Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vinci GT e Sport - O Tópico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vinci GT e Sport - O Tópico

    Deu à pouco no jornal na RTP.

    "Super desportivo cresce na Maia

    O Auto Museu da Maia e o CEIIA apresentaram o Vinci GT, protótipo virtual de um super desportivo desenvolvido em apenas seis meses.Serão construídas até 50 unidades, com preços a variar entre 280 a 350 mil euros. O carro, ainda sem motor, será mostrado no Auto Clássico 2006.
    Paulo Almeida

    “Veni, vidi, vici” (Cheguei, vi, venci), as palavras que Júlio César proclamou no senado romano, depois de mais uma vitória sobre um reino bárbaro, poderiam aplicar-se ao projecto de um automóvel super desportivo que o Auto Museu da Maia e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Industria Automóvel apresentaram ontem à imprensa. O “concept car” chama-se Vinci GT, terá um motor V6 de 3,5 litros com 300 cavalos de potência e conseguirá atingir velocidades superiores a 250 quilómetros/ hora. Para já é um protótipo virtual, mas foi desenvolvido em cerca de seis meses e será apresentado ao público no próximo dia 29, na inauguração do Auto Clássico 2006, na Exponor, em Matosinhos.
    A criação de um super desportivo em tão curto espaço de tempo é uma das possibilidades prometidas pelo CEIIA, um centro de engenharia com participação estatal, vocacionado para desenvolver produtos da indústria automóvel e aeronáutica, situado no Tecmaia. A ideia de criar um automóvel com estas características nasceu com Miguel Rodrigues, o director do Auto Museu da Maia, um espaço naquela cidade dedicado à exposição, venda e restauro de automóveis antigos. Apresentou, a 13 de Maio, ao CEIIA, a ideia de um “‘concept car’ inspirado nos automóveis desportivos dos anos 60 e 70, que tivesse um bocadinho de cada um dos carros que muitos apreciam. Um conceito retro, mas que tivesse as mais modernas tecnologias”. O centro de engenharia abraçou a ideia e a 1 de Julho tinha o conceito do automóvel finalizado. No dia 20 do mesmo mês deu início ao seu desenvolvimento, passou-se “à actividade dos engenheiros”. Finalmente, ontem, apresentou-se o automóvel. Embora o protótipo mostrado aos jornalistas fosse virtual, é aquele que será exibido no Auto Clássico 2006, com uma ou outra diferença.
    A apresentação do Vinci GT revela uma das muitas possibilidades dos equipamentos do CEIIA. O carro foi exibido numa tela, mas aquilo que parecia ser uma mera projecção revelou ser um conceito de realidade virtual, único em Portugal, e dos mais avançados do mundo. Ou seja, os engenheiros desenvolvem o conceito do automóvel nos computadores e depois transportam-no para aquele ecrã gigante, em tamanho real. Equipados com óculos para ver a três dimensões, conseguem moldar o protótipo e até corrigir imperfeições. Nuno Silva, o director do CEIIA, mostrou o Vinci GT já construído, mas não levantou o véu que o cobria. Isso só acontecerá no dia 29, pouco mais de seis meses depois de ter nascido a ideia.

    ------------------------------

    Parceria
    Carro exclusivo
    O Vinci GT é uma das experiências do CEIIA, que vai permitir um melhor conhecimento das suas possibilidades. A parceria entre o auto museu e o centro está avaliada em 4 a 5 milhões de euros. Todavia, cada um dos 30 a 50 Vinci que se prevê que sejam construídos deverão custar entre 280 a 350 mil euros. Já sobre o motor que o vai equipar, não houve revelações: “essa questão carece de parcerias estratégicas”, disse Miguel Rodrigues, que afirmou que o projecto “não vai à procura de subsídios ou de apoios do Estado”. Nuno Silva, por sua vez, afirmou que esta é “uma oportunidade para dinamizar o centro em termos de formação e demonstrar que é possível ter estes projectos em Portugal”."
    in "O Primeiro de Janeiro"

    http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op...20e6a9abd586c0


    "Primeiro coupé luso arranca em Janeiro
    artur machado

    Protótipo funcional do Vinci GT poderá estar concluído já em Dezembro


    Isabel Forte

    Oprimeiro modelo Vinci GT, um coupé desportivo inspirado nos automóveis da década de 60 e 70, poderá começar a ser produzido em Portugal já em Janeiro do próximo ano. A notícia foi ontem avançada por Miguel Rodrigues, administrador do Auto Museu da Maia (AMM), durante a apresentação virtual do veículo nas instalações do CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, o parceiro deste projecto.

    O Vinci GT, cujo protótipo foi concebido nos últimos três meses no CEIIA, terá uma produção que não ascenderá a 50 unidades, de forma a "garantir a exclusividade e a excelência", adiantou o responsável. Acrescentando que "este projecto está orientado para "um nicho de mercado", onde se incluem "os amantes do automóvel clássico, que pretendam um veículo único" e "com arte".

