Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na compra de um carro em segunda mão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda na compra de um carro em segunda mão

    Boas! Peço desde já desculpa se estiquei este post mais do que devia… É uma escolha importante e não queria que ficasse nada por dizer. Passando já para as perguntas da praxe:
    • Que tipo de carros gostas?
      • Sempre me identifiquei com as marcas japonesas, provavelmente influenciado pelo meu pai. No entanto, não é isso que restringe a minha escolha. O importante é que seja um carro de qualidade. De resto basta ser moderno, não muito grande (ex: Audi A5) nem muito pequeno (ex: Audi A1).

    • Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração?
      • Citadino. Preciso de fazer alguma auto-estrada e um pouco de cidade.

    • Que marcas e modelos gostas e equacionas?
      • Toyota, Honda e VW talvez sejam os principais. Mas reforço que a marca não é o mais importante.

    • Irás andar com passageiros atrás frequentemente?
      • Muito pouco. Talvez uma vez por mês (se tanto) e por distâncias curtas.

    • Precisarás de levar carga com frequência?
      • Não.

    • Que quilometragem anual costumas fazer?
      • Pelo menos uns 25 mil só para ir para o trabalho.

    • Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
      • Completamente misto.

    • Os consumos terão grande importância?
      • Absolutamente. Talvez seja mesmo o factor mais importante.

    • A potência do motor terá grande importância?
      • Sim mas só se não comprometer demasiado o consumo. Tinha ideia de ser algo entre 1200 e 1600.

    • Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
      • Não.

    • Que orçamento tens?
      • A minha área de conforto é entre 12 e 16 mil.

    • Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
      • Usado mas em boas condições. 50 mil Km é o máximo para mim. Estou a comprar um carro para lhe meter uns quilómetros valentes em cima.


    Daqui para baixo deixo informação não tão importante mas que pode ajudar a fazer a escolha:
    • O meu pai, como meu mecânico pessoal e doador do meu primeiro e actual carro (Toyota Corolla XLi de 94, de momento impecável e com 253 mil km), teve uma grande influência na forma de como eu olho para um carro. Apesar de achar que ele possa já ter uma visão desactualizada sobre o assunto, por uma questão de respeito, achei por bem pedir-lhe algumas opiniões. São elas:
      • Motor a gasolina em vez de a gasóleo sempre. As manutenções de um diesel fazem com que não valha a pena.
      • Motores de 3 cilindros nem pensar.
      • Tudo o que tem a haver com marcas francesas (carros, motorizações em carros de outras marcas, etc.) é para esquecer.
      • Cuidado com os híbridos. As baterias têm tempos de vida e substituí-las é caro.

    • Tenho grandes dúvidas sobre o debate de gasolina vs gasóleo. Talvez já faça quilómetros que justifiquem um motor a gasóleo mas não sei se vale a pena.
    • Não tenho problemas em pagar um pouco mais se for para ter um carro de qualidade com que possa contar.
    • Fartei-me de ver Auris, Civics, Golfs, etc., em segunda mão com 2 ou 3 anos mas parecem-me bastante mais caros do que deviam ser. Acho que o Auris poderia vir a ser um excelente carro para mim mas o preço (ali nos 16-18 mil) dá muito que pensar.
    • Ultimamente estive de olho nos CR-Z. Do que tenho visto são carros extremamente bons para o preço. Ouvi dizer que acabam por não ser muito económicos quanto um híbrido devia ser, o que faz com que ainda não tenha avançado com a compra de um. Estes já se arranjam a partir de 13 mil. Pena que o tempo de vida das baterias esteja estimado nos 8 anos, fazendo com que actualmente já só tenham (em média) mais 2 ou 3 anos de vida...


    Se leram até aqui, agradeço imenso. Qualquer tipo de feedback é bem vindo.
    Cumprimentos,
    Miguel


    #2
    a manutenção diesel será sempre mais cara, tem mais componentes para mudar, no entanto se fizeres kms que o justifique, algo em torno dos 20 mil ou mais (pelo preço dos combustíveis e pelo facto de ires comprar usado talvez se justifique a partir dos 15 mil) o gasóleo será uma boa hipótese. se dizes que um A5 é grande e um A1 é pequeno, fica-te pelo meio, um A3. não necessariamente um audi, mas algo do segmento C, estilo focus, bravo, golf, C4, etc. olha que os franceses, pelo menos em termos de motor, são muito bons, especialmente o grupo Ford-PSA.

