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Sinistro: problema com a minha seguradora (ou com a oficina)

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    Sinistro: problema com a minha seguradora (ou com a oficina)

    Olá boa tarde, queria partilhar uma situação, e obter algumas opiniões.

    Tive um sinistro, e foi determinada culpabilidade ao outro condutor, pela seguradora dele.
    Levei o carro à peritagem (oficina da marca, com quem a minha seguradora tem convenção), e quando fui recolher o carro, o responsável pelo departamento de sinistro disse-me que o perito deu um orçamento que não cobre sequer uma pintura às 3 pancadas ao pára-choques, e que a oficina não oferece garantia sobre a qualidade do trabalho. Segundo o responsável da oficina, trabalho bem feito só com substituição do pára-choques (até porque me explicou que o local do embate torceu a ponta do pára-choques).

    Fiz uma 1ª exposição à minha seguradora, e responderam que a peritagem tinha carácter definitivo. Reclamei, demoraram 1 semana e meia a responder, e o argumento é o mesmo: o pára-choques está bom, não partiu, basta uma pintura.

    Depois de falar de novo com o responsável na marca, apresentei uma 2ª reclamação à seguradora, 1 semana depois respondem da mesma forma, que o perito reanalisou o processo e que não tinha acrescentado rigorosamente nada.

    Mais uma reclamação junto do provedor da seguradora, e a resposta dada ontem é a mesma: deixe o carro na oficina, a reparação fica por nossa conta, mas o orçamento não muda 1 cêntimo. Liguei de novo para a oficina, e não dão garantia do trabalho, e nem assumem a reparação nessas condições.

    Já não sei que mais fazer... A verdade é que o pára-choques não vai ficar como estava, antes do sinistro ter ocorrido. E é a minha seguradora que está a empatar todo o processo, o carro do outro tipo já anda como novo na estrada...

    #2
    Se calhar ajudava dizeres qual a marca do carro, a oficina e as seguradoras envolvidas...

    Mas não acho uma situação normal, ainda à pouco tempo me bateram no carro (Audi) amassaram o para coques cerca de 2mm, numa extenção de 1cm, e foi para choques novo. Tudo tratado na marca.

    Comentário


      #3
      Legalmente podes exigir um para choques novo e um trabalho com garantia.

      Se tiveres um advogado, ele faz-te uma cartinha que os põe já no sítio...

      Comentário


        #4
        Tinha curiosidade para saber a seguradora, para a riscar da lista.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
          Se calhar ajudava dizeres qual a marca do carro, a oficina e as seguradoras envolvidas...

          Mas não acho uma situação normal, ainda à pouco tempo me bateram no carro (Audi) amassaram o para coques cerca de 2mm, numa extenção de 1cm, e foi para choques novo. Tudo tratado na marca.
          Originalmente Colocado por murgto Ver Post
          Tinha curiosidade para saber a seguradora, para a riscar da lista.
          Lancia / Allianz

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ChezGomez Ver Post
            s.

            Já não sei que mais fazer... A verdade é que o pára-choques não vai ficar como estava, antes do sinistro ter ocorrido. E é a minha seguradora que está a empatar todo o processo, o carro do outro tipo já anda como novo na estrada...
            Então, eu tive 2 acidentes no mesmo sitio (mala e parachoques) precisamente 2 meses de diferença (24 Janeiro e Março) a mala nem sequer fechava com trinco, e de 1 lado (mais afectado) tem folga uns 5cm +/-

            Não, não levei á marca (preço comercial não justifica, e era perda total) nem a oficinas de seguradoras, fui ao meu mecânico/chapeiro que disse logo na 1ª pancada, "Isto não vai ficar igual como dantes", então na 2ª pancada foi só meter ao sitio o máximo possível.

            Vejo um acidente como partires um osso, vai ao sitio, mas não fica igual

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
              Então, eu tive 2 acidentes no mesmo sitio (mala e parachoques) precisamente 2 meses de diferença (24 Janeiro e Março) a mala nem sequer fechava com trinco, e de 1 lado (mais afectado) tem folga uns 5cm +/-

              Não, não levei á marca (preço comercial não justifica, e era perda total) nem a oficinas de seguradoras, fui ao meu mecânico/chapeiro que disse logo na 1ª pancada, "Isto não vai ficar igual como dantes", então na 2ª pancada foi só meter ao sitio o máximo possível.

