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Colt 1.5 DID vs. C2 1.4 HDI

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    [Comparativo] Colt 1.5 DID vs. C2 1.4 HDI

    Boas noites.
    Preciso de uma dica pessoal, ando aqui às voltas e voltas. Até já sonho com isto.


    Ando para comprar um carro, queria algo com os melhores consumos possíveis. Mas também queria um carro diferente, que eu me sinta bem com o aspecto.
    Já li muita coisa aqui no fórum, e cheguei à conclusão que as melhores hipóteses que tinha eram:
    - Colt 1.5 D-ID
    - C2 1.4 HDi


    Que me podem dizer sobre estas duas viaturas?
    Vou fazer percursos mistos, com perto de 1/4 de auto estrada e 3/4 de nacional.
    Gosto de carregar no pedal de vez em quando, e isso deixa-me na dúvida sobre o C2.
    Já marquei para ir ver este Colt amanhã e tudo:
    http://www.standvirtual.com/comercia...ishi/K1244079/


    Mas estou com medo. Vi este C2 e fiquei cheio de dúvidas:
    http://www.standvirtual.com/comercia...roen/K1252577/


    Conhecem também algum carro do género? Sinto que me pode ter escapado muita coisa.
    Um muito obrigado pela vossa ajuda.
    Editado pela última vez por jf69; 29 July 2016, 11:25.

    #2
    o anuncio do C2 já nao está disponivel.

    Recordo-me que esse DID da Mitsubishi na altura era uma referencia, já do carro em si nao tenho opinião...

    Comentário


      #3
      Já coloquei o link para o C2.
      Uma referência como assim? Um bom carro?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jf69 Ver Post
        Já coloquei o link para o C2.
        Uma referência como assim? Um bom carro?
        A par do D4D do yaris com 90 cv, era dos que oferecia melhor performance no segmento.

        De resto não sei

        Comentário


          #5
          Boas...

          Tenho um Colt mas de 4 portas, 1.5 DID comprado novo em 2005 que actualmente conta com 250000 e só posso dizer bem...


          -Motor excelente, responde bem, baixo consumo (4.5l a 5 valores de cb);
          -Boa habitabilidade (comparando com o C2);
          -Construção sólida (não tenho plásticos pendurados).
          -Barulho do motor (não é que seja mau mas falta ali qualquer coisita);

          (quando me lembrar de mais pontos negativos digo)

          Comentário


            #6
            Por sinal e na mesma altura, aqui em casa houve esses dois exemplares.
            Do Colt guardo saudades, pois era rápido, deixando envergonhados muitos de segmento acima. É um três cilindros da Mercedes, que em termos dinâmicos não é brilhante (eu tinha o CZ3 que mesmo assim era melhor que a berlina), tal como nos consumos. Em média gasta na boa mais um litro aos 100 do que o C2 (6.5/8L). O conforto nos lugares traseiros é nulo. No interior, há plásticos nivelados muito por baixo.
            O C2 é talvez o PSA onde o 1.4 HDi casa melhor. Muito confortável, embora acanhado (principalmente nos lugares traseiros), consumos contidos e dinâmicamente uns furos acima do Colt. Os materiais são fraquitos mas têm boa montagem.
            Em suma, 2 produtos de referência na época.
            Quem preza performance, o Mitsu é sem dúvida a ter em conta, mas cuidado com aquele eixo traseiro.
            O Citroën, é mais homogéneo, mais poupado e o motor apesar de não ser um foguete, não compromete.
            Esteticamente prefiro o japuna.

            Comentário


              #7
              Os Clios também fazem consumos muito bons, tem é de se ter em atenção aos motores, só a partir de certa altura resolveram em parte alguns dos problemas.
              No entanto ao preço que andam os C2(que acho alguns muito caros) já se compra um Clio mais recente do que os que davam problemas.

              Comentário


                #8
                Dos kms que fiz num cz3:

                - Espaçoso
                - Motor 3 cilindros Mercedes, andamento muito muito bom, muita genica mesmo (tenho um 1.4 tdci em casa e nem há comparação)
                - Consumos bons (à volta de 5l)

                De mau:

                - Qualidade interiores abaixo da concorrência
                - Travagem fraca
                - Ruido e vibrações do motor que fazem o tdi 3 cilindros parecer um elétrico
                - Dinamicamente nada de especial (understeer incrível)
                - Problemas constantes eletrónica/motor

                O carro em questão era de 2008, versão desportiva (jante 16, pneu baixo perfil, ponteira escape, aileron, etc.), foi vendido em 2013 por estar mais tempo com luzes acesas no painel ou na oficina do que a circular em condições.
                Curioso que esta viatura foi na altura adquirida com uma Mitsu grandis, que foi vendida pelos mesmo motivos.

