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O que fazer num motor 1.2 16v 75cv B/CB05 para melhorar

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    O que fazer num motor 1.2 16v 75cv B/CB05 para melhorar

    Referente aos tópicos:

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...ado-atras.html
    http://forum.autohoje.com/forum-gera...rs-2002-a.html

    ultima dúvida para tirar tudo a limpo!
    O que se pode fazer no meu clio para melhor o desempenho? Isto é, segundo o que me queixo que é o rendimento do motor em subidas, o que se pode fazer dentro dos limites éticos?
    Mudar o motor já está fora de questão. Para isso comprava um outro clio com menos de 100mil kms 1.6 com ~110cv's e ia dar ao mesmo ou mais barato.
    Comprar um usado mas mais recente (os tsi e tce e thp - vw, renault e peagot respetivamente) está com um orçamento elevado sendo a ultima opção.
    Agora pergunto, o que se pode fazer gastanto pouco para eu ir um pouco mais contente com o que já tenho e ir juntando ainda mais dinheiro para um carro ainda melhor.
    É um B/CB05 (D4F).

    #2

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
      então xD

      Comentário


        #4
        Compra o clio 1.6 que sempre é outra coisa .

        Em relaçao ao teu 1.2 , devias saber de antemao que nao podias esperar muito dele ....

        O que poderias fazer era meter uma caixa curta " se existir de outro clio " e assim ele morria menos nas subidas pois ia a mais altas rotaçoes . O meu fiesta nisso é optimo vai em 5ª para todo lado graças ao motor espevitado e caixa curtinha

        Comentário


          #5
          Não há nada, dentro de preço razoável, que possas fazer nesses motores.

          Comentário


            #6
            Yap, parece que é o que vou fazer. 107cvs parece-me suficiente. Eu quando meto 5ª neste é só para manter o carro. só que é impossivel manter em subidas. tenho que reduzir para quarta e às vezes terceira... XD

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              Compra o clio 1.6 que sempre é outra coisa .

              Em relaçao ao teu 1.2 , devias saber de antemao que nao podias esperar muito dele ....

              O que poderias fazer era meter uma caixa curta " se existir de outro clio " e assim ele morria menos nas subidas pois ia a mais altas rotaçoes . O meu fiesta nisso é optimo vai em 5ª para todo lado graças ao motor espevitado e caixa curtinha
              O contra disso é que depois vais a rotações mais altas em auto-estrada, penalizando ruído e consumos.

              Mas será difícil encontrar uma caixa com diferentes relações. Em zonas muito montanhosas há quem coloque um diferencial reduzido, cujo efeito prático é encurtar todas as relações em proporção. A malta na ilha da Madeira costumava fazer isso, desconheço se ainda é prática corrente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por int3 Ver Post
                Isto é, segundo o que me queixo que é o rendimento do motor em subidas, o que se pode fazer dentro dos limites éticos?
                Circular o mais à direita possível e ter paciência.
                Já tive um 190d e sei bem o que isso é...

                Comentário


                  #9
                  Apreciar a vista.

                  Comentário


                    #10
                    Melhorar isso só mesmo tirando o filtro do ar e o catalisador

                    Agora aserio, e falando um pouco por experiência. Tive um micra k10 1200cc 8V ~900kg ~65cv(?) de origem, por isso devia ter uns 40 quando andei nele, e nunca houve milagres.

                    A única coisa prática que faz alguma diferença ou é:
                    1- Reduzir a tralha que tens no carro e ir sozinho (ou se puderes levar a gaja mais leve faz isso).
                    2- ou ir com o acelerador a fundo, aproveitar bem as descidas para ajudar nas subidas, ir pensando bem no percurso adiante para não perder inércia, mas ter um bocado de senso comum nas curvas claro!
                    3- Ou como já disseram por um diferencial reduzido ou alternativamente diminuir o diâmetro das rodas/pneus e optar por um conjunto de baixa resistência ao rolamento. E como deve ser lógico insuflar bem (ligeiramente acima do recomendado) os pneus, mas mais uma vez cuidado com os G's laterais.