              Vejo um acidente como partires um osso, vai ao sitio, mas não fica igual
              Quando se lida com uma pessoa que não é profissional, de facto nunca fica igual.

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                Quando se lida com uma pessoa que não é profissional, de facto nunca fica igual.

                Cumprimentos.

                Se é profissional, vai-te dizer na mesma que não fica igual.
                Nunca fica.

                A estética é uma coisa, outra é a estrutura, que já levou um arrombo e é endireitar como se pode, mas a fragilidade fica lá.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Quando se lida com uma pessoa que não é profissional, de facto nunca fica igual.

                  Cumprimentos.
                  Sempre foi profissional, já o conheço á anos, sempre foi de familia (alguma afastada) nunca tive razão de queixa, mas o carro em questão é um 106, a outra condutora conduzia um jeep qualquer com mata vacas

                  Bem, meter opticas traseiras ao sitio, desamassar mala, dar jeito ao parachoques, puxar mala ao sitio, pintura, ah e dar um jeito no capot (isto já pedi), notas que entre pilar C e porta mala tens uma pequena folga (isto para quem conhecia o carro)

                  Na segunda já foi menos umas coisinhas, meter opticas traseiras ao sitio, dar jeito ao parachoques, pintura, porque era um simples Auris.


                  Ah, e por mais profissional que seja, irás notar pequenas diferenças entre origem e arranjado


                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ChezGomez Ver Post
                    Lancia / Allianz
                    Também já tive más experiências com a Allianz. A solução foi meter um advogado a representar me e negociar por mim com aquele paleio jurídico. Resultou.

                    Comentário


                      #11
                      Tenta obter uma opinião da DECO.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                        Sempre foi profissional, já o conheço á anos, sempre foi de familia (alguma afastada) nunca tive razão de queixa, mas o carro em questão é um 106, a outra condutora conduzia um jeep qualquer com mata vacas

                        Bem, meter opticas traseiras ao sitio, desamassar mala, dar jeito ao parachoques, puxar mala ao sitio, pintura, ah e dar um jeito no capot (isto já pedi), notas que entre pilar C e porta mala tens uma pequena folga (isto para quem conhecia o carro)

                        Na segunda já foi menos umas coisinhas, meter opticas traseiras ao sitio, dar jeito ao parachoques, pintura, porque era um simples Auris.


                        Ah, e por mais profissional que seja, irás notar pequenas diferenças entre origem e arranjado


                        Cumprimentos
                        Se for profissional não.

                        Comentário


                          #13
                          Se a oficina não dá garantia da reparação, então só pode recusar-se a reparar o carro naquelas condições...

                          Recorre ao Cimpas que é relativamente rapido e a seguradora vai desistir e optar por pagar a reparação como o concessionário quer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                            Se é profissional, vai-te dizer na mesma que não fica igual.
                            Nunca fica.

                            A estética é uma coisa, outra é a estrutura, que já levou um arrombo e é endireitar como se pode, mas a fragilidade fica lá.
                            O que não for possível reparar troca-se.

                            Pedem sempre para não gastar muito, depois admiram-se. Também há quem leve muito e faça porcaria na mesma.

                            Comentário


                              #15
                              Allianz.... Já tive seguro nessa companhia na altura que tinha o Mx5, mudei quando tive um acidente em que me bateram e o perito disse ao meu mecânico pra ir ver em sucatas se arranja material usado mais barato, quando o homem me disse isso ainda pensei que ele tivesse a brincar, mas não tava. Nesse acidente fui albaroado o que me fez bater no carro da frente, na DA ficou escrito que eu estava parado quando me bateram, queriam-me dar 50% de culpa pois não guardei distância de segurança.... Eu tava parado no trânsito quando levei a traseirada e não mantive distância de segurança? Isto enrolou durante um mês e só se resolveu quando fui à companhia falar cara a cara (c@ralhadas à mistura) e ameaça de tribunal, após o carro tar reparado mudei de seguradora.

                              Comentário


                                #16
                                vou riscar allianz da lista.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                  O que não for possível reparar troca-se.

