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Em 2030 Europa terá apenas 9% de automóveis diesel

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    Em 2030 Europa terá apenas 9% de automóveis diesel

    Os automóveis diesel representarão apenas 9% dos veículos novos vendidos na Europa em 2030, menos 50% do valor atual. A conclusão é de um estudo elaborado pela empresa de consultadoria AlixPartners que antevê uma mudança drástica na indústria automóvel.
    "Com os limites para as emissões de gases poluentes cada vez mais restritos, a Europa vai ter de se virar para a eletrificação [dos veículos] e o diesel é que vai 'pagar a fatura'. O que implicará uma mudança estrutural profunda por parte de toda a indústria automóvel", afirmou Stefano Aversa, vice-presidente da AlixPartners, ao Automotive News.
    O estudo indica que, até 2022, o número de fábricas europeias que produzem automóveis a gasolina e diesel diminua das 55 atuais para as 62, ao mesmo tempo que as que se ocupam dos elétricos passe das 26 atuais para as 40 em 2022.
    "As implicações financeiras desta mudança de foco serão significativas, mas tal não se traduzirá em custos demasiado elevados", explicou Giacomo Mori, diretor da AlixPartners, que acredita que os construtores terão a capacidade de readaptar as suas fábricas para produzirem motores elétricos em vez de motores de combustão interna mantendo os custos de investimento muito baixos.
    De acordo com o responsável, em média, uma fábrica capaz de produzir 400 mil motores por ano custará 500 milhões de euros para construir. Se o produto forem motores elétricos, esse custo passa para os 50 milhões de euros, sem contar que a dimensão das instalações fabris passa a ser dez vezes menor.
    Por seu lado, Stefano Aversa aponta outros fatores para a incrementação dos modelos elétricos na Europa: a crescente valorização por parte dos clientes das boas respostas dos motores elétricos (em vez da velocidade máxima afixada que raramente ou nunca é alcançada); o patamar dos 500 quilómetros de autonomia com um único carregamento elétrico (a pouca autonomia e a diminuta oferta de postos de carregamento são os principiais fatores que levam muitos condutores a não apostar nos elétricos); e melhorias de software que permitirão aumentar significativamente o ciclo de vida de um elétrico (impossível com os motores de combustão interna).
    Existe no entanto um grande desafio além da eletrificação em si: as infraestruturas de carregamento. Segundo Aversa, "se não houver um desenvolvimento adequado das infraestruturas, todos os esforços da indústria poderão redundar num tremendo fracasso!"
    Em 2030, o mercado automóvel para veículos novos, de acordo com a empresa, deverá dividir-se do seguinte modo: 28% - híbridos a gasolina, 25% - gasolina, 20% - veículos elétricos, 18% - híbridos plug-in e 9% - diesel.

    "in automonitor.pt"

    -Se isto se tornar realidade, como vai se comportar o mercado do usados?
    - Porque no estudo não aparece veículos a GPL?
    -Que marcas poderão ter mais sucesso com estas mudanças? Li que o grupo Vag irá mudar o investimento para o desenvolvimento de veículos eléctricos em deterimentos dos Diesel é verdade?
    Editado pela última vez por Mestre78; 02 July 2016, 18:36.

    #2
    Onde é que dá para apostar contra isso?

    Comentário


      #3
      isto é tudo previsões futuristas, daqui a 14 anos logo veremos que rumo o sector automóvel levou, até lá, isto é tudo especulações...

      Comentário


        #4
        Embora a eficiência dos motores elétricos sejam impressionantes quanto aos de combustíveis fósseis baterias é provavelmente dos piores métodos de armazenamento de energia e este será sempre o calcanhar de Aquiles, esse estudo deve ser encomendado pelo dono da Tesla, pois se existe uma resposta capaz de responder às necessidades móveis do ser humano nos próximos 20 anos serão os carros movidos a células de combustível (hidrogénio) espero que o Toyota Murai e equivalentes tenham sucesso no mercado pois são uma alternativa realista e quem tem mantido contacto com esta sabe que existem desde os anos 80 e só não existem hoje em massa devido a certos interesses .
        Para mim este estudo não tem qualquer base realista mas espero estar errado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
          Embora a eficiência dos motores elétricos sejam impressionantes quanto aos de combustíveis fósseis baterias é provavelmente dos piores métodos de armazenamento de energia e este será sempre o calcanhar de Aquiles, esse estudo deve ser encomendado pelo dono da Tesla, pois se existe uma resposta capaz de responder às necessidades móveis do ser humano nos próximos 20 anos serão os carros movidos a células de combustível (hidrogénio) espero que o Toyota Murai e equivalentes tenham sucesso no mercado pois são uma alternativa realista e quem tem mantido contacto com esta sabe que existem desde os anos 80 e só não existem hoje em massa devido a certos interesses .
          Para mim este estudo não tem qualquer base realista mas espero estar errado.
          Mas tens que entrar ai com a eficiência da obtenção da energia dessa energia.

