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O Mundo Move-se a Gasolina

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    O Mundo Move-se a Gasolina

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    Este artigo saiu na Autofoco de à umas semanas atrás, estranhei não ser referido aqui no forum!... ou se calhar não, pois aqui maioritariamente serão todos "dieseldependentes".

    Se se derem ao trabalho de ler o artigo, ou mesmo só ver os gráficos, verificamos que em 2030, andamos todos novamente a gasolina, digo novamente, pois tendo eu 45 anos, quando eu era pequeno eram raros os carros a diesel, excepto taxis e afins.

    Não quero lançar o velho debate gasolina/gasóleo, já por demais aqui debatido.
    Mas sim perceber se o futuro será mesmo assim, e se for mesmo assim, daqui a 15 anos os carros usados diesel estarão mais desvalorizados que os a gasolina...

    Dêem a vossa opinião sobre este artigo e como pensão que será o futuro entre estes dois combustíveis. Concordam com o artigo eo seus argumentos?

    PS: Alguém pode colocar a imagem logo visivel? Obrigado

    #2
    Sim, eu concordo que o diesel não tem futuro nos automóveis ligeiros.

    A meu ver, uma das melhores soluções para o automóvel ligeiro é o gasolina híbrido plug in, com uma autonomia elétrica de uns 60 Kms...

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      #3

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        #4
        Curioso como num país tão pequeno se prefere tanto o diesel.

        Somos realmente um país de ideias feitas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
          Curioso como num país tão pequeno se prefere tanto o diesel.

          Somos realmente um país de ideias feitas.
          quando mija 1 portugues..mijam 2 ou 3....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
            Curioso como num país tão pequeno se prefere tanto o diesel.

            Somos realmente um país de ideias feitas.
            Quando tens carros em que após 3 ou 4 anos já abateste a diferença do diesel, e conhecendo a idade média do nosso parque automóvel, vês porque é que optaram pelo diesel...

            Comentário


              #7
              Embora concorde que o diesel é "demasiado" utilizado em Portugal tenho muitas dúvidas que a realidade do parque automóvel europeu mude pelo menos quanto à guerra otto e diesel (deixando de fora totalmente elétricos que ano para ano vão sempre ganhando um pouco mais de mercado).
              Em primeira linha está a razão de na europa se considerar muito que o "made in Germany é bom" e mesmo com este escândalo da VW, na Europa continua-se a dar muito mais valor a toda a indústria Alemã e consequentemente os seus motores mais "falados" a diesel.
              Basta analisar os gráficos e vemos que, atualmente, de segmente C para cima a percentagem de automóveis otto é muito reduzida e visto que esses veículos são adquiridas pelas pessoas com maior poder económico e, grande parte das vezes, sem conhecimento da realidade automóvel atual vão continuar a comprar os classe C, os 320d, os golfs tdi etc. etc. porque se trata de estatuto social.

              Ora ao suceder isto no segmento superior, as pessoas com menos classe económica (Portugueses então a estupidez é ainda maior [e vê-se pelo facto de a percentagem de diesel ser superior à média europeia]) vão sempre pensar que o BMW ou o Mercedes do vizinho é que é bom e vão querer igual e na falta de poder económico para comprar um carro igual ou melhor vão tentar um que seja o mais parecido possível, recorrendo ao argumento do diesel. Por alguma razão é raro venderem-se Méganes, 308's, C4's a gasolina, porque as pessoas associam sempre que o carro a diesel estará mais próximo do tal Mercedes do Sr. Dr.

              Claro que aqueles que percebem de carros consideram sempre os motores a gasolina e especialmente marcas com muito mais fiabilidade que as Alemãs como a Hyundai, Kia, Toyota, Honda, mas que para a grande parte do Português é Chinês e não presta.
              Se a realidade vai mudar? Eu gostaria que sim, contudo não acredito, aliás ainda à pouco tempo a Ford anunciou um novo motor diesel baseado no motor ecoboost (ecoblue acho eu) especificamente para o mercado europeu.