                                  Pedem sempre para não gastar muito, depois admiram-se. Também há quem leve muito e faça porcaria na mesma.


                                  Se tiveres o azar de levares uma porrada na mala ou mesmo de lado, que meta chapa para dentro, manda arranjar no melhor especialista que queiras, ele pode substituir até tudo, mas as mazélas já lá estão e vão sempre ficar.
                                  Há sempre qualquer coisa que não fica como devia.

                                  Esfolar um pára choques é uma coisa agora amarrotar chapa.

                                  Ninguem se fôr mesmo profissional, pode dizer que vai ficar igual.
                                  Se o disser, mente.

                                  Já vi chassis com empenos que mesmo depois de irem á máquina, com as medidas todas verificadas, o veiculo quando saiu da oficina, muito bonito, tal como novo, a conduzir, nunca mais foi como era.
                                  Dá para andar, ninguem implica, mas o carro fica diferente.

                                  Quanto ao gastar muito ou pouco, é um orçamento que deve ser pago pelo seguro.
                                  Se o seguro dá pouco, o user tem de gerir o que lhe apresentam.
                                  Se o seguro se presta a pagar o insuficiente, a(s) oficinas tambem não podem andar a fazer trabalhos de 10 por preços de 4 ou 5...
                                  De certeza que o user não quer um arranjo condicionado por falta de fundos, daí vir aqui pedir auxilio a quem saiba de algum modo de contornar a sua situação...
                                  Editado pela última vez por m4nn1pul0; 15 June 2016, 20:27.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                    Allianz.... Já tive seguro nessa companhia na altura que tinha o Mx5, mudei quando tive um acidente em que me bateram e o perito disse ao meu mecânico pra ir ver em sucatas se arranja material usado mais barato, quando o homem me disse isso ainda pensei que ele tivesse a brincar, mas não tava. Nesse acidente fui albaroado o que me fez bater no carro da frente, na DA ficou escrito que eu estava parado quando me bateram, queriam-me dar 50% de culpa pois não guardei distância de segurança.... Eu tava parado no trânsito quando levei a traseirada e não mantive distância de segurança? Isto enrolou durante um mês e só se resolveu quando fui à companhia falar cara a cara (c@ralhadas à mistura) e ameaça de tribunal, após o carro tar reparado mudei de seguradora.
                                    A Allianz ainda por mais não tem qualquer local físico para atendimento ao público. Ou ligas para o call center (é um desespero, tanto a nível de tempo de espera como os funcionários que lá trabalham - que só podem ser muito mal pagos para fazerem aquele trabalho, nem os culpo a eles), ou encontras um mediador da Allianz que depois te manda dar uma curva, porque não é cliente dele.

                                    Portanto logo que esta situação se resolva (a mal, por este andar), a primeira coisa que faço é mudar de seguradora. E fica aqui o meu testemunho, e sugestão para que NÃO façam apólices auto nesta empresa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                      Se tiveres o azar de levares uma porrada na mala ou mesmo de lado, que meta chapa para dentro, manda arranjar no melhor especialista que queiras, ele pode substituir até tudo, mas as mazélas já lá estão e vão sempre ficar.
                                      Há sempre qualquer coisa que não fica como devia.

                                      Esfolar um pára choques é uma coisa agora amarrotar chapa.

                                      Ninguem se fôr mesmo profissional, pode dizer que vai ficar igual.
                                      Se o disser, mente.

                                      Já vi chassis com empenos que mesmo depois de irem á máquina, com as medidas todas verificadas, o veiculo quando saiu da oficina, muito bonito, tal como novo, a conduzir, nunca mais foi como era.
                                      Dá para andar, ninguem implica, mas o carro fica diferente.