    Comentário


      #3
      Tudo o que tem haver com marcas francesas nem pensar porquê?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
        a manutenção diesel será sempre mais cara, tem mais componentes para mudar, no entanto se fizeres kms que o justifique, algo em torno dos 20 mil ou mais (pelo preço dos combustíveis e pelo facto de ires comprar usado talvez se justifique a partir dos 15 mil) o gasóleo será uma boa hipótese. se dizes que um A5 é grande e um A1 é pequeno, fica-te pelo meio, um A3. não necessariamente um audi, mas algo do segmento C, estilo focus, bravo, golf, C4, etc. olha que os franceses, pelo menos em termos de motor, são muito bons, especialmente o grupo Ford-PSA.
        Ultimamente tenho visto bastantes Golfs e parecem-me muito bem. Tenho de ver o que o grupo Ford-PSA tem para oferecer. Nem sabia que existiam esses segmentos, obrigado!

        Originalmente Colocado por bals Ver Post
        Tudo o que tem haver com marcas francesas nem pensar porquê?
        Qualquer carro pode ter problemas, mas sabe-se que hoje em dia Renaults, Peugeots, Citroens, etc., têm geralmente mais problemas que carros de outras marcas. Principalmente problemas eléctricos. Penso que não seja nada contra as marcas em si, é apenas estatística.
        Editado pela última vez por Miguel16; 02 July 2016, 18:49.

        Comentário


          #5
          Acho que paraste no tempo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
            Acho que paraste no tempo...
            Posso saber porquê? Não fiz questão de fazer um post tão grande só para tentar "chatear" as pessoas que frequentam o fórum. Acho que tudo o que escrevi acima são preocupações válidas e têm a sua razão de ser. Pode haver quem não partilhe a mesma opinião mas acho que este não é o post para discutir isso. Obrigado na mesma.

            Comentário


              #7
              problemas elétricos??? realmente paraste no tempo e ficaste mnésico, isso era o grupo fiat e há uns bons anos, com os puntos I e alfas 33...

              se fores ver um DS4 até te espantas com a qualidade (e sim, é citroen com outro nome) ou então o interior do 308.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                problemas elétricos??? realmente paraste no tempo e ficaste mnésico, isso era o grupo fiat e há uns bons anos, com os puntos I e alfas 33...

                se fores ver um DS4 até te espantas com a qualidade (e sim, é citroen com outro nome) ou então o interior do 308.
                Não devo ter ficado "mnésico" porque não me esqueci de nada.
                Se a minha prioridade num carro fossem os gadgets e o interior se calhar sim, considerava um Peugeot ou um Citroen. Mas nem toda a gente tem as mesmas prioridades.

                Comentário


                  #9
                  Qualquer dia pareço um vendedor da Kia xD mas a verdade é que estão a fazer preços muito bons Kia Rio 1.1 CRDI (16.000) diesel com 7 anos ou 150.000km de garantia e com revisões de 2 em 2 anos de 300€ ou seja 150€ ao ano. A minha única duvida é o motor 1.1 ser suficiente mas as reviews dizem que sim e como não vais andar com passageiros atras nem grandes cargas penso que seja a escolha mais racional acho que deveras pelo menos considerar pois não existe nenhum carro usado que te dê tanta garantia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                    Qualquer dia pareço um vendedor da Kia xD mas a verdade é que estão a fazer preços muito bons Kia Rio 1.1 CRDI (16.000) diesel com 7 anos ou 150.000km de garantia e com revisões de 2 em 2 anos de 300€ ou seja 150€ ao ano. A minha única duvida é o motor 1.1 ser suficiente mas as reviews dizem que sim e como não vais andar com passageiros atras nem grandes cargas penso que seja a escolha mais racional acho que deveras pelo menos considerar pois não existe nenhum carro usado que te dê tanta garantia
                    Por acaso cheguei a ver montes de reviews do Cee'd e sempre pareceu ter boas avaliações. Tenho mesmo de tentar saber mais sobre a KIA. Obrigado!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bals Ver Post
                      Tudo o que tem haver com marcas francesas nem pensar porquê?
                      Bem já tive na minha mão um françês, o 1.5dci mas foram daquelas versões problemáticas (algo que fui descobrindo) mas se não fosse isso até era um carrito com umas prestações jeitosas para os 1200kg de peso com uns modestos 80Cvs

                      E hoje em dia tenho outro françês, mas PSA 1.1 (106) e já vai fazer 3 anos, avarias 0 (uma peça ou outra que dá raia, mas nada que se resolva), autentico burro de carga, mas claro são "tecnologias" diferentes das actuais.

