Subscrevo no que respeita ao que conheço diretamente (o 2.0TDI de 110cv). Neste motores de baixas performances e baixa cilindrada o 2.0 TDI de 110cv foi o que mais apreciei quando montado num Golf VI, principalmente pela sua economia e elasticidade (com caixa de 5).
Como disse o 1.5dci contacto esporadicamente num caso montado no QASHQAI noutro no A. Em ambos os casos é um motor que aprecio, mas que não me parece comparável com o excelente 2.0TDI de 110cv. Também conduzo de vez em quando o 1.6TDI atual e o 1.6d do serie 1 ed, e também em relação a esses mantenho a mesma opinião, o 2.0TDI de 110cv permanece o meu diesel preferido na categoria das baixas potencias.
edit: Ah! E também eu não me apercebo de diferencias significativas entre o motor montado no Nissan e o montado no Mercedes, para além das decorrentes de estar montado em carros de características muito diferentes. Infelizmente nunca tive contacto com esse motor quando montado no megane, infelizmente porque se calhar o megane é melhor para tira-teimas.
Última edição por Jbranco : 16-06-16 às 13:25:45
Jbranco o mal é que agora (salvo erro) a VW só tem o 1.6tdi de 105cv (acho que esse 2.0tdi de 110cv só houve no Golf VI, sendo que no VII atual não terá).
Já agora, o de 120cv presente no PAssat é um motor novo. MAs também 1600cc.. N entendo porque a VW não manteve o 2000 como a Volvo fez com a V40 (D2, 2000cc com 120 cv).
Como colocas por ordem de prazer de condução esses motores?
Quando trocar o carro da Maria analisarei melhor. Mas motores 1.5 ou 1.6 com potências abaixo ou igual a 115cv não me convencem... o ideal é um 1.6 > 120cv e com binário >300nm
Última edição por zzcreative : 16-06-16 às 14:30:29
O 1.5 que está presente no A é exactamente o mesmo que está num Megane. Mudam apenas alguns componentes como o sistema de admissão ou de escape. Até a caixa é da Renault, mudando apenas a 1a e 2a, que são mais curtas para fazer face ao aumento de peso.
Isto é quase uma não-questão.... ou uma chinesice, porque ninguém nunca saberá. E nem é assim tão importante.
Mas a questão é mais semântica que outra coisa.É saber o que significa para eles "alterar". É tal como expliquei... pode ser um apoio, pode ser uma EGR e podem chamar-lhe alteração e na verdade até pode ter efeitos enormes, como foi o excelente trabalho de análise que a mitsu fez com o 1.9 da renault (como expliquei atrás).