Fui lá ontem da parte da tarde. Tentando ser sucinto, o evento consistiu em 6 atividades - Pista, Terra Asfalto, Active City Brake, Park Assist, Skid e Eco Challenge.
Começando pela pista, calhou-me o 308 GTI (Branco). Uma volta ao lado do instrutor, com o homem a dar tudo (que mãozinhas) enquanto conversávamos sobre o carro do qual ele se mostrou pouco entusiasmado e rapidamente desviou o assunto para o BMW M4 GTS que conduziu durante 1000 voltas no evento da Bmw na semana anterior. Entretanto paragem nas boxes para trocar posições. Duas voltas na pista ao volante e no fim um sentimento agridoce. Por um lado, muito boa travagem, caixa curta e rápida como se quer, um som de escape soberbo. Por outro lado esperava mais do andamento, da direcção e do comportamento em curva. Não que curve ou ande mal, mas levava expectativas mais ambiciosas. Como é óbvio, estes campos são opiniões pessoais, mas ouvi várias pessoas com a mesma opinião, inclusive participantes do evento no ano passado que conduziram o RCZ-R, do qual falaram muito melhor, comparativamente.
Terra Asfalto - Demorou-se mais tempo a chegar ao local da prova do que a prova em si
Pequeno slalom em gravilha no novo 2008 para testar o funcionamento do ESP. De destacar que a unidade em causa tinha 114km, 110 dos quais feitos naquela atividade.
Active City Brake - Novamente num 2008 novo, atividade sem grande interesse. Consistiu em ir em direção a um painel com a traseira de um carro desenhada e testar o funcionamento do sistema...comigo funcionou bem, mas vi várias vezes o carro a ir contra o painel
O próprio instrutor frisou logo que o sistema é falível. Fiquei a saber que não funciona em portões de garagem, nem paredes nem objetos...basicamente a câmara instalada só detecta a matricula do veículo que segue posteriormente (e nem sempre bem).
Park Assist - Atividade muito rápida numa 308 SW GT. Demonstração do sistema de estacionamento automático, funcionou tudo bem.
Skid - Calhou-me um 308 GT defeituoso. Slalom em piso molhado tudo ok. Travagem a fundo em metade lona molhada metade asfalto e durante a travagem e do nada a traseira manda-se para a frente e fez-se ali um pião. O instrutor bastante embaraçado com a situação só depois é que informou que aquele carro há umas horas que já não estava bom. Foi logo repreendido pelo seu superior pelo sistema de comunicação e trocaram-me logo de carro e encostaram o outro até ao final do dia. Eu fiz a observação que é inadmissível um carro novo ter tido aquela falha...nem ABS, nem ESP, nada...o comportamento na travagem foi igual a um carro sem essas ajudas. Repetiu-se todo o percurso no outro carro e tudo correu como estava previsto. Fiquei sem perceber os critérios dos vários instrutores para essa travagem, porque uns iam com as 4 rodas na lona e outros iam como eu.
Eco Challenge - Tentar fazer o menor consumo no menor tempo possível num percurso que implica sair do recinto, ir para o meio do trânsito e voltar. Acabou por se revelar uma prova de treta, altamente condicionada pelo trânsito que houver e pela disponibilidade do porteiro em abrir as barreiras do recinto (só aí perdi 1 minuto no regresso). O carro da prova foi um 208.
Nota final, atenção aos usados Peugeot nos próximos meses
conduzi o 308 gti 270cv ( vermelho ) . fantasticoo.
Skid:
o proposito é precisamente experimentar a planagem na agua ( 4 rodas em cima da lona ) onde o atrito me pareceu "zero"durante a travagem, e repetir com 2 rodas fora .
Que motor em o 308 gti ? é o 1,6 de 200 cv ou de 270 cv ?
BMW M4 GTS ? conduziu ? não creio ! terá sido um M4 normal.
É o mesmo do RCZ-R 1.6THP 270cv.
Falou-me várias vezes do M4 GTS, que fez lá 4000km nele, que chegava ao fim da reta a 260km/h, gabou os travões carbocerâmicos (que travava aos 100m enquanto no 308 tinha que travar aos 250m)...só se me esteve a dar tanga
Originalmente Colocado por avantime1panoramix1Ver Post
conduzi o 308 gti 270cv ( vermelho ) . fantasticoo.
Skid:
o proposito é precisamente experimentar a planagem na agua ( 4 rodas em cima da lona ) onde o atrito me pareceu "zero"durante a travagem, e repetir com 2 rodas fora .