                                      Quanto ao gastar muito ou pouco, é um orçamento que deve ser pago pelo seguro.
                                      Se o seguro dá pouco, o user tem de gerir o que lhe apresentam.
                                      Se o seguro se presta a pagar o insuficiente, a(s) oficinas tambem não podem andar a fazer trabalhos de 10 por preços de 4 ou 5...
                                      De certeza que o user não quer um arranjo condicionado por falta de fundos, daí vir aqui pedir auxilio a quem saiba de algum modo de contornar a sua situação...
                                      É uma situação desesperante. Um tipo bate no teu carro, a seguradora do outro assume a culpabilidade... e a tua seguradora aprova um orçamento que a oficina convencionada diz que não dá para fazer o trabalho em condições (e nem oferece garantia de qualidade). Após 2 reclamações com o provedor ao barulho, mandam-te à fava... O que fazer?!?!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ChezGomez Ver Post
                                        A Allianz ainda por mais não tem qualquer local físico para atendimento ao público. Ou ligas para o call center (é um desespero, tanto a nível de tempo de espera como os funcionários que lá trabalham - que só podem ser muito mal pagos para fazerem aquele trabalho, nem os culpo a eles), ou encontras um mediador da Allianz que depois te manda dar uma curva, porque não é cliente dele.

                                        Portanto logo que esta situação se resolva (a mal, por este andar), a primeira coisa que faço é mudar de seguradora. E fica aqui o meu testemunho, e sugestão para que NÃO façam apólices auto nesta empresa.
                                        Agora não sei, na altura tinham escritório para atendimento, era nas Laranjeiras junto à loja do cidadão

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só te posso dizer para fugires dessa seguradora de lixo a mil pés e passo a explicar.

                                          Em Dezembro de 2015 um veículo espanhol bateu-me por trás, estando eu parado. Os estragos? Um risco de tinta com 1mm de tamanho completamente ridículo que eu conseguiria remover num minuto com uma esfregadela com um pano húmido e talvez um pouco de creme de polir.
                                          Como já me saiu o tiro pela culatra, decidi na mesma mandar para o seguro não vá o diabo tecê-las e ter danos internos.

                                          Enviei o veículo para uma oficina convencionada pela seguradora do culpado, o perito tirou fotos e o orçamento? 500€, para-choques novo.
                                          O perito nem sequer pestanejou ou teceu qualquer comentário acerca dos danos ridículos que me levaram a meter o acidente no seguro, ou sequer alguém da oficina fez mais do que o dever deles.

                                          O que é certo é que o para-choques veio novo, sem qualquer espinha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                            Só te posso dizer para fugires dessa seguradora de lixo a mil pés e passo a explicar.

                                            Em Dezembro de 2015 um veículo espanhol bateu-me por trás, estando eu parado. Os estragos? Um risco de tinta com 1mm de tamanho completamente ridículo que eu conseguiria remover num minuto com uma esfregadela com um pano húmido e talvez um pouco de creme de polir.
                                            Como já me saiu o tiro pela culatra, decidi na mesma mandar para o seguro não vá o diabo tecê-las e ter danos internos.

                                            Enviei o veículo para uma oficina convencionada pela seguradora do culpado, o perito tirou fotos e o orçamento? 500€, para-choques novo.
                                            O perito nem sequer pestanejou ou teceu qualquer comentário acerca dos danos ridículos que me levaram a meter o acidente no seguro, ou sequer alguém da oficina fez mais do que o dever deles.

                                            O que é certo é que o para-choques veio novo, sem qualquer espinha.
                                            Sugere-me que contacte directamente a seguradora do culpado? A minha vontade é essa mesmo, mandar a Allianz à fava...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ChezGomez Ver Post
                                              Sugere-me que contacte directamente a seguradora do culpado? A minha vontade é essa mesmo, mandar a Allianz à fava...
                                              Não te posso dizer, até porque, se tiveres mediador ele saberá tratar das coisas melhor que tu ou eu.

                                              A questão é que, eu não tenho mediador portanto costumo ser eu a mexer-me quando acontecem as infelicidades.
                                              Naquele caso em questão, contactei a seguradora do culpado para utilizar uma oficina convencionada por eles para celerar o processo da peritagem e consequente reparação evitando assim atritos desnecessários já que os coloquei à vontade para resolverem tudo à maneira e ao ritmo deles.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ja aqui escrevi pede ajuda ao cimpas https://www.cimpas.pt/pt

                                                vais ver que assim que a seguradora receber a carta deles te resolve o processo

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ChezGomez Ver Post
                                                  Lancia / Allianz
                                                  Ainda não tinha lido a tua resposta e já adivinhava que tinha a ver com a Allianz.

                                                  Foge desses gajos. Não andes, corre.