              Com isto quero acrescentar que também não acho que devemos ser como o resto do mundo, é verdade que o diesel é usado em situações que não fazem sentido, contudo os motores diesel são mais eficientes que os otto e como tal para quem faz bastantes km's (e não são assim tão poucas pessoas) devem continuar com uma viatura a diesel e que verdade seja dita se o trabalho for tão bom como no Mercedes Classe E Hybrid dos meus pais, aquilo é muito bom, condução super agressiva (literalmente mandar combustível para o lixo como acelerar mesmo sabendo que o sinal está vermelho), cheia de cidade e quando em autoestrada (cc 140km/h) fazer 6,5l aos 100 é muito bom e para eles que fazem 30.000km ao ano conforto, rapidez, segurança e economia a esse nível é de facto espantoso.
              Quanto aos híbridos penso que a questão não se coloca pois tanto podem ser híbridos viaturas a gasolina como a diesel, vão existir cada vez mais, especialmente no segmento D e para cima, contudo a opção preferencial do Europeu será sempre o diesel.
              Pelas mesmas razões que, na minha opinião, as previsões da revista para 2030 são irrealistas considero que no mercado de usados não existirá qualquer diferença para o que se encontra hoje.

              O futuro não passa nem pela gasolina, nem pelo diesel, mas sim pela eletricidade em 2030 a guerra otto, diesel já terá terminado pois penso que será sensato dizer que 15 anos para as baterias evoluírem é muito tempo e como tal a venda de veículos a combustão será muito mais reduzida.
              Desculpem o post longo mas penso que é bom discutir-mos este tipo de coisas para analisar as escolhas racionais quando se adquire uma viatura.
              Editado pela última vez por xtrusion; 27 July 2016, 16:24.

              Comentário


                #8
                O futuro não será a gasolina, muito provavelmente será eléctrico, basta ver que alguns países já falam em proibir a venda de automiveis a gasolina/gasóleo novos.

                Comentário


                  #9
                  Os motores diesel começaram por ser udados em camiões e autocarros no séc XX ( embora tenha sido inventado antes ) e eram notórias as vantagens , quer em consumos quer em manutenção e afins. Entretanto muita coisa mudou. Independentemente de ser ou não lógico em alguns casos em que se compra um carro a diesel, a verdade é que cada combustivel tem as suas vantagens e desvantagens.

                  Estou é curioso para ver como as economias vão reagir ao longo dos tempos quando já só houver praticamente carros eléctricos. Vão cobrar preços especificos para quando se carrega um automovel ( é possível ? ) ? Os impostos tipo IUC de cada país, vão-se basear em quê ? Os carros eléctricos vão continuar isentos? E as intervenções em termos de mecânica propriamente dita de motor térmico vão desaparecer.......vai-se tudo converter em oficinas de alinhamento e travões ? Que desemprego causa isto, se é que causa?

                  Mas pelo menos vamos ter cidades silenciosas, quase com aquele cheiro de quando se está no meio do campo.

                  Outra coisa: Os aviões e os barcos, como vão andar quando não houver petróleo ?

                  Comentário


                    #10
                    Eu penso que os carros a gasolina vão voltar a ganhar cota de mercado em relação aos diesel, quanto e quanto tempo irá demorar, não sei, mas penso que já começou....

                    Claro que, previsivelmente, tanto a gasolina como o diesel, vão perder para os eletricos. Mas penso que ainda faltam muitos anos para isso ser notório.

                    Comentário


                      #11
                      Artigo nada tendencioso!

                      Como se o mundo fosse "apenas" a Europa Ocidental, os EUA, Brasil, China e Japão! É isso e "esquecer" de mencionar camiões, maquinaria, barcos e por aí adiante que ajudam o mundo a mover-se também!

                      Claro que o diesel é sobretudo determinante na Europa, mas tirem as palas dos olhos e vão ao Norte de África, à Europa Oriental, à Rússia, à Austrália, ao resto da América Latina e por aí adiante!

                      PS: eu também pondero trocar de carro por um gasosas, mas não aprecio visões demasiado tendenciosas!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Os motores diesel começaram por ser udados em camiões e autocarros no séc XX ( embora tenha sido inventado antes ) e eram notórias as vantagens , quer em consumos quer em manutenção e afins. Entretanto muita coisa mudou. Independentemente de ser ou não lógico em alguns casos em que se compra um carro a diesel, a verdade é que cada combustível tem as suas vantagens e desvantagens.

