Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FIAT TEMPRA , Porque correu mal??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FIAT TEMPRA , Porque correu mal??

    Porque o FIAT TEMPRA ficou tão mal marcado? tanto em carro como em SW?!
    Lembro de há uns dias passar num Stand e falar com o dono pois normalmente eles aceitam carros usados de retoma e por vezes até dão um X valor e acabam por mandar pra sucata. O que aconteceu comigo foi extraordinário, pois antes de isto acontecer a minha avó tinha-se dirigido ao mesmo stand pois queria comprar um Nissan Juke e queria dar o dela de retoma um Vectra 1.7TD de 80cv com quase 300 mil km, mas o dono disse que lhe dava apenas 200 euros e que o carro iria pra sucata lol , quando eu chego lá e falo-lhe que tinha uma FIAT ele perguntou o modelo , eu disse "Tempra" ele olha para mim sorri e diz que não queria nada disso.
    Eu fiquei a pensar para mim que o raio do homem nem quis ver fotos nem se era importada nem nada , simplesmente cagou e andou loool os pobres dos tempras ficaram mesmo mal marcados.

    Na minha opinião que pelo menos tenho da minha e que já andei uns km´s , não vejo grande problema no carro , é confortável , responde bem quando carrego no pedal, enfim não é molengão como certos carros mais modernos a diesel com turbo mas sem intercooler.

    Estéticamente não é uma carrinha bonita de babar, mas por amor de deus houve bem mais feias de marcas mais prestigiadas, apesar disso até era fácil de a meter bonitinha, mete-se umas jantes como tem na minha (1 foto) e tá anadar!!

    Quais foram os problemas que o pessoal que já teve um(a) tempra?
    Uma coisa é ser FIAT óbvio que não é uma marca com boa fama..
    As versões mais comuns em Portugal são os 1.4 e 1.9TD que eram mais comuns na PSP do que em particular, já as versões 1.6 AJ de 90 cv como a minha eram quase raras pois foram importadas, mas também existiu 1.6 AE de 75 a 78 cv versão nacional que mesmo assim eram raros de ver.
    gif hosting
    print screen windows 7
    Editado pela última vez por JonetPT; 16 July 2016, 21:31.

    #2
    Diz a lenda que este modelo teve muitos problemas electrónicos, no seguimento do que aconteceu com o Fiat Tipo.
    Nunca tive um modelo destes na família, mas lembro-me perfeitamente de ficar apaixonado pelas primeiras imagens que surgiram na imprensa (vi pela primeira vez numa revista Turbo).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por strecht Ver Post
      Diz a lenda que este modelo teve muitos problemas electrónicos, no seguimento do que aconteceu com o Fiat Tipo.
      Nunca tive um modelo destes na família, mas lembro-me perfeitamente de ficar apaixonado pelas primeiras imagens que surgiram na imprensa (vi pela primeira vez numa revista Turbo).
      Um vídeo para a nostalgia eheh, qualquer dia faço um vídeo e meto aqui para o pessoal que gosta de tempras

      Comentário


        #4
        até me lembro de ver muitos na estrada, não acho que tenha sido um fracasso. Para mim vai ser sempre o carro da psp, era uma praga este carro nas esquadras da polícia por todo o país

        Comentário


          #5
          Havia uma versão apimentada, o Fiat Tempra Turbo ie....deve ter algum valor, digo eu.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
            Havia uma versão apimentada, o Fiat Tempra Turbo ie....deve ter algum valor, digo eu.
            Conhecia pelo menos um Tempra Turbo ie ao serviço da PSP no Porto. Era usado em patrulhas à "paisana". Um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

            Comentário


              #7
              Eu acho que não correu assim tão mal, mas... já têm entre 20-26 anos... Claro que nenhum stand os quer, quem é que os compra?

              Comentário


                #8
                Não acho que tenha corrido mal. Nos anos 90 e até meados dos anos da década de 2000, viam-se muitos. Claro que sendo um carro com desvalorização acentuada e num país onde de repente tudo passou a ser pseudo-rico, a fiat ficou mal vista vá-se lá saber porquê ( sim não era perfeita, nenhuma era ) foram ingredientes que fizeram com que ficasse visto como carro problemático, etc etc.