                Comentário


                  #9
                  A maior desvantagem do Colt é o preço das peças originais.

                  O comportamento em curva é um pouco pior que o C2 e mais sensível ao estado do material. Ou seja, amortecedores gastos ou folgas têm mais impacto negativo que no C2..
                  No entanto, com a suspensão em bom estado e pneus razoaveis, curva bastante bem.

                  Por mim, só ia para o c2 se fosse uma diferença de preço grande e se o carro estivesse mesmo impecável.

                  Comentário


                    #10
                    Comparar um Colt com um C2?
                    Really?

                    As peças são caras de facto, mas há material cá fora a preço bem simpático.
                    Rolamento da roda traseira na Mitsu pediram-me 192€.................sim, leram bem!!!
                    Comprei por 86€.
                    Discos e pastilhas (dianteiros), arranjei também por 88€.

                    Tenho um a gasolina e já tem mais km que o megane........e o Mitsu nunca falhou até hoje
                    Já o megane.....


                    Se a dúvida é entre um Colt e um C2........Colt sem a mínima hesitação. E se estiveres indeciso ainda, pede a alguém que te dê 2 bofetadas para acordares prá vida.....
                    Fosse um Yaris e já era uma decisão bicuda porque o Yaris é mais confortável que o Colt, especialmente atrás.
                    Editado pela última vez por apagdo; 29 July 2016, 18:04.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                      Comparar um Colt com um C2?
                      Really?

                      As peças são caras de facto, mas há material cá fora a preço bem simpático.
                      Rolamento da roda traseira na Mitsu pediram-me 192€.................sim, leram bem!!!
                      Comprei por 86€.
                      Discos e pastilhas (dianteiros), arranjei também por 88€.

                      Tenho um a gasolina e já tem mais km que o megane........e o Mitsu nunca falhou até hoje
                      Já o megane.....


                      Se a dúvida é entre um Colt e um C2........Colt sem a mínima hesitação. E se estiveres indeciso ainda, pede a alguém que te dê 2 bofetadas para acordares prá vida.....
                      Fosse um Yaris e já era uma decisão bicuda porque o Yaris é mais confortável que o Colt, especialmente atrás.
                      Olhando ao bolo completo, não penso que haja assim uma diferença como fazes crer...aliás, nem sei se a balança pende para o japuna.

                      Comentário


                        #12
                        Epá.....é a minha opinião...vale o que vale.
                        A fiabilidade e robustez de um Mitsubishi valem cada cêntimo.
                        O Colt foi um carro feito para durar. Está na génese da sua concepção e tem pormenores que mostram isso mesmo.
                        Não há mariquices num Colt.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                          Epá.....é a minha opinião...vale o que vale.
                          A fiabilidade e robustez de um Mitsubishi valem cada cêntimo.
                          O Colt foi um carro feito para durar. Está na génese da sua concepção e tem pormenores que mostram isso mesmo.
                          Não há mariquices num Colt.....
                          Pois, mas em carros usados isso é muuito relativo.....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                            Rolamento da roda traseira na Mitsu pediram-me 192€.................sim, leram bem!!!
                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                            Epá.....é a minha opinião...vale o que vale.
                            A fiabilidade e robustez de um Mitsubishi valem cada cêntimo.
                            O Colt foi um carro feito para durar. Está na génese da sua concepção e tem pormenores que mostram isso mesmo.
                            Não há mariquices num Colt.....
                            Espero que a troca de rolamento tenha sido decorrente de acidente.

                            Penso que o teu Colt tenha uns 6 anos e certamente relativamente poucos kms, estou certo?

                            Comentário


                              #15
                              É isso! Vai ser o colt!
                              Já tenho check-up marcado na midas e tudo.
                              Agora estou é com receio de o carro vir com problemas na caixa de velocidades ou no turbo, eles dizem que não me conseguem ver isso.
                              Que posso fazer? Será que se for à bosch car service eles me safam?

                              Many thanks !

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Espero que a troca de rolamento tenha sido decorrente de acidente.

                                Penso que o teu Colt tenha uns 6 anos e certamente relativamente poucos kms, estou certo?
                                6 anos mas caminha para os 90.000....o megane ainda anda nos 75000

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                  6 anos mas caminha para os 90.000....o megane ainda anda nos 75000
                                  São coisas que acontecem mas.... parece-me um pouco prematuro.

                                  O meu carro tem perto de 290.000km e nunca levou nenhum rolamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                    6 anos mas caminha para os 90.000....o megane ainda anda nos 75000
                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                    São coisas que acontecem mas.... parece-me um pouco prematuro.

