Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais o inconvenientes num motor de 3 cilindros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quais o inconvenientes num motor de 3 cilindros

    Viva,

    Estou bastante interessado em vir a adquirir um BMW 116i, que tem motor de 3 cilindros.

    Não percebo nada de motores, e sempre vi um motor de 4 cilindros como sendo o "minímo aceitável".
    Uma pessoa vê um motor de 3 cilindros como um motor de categoria inferior. E infelizmente é assim que o vejo.
    O motor de 3 cilindros ao fim ao cabo é um motor de 6 cilindros cortado ao meio, com algum tipo de compensação, de maneira a simular a parte cortada do motor.

    Qual a fiabilidade de um motor de gasolina 3 cilindros, em comparação com um tradicional de 4?
    Pelo que li em fóruns, o motor de 3 cilindros é mais ruidoso (em comparação com um de 4) e poderá vibrar mais (outra vez em comparação com um de 4).
    Para além disto, que outros pontos negativos terá um motor de 3 cilindros?

    O facto do BMW 116i ter um motor de 3 cilindros está quase a fazer com que seja excluido das minhas escolhas.


    Cumpts.

    #2
    É manco.

    Esquece isso, não é um supra-sumo de motor...mas não é por isso que te vai deixar mal.

    Comentário


      #3
      Um motor de 3 cilindros é, por design, pouco equilibrado, ou seja, ao contrário de um 4cil ou 6cil no sobe e desce dos cilindros um deles não tem o movimento oposto de outro. Isto causa mais vibração e ruído, e logicamente, em condições "estéreis" será menos fiável que um motor mais equilibrado, devido ao desgaste adicional que as vibrações causam.

      Felizmente, os carros não operam em ambiente estéreis e não considero a fiabilidade critério de exclusão.
      Apenas tenho experiência de 3cil em 3 motores, 1.5diesel (smart/colt) 1.4tdi (VW) e 1.0 (Toyota) em todos notei mais ruído, não tão grave no gasolina que até passa por mais "ronco" mas pior nos diesel já que salienta as vibrações do diesel, estes últimos 2 são motores bem fiáveis por exemplo.

      Se gostas do carro, se o ruído e vibração não forem notórios ou negativos eu avançaria independentemente dos cilindros.
      Seria melhor 4 cil ? Sim, mas não é terrível.

      Comentário


        #4
        Eck, é mais mania que outra coisa.
        Os motores modernos de 3 cilindros têm cada vez menos o barulho característico dos apelidados de "mancos". Está melhor disfarçado.
        O caso das vibrações igual.

        Longe vão os tempos dos 1.4 TDI que pareciam umas máquinas de costura

        Acho que não vais ter problema. Já experimentaste algum?

        Comentário


          #5
          uma vantagem é quando precisa de trocar velas

          Comentário


            #6
            Eu tenho um 3 cilindros (1.0 Ecoboost) e estava com receio de ruídos e vibrações e para já não tenho nada a apontar.. Quando se liga e ainda esta frio nota se um bocado a vibração mas depois é muito silencioso .. E mudei de um 4 cilindros para este de 3 ..

            Comentário


              #7
              O número de cilindros não interessa para nada.

              O que realmente interessa é experimentar e tentar perceber como é o ruído e as vibrações... os modernos 3 cilindros, de uma forma geral, são silenciosos e vibram pouco...

              Comentário


                #8
                Tudo depende da utilização que se quer dar ao carro, se for para fazer meia dúzia de kilómetros em cidade, três cilindros se calhar até são demais, agora se fores para a estrada ou auto estrada, o ideal é de cinco para cima.

                Comentário


                  #9
                  Tenho o 1.2 da PSA e não sinto mais vibrações do que num 4 cilindros.

                  Comentário


                    #10
                    Aqui se ve o trabalho das marcas , a VW por exemplo pouco trabalhou o 1.4 tdi no seu equilibrio , dai aquela coisa tremer toda e emitir um som mau .

                    O 1.0 ecoboost da ford foi muito bem desenvolvido e com balanceios para equilibrar bem o motor .

                    Comentário


                      #11
                      estas a comparar um Diesel com um motor a gasolina, e com uns 10 anos de intervalo no seu desenvolvimento..

                      Comentário


                        #12
                        Apesar de terem vindo a melhorar, não deixam de ser motores "mancos", ou seja, com alguns graus no funcionamento onde não se produz potência, 60º no caso, sendo que um motor de 4 cilindros o período em que não se produz potência é apenas um ponto teórico.

                        Um motor de 3 cilindros com uns 70cv equivale ai a um motor de 4 cilindros com 60cv.
                        Pode-se usar uma relação aproximada de multiplicar por 6/7.