                Claro isto é só um ponto de vista, vale o que vale.

                Aconteceu o mesmo com o R19 por exemplo, também se vêm pouquinhos, e tantos outros modelos de variadas marcas, até porque já são carros com muitos anos.

                Sempre vi o tempra como um carro fiável ( pelo menos de motor ) , espaçoso, confortável, e alguma versões vinham muito bem equipadas.

                Comentário


                  #9
                  Um dos grandes problemas era ser Fiat.

                  A marca passou por uma fase muito má em termos de imagem, cujos efeitos ainda hoje são óbvios se olharmos para além do "caso 500".


                  Não creio que tenha sido um problema do Tempra em si.

                  Comentário


                    #10
                    Nunca percebi bem o porquê da má imagem da fiat. OK, antigamente tinham travões fracos, comportamento mediano, alguma tendência para sobreaquecimento . Mas quantas marcas também não tinham problemas destes ? Pois....E se falarmos de fiabilidade do bloco em si, a fiat nunca ficou a dever nada às outras.

                    Comentário


                      #11
                      A minha família teve um Tempra. Carro espaçoso, confortável e com aquele painel de instrumentos digital para um miúdo era um sonho.
                      Eu achava o carro super futurista. Mas esse mesmo painel deu imensos problemas - por exemplo, o indicador do nível de gasolina não funcionava no nosso e o arranjo era bastante custoso. Escusado será dizer que isso não foi arranjado. Mas tirando isso, portou-se bem.

                      Acho que a marca Fiat ficou marcada por ser aquela que as pessoas não "queriam" comprar mas que era das poucas que "podiam". quando começou a haver mais dinheiro as pessoas descartaram os Fiats e passaram para aquilo que queriam mais.
                      Quanto a esse teu caso, o Tempra já é um modelo bem antigo por isso é normal que ele não queira dar nada pela retoma.

                      Comentário


                        #12
                        Os grandes carrões dos anos 80 e 90 hoje em dia ninguém quer nada por eles ( falando das marcas não " premium " ). Uma das razões ( e não falo forçosamente apenas do tempra ) é que têm motores um pouco mais complexos, e com consumos elevados face aos utilitários da mesma altura.

                        Um carro do segmento D de há 25 anos a gasolina, dificilmente faz abaixo de 8/9 L em cidade....

                        Comentário


                          #13
                          Quando vendemos o nosso (à troca pelo Mazda 3), o próprio vendedor ficou-nos com o carro para familiar dele.

                          Não tive más experiências com o Tempra, apenas saudades desse grande e seguro carro para a época.

                          Problemas electrónicos? Apenas uma única vez o conta kms passou-se. Trocou-se o painel, e nem mais 1 único problema. Carro com mais de 12 anos e +200k.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Nunca percebi bem o porquê da má imagem da fiat. OK, antigamente tinham travões fracos, comportamento mediano, alguma tendência para sobreaquecimento . Mas quantas marcas também não tinham problemas destes ? Pois....E se falarmos de fiabilidade do bloco em si, a fiat nunca ficou a dever nada às outras.
                            Basta ver a quantidade de Fiats antigos que ainda se veêm por aí face a outros modelos da mesma altura. Hoje em dia já se vêm poucos Fiats Unos, por exemplo, mas comparados com Renaults 5, Peugeots 205, Seats Ibiza, etc, fico com a impressão que são muitos mais os Fiats em circulação.
                            Editado pela última vez por 33Stradale; 28 June 2016, 12:05.

                            Comentário


                              #15
                              Cá por casa passou uma Tempra 1.4 Classic. A carrinha para a altura (1992) tinha muita pinta.
                              Acabamentos em madeira, ac auto, painel digital...mas passados três anos já tinha mais ruídos parasitas que sei la que e acabou por ser trocada.
                              Mas sempre foi fiável.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                Havia uma versão apimentada, o Fiat Tempra Turbo ie....deve ter algum valor, digo eu.
                                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                Conhecia pelo menos um Tempra Turbo ie ao serviço da PSP no Porto. Era usado em patrulhas à "paisana". Um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.
                                Isso só se foi no Brasil.
                                Devem estar a referir-se ao Croma Turbo i.e..