A essa conclusão já eu tinha chegado, no entanto o meu instrutor só deixou fazer um dos testes. Não reparei se havia gente a fazer os dois.
Falou-me várias vezes do M4 GTS, que fez lá 4000km nele, que chegava ao fim da reta a 260km/h, gabou os travões carbocerâmicos (que travava aos 100m enquanto no 308 tinha que travar aos 250m)...só se me esteve a dar tanga
Grande máquina o M4 GTS, mas também custa 3 ou 4 vezes mais do que um 308 GTI.
eu queria lá saber do teste, ficava era à espera desse hybrid R...
O carro já existe e tem sido testado até por jornalistas em pista, mas ainda não há confirmação que seja lançado porque a Peugeot não sabe se consegue vender carros muito caros, algo que acontece com todas as marcas generalistas, a partir de determinados preços a malta prefere marcas premium.
Também lá estive. Excelente. A travagem era a 1ª passagem com 4 rodas na lona e na 2ª passagem com 2 rodas na lona e 2 fora. Calhou-me o 208 GTI. O meu batismo no autódromo.
Na prova do Eco Challenge fiz média de 5.7 e como dizes e bem, altamente condicionado pelo trânsito e pelo porteiro que me fechou a cancela.
O carro era o 208 1.2 PureTech (Gasolina).
No Skid fiz os dois testes, 4 rodas e 2 rodas. Os slaloms sempre a dar gás e o mesmo com o 2008 na terra
Evento engraçado mas tendo eu ido do Porto para LX espera mais do que 2 voltas no circuito. Também não achei muita piada à atitude do instrutor mas pronto.
Valeu pela experiência.
O carro já existe e tem sido testado até por jornalistas em pista, mas ainda não há confirmação que seja lançado porque a Peugeot não sabe se consegue vender carros muito caros, algo que acontece com todas as marcas generalistas, a partir de determinados preços a malta prefere marcas premium.
Se não o lançarem ficam com a resposta, mas é a de não venderem nenhum!
Estas iniciativas são realmente bem vindas, porque não é a demonstrar os 1.6 diesel que vão entusiasmar alguém a comprar um carro pelo lado da diversão.
Calhou-me um 208. Do carro ficou-me sobretudo a ideia de excelentes travões. O comportamento em curva era apenas sofrível mas aí não posso tecer comentários porque fui lá hoje no fim do dia e os pneus já tinham (literalmente) buracos com borracha que tinha saltado fora pelo que não dava para avaliar o que quer que fosse com aqueles pneus nas lonas.
O motor não passou de razoável, mexia-se bem em baixas mas lá para cima morria um pouco; esperava mais para um carro com quase 200cv e tão pequeno
Calhou-me um 208. Do carro ficou-me sobretudo a ideia de excelentes travões. O comportamento em curva era apenas sofrível mas aí não posso tecer comentários porque fui lá hoje no fim do dia e os pneus já tinham (literalmente) buracos com borracha que tinha saltado fora pelo que não dava para avaliar o que quer que fosse com aqueles pneus nas lonas.
O motor não passou de razoável, mexia-se bem em baixas mas lá para cima morria um pouco; esperava mais para um carro com quase 200cv e tão pequeno
Pois eu achei fantástico o comportamento do 208. Mas quando andei os pneus estavam bons. Achei a simpatia de todos, hospedeiras e monitores 5 estrelas. Fiquei mesmo muito agradado.
Editado pela última vez por dci80; 25 May 2016, 20:27.
Pois eu achei fantástico o comportamento do 208. Mas quando andei os pneus estavam bons. Achei a simpatia de todos, hospedeiras e monitores 5 estrelas. Fiquei mesmo muito agradado.
Eu claramente cheguei num momento em que já estava tudo farto daquilo e queriam todos ir para casa
Não vou sequer comentar a atitude da menina que estava a chamar para o evento em pista, apenas referir que se ela por acaso tem um pau à mão eu provavelmente levava com ele na cabeça.. Mas isso são outros assuntos
O carro gostei do comportamento não ser excessivamente subvirador, era até bastante neutro quando perdia a aderência, mas (possivelmente pela questão dos pneus) no gancho depois da recta interior à segunda passagem se não estou em erro entrei a 60 km/h e o gajo teimava em não ir para o interior
Eu fui o ano passado e conduzi o RCZ R que me pareceu muito bom.
Já é um nível de potência interessante mesmo para um autódromo, onde normalmente fruto da qualidade e largura das vias os carros parece sempre que andam menos do que em estrada.
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