                                    O meu carro tem perto de 290.000km e nunca levou nenhum rolamento.
                                    Pois, era ai que queria chegar.

                                    Em 25 anos de francius, alguns a chegar ao dobro dessa quilometragem e sabe-se lá por que estradas, nunca mudei um rolamento num carro meu.

                                    Não que o Colt seja mau, mas quando falas de fiabilidade/robustez/carro feito para durar e depois gripa um rolamento antes dos 90k...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Colt 1.5 DID vs. C2 1.4 HDI

                                      Sinceramente não acho estranho.....acho estranho ficar 3 vezes apeado num carro com as revisões em dia na marca e ser sempre bem tratado. Isso sim.
                                      E o megane tb já levou um rolamento vê lá tu!

                                      Além do mais, desde quando um rolamento gripado é sinal de pouca fiabilidade/robustez? Eu considero um minor glitch.
                                      Bobines, captores de volante de motor, erros de software de deixar um carro sem pegar.....isso sim é grave! Muito grave!

                                      Um rolamento aos 90.000?
                                      O megane levou um aos 70.000

                                      E sinceramente, mantenho a minha opinião....comparar um citroen com um mitsubishi (ou toyota ou honda).....epá não me lixem!

                                      Os japunas ja não são o que eram.....mas ainda chegam bem para um citroen/renault/peugeot, bolas

                                      [emoji6]


                                      PS: para que saibam, o ponto fraco do colt é a travagem. Discos de origem propensos a desgaste rápido. Demasiado rápido
                                      Editado pela última vez por apagdo; 30 July 2016, 16:51.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois, experiências e opiniões.

                                        Só não posso concordar com estas expressões (...a fiabilidade e robustez de um Mitsubishi valem cada cêntimo...o Colt foi um carro feito para durar...) quando descrevem um carro que levou um rolamento antes dos 90k kms, mas isso sou eu.

                                        Mais uma vez, não quero com isto dizer que o Colt seja mau, ou que seja pior que um C2, apenas não é aparentemente tãooooo fiável e robusto como as tuas palavras fazem crer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Colt 1.5 DID vs. C2 1.4 HDI

                                          Exacto! Opiniões!
                                          Como disse, um rolamento em 6 anos e 90.000km.....para mim é fiabilidade....
                                          Se é exemplar? Não.....mas olhando à minha experiência e ao que vou vendo e lendo por aí, não tenho a mínima dúvida que é um carro globalmente melhor que um c2....bem melhor!
                                          Até arrisco dizer que qualquer carro japonês será sempre mais fiável que um qualquer carro francês....e não me baseio só na minha experiência acredita!
                                          Editado pela última vez por apagdo; 30 July 2016, 16:57.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que direi eu do meu Saxo (180k kms), 307 (160k kms), C4 (170k kms), Scenic (182k kms) e Megane (146k kms), que nunca levaram rolamentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              O que direi eu do meu Saxo (180k kms), 307 (160k kms), C4 (170k kms), Scenic (182k kms) e Megane (146k kms), que nunca levaram rolamentos.
                                              Epá.......acredito que sim!
                                              Como te disse......aos 70.000 o megane levou um......
                                              Mas fosse só isso.....
                                              Que mais posso dizer? O megane não tem sido um mau carro.......mas a fiabilidade está longe de agradar.
                                              Até digo mais.....um Renault será muito provavelmente uma carta fora do baralho numa troca futura

                                              A minha opinião sobre o Colt vs C2 está dada.
                                              Jamais em tempo algum eu ponderaria um francês em detrimento de um japuna. É a minha experiência....
                                              Fazer gestão de frotas deu-me traquejo e experiências para perceber que marcas são mais fiáveis e menos fiáveis......
                                              Há umas que foram agradáveis surpresas.....outras já se sabia o que eram....para o bem e para o mal.

                                              Mas tens noção que carros franceses com quilometragens elevadas e sem dar chatices são a excepção....e não a regra certo?
                                              Editado pela última vez por apagdo; 30 July 2016, 17:20.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                Comparar um Colt com um C2?
                                                Really?

                                                As peças são caras de facto, mas há material cá fora a preço bem simpático.
                                                Rolamento da roda traseira na Mitsu pediram-me 192€.................sim, leram bem!!!
                                                Comprei por 86€.
                                                Discos e pastilhas (dianteiros), arranjei também por 88€.

                                                Tenho um a gasolina e já tem mais km que o megane........e o Mitsu nunca falhou até hoje
                                                Já o megane.....


                                                Se a dúvida é entre um Colt e um C2........Colt sem a mínima hesitação. E se estiveres indeciso ainda, pede a alguém que te dê 2 bofetadas para acordares prá vida.....
                                                Fosse um Yaris e já era uma decisão bicuda porque o Yaris é mais confortável que o Colt, especialmente atrás.
                                                Ou seja, tu é que sabes com essas verdades absolutas.....como diz o outro " gustei "

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Pois, era ai que queria chegar.