                      Mas o facto de os alemães construírem com qualidade supostamente superior nada garante que avarie, até porque me lembro que á uns 2 anos, cheguei apanhar um insignia em cima de reboque.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                        Bem já tive na minha mão um françês, o 1.5dci mas foram daquelas versões problemáticas (algo que fui descobrindo) mas se não fosse isso até era um carrito com umas prestações jeitosas para os 1200kg de peso com uns modestos 80Cvs

                        E hoje em dia tenho outro françês, mas PSA 1.1 (106) e já vai fazer 3 anos, avarias 0 (uma peça ou outra que dá raia, mas nada que se resolva), autentico burro de carga, mas claro são "tecnologias" diferentes das actuais.

                        Mas o facto de os alemães construírem com qualidade supostamente superior nada garante que avarie, até porque me lembro que á uns 2 anos, cheguei apanhar um insignia em cima de reboque.
                        Com isso podemos concordar todos, qualquer carro pode avariar.
                        Mas para ser completamente honesto não posso dizer que fique impressionado por um carro com 3 anos não ter tido avarias. Estou à procura de um usado e já não devo ter garantias de grande coisa, por isso queria que fosse alguma coisa mesmo de qualidade. Por exemplo, algo como a máquina com que eu ando, que em 22 anos a única coisa que precisou foi de uma pintura.
                        Obrigado pela resposta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguel16 Ver Post
                          Com isso podemos concordar todos, qualquer carro pode avariar.
                          Mas para ser completamente honesto não posso dizer que fique impressionado por um carro com 3 anos não ter tido avarias. Estou à procura de um usado e já não devo ter garantias de grande coisa, por isso queria que fosse alguma coisa mesmo de qualidade. Por exemplo, algo como a máquina com que eu ando, que em 22 anos a única coisa que precisou foi de uma pintura.
                          Obrigado pela resposta.
                          Na minha opinião hoje isso já não existe, as companhias apostam cada vez mais em carros descartáveis daí a minha recomendação pois se precisas de fazer muitos km mais vale ter uma garantia real de um veiculo novo do que a lotaria de um usado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                            Na minha opinião hoje isso já não existe, as companhias apostam cada vez mais em carros descartáveis daí a minha recomendação pois se precisas de fazer muitos km mais vale ter uma garantia real de um veiculo novo do que a lotaria de um usado.
                            É o que também me parece. Obrigado pela informação!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miguel16 Ver Post
                              Não devo ter ficado "mnésico" porque não me esqueci de nada.
                              Se a minha prioridade num carro fossem os gadgets e o interior se calhar sim, considerava um Peugeot ou um Citroen. Mas nem toda a gente tem as mesmas prioridades.
                              os gadgets não me me interessam. mais sensores disto e daquilo para poderem avariar e dar mais despesa não, obrigado. para mim é motor e chega.


                              Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                              Bem já tive na minha mão um francês, o 1.5dci mas foram daquelas versões problemáticas (algo que fui descobrindo) mas se não fosse isso até era um carrito com umas prestações jeitosas para os 1200kg de peso com uns modestos 80Cvs.

                              E hoje em dia tenho outro francês, mas PSA 1.1 (106) e já vai fazer 3 anos, avarias 0 (uma peça ou outra que dá raia, mas nada que não se resolva), autêntico burro de carga, mas claro, são "tecnologias" diferentes das actuais.

                              Mas o facto de os alemães construírem com qualidade supostamente superior nada garante que avarie, até porque me lembro que há uns 2 anos, cheguei apanhar um insignia em cima de reboque.
                              soube de uma insignia de um amigo de um meu colega de trabalho que gastou rios de dinheiro em pouco tempo por problemas fora da garantia, o que não é nada de anormal hoje em dia, pois tudo se usa com o intuito de ficar obsoleto e avariado (obscelência) muito rapidamente.


                              Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                              Na minha opinião hoje isso já não existe, as companhias apostam cada vez mais em carros descartáveis daí a minha recomendação pois se precisas de fazer muitos km mais vale ter uma garantia real de um veiculo novo do que a lotaria de um usado.
                              exato, o tempo das peças duradouras e dos carros em si no geral, já passou há muito. de há uns anos para cá é tudo para usar e deitar fora. carros como esse corolla ou o tal 106 já não se produzem. mesmo de gamas altas ou de marcas ditas premium.