                                O Tempra e o irmão Tipo venderam muito bem, tinham motores fraquinhos em potência na generalidade mas muito espaço e equipamento. Tiveram pequenos problemas com o seu painel de instrumentos ao inicio e nunca mais deixaram essa ligação. A Fiat na altura tinha produto bem porreiros e concorrenciais, e na minha opinião nunca teve problemas de fiabilidade, tinha e isso sim, menos durabilidade em tudo menos a mecânica, mas o preço "paga-se", os plásticos eram fracos assim como a construção, não eram carros para usar sem cuidado durante 10 anos, mas isso também se aplica a maioria dos seus concorrentes, o irmão de 5 portas era um familiar óptimo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Isso só se foi no Brasil.
                                  Devem estar a referir-se ao Croma Turbo i.e..

                                  O Tempra e o irmão Tipo venderam muito bem, tinham motores fraquinhos em potência na generalidade mas muito espaço e equipamento. Tiveram pequenos problemas com o seu painel de instrumentos ao inicio e nunca mais deixaram essa ligação. A Fiat na altura tinha produto bem porreiros e concorrenciais, e na minha opinião nunca teve problemas de fiabilidade, tinha e isso sim, menos durabilidade em tudo menos a mecânica, mas o preço "paga-se", os plásticos eram fracos assim como a construção, não eram carros para usar sem cuidado durante 10 anos, mas isso também se aplica a maioria dos seus concorrentes, o irmão de 5 portas era um familiar óptimo.
                                  Tens razão era um Croma Turbo ie

                                  Comentário


                                    #18
                                    O Fiat Tempra correu mal porque era insonso....


                                    ...

                                    ...pronto, agora vou-me embora dizer estas piadas para outro lado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Nunca percebi bem o porquê da má imagem da fiat. OK, antigamente tinham travões fracos, comportamento mediano, alguma tendência para sobreaquecimento . Mas quantas marcas também não tinham problemas destes ? Pois....E se falarmos de fiabilidade do bloco em si, a fiat nunca ficou a dever nada às outras.
                                      Davam muitos problemas. Não só os Fiat como todos os outros carros do grupo.

                                      Cá por casa passaram nesse tempo:
                                      Da Lancia Thema vulgar (acho que era 2.0), o Thema 8.32 e o Dedra 1.6.
                                      Da fiat foi um UNO 55s, um Turbo ie, um Tipo 1.4 e um Punto GT. De todos estes só o Turbo ie não deu chatices. O Punto GT então foi inacreditável.
                                      Alfa Romeo foi o 155 1.8 TS que não foi mau de todo.

                                      Os carros avariavam constantemente, não havia pachorra. Por exemplo dos lancias a certo ponto dizia-se a seguinte piada: Tem um Lancia? Lance-o fora!

                                      É claro que a consequência no meu caso, como no caso de outras pessoas, foi a transição sem retorno para as três famosas marcas (Audi, Mercedes e BMW) e assim surgiu uma moda.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu também quando comprar um carro não há de ser um FIAT nem nenhum do seu grupo, apesar da minha Tempra nunca ter dados problemas, nunca queimou a junta, só se mudou a embreagem como é obvio com o tempo , e como teve parada muito tempo tambem se mudou uns tubos e radiador, de resto não tenho nada a dizer..

                                        E por falar em problemas eletrónicos , tenho uma Mazda Premacy e ela já está com o fecho central todo mamado , umas portas fecham outras não , a FIAT tá em Pack ahahahah

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Davam muitos problemas. Não só os Fiat como todos os outros carros do grupo.

                                          Cá por casa passaram nesse tempo:
                                          Da Lancia Thema vulgar (acho que era 2.0), o Thema 8.32 e o Dedra 1.6.
                                          Da fiat foi um UNO 55s, um Turbo ie, um Tipo 1.4 e um Punto GT. De todos estes só o Turbo ie não deu chatices. O Punto GT então foi inacreditável.
                                          Alfa Romeo foi o 155 1.8 TS que não foi mau de todo.