                        Estou é curioso para ver como as economias vão reagir ao longo dos tempos quando já só houver praticamente carros eléctricos. Vão cobrar preços específicos para quando se carrega um automóvel ( é possível ? ) ? Os impostos tipo IUC de cada país, vão-se basear em quê ? Os carros eléctricos vão continuar isentos? E as intervenções em termos de mecânica propriamente dita de motor térmico vão desaparecer.......vai-se tudo converter em oficinas de alinhamento e travões ? Que desemprego causa isto, se é que causa?

                        Mas pelo menos vamos ter cidades silenciosas, quase com aquele cheiro de quando se está no meio do campo.

                        Outra coisa: Os aviões e os barcos, como vão andar quando não houver petróleo ?
                        São algumas questões interessantes, das quais algumas nós nunca vamos ter uma resposta, e para outras a resposta será óbvia.
                        IUC, por exemplo; fácil, volta tudo a ser como era antigamente, mas com carros elétricos...

                        O petróleo acabar? Penso que ainda faltam, muitos e muitos anos. No mundo existem muitos e muitos poços de petróleo por explorar, apenas para não fazer baixar os preços...
                        Editado pela última vez por pedrolima678; 28 July 2016, 11:06.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Artigo nada tendencioso!

                          Como se o mundo fosse "apenas" a Europa Ocidental, os EUA, Brasil, China e Japão! É isso e "esquecer" de mencionar camiões, maquinaria, barcos e por aí adiante que ajudam o mundo a mover-se também!

                          Claro que o diesel é sobretudo determinante na Europa, mas tirem as palas dos olhos e vão ao Norte de África, à Europa Oriental, à Rússia, à Austrália, ao resto da América Latina e por aí adiante!

                          PS: eu também pondero trocar de carro por um gasosas, mas não aprecio visões demasiado tendenciosas!
                          É um artigo escrito por pessoas que percebem de carros, que gostam de conduzir, e que querem voltar aos seus tempos dourados dos civic's que eram as melhores coisas do mundo. Meus amigos esse tempo acabou e nunca mais vai voltar, status social não se muda, dá para ver pelo escândalo do TDI. Alguma coisa mudou? Sim venderam ainda mais

                          Comentário


                            #14
                            O futuro são carros a hidrogénio

                            Comentário


                              #15
                              Em Portugal os automóveis a diesel apenas ganharam terreno face aos veículos a gasolina por causa do desajustado imposto petrolífero existente no nosso país e que depois do diesel Gate não faz qualquer sentido penalizar aquele combustível, mais amigo do ambiente, (mas o estado não prescinde da receita) se a gasolina fosse mais barata que o diesel (como nos países desenvolvidos) o nosso mercado automóvel era totalmente diferente e de certeza que não existia a cota de 68% de automóveis a diesel, eu sei o que digo porque possuo os dois, e cada um deve adquirir o que mais lhe convier para a sua situação uma vez que cada caso é um caso e ás vezes nem sempre o diesel compensa, quanto ao futuro se existir o tele transporte não vão ser necessários automóveis.

                              Comentário


                                #16
                                Basta ver o novo 1.0 TFSI Golf/A3/Octavia. Muito mais performantes que o 1.6 tdi 110.
                                No corsa 1.0 90 e 115 vs 1.3 cdti 75 ou 90.

                                Em Portugal ha 1 diferenca de 30 centimos/litros o que favorece o diesel na manutencao mensal mas dar mais 5000 euros

                                Comentário


                                  #17
                                  E eu que pensava que GPL é que era...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                    E eu que pensava que GPL é que era...
                                    Ainda bem que não é, ando há mais de ano e meio a meter GPL a menos de 0.50€.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post

                                      O petróleo acabar? Penso que ainda faltam, muitos e muitos anos. No mundo existem muitos e muitos poços de petróleo por explorar, apenas para não fazer baixar os preços...
                                      ai, meu português!!!

