Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desportivos: Acessiveis e divertidos, ainda os há? Que futuro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Desportivos: Acessiveis e divertidos, ainda os há? Que futuro?

    No seguimento deste tópico, http://forum.autohoje.com/forum-gera...ro-atuais.html , e deste post do user risento:

    Originalmente Colocado por risento Ver Post
    Mais AX Sport, mais 205 Rallye, mais 106 Rallye, mais 306 Rallye, mais Alfa's TI (Turismo Internazionale)...
    Mais carros com raça e sem paneleirices!

    on Tapatalk
    Será que ainda existem carros que sejam bons desportivos, tenham apenas o essêncial e sejam ligeiramente acessiveis?
    Apenas me bem à cabeça o Biposto, mas esse de acessivel não tem nada.
    Apesar de haver grandes carros como o Clio R.S, Corsa OPC, Megane R.S , Golf R, Civic Type-R entre outros...parece-me que são carros apenas para conseguir grandes tempos em circuitos e permitir bons ritmos em track days, porque fora isso acho os que oferecem muito pouco divertimento ao condutor, e boa parte deles custa de 30 mil euros, são bastante pesados para se dar umas atravessadelas, tem muito equipamento disparatado...
    E como será no futuro? Vão mudar, continuar na mesma ou piorar?

    #2
    Divertidos e desportivos há ainda, acessíveis é que a conversa é outra...

    Comentário


      #3
      o problema é que temos de ter em consideração que os carros que fizeste quote do outro user, já passou o seu tempo de gloria, e com o passar dos anos nas gerações seguintes, com as evoluções na industria automóvel , os carros de hoje já não podem ser equiparados aos de outrora, hoje tem muita tralha, são edições limitadas a x unidades caras, e dado ao preço das coisas actualmente são carros que não é para qualquer bolso, resumidamente não é para quem quer é para quem pode...

      o futuro é imprevisível o que acontecerá, mas o mais certo é continuarem a ser cada vez mais sofisticados e cada vez mais limitados a um nicho de mercado...

      e num pais como o nosso ter um carro desportivo para a brincadeira só em recinto fechado, pois andar por ai nem tiramos partido do mesmo, e se nos quisermos esticar um pouco acabamos sem carta...

      Comentário


        #4
        Quanto mais o tempo passar mais os carros se vão tornar maiores, mais caros e com mais "tralha". É como o mundo automóvel, de certa forma, funciona.
        Mas pelo que citaste, penso que estejas a falar daquilo que agora se chama "warm hatches". Os carros que trazem divertimento ao condutor por um preço "baixo".
        E desses ainda há alguns (poucos!):
        Tens o Suzuki Swift Sport 1.6 VVT (se bem me lembro o último desportivo sem turbo disponível no mercado) por cerca de 20 mil €.
        Vais ter, talvez para o final do ano, o Renault Sport Twingo GT, com tracção traseira e 110cv extraídos do 0.9 Turbo de 3 cilindros, que deve rondar também os 20 mil €.
        Vais para o mercado de usados semi-novos e tens o pai deste Twingo, o Twingo RS, com o 1.6 de 133cv.
        E é praticamente isso... Este mercado vai cada vez mais se tornar mais pequeno e acabará eventualmente por deixar de existir.

        Comentário


          #5
          haver há, mas quase todos escafiados ou a cair de podres. são carros com 15 e 20 anos, alguns 25.

          os verdadeiros (mais ou menos) desportivos clássicos valem algum dinheiro, no mínimo.

          se forem recentes, poucos existem atualmente.

          Comentário


            #6
            http://forum.autohoje.com/showthread...ghlight=fiesta

            se calhar há, e se calhar com os novos motores turbo que fazem consumos interessantes podem aparecer alguns.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
              http://forum.autohoje.com/showthread...ghlight=fiesta

              se calhar há, e se calhar com os novos motores turbo que fazem consumos interessantes podem aparecer alguns.

              Concordo...
              O Fiesta 1.0 T Ecoboost 125 cvs parece boa opção.
              Versão ST-line. 15.000 € acho um bom preço...