                        Comentário


                          #13
                          Já te tinham explicado no outro tópico, inclusive aconselhado a experimentar, e é aí que tiras as dúvidas, mas continuas com dúvidas, não vai ser aqui que vais esclarecer, como podes ver desde a explicação mais teórica, é menos teórica, a passar pela prática há de tudo...
                          Já experimentei o 3 cilindros da Ford, no mesmo dia experimentei o 4 cilindros 1.4i, já experimentei o 1.2T da Toyota que é 4 cilindros e não achei a vibração nada de mais, bem como o som.

                          No fundo acho que queres é mesmo uma desculpa para passar ao 118i, eu diria que não há desculpa, os 20/25cv a mais por pouco mais, e ao mesmo preço do 116d, são "prós" mais que suficientes para combater os "contras"
                          Editado pela última vez por paulo14; 29 June 2016, 01:36.

                          Comentário


                            #14
                            Na verdade o 116i é um excelente motor e muito(mas mesmo muito) capado, esse motor com uma reprogramação fica a debitar +- 200cv. Basta ver que o i8 tem exactamente o mesmo motor(e mesmos periféricos) e a potência que o motor térmico do mesmo produz!

                            Quanto ao ser 3 cilindros, eu tenho o 1.2 THP 130 num 308 GT Line e até agora estou super feliz, melhor que qualquer 4 cilindros diesel.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post

                              No fundo acho que queres é mesmo uma desculpa para passar ao 118i, eu diria que não há desculpa, os 20/25cv a mais por pouco mais, e ao mesmo preço do 116d, são "prós" mais que suficientes para combater os "contras"
                              Mas o 118i não é também de 3 cilindros?
                              Eu tenho o prospecto da BMW série 1 à minha frente e ali está escrito que o 118i tem 3 cilindros.
                              De qualquer forma, o 118i é aprox. 4000 euros mais caro que o 116i.
                              Editado pela última vez por jcab; 29 June 2016, 06:48.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                Um motor de 3 cilindros com uns 70cv equivale ai a um motor de 4 cilindros com 60cv.
                                Lê-se por aqui cada pérola...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jcab Ver Post
                                  Mas o 118i não é também de 3 cilindros?
                                  Eu tenho o prospecto da BMW série 1 à minha frente e ali está escrito que o 118i tem 3 cilindros.
                                  De qualquer forma, o 118i é aprox. 4000 euros mais caro que o 116i.
                                  É exactamente o mesmo motor sim! Tal como o 316d tem exactamente o mesmo motor que o 318d com outra electronica, o 320d já é diferente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um motor de 3 cilindros não tem só desvantagens face a um de 4 cilindros. Também tem algumas vantagens tais como menor peso, menos perdas de energia por atrito, e maior eficiência no consumo de combustível. Claro que não é tão suave quanto um 4 cilindros. Enquanto que num 4 cilindros a cada 90 graus de rotação da cambota há uma explosão, num 3 cilindros isso só acontece de 120 em 120. Há um "atraso" de meio ciclo em comparação com um motor de 4 cilindros o que lhe dá um trabalhar menos certinho e menos eficiência a baixas rotações.

                                    Em suma, os actuais motores de 3 cilindros não têm nada a ver com o que se fazia antigamente, mas não vale a pena tapar o sol com a peneira. Os construtores só recorrem a eles porque precisam cumprir as exigentíssimas normas legais de emissões, porque se não fosse o caso nem sequer olhavam para eles.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Experimentei um numa Clio IV Break a gasolina e aquilo era uma arrastadeira autêntica

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por masterfd Ver Post
                                        É exactamente o mesmo motor sim! Tal como o 316d tem exactamente o mesmo motor que o 318d com outra electronica, o 320d já é diferente.
                                        No 320d o bloco é o mesmo também, se não estou em erro. So que muda mais do que a electrónica (turbo por exemplo).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          No 320d o bloco é o mesmo também, se não estou em erro. So que muda mais do que a electrónica (turbo por exemplo).
                                          Exacto, nesse já mudam vários periféricos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                            Apesar de terem vindo a melhorar, não deixam de ser motores "mancos", ou seja, com alguns graus no funcionamento onde não se produz potência, 60º no caso, sendo que um motor de 4 cilindros o período em que não se produz potência é apenas um ponto teórico.

                                            Um motor de 3 cilindros com uns 70cv equivale ai a um motor de 4 cilindros com 60cv.
                                            Pode-se usar uma relação aproximada de multiplicar por 6/7.
                                            Como é que é?!?!?!?!?

                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                            Um motor de 3 cilindros não tem só desvantagens face a um de 4 cilindros. Também tem algumas vantagens tais como menor peso, menos perdas de energia por atrito, e maior eficiência no consumo de combustível. Claro que não é tão suave quanto um 4 cilindros. Enquanto que num 4 cilindros a cada 90 graus de rotação da cambota há uma explosão, num 3 cilindros isso só acontece de 120 em 120. Há um "atraso" de meio ciclo em comparação com um motor de 4 cilindros o que lhe dá um trabalhar menos certinho e menos eficiência a baixas rotações.