          Comentário


            #6
            Ainda bem, nunca deviam ter existido.

            Fazendo contas a tudo o combustivel mais limpo de todos é o GPL.

            A única solução para a sustentabilidade do petróleo é cada um só ter um filho, não há volta a dar.

            A queda de receitas provocada pela baixa natalidade terá infelizmente de ser compensada com cada um fazer o seu próprio PPR.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
              Mas tens que entrar ai com a eficiência da obtenção da energia dessa energia.
              Claro mas sendo obtido pela decomposição da água através de eletrólise a razão pela qual não existe um método eficiente (eu acredito que já exista mas isso são as minhas teorias da conspiração) é porque é preferível gastar milhões a cavar buracos para o negócio aguentar mais um pouco

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                Claro mas sendo obtido pela decomposição da água através de eletrólise a razão pela qual não existe um método eficiente (eu acredito que já exista mas isso são as minhas teorias da conspiração) é porque é preferível gastar milhões a cavar buracos para o negócio aguentar mais um pouco
                cuidado com os adeptos dos eléctricos, que vão dizer que é terrível em termos de gasto energético fazer a eletrólise! E que extrair lítio já não é poluente!
                Para mim se a electrolise for conseguida com gasto de energia eólica e solar ( que cada vez tem melhores células) será sem dúvida o futuro - com automoveis movidos a hidrogenio

                Comentário


                  #9
                  [Miguelspc mode]Tanto???? Dassss.... [/Miguelspc mode]

                  Comentário


                    #10
                    Mais um titulo sensacionalista que depois não bate certo com o corpo da noticia. O que diz no corpo da noticia é que serão vendidos 9% de carros a diesel e não que haverá 9% de carros a Diesel.
                    Espero bem que antes de 2030 tenhamos menos de 10% de quota de mercado para os carros ligieros a Diesel.

                    E já agora, falta a fonte da noticia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                      Claro mas sendo obtido pela decomposição da água através de eletrólise a razão pela qual não existe um método eficiente (eu acredito que já exista mas isso são as minhas teorias da conspiração) é porque é preferível gastar milhões a cavar buracos para o negócio aguentar mais um pouco
                      Eletrólise tem, na melhor das hipóteses, ~70% de rendimento. E ainda tens de ou queimar esse hidrogénio em motor de combustão (~50% eficiência) ou fuel-cell (~50%, um pouco mais se o calor for aproveitado). O combinado deve andar no 35-50% de eficiência. Mesmo com eletrólise a 100% não passas de 50-75% de combinado.

                      Agora.. se usares motor elétrico (~90% eficiência) + bateria (~90% eficiência de armazenamento) tens um acumulado de cerca de 80% de transformação de eletricidade em energia mecânica. É mais vantajoso e bem mais simples mecanicamente e em infraestrutura de distribuição.

                      Finalmente, não sou especialista em eletroquímica mas julgo que haverá limites teóricos à eficiência da eletrólise.. talvez se chegue a 80-85% de eficiência, mas 100% acho pouco provável. Com 85% na eletrólise ficas com 40-80% de eficiência global... na melhor das hipóteses igual ao elétrico.

                      (tudo o que disse acima podes obter facilmente na wikipedia.. se quiseres depois deixo links)
                      Editado pela última vez por whereagles; 02 July 2016, 11:02.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Mais um titulo sensacionalista que depois não bate certo com o corpo da noticia. O que diz no corpo da noticia é que serão vendidos 9% de carros a diesel e não que haverá 9% de carros a Diesel.
                        Espero bem que antes de 2030 tenhamos menos de 10% de quota de mercado para os carros ligieros a Diesel.

                        E já agora, falta a fonte da noticia.
                        Parece correcto. Segundo a noticia apenas 20% dos carros novos na Europa sao a diesel. Aqui na Suica diria 10% pelo que vejo e no UK. Na alemanha diesel nao vejo muitos.

                        Nao tem muito sentido comprar um 2.0 TDI 150 quando existe um 1.4 TSI muito mais leve e silencioso.

                        Em Portugal e que algo foi errado. O ppl prefere pagar por um carro a diesel do que mudar para a beira do emprego.

