Deu à pouco no jornal na RTP.
"Super desportivo cresce na Maia
O Auto Museu da Maia e o CEIIA apresentaram o Vinci GT, protótipo virtual de um super desportivo desenvolvido em apenas seis meses.Serão construídas até 50 unidades, com preços a variar entre 280 a 350 mil euros. O carro, ainda sem motor, será mostrado no Auto Clássico 2006.
Paulo Almeida
“Veni, vidi, vici” (Cheguei, vi, venci), as palavras que Júlio César proclamou no senado romano, depois de mais uma vitória sobre um reino bárbaro, poderiam aplicar-se ao projecto de um automóvel super desportivo que o Auto Museu da Maia e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Industria Automóvel apresentaram ontem à imprensa. O “concept car” chama-se Vinci GT, terá um motor V6 de 3,5 litros com 300 cavalos de potência e conseguirá atingir velocidades superiores a 250 quilómetros/ hora. Para já é um protótipo virtual, mas foi desenvolvido em cerca de seis meses e será apresentado ao público no próximo dia 29, na inauguração do Auto Clássico 2006, na Exponor, em Matosinhos.
A criação de um super desportivo em tão curto espaço de tempo é uma das possibilidades prometidas pelo CEIIA, um centro de engenharia com participação estatal, vocacionado para desenvolver produtos da indústria automóvel e aeronáutica, situado no Tecmaia. A ideia de criar um automóvel com estas características nasceu com Miguel Rodrigues, o director do Auto Museu da Maia, um espaço naquela cidade dedicado à exposição, venda e restauro de automóveis antigos. Apresentou, a 13 de Maio, ao CEIIA, a ideia de um “‘concept car’ inspirado nos automóveis desportivos dos anos 60 e 70, que tivesse um bocadinho de cada um dos carros que muitos apreciam. Um conceito retro, mas que tivesse as mais modernas tecnologias”. O centro de engenharia abraçou a ideia e a 1 de Julho tinha o conceito do automóvel finalizado. No dia 20 do mesmo mês deu início ao seu desenvolvimento, passou-se “à actividade dos engenheiros”. Finalmente, ontem, apresentou-se o automóvel. Embora o protótipo mostrado aos jornalistas fosse virtual, é aquele que será exibido no Auto Clássico 2006, com uma ou outra diferença.
A apresentação do Vinci GT revela uma das muitas possibilidades dos equipamentos do CEIIA. O carro foi exibido numa tela, mas aquilo que parecia ser uma mera projecção revelou ser um conceito de realidade virtual, único em Portugal, e dos mais avançados do mundo. Ou seja, os engenheiros desenvolvem o conceito do automóvel nos computadores e depois transportam-no para aquele ecrã gigante, em tamanho real. Equipados com óculos para ver a três dimensões, conseguem moldar o protótipo e até corrigir imperfeições. Nuno Silva, o director do CEIIA, mostrou o Vinci GT já construído, mas não levantou o véu que o cobria. Isso só acontecerá no dia 29, pouco mais de seis meses depois de ter nascido a ideia.
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Parceria
Carro exclusivo
O Vinci GT é uma das experiências do CEIIA, que vai permitir um melhor conhecimento das suas possibilidades. A parceria entre o auto museu e o centro está avaliada em 4 a 5 milhões de euros. Todavia, cada um dos 30 a 50 Vinci que se prevê que sejam construídos deverão custar entre 280 a 350 mil euros. Já sobre o motor que o vai equipar, não houve revelações: “essa questão carece de parcerias estratégicas”, disse Miguel Rodrigues, que afirmou que o projecto “não vai à procura de subsídios ou de apoios do Estado”. Nuno Silva, por sua vez, afirmou que esta é “uma oportunidade para dinamizar o centro em termos de formação e demonstrar que é possível ter estes projectos em Portugal”."
in "O Primeiro de Janeiro"
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op...20e6a9abd586c0
"Primeiro coupé luso arranca em Janeiro
artur machado
Protótipo funcional do Vinci GT poderá estar concluído já em Dezembro
Isabel Forte
Oprimeiro modelo Vinci GT, um coupé desportivo inspirado nos automóveis da década de 60 e 70, poderá começar a ser produzido em Portugal já em Janeiro do próximo ano. A notícia foi ontem avançada por Miguel Rodrigues, administrador do Auto Museu da Maia (AMM), durante a apresentação virtual do veículo nas instalações do CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, o parceiro deste projecto.