                              Comentário


                                #16
                                Com esse orçamento deves conseguir um Dacia Sandero 1.5dCi 90 CV (diesel) novo ou praticamente novo: pode ser um carro low cost, mas é novo, tem um motor com provas mais que dadas e não tem grandes mariquices que possam dar chatices no futuro.

                                Exemplos (carros novos e de serviço):
                                Dacia Sandero: http://www.standvirtual.com/carros/a...ouch/P8572625/
                                Fiat Punto: http://www.standvirtual.com/carros/a...Stop/P8790495/
                                Opel Corsa: http://www.standvirtual.com/carros/a...orsa/P8909233/
                                Renault Clio http://www.standvirtual.com/carros/a...Clio/P8906999/ (este tem 4 anos de garantia)
                                Citroen C-Elysée http://www.standvirtual.com/carros/a...sive/P8564773/
                                Nissan Note http://www.standvirtual.com/carros/a...Note/P8900097/
                                Skoda Fabia http://www.standvirtual.com/carros/a...tion/P8455365/ (4 anos de garantia)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Miguel16 Ver Post
                                  Com isso podemos concordar todos, qualquer carro pode avariar.
                                  Mas para ser completamente honesto não posso dizer que fique impressionado por um carro com 3 anos não ter tido avarias. Estou à procura de um usado e já não devo ter garantias de grande coisa, por isso queria que fosse alguma coisa mesmo de qualidade. Por exemplo, algo como a máquina com que eu ando, que em 22 anos a única coisa que precisou foi de uma pintura.
                                  Obrigado pela resposta.
                                  uiiiiiii
                                  se queres q um carro recente dure ums 22 anos , serà bom ir a Fàtima acender umas velas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguel16 Ver Post
                                    Ultimamente tenho visto bastantes Golfs e parecem-me muito bem. Tenho de ver o que o grupo Ford-PSA tem para oferecer. Nem sabia que existiam esses segmentos, obrigado!


                                    Qualquer carro pode ter problemas, mas sabe-se que hoje em dia Renaults, Peugeots, Citroens, etc., têm geralmente mais problemas que carros de outras marcas. Principalmente problemas eléctricos. Penso que não seja nada contra as marcas em si, é apenas estatística.
                                    Não sabes do que falas. Problemas eléctricos há em todas as marcas e as estatísticas devem ser feitas por ti de certeza.
                                    Editado pela última vez por bals; 03 July 2016, 01:00.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguel16 Ver Post
                                      • O meu pai, como meu mecânico pessoal e doador do meu primeiro e actual carro (Toyota Corolla XLi de 94, de momento impecável e com 253 mil km), teve uma grande influência na forma de como eu olho para um carro. Apesar de achar que ele possa já ter uma visão desactualizada sobre o assunto, por uma questão de respeito, achei por bem pedir-lhe algumas opiniões. São elas:
                                        • Motor a gasolina em vez de a gasóleo sempre. As manutenções de um diesel fazem com que não valha a pena.
                                        • Motores de 3 cilindros nem pensar.
                                        • Tudo o que tem a haver com marcas francesas (carros, motorizações em carros de outras marcas, etc.) é para esquecer.
                                        • Cuidado com os híbridos. As baterias têm tempos de vida e substituí-las é caro.
                                      Vou só dar a minha opinião quanto as estes pontos.
                                      • Motores a diesel compensam, mas apenas quando a diferença de preço entre combustíveis e entre consumos representa uma poupança em relação aos outros custos que, regra geral, são maiores num diesel que num gasolina (IUC, seguro, revisões, problemas,...) Regra geral, isso implica uma quilometragem anual alta. (não sei se me expliquei bem neste ponto)
                                      • Os motores de 3 cilindros em parte concordo. Motores desenvolvidos à já algum tempo são mais problemáticos (Ex.: os dos smarts até 2013/2014, já desenvolvidos nos anos 90). Os actuais são, na grande maioria, motores muito bem desenvolvidos e fiáveis e com capacidades muito acima do que se espera.
                                      • De experiência, tendo já tido bastantes carros, de várias marcas, com idades entre os 5 e 30 anos, e com entre 50.000 e 400.000km, os franceses foram os que mais abuso e kms levaram e menos problemas deram. Ao contrário dos alemães, que, volta e meia, voltavam à oficina com mais um problema. Até os italianos foram mais fiáveis que os alemães! Os japoneses ficaram a par dos franceses e logo acima dos americanos.
                                      • Com os híbridos é verdade (penso que isso já foi discutido por aqui noutro tópico) Se as baterias estiverem nas últimas são alguns milhares de euros para mudar.