              Comentário


                #8
                Mazda MX-5

                Comentário


                  #9
                  O Kia Cee'd 1.0 T-Gdi de 120 cvs também parece boa opção... por 20k€...
                  Embora deva ser mais pesadote que o Fiesta...


                  O Citroen DS3 1.2 Puretech 130 cvs já fica nos 25k €, por uma diferença inferior a 2 mil euros mais vale optar pelo 1.6 THP 165 cvs...

                  Comentário


                    #10
                    Hyundai i20 Coupe 1.0 T-Gdi

                    Comentário


                      #11
                      Mesmo os carros desportivos antigos não era para qualquer um. Ás vezes isto até parece um país de ricos em que qualquer um comprava um AX GTI como quem compra hoje um C1 a 10 mil euros !

                      Ainda assim, enquanto as pessoas não entenderem que em primeiro lugar está a segurança, nada feito. Querem carros divertidos? Comprem um antigo ou então arrenjem um de competição e vão para os autódromos.

                      A estrada quer-se é segura e não com desportivos de há 30 anos que nem ABS tinham.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                        o problema é que temos de ter em consideração que os carros que fizeste quote do outro user, já passou o seu tempo de gloria, e com o passar dos anos nas gerações seguintes, com as evoluções na industria automóvel , os carros de hoje já não podem ser equiparados aos de outrora, hoje tem muita tralha, são edições limitadas a x unidades caras, e dado ao preço das coisas actualmente são carros que não é para qualquer bolso, resumidamente não é para quem quer é para quem pode...

                        o futuro é imprevisível o que acontecerá, mas o mais certo é continuarem a ser cada vez mais sofisticados e cada vez mais limitados a um nicho de mercado...

                        e num pais como o nosso ter um carro desportivo para a brincadeira só em recinto fechado, pois andar por ai nem tiramos partido do mesmo, e se nos quisermos esticar um pouco acabamos sem carta...
                        Quanto a essa tua última frase....ah pois, é bem verdade, e se falarmos de tantos outros países da Europa em que há muito mais controlo de velocidade e não só, pior ainda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Mesmo os carros desportivos antigos não era para qualquer um. Ás vezes isto até parece um país de ricos em que qualquer um comprava um AX GTI como quem compra hoje um C1 a 10 mil euros !

                          Ainda assim, enquanto as pessoas não entenderem que em primeiro lugar está a segurança, nada feito. Querem carros divertidos? Comprem um antigo ou então arrenjem um de competição e vão para os autódromos.

                          A estrada quer-se é segura e não com desportivos de há 30 anos que nem ABS tinham.
                          Pois lá está, e daqui a 15/20 anos como estarão?
                          Pois, mas para os autódromos os atuais desportivos de produção são excelentes, mas por exemplo para rally o que há atual? Só mesmo já de competição (R1, R2, R3...) e que ainda são bem caros.

                          Comentário


                            #14
                            Pois, talvez isso tenha a ver com o próprio espírito das corridas nos anos 80 ( desporto motorizado ).

                            Era mais bruto, muito mais perigoso, etc. Ora, se até na competição as coisas são mais " soft " , quanto mais nos carros de turismo.

                            Comentário


                              #15

                              Comentário


                                #16
                                Por falar nisso, vi este fim de semana no programa da Sic Noticias ( Volante ) que o Mazda mx5 tem actualmente motorizações 1.5 130cv e 2.0 160cv, ora, isto contraria um pouco a tendência destes motores modernos pequenos, turbinados, e mais leves, mas o MX5 não seria suposto continuar a ser um carro muito leve ?

                                A mazda optou por um 2.0 160cv e 1.5 130cv em vez de um 1.4turbo 160cv e 1.2turbo 130cv , e por alguma razão o terá feito....será para manter um espírito mais desportivo não dependente de um turbo ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Seguro, leve, potente (não muito mas como é leve mexe-se sem problemas) e acessivel (cerca de 20 mil euros), porque não há mais casos destes?