                        Comentário


                          #13
                          [QUOTE=Superfast;1069129913]1. Parece correcto. Segundo a noticia apenas 20% dos carros novos na Europa sao a diesel. Aqui na Suica diria 10% pelo que vejo e no UK. Na alemanha diesel nao vejo muitos. Nao tem muito sentido comprar um 2.0 TDI 150 quando existe um 1.4 TSI muito mais leve e silencioso.

                          Mobile.de vejo que, desde 2010 até agora, temos ~53/47% diesel/gasolina

                          Diesel (558.267)
                          Benzin (gasolina) (488.946)
                          Hybrid (Benzin/Elektro) (6.836)

                          Bem mais diesel que 20%... mas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post

                            Em Portugal e que algo foi errado. O ppl prefere pagar por um carro a diesel do que mudar para a beira do emprego.
                            antes fosse tão simples como tu pensas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              antes fosse tão simples como tu pensas...
                              Eu vivi em Portugal ate aos 29 anos. E super simples. Se vires os posts que meto o people orgulha-se de comprar diesel pq fazem 20...30 000/ano mas nunca ng explica pq fazem 30 000/ano.

                              Claro que ha 20...30% que precisa. Eu vivi em Lisboa...nunca chove. Uma bicicleta ou mesmo electrica. Preferem fazer a 2 circular todos os dias? Com metro e comboio?

                              Agora claro pessoas querem morar em Sintra e trabalhar no Saldanha. Agora tem sentido? Aqui na Suica seria ridiculo

                              Comentário


                                #16
                                Claro. Os carros feitos para andar sao a diesel. Na alemanha 50 000/ano e comum: Autobahn Frankfurt - Munique...Berlim...Hamburgo.

                                Ao fim de 3....4 anos o leasing termina.

                                Carros a venda a gasolina cm 3 anos sao upgrades. Polo para Golf ou similar Achas que vais ver Audi 1.4 TFSI com 40..50 000 kms a venda?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Eu vivi em Portugal ate aos 29 anos. E super simples. Se vires os posts que meto o people orgulha-se de comprar diesel pq fazem 20...30 000/ano mas nunca ng explica pq fazem 30 000/ano.

                                  Claro que ha 20...30% que precisa. Eu vivi em Lisboa...nunca chove. Uma bicicleta ou mesmo electrica. Preferem fazer a 2 circular todos os dias? Com metro e comboio?

                                  Agora claro pessoas querem morar em Sintra e trabalhar no Saldanha. Agora tem sentido? Aqui na Suica seria ridiculo
                                  se tiveste cá até aos 29 anos, e não consegues perceber não sou eu que te vou explicar as condicionantes de tal opção, e comparar o estilo de vida da Suiça com Portugal nada haver, se calhar é isso mesmo que te impede mentalmente de ver as condicionantes entre ir morar ao pé do trabalho e optar por se deslocar de carro, independentemente do combustível...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    1. Agora claro pessoas querem morar em Sintra e trabalhar no Saldanha.

                                    2. Agora tem sentido? Aqui na Suica seria ridiculo
                                    1. hmm... pois.. eu era gajo para deixar o carro à entrada do metro.. ir de carro para o meio de Lisboa em hora de ponta é uma seeeca

                                    2. há falta de planeamento urbano.. em PT não é assim tão simples.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu trabalhei no Porto, Coimbra e Lisboa. E nunca precisei de carro.

                                      Pessoas acima dos 50 anos...levar filhos a escola. Nao havia carros em minha casa ate eu ter 23 anos. Sim fazia 2kms a pe para a escola com os livros para a Escola. Ia para a universidade de autocarro.

                                      A minha mae e de Arouca...6 kms da montanha a vila. Nunca foi de carro.

                                      Em Lisboa morei na Reboleira com comboio para Entrecampos.

                                      Explica la porque e preciso um diesel (eu falei em nao ter diesel,,,nao foi nao ter carro) em Portugal. Porque vao ao cafe de carro?
                                      Editado pela última vez por Superfast; 02 July 2016, 11:54.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                        Eu trabalhei no Porto, Coimbra e Lisboa. E nunca precisei de carro.

                                        Pessoas acima dos 50 anos...levar filhos a escola. Nao havia carros em minha casa ate eu ter 23 anos. Sim fazia 2kms a pe para a escola com os livros para a Escola. Ia para a universidade de autocarro.

                                        A minha mae e de Arouca...6 kms da montanha a vila. Nunca foi de carro.

                                        Em Lisboa morei na Reboleira com comboio para Entrecampos.