                                          Os carros avariavam constantemente, não havia pachorra. Por exemplo dos lancias a certo ponto dizia-se a seguinte piada: Tem um Lancia? Lance-o fora!

                                          É claro que a consequência no meu caso, como no caso de outras pessoas, foi a transição sem retorno para as três famosas marcas (Audi, Mercedes e BMW) e assim surgiu uma moda.
                                          Pois mas uma coisa é falares de carros de topo já bem mais complexos do grupo fiat.

                                          Outra é um mero Tempra 1.6 ou um Punto 1.1 e isso eram autênticos carros de guerra.

                                          Portanto isso do " davam muitos problemas " é relativo......

                                          Comentário


                                            #22
                                            O UNO 55s ou o Tipo 1.4 não eram carros de topo e no entanto...

                                            A minha experiência com o grupo fiat é vasta. Começa no Fiat 600 que a minha mãe tinha quando em 1965 nasci e acaba no Punto GT de 1995. São mais de 30 anos de carros do grupo Fiat. Pelo meio há também um 850, um 124, um 127, etc. São muitos anos a virar frangos.

                                            edit:

                                            Evidentemente que alguns desses carros não eram meus, não sou assim tão velho, mas eram do meu pai ou da minha mãe. Mas pronto, foram experiências que foram ficando.
                                            Editado pela última vez por Jbranco; 28 June 2016, 13:31.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                              Eu acho que não correu assim tão mal, mas... já têm entre 20-26 anos... Claro que nenhum stand os quer, quem é que os compra?
                                              Ficam-te com ele como carro de retoma, mais nada, mas terias que comprar algo a rondar os 10k. E davam-te para aí 300/400 a puxar para os 500 por ele.


                                              Mas tive um colega meu que em 2010 comprou um por 300€, tirando umas ou outras coisas aquilo andava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                O UNO 55s ou o Tipo 1.4 não eram carros de topo e no entanto...

                                                A minha experiência com o grupo fiat é vasta. Começa no Fiat 600 que a minha mãe tinha quando em 1965 nasci e acaba no Punto GT de 1995. São mais de 30 anos de carros do grupo Fiat. Pelo meio há também um 850, um 124, um 127, etc. São muitos anos a virar frangos.

                                                edit: Evidentemente que alguns desses carros não eram meus, eram do meu pai ou da minha mãe. Mas pronto, foram experiências que foram ficando.

                                                O meu primeiro fiat foi um Uno Turbo IE que até se portou bem. Mas para compensar a minha namorada desse tempo tinha um 55s que era uma trampa.
                                                Olha por cá foi um Uno 1.1 i.e. SX, Uno 60 SX ( carburador ) , Punto 55 mk1 , e vamos lá ver, a minha experiência vale o que vale.

                                                Não te podes basear na tua experiência para ter tanta certeza de que os fiats de baixa gama eram pouco fiáveis, porque efectivamente em termos mecânicos até eram muito fiáveis e os FIRE mesmo com correia partida não danificava gravemente o motor .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Conheci 2 pessoas que tinham Tempras: ambos diziam que foi de longe o pior carro que tiveram: problemas eléctricos, electrónicos e mecânicos em série e ainda corrosão (escape e carroçaria).

                                                  Possivelmente os da II série (após restyling do Tipo) fossem melhores, mas a 1.ª série tinha uma qualidade/fiabilidade desastrosa, o que chega para arruinar o nome para sempre.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Olha por cá foi um Uno 1.1 i.e. SX, Uno 60 SX ( carburador ) , Punto 55 mk1 , e vamos lá ver, a minha experiência vale o que vale.

                                                    Não te podes basear na tua experiência para ter tanta certeza de que os fiats de baixa gama eram pouco fiáveis, porque efectivamente em termos mecânicos até eram muito fiáveis e os FIRE mesmo com correia partida não danificava gravemente o motor .
                                                    Acho que não me estou a fazer entender. Eu vivi esses tempos e, como obviamente não sou uma revista da especialidade, estou a descrever o que aconteceu, ou vi acontecer, nada mais me é exigível.