                                                  Em 25 anos de francius, alguns a chegar ao dobro dessa quilometragem e sabe-se lá por que estradas, nunca mudei um rolamento num carro meu.

                                                  Não que o Colt seja mau, mas quando falas de fiabilidade/robustez/carro feito para durar e depois gripa um rolamento antes dos 90k...
                                                  Eu sou da opinião que fiabilidade é um conceito muuuuito relativo, sobretudo em carros usados.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                    Mas tens noção que carros franceses com quilometragens elevadas e sem dar chatices são a excepção....e não a regra certo?
                                                    Não tenho apenas por um motivo, não é a realidade.

                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Eu sou da opinião que fiabilidade é um conceito muuuuito relativo, sobretudo em carros usados.
                                                    Concordo mas, no caso Bruno, o Colt ou foi comprado novo ou praticamente novo, se não estou em erro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                      Mas tens noção que carros franceses com quilometragens elevadas e sem dar chatices são a excepção....e não a regra certo?
                                                      Não sabes do que falas, é o que eu acho.

                                                      A receita para um carro ser fiável ao longo dos anos é o tratamento que tem, e não a marca em si. Qualquer pessoa neste mundo sabe de carros de diversas marcas com centenas de milhares de KM sem problemas de maior, seja de que marca for. E o inverso ( problemáticos ) também.

                                                      Aliás basta ver os estudos de satisfação, que mesmo assim não são lá muito certos porque varia muito conforme o estudo e conforme o ano.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Não sabes do que falas, é o que eu acho.

                                                        A receita para um carro ser fiável ao longo dos anos é o tratamento que tem, e não a marca em si. Qualquer pessoa neste mundo sabe de carros de diversas marcas com centenas de milhares de KM sem problemas de maior, seja de que marca for. E o inverso ( problemáticos ) também.

                                                        Aliás basta ver os estudos de satisfação, que mesmo assim não são lá muito certos porque varia muito conforme o estudo e conforme o ano.
                                                        Isso faz alguma diferença, mas também há modelos em certos períodos problemáticos, ele fala no megane provavelmente teve um quando eles saíram em que saíram uma fornada de problemáticos.

                                                        Claro que um BMW que parte correntes é um bom carro, e são só coisas que acontecem. E aqui é que entramos na parte relativa da coisa que falaste no teu post anterior.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Não sabes do que falas, é o que eu acho.

                                                          A receita para um carro ser fiável ao longo dos anos é o tratamento que tem, e não a marca em si. Qualquer pessoa neste mundo sabe de carros de diversas marcas com centenas de milhares de KM sem problemas de maior, seja de que marca for. E o inverso ( problemáticos ) também.

                                                          Aliás basta ver os estudos de satisfação, que mesmo assim não são lá muito certos porque varia muito conforme o estudo e conforme o ano.

                                                          A receita para a fiabilidade é o tratamento que se dá a um carro?
                                                          Olha bem me lixei com essa teoria....revisões na marca e a tempo e horas, trocas da correia na marca, lavagem como manda o detalhe, garagem, BP Ultimate, vigiar constante dos níveis.......e ainda assim.......
                                                          Tem influência? Tem....mas não tanta como queres fazer parecer.
                                                          Há carros que simplesmente nascem mal.
                                                          Editado pela última vez por apagdo; 31 July 2016, 10:46.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                            Exacto! Opiniões!
                                                            Como disse, um rolamento em 6 anos e 90.000km.....para mim é fiabilidade....
                                                            Se é exemplar? Não.....mas olhando à minha experiência e ao que vou vendo e lendo por aí, não tenho a mínima dúvida que é um carro globalmente melhor que um c2....bem melhor!
                                                            Até arrisco dizer que qualquer carro japonês será sempre mais fiável que um qualquer carro francês....e não me baseio só na minha experiência acredita!
                                                            O único carro francês que tive que ficou 2 vezes apeado por avarias consideráveis ( 50 mil e 60 mil KM ) tinha motor japonês.

                                                            De qualquer forma, vai da experiência de cada um. Sempre tive carros franceses e italianos e até agora nenhuma chatice de maior, mas mesmo no casso negativo que tive do " japuna " não vou achar que são menos fiáveis.

                                                            Continuo a achar que é tudo muito aleatório. E se por acaso os japunas são mais fiáveis que os franceses, também serão certamente mais fiáveis que carros ingleses, alemães, italianos.....porque aqui na europa anda tudo ela por ela.

                                                            Comentário

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