                                        Explica la porque e preciso um diesel (eu falei em nao ter diesel,,,nao foi nao ter carro) em Portugal. Porque vao ao cafe de carro?
                                        Puxa pela cabecinha, que já deu para ver que a tua capacidade de pensar está limitadíssima á realidade Portuguesa...

                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post

                                        Em Portugal e que algo foi errado. O ppl prefere pagar por um carro a diesel do que mudar para a beira do emprego.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                          Parece correcto. Segundo a noticia apenas 20% dos carros novos na Europa sao a diesel. Aqui na Suica diria 10% pelo que vejo e no UK. Na alemanha diesel nao vejo muitos.

                                          Nao tem muito sentido comprar um 2.0 TDI 150 quando existe um 1.4 TSI muito mais leve e silencioso.

                                          Em Portugal e que algo foi errado. O ppl prefere pagar por um carro a diesel do que mudar para a beira do emprego.
                                          Qd comprares uma casa vês a diferença, escolhes a gosto pq estas a 2 a 5 km do trabalho. 3 a 5 anos depois mudas e esse trabalho fica a 25 a 30km dessa casa, como vai resolver?? Vendes a casa a mudas.. perde no ato mais de 30% do que pagaste.. ou compras um carro... e n contabilizou o tempo de transporte pois para 5 a 10km levas 1 a 1.5h de manha e a noite. Podes optar por alugar nas o custo de estar ao pé do emprego ou tem um óptimo salário ou simplesmente o vencimento bem a casa paga.
                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                          Eu vivi em Portugal ate aos 29 anos. E super simples. Se vires os posts que meto o people orgulha-se de comprar diesel pq fazem 20...30 000/ano mas nunca ng explica pq fazem 30 000/ano.

                                          Claro que ha 20...30% que precisa. Eu vivi em Lisboa...nunca chove. Uma bicicleta ou mesmo electrica. Preferem fazer a 2 circular todos os dias? Com metro e comboio?

                                          Agora claro pessoas querem morar em Sintra e trabalhar no Saldanha. Agora tem sentido? Aqui na Suica seria ridiculo
                                          Nessa altura n tinhas responsabilidades, família, filhos e afins... por isso dou desconto nas observações.
                                          Eu tenho 3 a diesel que origina gastos de 200eur mês se fosse a gasolina estaria nos 600 eur mês, coloque custos para 3 pessoas de alimentacao, casa, luz, água, creche, saúde, seguros impostos... ajudas do Estado ZERO.. afinal qt teria de receber de ordenado mensal?? N esquecendo q um T2 de 80/90m2 custa em média 130mEur e n é casa de luxo ou vivenda. Em Lisboa ao pé do trabalho custa em compra 400mEur e no aluguer. + /-750eur... em Sintra igual casa alugada fica nos +/-350 eur... talvez já faça sentido...
                                          Por último o ordenado mínimo ronda os 550eur.
                                          Assim mostre qual a melhor solução nesta realidade sff.
                                          Editado pela última vez por Billkid; 02 July 2016, 13:27.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
                                            Qd comprares uma casa vês a diferença, escolhes a gosto pq estas a 2 a 5 km do trabalho. 3 a 5 anos depois mudas e esse trabalho fica a 25 a 30km dessa casa, como vai resolver?? Vendes a casa a mudas.. perde no ato mais de 30% do que pagaste.. ou compras um carro... e n contabilizou o tempo de transporte pois para 5 a 10km levas 1 a 1.5h de manha e a noite. Podes optar por alugar nas o custo de estar ao pé do emprego ou tem um óptimo salário ou simplesmente o vencimento bem a casa paga.

                                            Nessa altura n tinhas responsabilidades, família, filhos e afins... por isso dou desconto nas observações.
                                            Eu tenho 3 a diesel que origina gastos de 200eur mês se fosse a gasolina estaria nos 600 eur mês, coloque custos para 3 pessoas de alimentacao, casa, luz, água, creche, saúde, seguros impostos... ajudas do Estado ZERO.. afinal qt teria de receber de ordenado mensal?? N esquecendo q um T2 de 80/90m2 custa em média 130mEur e n é casa de luxo ou vivenda. Em Lisboa ao pé do trabalho custa em compra 400mEur e no aluguer. + /-750eur... em Sintra igual casa alugada fica nos +/-350 eur... talvez já faça sentido...
                                            Por último o ordenado mínimo ronda os 550eur.
                                            Assim mostre qual a melhor solução nesta realidade sff.
                                            Exactamente. Eu nao disse que e a solucao para 100% das pessoas. Mas nao acredito que 100% das pessoas precise de diesel. E o argumento contrario. Eu vou a Portugal todos os meses e os argumentos: Para ir as compras. Isto e apenas um exemplo: Ha muita gente q e comodismo.