                    Passei com este carro bastantes vezes na ip4 (no marão) sentido Amarante -> Vila Real e se realmente afunda-se o pé ele ainda mantinha os 80km/h em maior parte do percurso (invejem la TDis do aço). Mas isto é um extremo. Já na A4 - Amarante-Gondomar e por ai fora, por volta dos 140 é quando havia melhor performance do motor podendo manter um andamento decente nas subidas, mas lá está já ia por volta das 4800 / 5000 rpm

                    Carros leves e com motores pequenos têm de andar com o acelerador a fundo, ou então não andam, isto é tipo uma lei da física nada a fazer que mude drasticamente a situação sem investir nenhum€€.

                    Versão curta
                    -Weight reduction bro! (0€)
                    -Manter inércia/prego a fundo
                    -Pneus de menor diametro/menor resistência ao rolamento

                    Para além disto manter o motor saudável claro, verifica se está tudo a funcionar, velas, fluidos em bom estado, filtros ar/óleo/combustível, digo isto pois na altura (primeiro carro e tal) andava eu com uma vela "apagada"

                    Comentário


                      #11
                      Ás vezes uma boa revisão faz milagres. Já ouvi casos em que o facto de mudar as 4 velas que já estavam " fora do prazo " fez " milagres ".

                      Comentário


                        #12
                        A solução é... usar a caixa de modo a manter as rotações nos regimes de potência máxima.

                        Comentário


                          #13
                          Abrir tópicos sucessivamente não vai ajudar em nada o carro andar mais.

                          A única solução é comprar um mais potente. Será difícil perceber?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Once Ver Post
                            Melhorar isso só mesmo tirando o filtro do ar e o catalisador

                            Agora aserio, e falando um pouco por experiência. Tive um micra k10 1200cc 8V ~900kg ~65cv(?) de origem, por isso devia ter uns 40 quando andei nele, e nunca houve milagres.

                            A única coisa prática que faz alguma diferença ou é:
                            1- Reduzir a tralha que tens no carro e ir sozinho (ou se puderes levar a gaja mais leve faz isso).
                            2- ou ir com o acelerador a fundo, aproveitar bem as descidas para ajudar nas subidas, ir pensando bem no percurso adiante para não perder inércia, mas ter um bocado de senso comum nas curvas claro!
                            3- Ou como já disseram por um diferencial reduzido ou alternativamente diminuir o diâmetro das rodas/pneus e optar por um conjunto de baixa resistência ao rolamento. E como deve ser lógico insuflar bem (ligeiramente acima do recomendado) os pneus, mas mais uma vez cuidado com os G's laterais.

                            Passei com este carro bastantes vezes na ip4 (no marão) sentido Amarante -> Vila Real e se realmente afunda-se o pé ele ainda mantinha os 80km/h em maior parte do percurso (invejem la TDis do aço). Mas isto é um extremo. Já na A4 - Amarante-Gondomar e por ai fora, por volta dos 140 é quando havia melhor performance do motor podendo manter um andamento decente nas subidas, mas lá está já ia por volta das 4800 / 5000 rpm

                            Carros leves e com motores pequenos têm de andar com o acelerador a fundo, ou então não andam, isto é tipo uma lei da física nada a fazer que mude drasticamente a situação sem investir nenhum€€.

                            Versão curta
                            -Weight reduction bro! (0€)
                            -Manter inércia/prego a fundo
                            -Pneus de menor diametro/menor resistência ao rolamento

                            Para além disto manter o motor saudável claro, verifica se está tudo a funcionar, velas, fluidos em bom estado, filtros ar/óleo/combustível, digo isto pois na altura (primeiro carro e tal) andava eu com uma vela "apagada"
                            Por acaso também faço isso, nas descidas vou lançado para ir a manter nas subidas. sei que atraso um pouco a subir mas ao menos não vou a dar os 13L/100. Mas quando preciso de manter na A43 (Porto-Vila Real/Felgueiras) há lá uma que é sempre a subir (até passas por baixo de um viaduto mesmo alto) e aí não consigo ir a mais de 70. mesmo em 4ª a fundo só sobe aos 90.
                            Presumo que estou a precisar de um filtro de gasolina. quando meti evologic da galp 2x ele ficou melhorzito. Agora voltei à do pingo doce e longe a longe ele passa-se completamente e acontece míni-cortes de frações de segundos na potência (como tivesse tirado o pé do acelarador e posto novamente muito rápido).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bals Ver Post
                              Abrir tópicos sucessivamente não vai ajudar em nada o carro andar mais.