                                                  A mim há uns anos também me lixaram bem lixado com o S40 T4 que tinha na altura. E ainda por cima são burros, porque pouco tempo depois tinha que renovar o seguro contra todos os riscos que tinha com eles (ainda eram umas boas centenas de Euros de forma que mesmo assim teriam ficado a ganhar) e evidentemente já não o fiz.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas,

                                                    De facto uma situação ridícula, por acaso até tinha boa imagem da Allianz, lembro-me há uns 4 ou 5 anos quando uma fulana me bateu no Ford Fiesta por trás eles foram muito prestáveis, apareceram lá de BMW X5 uns 15 minutos depois do sinistro, tiraram fotografias, ofereceram apoio e sugestões, foi um acompanhamentos 5*.

                                                    Cpts

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho trabalhado com a Allianz na vertente casa (recheio) e têm cumprido sempre de forma impecável, com peritagens à mistura e tudo. Não tinha ideia que no sector automóvel tinham má fama, e tendo 2 carros nessa seguradora, não deixo de ficar a pensar em mudá-los de lá quando estiverem para renovação...

                                                      Boa sorte na resolução, o melhor mesmo é pedir a um advogado para se dirigir a eles de forma oficial, para ver se se resolve o problema de uma vez por todas. E a seguir trocar de seguradora.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ChezGomez Ver Post
                                                        A Allianz ainda por mais não tem qualquer local físico para atendimento ao público. Ou ligas para o call center (é um desespero, tanto a nível de tempo de espera como os funcionários que lá trabalham - que só podem ser muito mal pagos para fazerem aquele trabalho, nem os culpo a eles), ou encontras um mediador da Allianz que depois te manda dar uma curva, porque não é cliente dele.

                                                        Portanto logo que esta situação se resolva (a mal, por este andar), a primeira coisa que faço é mudar de seguradora. E fica aqui o meu testemunho, e sugestão para que NÃO façam apólices auto nesta empresa.

                                                        Mas não tens mediador? A allianz não tem balcões fisicos? Julgava que tinha. Se tiveres mediador é com ele que deves tratar o caso.

                                                        E quanto mudar de seguro, eu ando numa online (Nseguros, grupo Montepio/lusitânia) e como disse antes bateram-me 2 vezes em 2 meses (este ano) e em 15 dias tinha carro pronto e peritagem feita, também dizem para levar-mos a oficinas deles e tal (porque assim temos carro de cortesia durante a peritagem) mas a mim não me aquece nem arrefece. Na 1ª vez estava em casa, na 2ª vez saí do trabalho da parte da tarde. Afinal o carro circulava, apenas tinha a mala metida dentro, e não fechava, parachoques riscado, opticas fora do sitio (mas funcionais)

                                                        Na 2ª vez pedi carro substituição, e lá me deram (a turiscar) um yaris 2015 D4D (o meu é gasolina).

                                                        E é contra terceiros

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                          Se for profissional não.
                                                          Por acaso fiquei muito surpreendido como o meu carro ficou depois do embate por trás que teve...sempre ouvi dizer que os carros ficavam muito mal depois de acidentados..no meu caso a única coisa que ficou diferente é que por baixo está preto brilhante e o eixo novo também brilha (algo que as nossas estradas cheias de caca estão a tratar de resolver).

                                                          A nível da reparação, foi feita na marca e ascendeu aos 3500€ (Renault Clio Storia 2009).

                                                          Não se nota nada na pintura (muito bem disfarçado..) e quando o fui ver (a meio da reparação) também fiquei surpreendido com o quão direito estava o metal, apesar de que aquela parte onde fecha a mala (que foi onde levou o grosso do impacto) ter sido substituída.

                                                          Tudo peças originais e novas (incluindo as duas ópticas traseiras, apesar de apenas uma ter ficado danificada).

                                                          Neste caso a seguradora (Açoreana) portou-se impecavelmente, e o processo só não foi mais rápido porque a outra condutora não informou a seguradora dela (AXA).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A uma pessoa da minha família, que foi abalroada em estrada nacional por um carro que vinha de uma estrada privada e se meteu à papo seco, a Allianz, seguradora da vítima, deu 50/50. WTF!!!
                                                            Não sei se essa pessoa ainda continua a trabalhar com ela, mas eu risquei-a das minhas potenciais seguradoras.

                                                            Comentário

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