                                  Comentário


                                    #18
                                    +- 20k€ isso ainda é pouco para brincar, para vitaminar isso mais um pouco para ficar algo mais sério tinhas de gastar mais 10\15k€ em cima desses 20k€...

                                    portanto ou se gasta em algo que realmente nos satisfaça, ou então gastar por gastar compras-se outra coisa banal por esses 20k€

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Por falar nisso, vi este fim de semana no programa da Sic Noticias ( Volante ) que o Mazda mx5 tem actualmente motorizações 1.5 130cv e 2.0 160cv, ora, isto contraria um pouco a tendência destes motores modernos pequenos, turbinados, e mais leves, mas o MX5 não seria suposto continuar a ser um carro muito leve ?

                                      A mazda optou por um 2.0 160cv e 1.5 130cv em vez de um 1.4turbo 160cv e 1.2turbo 130cv , e por alguma razão o terá feito....será para manter um espírito mais desportivo não dependente de um turbo ?
                                      O 1.5 pesa 950kg. E o motor é mt mais agradável de conduzir que um 1.4 turbo.
                                      Editado pela última vez por zQuatro; 11 July 2016, 14:12.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        +- 20k€ isso ainda é pouco para brincar, para vitaminar isso mais um pouco para ficar algo mais sério tinhas de gastar mais 10\15k€ em cima desses 20k€...

                                        portanto ou se gasta em algo que realmente nos satisfaça, ou então gastar por gastar compras-se outra coisa banal por esses 20k€
                                        Banal?
                                        Com 136cv e só 1065kg, penso que já para brincar bem, ainda por cima atmosférico.
                                        Alias, é facilmente convertido num R1.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Por falar nisso, vi este fim de semana no programa da Sic Noticias ( Volante ) que o Mazda mx5 tem actualmente motorizações 1.5 130cv e 2.0 160cv, ora, isto contraria um pouco a tendência destes motores modernos pequenos, turbinados, e mais leves, mas o MX5 não seria suposto continuar a ser um carro muito leve ?

                                          A mazda optou por um 2.0 160cv e 1.5 130cv em vez de um 1.4turbo 160cv e 1.2turbo 130cv , e por alguma razão o terá feito....será para manter um espírito mais desportivo não dependente de um turbo ?
                                          Apesar da capacidade ser maior, os motores NA da Mazda não são mais pesados que os pequenos turbos de 3 e 4 cilindros.
                                          Para já são em alumínio, tanto cabeça como motor, quando alguns dos pequenos tricilindricos turbo mantém o bloco em ferro, e depois, acrescenta-lhe toda a parafernália extra dos motores sobrealimentados. Desde o turbo em si, às tubagens extra, intercooler e componentes reforçados para poderem lidar com o binário extra que conseguem. Pelo mesmo motivo, acrescente-se transmissões reforçadas.

                                          A verdade é que a Mazda seguiu este caminho na procura de maior eficiência, tal como os outros seguiram o caminho da sobrealimentação.
                                          E os resultados estão à vista. Apesar de no papel, ou seja, homologações, parecer que os sobrealimentados têm vantagem no binómio consumos/emissões, nos testes que se vai vendo nos media, ou até verificável no spritmonitor, os motores dos Mazda são tanto ou mais eficientes que os sobrealimentados da restante concorrência.

                                          A questão de manter um "espírito mais desportivo" acho que não se coloca, dado que esta estratégia é transversal a toda a gama Mazda, seja o 2 ou o CX-5, e só recentemente apresentaram um motor sobrealimentado no CX-9, que para já, deverá permanecer por terras americanas.