                                            Em suma, os actuais motores de 3 cilindros não têm nada a ver com o que se fazia antigamente, mas não vale a pena tapar o sol com a peneira. Os construtores só recorrem a eles porque precisam cumprir as exigentíssimas normas legais de emissões, porque se não fosse o caso nem sequer olhavam para eles.
                                            Como é que é?!?!?!?!?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              Um motor de 3 cilindros com uns 70cv equivale ai a um motor de 4 cilindros com 60cv.
                                              Pode-se usar uma relação aproximada de multiplicar por 6/7.
                                              Isso não faz o mais pequeno sentido. Potência é potência... é a capacidade de gerar energia por unidade de tempo. Não há cá nenhum 6/7 ou afins nem sei de onde desencantaste um número tão aleatório. A potência máxima de um motor é usualmente medida segunda uma norma (SAE, DIN, ...) e se dois motores forem medidos com a mesma norma então esse valor é comparável, não há cá 6/7 nem outros rácios.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jcab Ver Post
                                                Mas o 118i não é também de 3 cilindros?
                                                Eu tenho o prospecto da BMW série 1 à minha frente e ali está escrito que o 118i tem 3 cilindros.
                                                De qualquer forma, o 118i é aprox. 4000 euros mais caro que o 116i.
                                                Parece que sim, mas tem mais cavalos
                                                Parece-me que já tens propostas, e pelo valor que falas, devem ser boas, vai experimentar, se gostares compra, é para ti, sendo novo ou semi-novo tem garantia se algo correr mal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post

                                                  Como é que é?!?!?!?!?
                                                  https://youtu.be/Oc5_B4Qua_I

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                    Um motor de 3 cilindros não tem só desvantagens face a um de 4 cilindros. Também tem algumas vantagens tais como menor peso, menos perdas de energia por atrito, e maior eficiência no consumo de combustível. Claro que não é tão suave quanto um 4 cilindros. Enquanto que num 4 cilindros a cada 90 graus de rotação da cambota há uma explosão, num 3 cilindros isso só acontece de 120 em 120. Há um "atraso" de meio ciclo em comparação com um motor de 4 cilindros o que lhe dá um trabalhar menos certinho e menos eficiência a baixas rotações.

                                                    Em suma, os actuais motores de 3 cilindros não têm nada a ver com o que se fazia antigamente, mas não vale a pena tapar o sol com a peneira. Os construtores só recorrem a eles porque precisam cumprir as exigentíssimas normas legais de emissões, porque se não fosse o caso nem sequer olhavam para eles.
                                                    erhm... Acho que esqueceste que estamos a falar de motores de 4 tempos, ou seja num 4 cilindros há explosões a cada 180º de rotação da cambota (assumindo que é um 4 em linha e não um V4 ou um boxer) e num 3 cilindros a cada 240º. Isto não resulta em nenhuma perda de eficiência a baixas rotações. O que chamas de eficiência?? Eficiência usualmente é a capacidade de converter energia, ou seja de produzir a mesma energia com menos consumo de combustível. Não há diferenças substanciais á partida apenas pela configuração de motor... e na verdade os 3 cilindros são mais eficientes em carros pequenos daí a sua utilização.

                                                    Deves querer dizer outra coisa qualquer que não entendi

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                      Não me parece que tenhas visto o vídeo.
                                                      O que disseste é valido para um motor de 8 e de 6 cilindros.
                                                      Para um de 4 e de 3, duplica o ângulo da cambota, pois são necessárias 2 rotações da mesma para que um ciclo se complete.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Lê-se por aqui cada pérola...
                                                        Estava a ver que ninguém se chegava à frente...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                                          Eck, é mais mania que outra coisa.
                                                          Os motores modernos de 3 cilindros têm cada vez menos o barulho característico dos apelidados de "mancos". Está melhor disfarçado.
                                                          O caso das vibrações igual.

                                                          Longe vão os tempos dos 1.4 TDI que pareciam umas máquinas de costura

                                                          Acho que não vais ter problema. Já experimentaste algum?
                                                          No meu carro de trabalho tenho o 1.4TDI ... é verdade que faz mais barulho... mas de resto tem 225.000km e problemas de motor, até agora nada... consumos baixos, anda +/- bem para as condições do carro... por isso de certeza que num BMW I também não devem haver grandes problemas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                            Estava a ver que ninguém se chegava à frente...
                                                            É que as vezes o choque é tal que fica-se a pensar se vale a pena sequer dizer algo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X