                                      quanto ao tema, a gasolina será o futuro, mas sobretudo ligada a veículos elétricos e pouco dependentes de gasolina. os híbridos e elétricos terão autonomias cada vez maiores e o valor em novos será cada vez mais reduzido, um pouco como as televisões e tecnologias nelas inseridas atualmente. mas ainda vai levar umas dezenas de anos...

                                      já agora, repararam que as duas pessoas que colocaram o scan visível fizeram-no exatamente ao mesmo tempo? reparem nas horas de ambos os posts.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                        Basta ver o novo 1.0 TFSI Golf/A3/Octavia. Muito mais performantes que o 1.6 tdi 110.
                                        No corsa 1.0 90 e 115 vs 1.3 cdti 75 ou 90.

                                        Em Portugal ha 1 diferenca de 30 centimos/litros o que favorece o diesel na manutencao mensal mas dar mais 5000 euros
                                        Mas quem compra diesel não está a pensar em performance melhor que gasolina.....isso só acontece em diesel turbo VS gasolina atmosférico.

                                        As pessoas compram diesel porque lhes fica mais barato com o passar dos anos. E ao contrário do que se diz neste fórum, muita gente fica com carros bem mais de 10 anos.

                                        A titulo de exemplo : vejam bem o que os donos de uma berlina diesel de 1998/2002 já poupou em relação a essa mesma berlina mas a gasolina, ao longo destes anos....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post

                                          O petrólio acabar? Penso que ainda faltam, muitos e muitos anos. No mundo existem muitos e muitos póssos de petrólio por explorar, apenas para não fazer baixar os preços...
                                          realmente ao longo de varias décadas já houve situações de que o petróleo estaria em vias de acabar, mas o que é certo é que já vamos em 2016, e está cá para durar, logo não será algo que esgotará tão depressa, as especulações que rondaram nestas ultimas décadas sobre o assunto foi só para fazer disparar o preço do mesmo nada mais...

                                          quando ao assunto do tópico neste momento é daquelas situações que não passa tudo de pura especulação, tudo ruma no caminho de viaturas eléctricas\híbridas, mas o tempo o dirá, pode vir a haver uma reviravolta no entretanto, as coisas não param de evoluir, quem sabe se aparecerão outras alternativas mais viáveis que as actuais...

                                          é tudo teoria especulativa com base no presente, que pode vir a ser ou não concretizada no futuro...

                                          vamos ter de esperar e ir vendo os desenvolvimentos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quando tudo passar a ser elétrico os governos vão arranjar outra desculpa qualquer para cobrar impostos. Carregar o carro há-de custar mais do que custa hoje atestar o depósito.
                                            Pensem lá bem.. Acham mesmo que algum dia se vai passar a pagar menos? Os governos nunca deixariam que tal acontecesse.

                                            Só o silêncio e os benefícios para a saúde serão algo de positivo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Mas quem compra diesel não está a pensar em performance melhor que gasolina.....isso só acontece em diesel turbo VS gasolina atmosférico.

                                              As pessoas compram diesel porque lhes fica mais barato com o passar dos anos. E ao contrário do que se diz neste fórum, muita gente fica com carros bem mais de 10 anos.

                                              A titulo de exemplo : vejam bem o que os donos de uma berlina diesel de 1998/2002 já poupou em relação a essa mesma berlina mas a gasolina, ao longo destes anos....
                                              Concordo.

                                              Eu preferia que os carros a gasolina voltassem a ganhar "terreno", acompanhado de um ajuste similar (para baixo) no preço do combustível (uma utopia, eu sei).

                                              A verdade é que por mais bonitos que sejam os valores homologados de consumos para os dois tipos de motorizações, na estrada há coisas que não mudam, e um otto turbo de "baixa" cilindrada vai conseguir fazer consumos porreiros com o pé usado como uma pena e dentro de velocidades legais.

                                              Como já se viu em diversos exemplos, quando se usam os cavalos num motor turbo diesel e turbo otto ambos vão obviamente subir, mas o otto dá um salto muito maior.
                                              Num otto, basta o condutor ter uma condução mais "ágil" para os consumos médios que vemos nas revistas darem um salto enorme.

