso era outra multa certo?

                      Comentário


                        #12
                        Para fazer o seguro pedem o documento de inspecção se não estou em erro, como fizeram sem esse documento?

                        Comentário


                          #13
                          Fiz o seguro online. Ele não me pediram documento nenhum. Só o pagamento

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por viatura2001 Ver Post
                            Fiz o seguro online. Ele não me pediram documento nenhum. Só o pagamento
                            Para fazer seguro é necessário ter inspecção valida, se não tinhas inspecção a seguradora pode saltar fora. Tens 8 dias para mostra o seguro valido, se não fizeres prova do mesmo são 500€ de multa.
                            Tens a certeza que o seguro está valido?

                            Comentário


                              #15
                              Eu acredito que sim, porque eu hoje fui a uma filial da seguradora, eles comprovaram a data de inicio da apólice e deram-me um recibo para apresentar na policia. Mas a carta verde ainda não tenho.

                              Comentário


                                #16
                                Há dois anos fiz um seguro no acp e não me pediram folha da inspeção.....entretanto este ano fiz outro na fidelidade e já tive que apresenta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Falavas com o chulo que te vendeu o carro e disse que estava tudo em ordem.
                                  Comigo as coisas iam piar fino!
                                  Agora é espera para ver realmente de quem é a culpa!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Muito estranho não terem pedido. Já fiz seguro em seguradoras online e físicas e todas pediram.

                                    Quanto ao acidente, se fores culpado a seguradora paga o outro. Agora, se o acidente se dever a uma falha mecânica do veículo e este está sem inspeção, então exercem o chamado direito de regresso, ou seja, obrigarem-te a pagar as indemnizações. Mas parece-me pouco provável.

                                    Outra coisa que pode surgir, apesar de me parecer pouco provável, é declararem o seguro nulo porque o carro não tinha a inspeção válida no momento do início do contrato, o que implica que não pagam nada ao outro, recaindo essa responsabilidade sobre ti diretamente.

                                    EDIT: Quanto à inspeção em si, faz já para poderes andar com o carro sem ser multado outra vez. Mesmo que chumbe, sempre ficas com ela feita e carro pode circular 30 dias.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por viatura2001 Ver Post
                                      ...(tenho 20 anos e nunca comprei um carro antes), apenas dei uma vista de olhos no livrete, vi que estava tudo mais o menos e comprei o carro...
                                      desculpa a dureza, mas não é preciso ter mais de X anos nem ter comprado carros antes para se saber os documentos que são precisos, não falaste nada com o vendedor sobre a inspecção?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vai ao email que a seguradora te enviou e lê as condições que eles te enviaram. Quase de certeza que diz lá que o seguro só é válido se a viatura tiver IPO em dia. Na maior parte dos seguros diz isso, e as seguradoras agarram-se a isso sempre que podem.

                                        Tu não foste enganado pelo vendedor, tu confiaste num estranho. Tira as conclusões que quiseres daí.

                                        Em relação à IPO, para poderes circular, tens que a ter. Se é caro ou achas que é caro ou não queres porque tens outras prioridades, o problema é só teu, não de ninguém que tenha o azar de se cruzar contigo. Gosto da fé com que assumes que o carro está bom de suspensão, travagem, pneus, etc etc quando nem sequer viste o selo da IPO...

                                        Nenhum de nós sabe se os danos do acidente vão fazer diferença na IPO, só tu é que viste os danos. passa à porta dum centro de inspecção e pergunta, ninguém te cobra e ninguém te julga por isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nunca me pediram inspecção do carro, quer online, quer em mediador.

                                          Já agora, quem culpa o vendedor do carro, eu colocaria também a culpa no comprador. Então compramos uma coisa sem nos certificarmos que está em ordem? Mas andamos todos a comer gelados com a testa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se a seguradora te fez o seguro sem pedir qualquer documentação relativo a isso ... eu não ficaria muito preocupado . A falha é deles.

                                            alias eu nunca tive de fazer prova que o carro está inspecionado para fazer seguro ao carro ... Não sei se eles verificam isso de outra maneira ... mas nunca entreguei qualquer comprovativo disso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se o carro anda o 1o passo é ires ccom ele à inspecção.

                                              Sempre que fiz seguros pediram sempre o ipo quando aplicável.

                                              Comentário


                                                #24
                                                viatura2001 entendo o teu problema.

                                                São muitos detalhes para um marinheiro de primeira viagem, sem um apoio de uma pessoa.
                                                Pode ser que a culpa fique do outro tipo.
                                                Senão, vais ter que aguentar o €mbate.

                                                Força!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado pessoal pelas respostas, tanto as positivas como as negativas. Uma pessoa aprende com os erros, e com certeza será um que não voltarei a cometer. Se este erro me vai sair muito caro ou não, só o futuro próximo o dirá. Mais uma vez, obrigado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não leves a mal o que disse, mas é mesmo assim. Quando compramos uma coisa temos que confirmar a documentação, principalmente no que toca a inspecções e no DUA se existe alguma coisa com reserva de propriedade, pelo menos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                      Não leves a mal o que disse, mas é mesmo assim. Quando compramos uma coisa temos que confirmar a documentação, principalmente no que toca a inspecções e no DUA se existe alguma coisa com reserva de propriedade, pelo menos.
                                                      Tens toda a razão OFFICER, mas também devemos admitir que comprar um carro se tornou uma coisa altamente complexa e chata, comparando com "antigamente".
                                                      Simplex o tanas. Quase que é preciso contratar um advogado antes

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso já depende da honestidade do vendedor, mas desconfiado como sou, confirmo sempre tudo no que toca a papelada.

                                                        Anda meio mundo a querer enganar outro meio mundo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DiogoZM Ver Post
                                                          Falavas com o chulo que te vendeu o carro e disse que estava tudo em ordem.
                                                          Comigo as coisas iam piar fino!
                                                          Agora é espera para ver realmente de quem é a culpa!
                                                          Adoro heróis! E ias fazer o quê? Partir-lhe a boca e deixá-lo amarrado a um poste todo nu? Ou dar-lhe ralhete valente para mostrar quem manda?

                                                          Sendo que em qualquer dos casos ias acabar com menos 250€ no bolso...

                                                          As coisas são o que são... ele anda num carro sem inspeção, é responsável por isso...

                                                          Confesso que nao faço ideia qual o comportamento normal das seguradores nestes casos, mas suspeito que possas ter chatices..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            se fores dado como culpado e eles virem que o estado do carro pode ter influenciado a situação, tás bem tramado. Vasculham tudo até em carros que têm IPO em dia, quanto mais os que não têm...

                                                            Se não fores dado como culpado ou foi "só" distracção tua, não te chateiam por causa da IPO

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X