                                                    E o que presenciei não foi só comigo, não vivo fechado em casa. Aconteceu com todas as pessoas que conheço ou conheci, amigos, colegas de trabalho, família, etc. Como podes imaginar ainda é muita gente. Claro que sempre existem as exceções, mas em geral era assim, os carros davam imensos problemas e a imagem que as pessoas tinham do grupo foi-se degradando.

                                                    Mas já agora explica-me lá tu: Se os carros do grupo eram assim tão bons e fiáveis porque carga de água as pessoas os deixaram de comprar?
                                                    Editado pela última vez por Jbranco; 28 June 2016, 13:42.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                      Tens razão era um Croma Turbo ie
                                                      Esse croma ao pé dos outros irmãos do projecto Tipo 4 (alfa 164, Lancia Thema e Saab 9000) era um menino, com os seus 150cv. Os mesmos que tinha o Thema atmosférico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Pois mas uma coisa é falares de carros de topo já bem mais complexos do grupo fiat.

                                                        Outra é um mero Tempra 1.6 ou um Punto 1.1 e isso eram autênticos carros de guerra.

                                                        Portanto isso do " davam muitos problemas " é relativo......
                                                        Por casa passaram um Uno 70SX e um Thema Turbo 16v.
                                                        E, verdade seja dita, havia sempre algo que não estava bem. O Uno foi o carro que menos durou (4 anos).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Acho que não me estou a fazer entender. Eu vivi esses tempos e, como obviamente não sou uma revista da especialidade, estou a descrever o que aconteceu, ou vi acontecer, nada mais me é exigível.

                                                          E o que presenciei não foi só comigo, não vivo fechado em casa. Aconteceu com todas as pessoas que conheço ou conheci, amigos, colegas de trabalho, família, etc. Como podes imaginar ainda é muita gente. Claro que sempre existem as exceções, mas em geral era assim, os carros davam imensos problemas e a imagem que as pessoas tinham do grupo foi-se degradando.

                                                          Mas já agora explica-me lá tu: Se os carros do grupo eram assim tão bons e fiáveis porque carga de água as pessoas os deixaram de comprar?
                                                          Pela mesma razão que continuam a comprar mercedes mesmo estes já não sendo minimamente tão fiáveis como até aos anos 80.

                                                          Há um conjunto de factores que fez com que as pessoas deixassem de comprar determinadas marcas. Fiablidade ? Não creio.......

                                                          Na gama de segmentos A, B e C diz-me lá se os os fiat não eram muito fiáveis.......e evidentes que os motores FIRE trouxeram para o mercado nos anos 80 e 90, em consumos, fiabilidade, manutenção, sonoridade reduzida...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Houve um Tempra na família, de 1991 com painel digital, comprado em 1993 com poucos km. Acabou por sofrer um acidente brutal na A1 em Agosto de 1995, em que foi abalroado por um Fiesta da década de 80. O Fiesta vinha literalmente a fundo enquanto o Tempra seguia a 110 km/h... o resultado foi 6 piões em 100m e o banco traseiro encostado aos da frente. Os dois ocupantes saíram apenas com marcas dos cintos de segurança.

                                                            No pouco tempo que esteve na família teve uma avaria no velocímetro digital em que a velocidade assinalada não era a real. Por vezes estava parado e a marcar 200 km/h

                                                            Quanto a Fiats, na família passaram 1100 Europa (usado), Uno MK1 45 (novo), Uno 60 SX (usado com 8k km), Uno 60S Top Line (Novo), Tempra (usado com poucos km), Marea 1.4 (Novo), Punto TD 70 Van (usado), Punto TD70 ELX (Novo), Fiat Strada 1.9 Ds (Novo). acho que não me esqueci de nenhum... O 1100 e o Uno MK1 estiveram pouco tempo e sem ocorrências de maior, o Tempra já foi explicado a cima, e os restantes (tirando o TD70 ELX e o Uno SX) tinham sempre qualquer coisa a fazer. Neste momento ainda cá estão o Punto ELX e a Strada, com 205 e 148k km respectivamente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X