                              A única solução é comprar um mais potente. Será difícil perceber?
                              Isto. Queres andar mais? Compra outro mais potente, define um orçamento e ajudamos-te a decidir.

                              Comentário


                                #16
                                Sempre podes ir a Fátima a pé acender uma velinha....



























                                ......Quando lá chegares vais perceber que afinal de contas o teu carro é bem mais rápido do que julgavas

                                Comentário


                                  #17
                                  O que tu queres é meter isso do açuhhh, então faz o seguinte:

                                  1 - filtro de ar K&N com puxada de ar ao parachoques.
                                  2 - tira o catalisador e a panela final (deixa somente a do meio)
                                  3 - Coloca colectores 4-2-1

                                  Vais ver que pelo menos em baixas o carro fica logo outra coisa. ;) Atenção é porque desta forma o carro ja não passa na IPO e as autoridades podem passar 250€ de multa + IPO b de 100 e qualquer coisa €.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                    Abrir tópicos sucessivamente não vai ajudar em nada o carro andar mais.

                                    A única solução é comprar um mais potente. Será difícil perceber?
                                    pode ser que ao terceiro tópico ele finalmente perceba. é que milagres não costumam existir...

                                    Comentário


                                      #19
                                      @int3

                                      O melhor mesmo a curto prazo seria fazeres uma revisão e assim pôr o motor no seu melhor estado. Esses mini cortes na potencia podem ser os injetores ou até mesmo o filtro de gasolina pelo que descreves. O meu pai tem um focus mk1 e fazia a mesma coisa, eram por acaso os cabos dos injetores todos "ruidos"

                                      Como disse o EscapeLivre talvez mudar as velas ja faça alguma diferença, se possivel optas por umas aftermarket "mais potentes".
                                      Conheço esse segmento de estrada que falas e não é nada embaraçoso fazer essa velocidade, é uma inclinação que mete respeito. Mas o tempo que perdas na subida ganhas na descida no sentido inverso

                                      Depois disto é como o pessoal tem dito, não ha milagres, entretanto arranjas orçamento para algo melhor, mas até la deves mesmo verificar essas coisas essenciais que nao é assim tão caro

                                      Comentário


                                        #20
                                        ouvi dizer que umas bolas de naftalina no depósito fazem milagres, será mito ou será verdade?

                                        Comentário


                                          #21
                                          antes de mais uma boa revisao ao carro lool
                                          incluindo:
                                          filtro de gasolina
                                          aditivo de limpeza de injectores
                                          velas novas de preferência as recomendadas po carro e da bosh (nao inventes com platina, eirydium, ou de 4 polos que nesse carro é so deitar dinheiro fora)
                                          mudar filtro de ar.... (nao te metas com conicos pa nao teres problemas)

                                          depois disso podes fazer o seguinte

                                          fazer umas aberturas na parte baixo da caixa do filtro de ar de maneira a facilitar a entrada de ar para a caixa

                                          deixar o catalizador de origem e mudar a panela de meio e final para a de um 1.4 ou 1.6 (panela e linha de escape a partir do cataliazador)
                                          recomendo deixar o catalisador de origem pois se mudares a linha toda incluindo catalisador pode ter influencia na ipo

                                          tirando isto nada mais podes fazer que valha a pena e que fique legal

                                          mas muito sinceramente ou tens algo avariado ou o motor no geral muito mal estimado pois o meu irmao teve um clio desses e aquilo ate se mexia muito bem, fazia cerca 180 a direito e subidas era na boa nao tinha de andar a reduzir a toa como tu dizes


                                          ja agora, tu destravas por completo o travam de mao certo??? é que se nao baixares a alavanca toda aquilo fica a travar e o carro nao puxa nada looool

                                          tou a brincar nao te zangues

                                          Comentário

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