                                              Se o preço dos combustíveis não for alterado (idealmente colocando a gasolina mais barata), voltarmos ao tempo de um parque automóvel a gasolina parece-me utópico, ainda mais na Europa.

                                              Acredito muito mais na evolução dos eléctricos (com todas as dúvidas adjacentes).

                                              Mas no "fim do dia", um carro particular que além dos trajectos diários "vai à terra" todos os fds tem um impacto diferente na carteira se for otto ou diesel, e isso multiplicado por anos tem um peso importante.

                                              Creio que é isso (acima de tudo) que mais faz com que eles se vendam mais.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O problema em PT é mesmo o elevado valor da gasolina vs diesel. Dai levar a massificaçao Diesel no Pais.

                                                Em alguns paises, o diesel é mesmo mais caro que a gasolina e os impostos taxados sobre os diesel é maior ou igual a um carro a gasolina dai existirem essas diferenças nesse estudo.

                                                Nao sou a favor de carros diesel apesar de na minha garagem existir 1, mas a kilometragem que faço mensalmente aliado a diferença de preço na gasolina fez me mesmo optar pelo diesel. Se o preço fosse igual, nao olhava para o diesel com toda a certeza.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                                  Embora concorde que o diesel é "demasiado" utilizado em Portugal tenho muitas dúvidas que a realidade do parque automóvel europeu mude pelo menos quanto à guerra otto e diesel (deixando de fora totalmente elétricos que ano para ano vão sempre ganhando um pouco mais de mercado).
                                                  Em primeira linha está a razão de na europa se considerar muito que o "made in Germany é bom" e mesmo com este escândalo da VW, na Europa continua-se a dar muito mais valor a toda a indústria Alemã e consequentemente os seus motores mais "falados" a diesel.
                                                  Basta analisar os gráficos e vemos que, atualmente, de segmente C para cima a percentagem de automóveis otto é muito reduzida e visto que esses veículos são adquiridas pelas pessoas com maior poder económico e, grande parte das vezes, sem conhecimento da realidade automóvel atual vão continuar a comprar os classe C, os 320d, os golfs tdi etc. etc. porque se trata de estatuto social.

                                                  Ora ao suceder isto no segmento superior, as pessoas com menos classe económica (Portugueses então a estupidez é ainda maior [e vê-se pelo facto de a percentagem de diesel ser superior à média europeia]) vão sempre pensar que o BMW ou o Mercedes do vizinho é que é bom e vão querer igual e na falta de poder económico para comprar um carro igual ou melhor vão tentar um que seja o mais parecido possível, recorrendo ao argumento do diesel. Por alguma razão é raro venderem-se Méganes, 308's, C4's a gasolina, porque as pessoas associam sempre que o carro a diesel estará mais próximo do tal Mercedes do Sr. Dr.

                                                  Claro que aqueles que percebem de carros consideram sempre os motores a gasolina e especialmente marcas com muito mais fiabilidade que as Alemãs como a Hyundai, Kia, Toyota, Honda, mas que para a grande parte do Português é Chinês e não presta.
                                                  Se a realidade vai mudar? Eu gostaria que sim, contudo não acredito, aliás ainda à pouco tempo a Ford anunciou um novo motor diesel baseado no motor ecoboost (ecoblue acho eu) especificamente para o mercado europeu.

                                                  Com isto quero acrescentar que também não acho que devemos ser como o resto do mundo, é verdade que o diesel é usado em situações que não fazem sentido, contudo os motores diesel são mais eficientes que os otto e como tal para quem faz bastantes km's (e não são assim tão poucas pessoas) devem continuar com uma viatura a diesel e que verdade seja dita se o trabalho for tão bom como no Mercedes Classe E Hybrid dos meus pais, aquilo é muito bom, condução super agressiva (literalmente mandar combustível para o lixo como acelerar mesmo sabendo que o sinal está vermelho), cheia de cidade e quando em autoestrada (cc 140km/h) fazer 6,5l aos 100 é muito bom e para eles que fazem 30.000km ao ano conforto, rapidez, segurança e economia a esse nível é de facto espantoso.
                                                  Quanto aos híbridos penso que a questão não se coloca pois tanto podem ser híbridos viaturas a gasolina como a diesel, vão existir cada vez mais, especialmente no segmento D e para cima, contudo a opção preferencial do Europeu será sempre o diesel.
                                                  Pelas mesmas razões que, na minha opinião, as previsões da revista para 2030 são irrealistas considero que no mercado de usados não existirá qualquer diferença para o que se encontra hoje.