                                          Se a coisa for bem executada, os NA, em desportivos, costumam ser parceiros perfeitos.
                                          Sem grandes picos de binário, mais lineares e progressivos, no geral um tecto mais alto de rotações e sonoridade mais apelativa, e a meu ver, um dos maiores apelos a ser a resposta imediata do motor, sem lag ou hesitações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para mim deve haver poucos +/- recentes mais divertidos de conduzir que um TVR Sagaris, um carrinho com cerca de 400cv sem ABS nem control de tração.
                                            O Jeremy Clarkson que o diga


                                            As marcas hoje para fazerem carros as sensações de um AX Sport, Polo G40, Opel corsa Gt Gsi ou outro dos género nos dias de hoje não é facil devido a questões segurança muitas das quais aumentão o peso dos carros e a forma com a potencia é colocada no chão etc...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Mesmo os carros desportivos antigos não era para qualquer um. Ás vezes isto até parece um país de ricos em que qualquer um comprava um AX GTI como quem compra hoje um C1 a 10 mil euros !

                                              Ainda assim, enquanto as pessoas não entenderem que em primeiro lugar está a segurança, nada feito. Querem carros divertidos? Comprem um antigo ou então arrenjem um de competição e vão para os autódromos.

                                              A estrada quer-se é segura e não com desportivos de há 30 anos que nem ABS tinham.
                                              Como se o ABS fosse o salvador dos acidentes , alias no paralelo é mais perigoso com ABS !

                                              O principal problema é mesmo o que está entre o volante e o banco !

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Como se o ABS fosse o salvador dos acidentes , alias no paralelo é mais perigoso com ABS !

                                                O principal problema é mesmo o que está entre o volante e o banco !
                                                verdade , é so' perguntar a quem anda com pronto socorros , vai logo te dizer q a maioria dos carros q carrega nos acidentes , são carros q têm ABS e outros sistemas de segurança

                                                simplesmente pq hà cada vez menos carros " velhos " a andar e tb pelo q disseste "o condutor " , pq os carros são cada vez mais seguros e " o condutor" esquece de adaptar a velocidade adequada a cada situação

                                                tenho e jà andei com carros sem ABS e travam bem ( pelo menos os BMW )

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                  verdade , é so' perguntar a quem anda com pronto socorros , vai logo te dizer q a maioria dos carros q carrega nos acidentes , são carros q têm ABS e outros sistemas de segurança

                                                  simplesmente pq hà cada vez menos carros " velhos " a andar e tb pelo q disseste "o condutor " , pq os carros são cada vez mais seguros e " o condutor" esquece de adaptar a velocidade adequada a cada situação

                                                  tenho e jà andei com carros sem ABS e travam bem ( pelo menos os BMW )
                                                  Prontos socorros já ouvi belas perolas .

                                                  Trabalho com veiculos pesados e os que tem abs em paralelo sao muito perigosos , como as rodas nao chegam a bloquear ele vai sempre a deslizar pela rua em tempo molhado .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                    Prontos socorros já ouvi belas perolas .

                                                    Trabalho com veiculos pesados e os que tem abs em paralelo sao muito perigosos , como as rodas nao chegam a bloquear ele vai sempre a deslizar pela rua em tempo molhado .

                                                    Eu também ouço/leio belas pérolas de vez em quando...
                                                    Consegues provar que nas mesmas circunstâncias um pesado igual mas sem ABS parava antes?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                      verdade , é so' perguntar a quem anda com pronto socorros , vai logo te dizer q a maioria dos carros q carrega nos acidentes , são carros q têm ABS e outros sistemas de segurança

                                                      Cada vez há menos acidentes com carros sem cintos de segurança.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        Como se o ABS fosse o salvador dos acidentes , alias no paralelo é mais perigoso com ABS !
                                                        Brutal...

                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        O principal problema é mesmo o que está entre o volante e o banco !
                                                        Isso e o maldito do ABS...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          Como se o ABS fosse o salvador dos acidentes , alias no paralelo é mais perigoso com ABS !

                                                          O principal problema é mesmo o que está entre o volante e o banco !
                                                          Olha que caraças, quantas vidas o ABS e o ESP não salvaram já ? E o cinto de segurança ? Ah pois, também vais dizer que o problema é entre o banco e o volante ?

                                                          Realmente a indústria automóvel é mesmo parva, tanta engenharia e afinal a solução está apenas no condutor que tem que ser um perito e tem que adivinhar tudo.....uau
                                                          Editado pela última vez por EscapeLivre; 13 July 2016, 20:16.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X