                                      Devo dizer que gosto da ideia do CRZ. É um carro menos comum, mas com boas capacidades. Os consumos é de esperar que sejam mais altos que o esperado. Afinal o carro é vendido como um desportivo... Tens aqui o exemplo do que o carro faz no mundo real com vários condutores pelo mundo- http://www.spritmonitor.de/en/overvi...ml?powerunit=2
                                      Quanto ao estado da bateria, penso que podes levar o carro à marca e eles fazem o teste à capacidade delas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguel16 Ver Post
                                        Ultimamente tenho visto bastantes Golfs e parecem-me muito bem. Tenho de ver o que o grupo Ford-PSA tem para oferecer. Nem sabia que existiam esses segmentos, obrigado!


                                        Qualquer carro pode ter problemas, mas sabe-se que hoje em dia Renaults, Peugeots, Citroens, etc., têm geralmente mais problemas que carros de outras marcas. Principalmente problemas eléctricos. Penso que não seja nada contra as marcas em si, é apenas estatística.

                                        Nao queres um bmw que parte motores ? Olha que é um bmw , nao é um fiat essa coisa rasca !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
                                          Com esse orçamento deves conseguir um Dacia Sandero 1.5dCi 90 CV (diesel) novo ou praticamente novo: pode ser um carro low cost, mas é novo, tem um motor com provas mais que dadas e não tem grandes mariquices que possam dar chatices no futuro.

                                          Exemplos (carros novos e de serviço):
                                          Dacia Sandero: http://www.standvirtual.com/carros/a...ouch/P8572625/
                                          Fiat Punto: http://www.standvirtual.com/carros/a...Stop/P8790495/
                                          Opel Corsa: http://www.standvirtual.com/carros/a...orsa/P8909233/
                                          Renault Clio http://www.standvirtual.com/carros/a...Clio/P8906999/ (este tem 4 anos de garantia)
                                          Citroen C-Elysée http://www.standvirtual.com/carros/a...sive/P8564773/
                                          Nissan Note http://www.standvirtual.com/carros/a...Note/P8900097/
                                          Skoda Fabia http://www.standvirtual.com/carros/a...tion/P8455365/ (4 anos de garantia)
                                          Fiquei interessado tanto no Note como no Fabia! Vou tentar ir ver o Fabia durante a próxima semana. Obrigadíssimo!

                                          Originalmente Colocado por FilipeB694 Ver Post
                                          Vou só dar a minha opinião quanto as estes pontos.
                                          • Motores a diesel compensam, mas apenas quando a diferença de preço entre combustíveis e entre consumos representa uma poupança em relação aos outros custos que, regra geral, são maiores num diesel que num gasolina (IUC, seguro, revisões, problemas,...) Regra geral, isso implica uma quilometragem anual alta. (não sei se me expliquei bem neste ponto)
                                          • Os motores de 3 cilindros em parte concordo. Motores desenvolvidos à já algum tempo são mais problemáticos (Ex.: os dos smarts até 2013/2014, já desenvolvidos nos anos 90). Os actuais são, na grande maioria, motores muito bem desenvolvidos e fiáveis e com capacidades muito acima do que se espera.
                                          • De experiência, tendo já tido bastantes carros, de várias marcas, com idades entre os 5 e 30 anos, e com entre 50.000 e 400.000km, os franceses foram os que mais abuso e kms levaram e menos problemas deram. Ao contrário dos alemães, que, volta e meia, voltavam à oficina com mais um problema. Até os italianos foram mais fiáveis que os alemães! Os japoneses ficaram a par dos franceses e logo acima dos americanos.
                                          • Com os híbridos é verdade (penso que isso já foi discutido por aqui noutro tópico) Se as baterias estiverem nas últimas são alguns milhares de euros para mudar.


                                          Devo dizer que gosto da ideia do CRZ. É um carro menos comum, mas com boas capacidades. Os consumos é de esperar que sejam mais altos que o esperado. Afinal o carro é vendido como um desportivo... Tens aqui o exemplo do que o carro faz no mundo real com vários condutores pelo mundo- http://www.spritmonitor.de/en/overvi...ml?powerunit=2
                                          Quanto ao estado da bateria, penso que podes levar o carro à marca e eles fazem o teste à capacidade delas
                                          Wow, finalmente. Era este o tipo de discussão que eu tinha em mente quando fiz o post. Vou ter tudo isso em conta, muito obrigado pela partilha de informação!

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X