                                                  O futuro não passa nem pela gasolina, nem pelo diesel, mas sim pela eletricidade em 2030 a guerra otto, diesel já terá terminado pois penso que será sensato dizer que 15 anos para as baterias evoluírem é muito tempo e como tal a venda de veículos a combustão será muito mais reduzida.
                                                  Desculpem o post longo mas penso que é bom discutir-mos este tipo de coisas para analisar as escolhas racionais quando se adquire uma viatura.


                                                  Ora a ver se entendi: quem quer um diesel deve comprar um meganio. Quem quer um gasolina deve comprar um japuna. OK.

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                                                    #26
                                                    Não acredito que daqui a 15 anos existam mais carros a gasolina do que a gasóleo porque ainda hoje estão a vender-se mais carros a gasóleo e daqui a 15 anos a maioria dos carros que são vendidos agora ainda estarão a circular em perfeitas condições.

                                                    Além disso, para que a gasolina gerasse mais interesse junto dos consumidores era preciso que os impostos sobre o gasóleo aumentassem (o que não vai acontecer, porque isso implicaria uma diminuição da competitividade das empresas, aumentaria os preços dos transportes públicos, etc) ou uma diminuição dos impostos sobre a gasolina (o que obviamente também não vai acontecer).

                                                    Em conclusão, não acredito numa alteração deste padrão nos próximos 10-15 anos (em Portugal).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      6 coisos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Artigo nada tendencioso!

                                                        Como se o mundo fosse "apenas" a Europa Ocidental, os EUA, Brasil, China e Japão! É isso e "esquecer" de mencionar camiões, maquinaria, barcos e por aí adiante que ajudam o mundo a mover-se também!

                                                        Claro que o diesel é sobretudo determinante na Europa, mas tirem as palas dos olhos e vão ao Norte de África, à Europa Oriental, à Rússia, à Austrália, ao resto da América Latina e por aí adiante!

                                                        PS: eu também pondero trocar de carro por um gasosas, mas não aprecio visões demasiado tendenciosas!
                                                        Nada, nada tendencioso!

                                                        E para atestar o Mundo dão o exemplo de Portugal. Campeão europeu de futebol!

                                                        Só gostava de saber o que fazem ao gasóleo resultante da refinação do petróleo... Devem mandar pelo ralo abaixo!

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                          O problema em PT é mesmo o elevado valor da gasolina vs diesel. Dai levar a massificaçao Diesel no Pais.

                                                          Em alguns paises, o diesel é mesmo mais caro que a gasolina e os impostos taxados sobre os diesel é maior ou igual a um carro a gasolina dai existirem essas diferenças nesse estudo.

                                                          Nao sou a favor de carros diesel apesar de na minha garagem existir 1, mas a kilometragem que faço mensalmente aliado a diferença de preço na gasolina fez me mesmo optar pelo diesel. Se o preço fosse igual, nao olhava para o diesel com toda a certeza.
                                                          Exacto e depois as crenças culturais do povo :

                                                          O motor diesel tem muito mais potencia ... wrong
                                                          O motor diesel tem muito mais binario que o motor a gasolina ... wrong
                                                          O motor diesel dura muito mais que um motor a gasolina ... wrong
                                                          A gasolina só serve para lavar peças ... wrong
                                                          O motor a gasolina vai BEBER MUITO MAIS que um motor a diesel ... Wrong

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            Exacto e depois as crenças culturais do povo :

                                                            O motor diesel tem muito mais potencia ... wrong
                                                            O motor diesel tem muito mais binario que o motor a gasolina ... wrong
                                                            O motor diesel dura muito mais que um motor a gasolina ... wrong
                                                            A gasolina só serve para lavar peças ... wrong
                                                            O motor a gasolina vai BEBER MUITO MAIS que um motor a diesel ... Wrong
                                                            Ou seja, tudo wrong!

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