O Vinci GT, cujo protótipo foi concebido nos últimos três meses no CEIIA, terá uma produção que não ascenderá a 50 unidades, de forma a "garantir a exclusividade e a excelência", adiantou o responsável. Acrescentando que "este projecto está orientado para "um nicho de mercado", onde se incluem "os amantes do automóvel clássico, que pretendam um veículo único" e "com arte".
Miguel Rodrigues indicou, também, que as 50 unidades previstas poderão estar prontas dentro de dois anos, a um ritmo de produção de 2 a 3 automóveis por mês. O objectivo, avançou, é que as peças e componentes possam ser fabricados em Portugal, sendo a montagem das viaturas efectuada numa estrutura ainda a criar, próximo do AMM.
O investimento total do projecto - desenvolvimento e produção - ronda os três milhões de euros. Para fazer a gestão, encontrar investidores e desenvolver parcerias, foi entretanto criada a empresa "VinciGT Lda", detida pelo AMM. Nuno Silva, director do CEIIA, deixou escapar, entretanto, que mais dois novos projectos estão a ser concebidos no centro. E afiançou que, neste momento, os investidores do Vinci GT "podem nada ter a ver com o sector automóvel".
O valor comercial deste coupé poderá situar-se entre os 180 e os 350 mil euros. Miguel Rodrigues frisou que 60% da produção do modelo estarão direccionados para os mercados externos."
http://jn.sapo.pt/2006/09/14/economi...a_janeiro.html
in "JN sapo"
Será que vai mesmo ter futuro?
Podemos assim mostrar que temos tecnologia, conhecimentos e capacidade para fazer muito mais?
Este centro parece tar a dar bons passos (CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel).
"Super desportivo cresce na Maia
O Auto Museu da Maia e o CEIIA apresentaram o Vinci GT, protótipo virtual de um super desportivo desenvolvido em apenas seis meses.Serão construídas até 50 unidades, com preços a variar entre 280 a 350 mil euros. O carro, ainda sem motor, será mostrado no Auto Clássico 2006.
Paulo Almeida
“Veni, vidi, vici” (Cheguei, vi, venci), as palavras que Júlio César proclamou no senado romano, depois de mais uma vitória sobre um reino bárbaro, poderiam aplicar-se ao projecto de um automóvel super desportivo que o Auto Museu da Maia e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Industria Automóvel apresentaram ontem à imprensa. O “concept car” chama-se Vinci GT, terá um motor V6 de 3,5 litros com 300 cavalos de potência e conseguirá atingir velocidades superiores a 250 quilómetros/ hora. Para já é um protótipo virtual, mas foi desenvolvido em cerca de seis meses e será apresentado ao público no próximo dia 29, na inauguração do Auto Clássico 2006, na Exponor, em Matosinhos.
A criação de um super desportivo em tão curto espaço de tempo é uma das possibilidades prometidas pelo CEIIA, um centro de engenharia com participação estatal, vocacionado para desenvolver produtos da indústria automóvel e aeronáutica, situado no Tecmaia. A ideia de criar um automóvel com estas características nasceu com Miguel Rodrigues, o director do Auto Museu da Maia, um espaço naquela cidade dedicado à exposição, venda e restauro de automóveis antigos. Apresentou, a 13 de Maio, ao CEIIA, a ideia de um “‘concept car’ inspirado nos automóveis desportivos dos anos 60 e 70, que tivesse um bocadinho de cada um dos carros que muitos apreciam. Um conceito retro, mas que tivesse as mais modernas tecnologias”. O centro de engenharia abraçou a ideia e a 1 de Julho tinha o conceito do automóvel finalizado. No dia 20 do mesmo mês deu início ao seu desenvolvimento, passou-se “à actividade dos engenheiros”. Finalmente, ontem, apresentou-se o automóvel. Embora o protótipo mostrado aos jornalistas fosse virtual, é aquele que será exibido no Auto Clássico 2006, com uma ou outra diferença.