                                            Compra-se 1 casa...vende-.se ou aluga-se. Eu vivo numa terra em que as pessoas vao fazer MBAs. ferias aos 50 anos...durante 1 ano. Entao nao mudas de emprego pq compraste 1 casa? Ora bolas...que argumento e esse no Sec XXI

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                                              #23
                                              Entao as pessoas nao tem filhos? As que emigram? As que mudam de emprego? Isso so num conto de fadas. Entao como fazem as pessoas na Europa que mudam de cidades frequentemente? E nao sao tao poucas

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                                                #24
                                                Para te dar exemplo: O meu chefe tem 3 filhos em Londres.....nao deu a qualidade de vida que queria...o que referiste...tempo de comutar...custo da casa....mudou para a Alemanha........tb nao deu....agora Zurique.
                                                Ai meu deus o que fazer sempre que muda...mobilia....lingua nova etc.

                                                Em Portugal a lingua e a mesma. Qual a complicacao. A minha familia mudou de apartamento 8x entre 1992 e 2001.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  Exactamente. Eu nao disse que e a solucao para 100% das pessoas. Mas nao acredito que 100% das pessoas precise de diesel. E o argumento contrario. Eu vou a Portugal todos os meses e os argumentos: Para ir as compras. Isto e apenas um exemplo: Ha muita gente q e comodismo.

                                                  Compra-se 1 casa...vende-.se ou aluga-se. Eu vivo numa terra em que as pessoas vao fazer MBAs. ferias aos 50 anos...durante 1 ano. Entao nao mudas de emprego pq compraste 1 casa? Ora bolas...que argumento e esse no Sec XXI
                                                  Claro q podes mudar de casa mas tens de bater a desvalorização na hora... n me digas q arranjar 20 a25 mil eur de um dia para o outro e mudas de casa... sorte tua... a maioria dos casais em Portugal já para n falar em filhos e seus custos, trabalham uns 8 a 20km uns dos outros com horários querm sempre dá para organizar... já agora podemos recorrer spas passes e cá em casa seriam 3... algo como 128eur mês.. e diariamente dispender de 2a 3h cada para o seu dia a dia em trajeto. Acrescento aí na Suécia onde passam o tempo livre??? No local de trabalho ou num raio de 6 km de casa, cinemas e bares, por exemplo... pois, aqui prefiro apanhar ar e ir até ao campo ou a praia... realidades diferentes.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                    Eu vivi em Lisboa...nunca chove.
                                                    Pois não, chove lá agora

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                                                      #27
                                                      Aproveito.... já para falar de MBAs servem mesma para??? Ganhar mais.... quem paga o os 40 a 120mil euros .... o próprio? Ainda morre e nem a meio vai esse retorno financeiro se alguma vez começar a amortizar o investimento, já agora com q capital? Me diga q ainda tem reservas mensais para suportar esse custo.. mas insisto e sou licenciado... quanto prevê em ordenado em Portugal para ter uma vida média por pessoa?
                                                      Na realidade q coloca é oerante os parâmetros q conheci talvez uns 8% dos Portugueses vivam o ideias da Suécia e podem fazer igual vida.
                                                      Peço desculpa estar a desviar do tópico, mas igualmente da para termos a ideia do que as pessoas pensam e a realidade onde estamos colocadas e a disparidade de situações, bem como a formação das opiniões q tomam quase como certas.
                                                      Editado pela última vez por Billkid; 02 July 2016, 14:35.

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                                                        #28
                                                        Em certos países da Europa central e do norte existem estacionamentos para bicicletas nas estações comboio. Portanto é muito comum irem de bicicleta até ao comboio e depois irem de comboio o resto do percurso até ao trabalho.
                                                        Aqui não existem esses parques e andar de bicicleta é como se fosse um ser inferior... Ir de TDI é que é fixe.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Em certos países da Europa central e do norte existem estacionamentos para bicicletas nas estações comboio. Portanto é muito comum irem de bicicleta até ao comboio e depois irem de comboio o resto do percurso até ao trabalho.
                                                          Aqui não existem esses parques e andar de bicicleta é como se fosse um ser inferior... Ir de TDI é que é fixe.
                                                          olha, no atrasado portugal do sul existe lugares de estacionamento na estação do barco...e ainda para mais...ganda malucos!, ainda podes levar a bicicleta no próprio barco...

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                                                            #30
                                                            Então agora o que é que os jimbras dos TDI´s do Açu vão comprar?

                                                            Vamos começar a ver os Ibiza e os Leon com geradores de alta potencia na bagageira

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