A apresentação do Vinci GT revela uma das muitas possibilidades dos equipamentos do CEIIA. O carro foi exibido numa tela, mas aquilo que parecia ser uma mera projecção revelou ser um conceito de realidade virtual, único em Portugal, e dos mais avançados do mundo. Ou seja, os engenheiros desenvolvem o conceito do automóvel nos computadores e depois transportam-no para aquele ecrã gigante, em tamanho real. Equipados com óculos para ver a três dimensões, conseguem moldar o protótipo e até corrigir imperfeições. Nuno Silva, o director do CEIIA, mostrou o Vinci GT já construído, mas não levantou o véu que o cobria. Isso só acontecerá no dia 29, pouco mais de seis meses depois de ter nascido a ideia.
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Parceria
Carro exclusivo
O Vinci GT é uma das experiências do CEIIA, que vai permitir um melhor conhecimento das suas possibilidades. A parceria entre o auto museu e o centro está avaliada em 4 a 5 milhões de euros. Todavia, cada um dos 30 a 50 Vinci que se prevê que sejam construídos deverão custar entre 280 a 350 mil euros. Já sobre o motor que o vai equipar, não houve revelações: “essa questão carece de parcerias estratégicas”, disse Miguel Rodrigues, que afirmou que o projecto “não vai à procura de subsídios ou de apoios do Estado”. Nuno Silva, por sua vez, afirmou que esta é “uma oportunidade para dinamizar o centro em termos de formação e demonstrar que é possível ter estes projectos em Portugal”."
in "O Primeiro de Janeiro"
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op...20e6a9abd586c0
"Primeiro coupé luso arranca em Janeiro
artur machado
Protótipo funcional do Vinci GT poderá estar concluído já em Dezembro
Isabel Forte
Oprimeiro modelo Vinci GT, um coupé desportivo inspirado nos automóveis da década de 60 e 70, poderá começar a ser produzido em Portugal já em Janeiro do próximo ano. A notícia foi ontem avançada por Miguel Rodrigues, administrador do Auto Museu da Maia (AMM), durante a apresentação virtual do veículo nas instalações do CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, o parceiro deste projecto.
O Vinci GT, cujo protótipo foi concebido nos últimos três meses no CEIIA, terá uma produção que não ascenderá a 50 unidades, de forma a "garantir a exclusividade e a excelência", adiantou o responsável. Acrescentando que "este projecto está orientado para "um nicho de mercado", onde se incluem "os amantes do automóvel clássico, que pretendam um veículo único" e "com arte".
Miguel Rodrigues indicou, também, que as 50 unidades previstas poderão estar prontas dentro de dois anos, a um ritmo de produção de 2 a 3 automóveis por mês. O objectivo, avançou, é que as peças e componentes possam ser fabricados em Portugal, sendo a montagem das viaturas efectuada numa estrutura ainda a criar, próximo do AMM.
O investimento total do projecto - desenvolvimento e produção - ronda os três milhões de euros. Para fazer a gestão, encontrar investidores e desenvolver parcerias, foi entretanto criada a empresa "VinciGT Lda", detida pelo AMM. Nuno Silva, director do CEIIA, deixou escapar, entretanto, que mais dois novos projectos estão a ser concebidos no centro. E afiançou que, neste momento, os investidores do Vinci GT "podem nada ter a ver com o sector automóvel".
O valor comercial deste coupé poderá situar-se entre os 180 e os 350 mil euros. Miguel Rodrigues frisou que 60% da produção do modelo estarão direccionados para os mercados externos."
http://jn.sapo.pt/2006/09/14/economi...a_janeiro.html
in "JN sapo"
Será que vai mesmo ter futuro?
Podemos assim mostrar que temos tecnologia, conhecimentos e capacidade para fazer muito mais?
Este centro parece tar a dar bons passos (CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel).
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