    Miguel Rodrigues indicou, também, que as 50 unidades previstas poderão estar prontas dentro de dois anos, a um ritmo de produção de 2 a 3 automóveis por mês. O objectivo, avançou, é que as peças e componentes possam ser fabricados em Portugal, sendo a montagem das viaturas efectuada numa estrutura ainda a criar, próximo do AMM.

    O investimento total do projecto - desenvolvimento e produção - ronda os três milhões de euros. Para fazer a gestão, encontrar investidores e desenvolver parcerias, foi entretanto criada a empresa "VinciGT Lda", detida pelo AMM. Nuno Silva, director do CEIIA, deixou escapar, entretanto, que mais dois novos projectos estão a ser concebidos no centro. E afiançou que, neste momento, os investidores do Vinci GT "podem nada ter a ver com o sector automóvel".

    O valor comercial deste coupé poderá situar-se entre os 180 e os 350 mil euros. Miguel Rodrigues frisou que 60% da produção do modelo estarão direccionados para os mercados externos."

    http://jn.sapo.pt/2006/09/14/economi...a_janeiro.html

    in "JN sapo"

    Será que vai mesmo ter futuro?
    Podemos assim mostrar que temos tecnologia, conhecimentos e capacidade para fazer muito mais?
    Este centro parece tar a dar bons passos (CEIIA, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel).

    #2
    Um grande bem haja a esse centro.

    Portugal tem uma carência a nível da concepção automovel que é vergonhoso.

    Esperemos que o projecto vingue e seja lucrativo, de modo a que novos veículos tenham o cunho nacional.

    Comentário


      #3
      projectam um carro sem nem saber qual o motor q leva?

      Comentário


        #4
        Esperemos que sim, embora dar 280 e 350 mil não é qualquer um além de que é um rpoduto totalmente desconhecido.
        A industria portuguesa deveria-se centrar sobre algo mais banal, simples e barato.
        Só depois então subir a patamares maiores.
        Agora começar logo com um coupé de 90.000 contos é que não tem cabimento nenhum.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por dysplay21

          projectam um carro sem nem saber qual o motor q leva?
          vai levar o 1.2 cdti!
          tiveram foi vergonha de dizer:D

          Comentário


            #6
            Ainda nem tem motor mas já definiram o preço:D

            É mesmo á tuga:D

            Comentário


              #7
              aí na noticia diz q terá um V6 3.2 de cerca de 300 cavalos, mas após a apresentação deveram dar dados mais concretos, na rtp viu-se um prótotipo ja em avançada fase de construção mas tava tapado, lol, só mostraram imagens virtuais nesta primeira apresentação.

              pelo que se viu,e pelo q disseram, tem inpirações nos carros desporticos de 60, 70 e é um pouco dos carros que mais gostam. via-se perfeitamente influências Ferrari (talvez até demais, podendo ser mais originais, mas vamos ver como será não quero tar ja a criticar quero é apoiar este belo projecto)
              Haja coragem e investimentos!!

              Comentário


                #8
                Isto tb será algo para demostrar o que se pode fazer, a capacidade, técnica tecnologia etc.
                E um carro deste tipo sempre chama bastante a atenção, lol! Publicidade!!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                  Esperemos que sim, embora dar 280 e 350 mil não é qualquer um além de que é um rpoduto totalmente desconhecido.
                  A industria portuguesa deveria-se centrar sobre algo mais banal, simples e barato.
                  Só depois então subir a patamares maiores.
                  Agora começar logo com um coupé de 90.000 contos é que não tem cabimento nenhum.
                  Bem pelo contrário, deve-se investir é em produtos de nicho, o tempo de fazer t-shirts a 1€ já lá vai, não falta quem faça mais barato!!!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                    Esperemos que sim, embora dar 280 e 350 mil não é qualquer um além de que é um rpoduto totalmente desconhecido.
                    A industria portuguesa deveria-se centrar sobre algo mais banal, simples e barato.
                    Só depois então subir a patamares maiores.
                    Agora começar logo com um coupé de 90.000 contos é que não tem cabimento nenhum.

                    70.000 contos. ;)

                    Comentário


                      #11
                      Num país como o nosso, onde o emblema colado na frente do carro conta mais que tudo, não tou a ver grande futuro num carro que custa 60 ou 70 mil contos e sem o tão desejado "status".

                      A não ser que lhe metam um autocolante a dizer TDI...[}][}]

                      Comentário


                        #12
                        e ñ se esqueçam que será uma produção muito limitada (entre 30 a 50 unidades) pelo que é óbvio q sairá caro (terá de ter algum retorno financeiro claro)e também pela tecnologia empregue no modelo que servirá para mostrar todo o potencial, penso eu.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por cuica

                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                          Esperemos que sim, embora dar 280 e 350 mil não é qualquer um além de que é um rpoduto totalmente desconhecido.
                          A industria portuguesa deveria-se centrar sobre algo mais banal, simples e barato.
                          Só depois então subir a patamares maiores.
                          Agora começar logo com um coupé de 90.000 contos é que não tem cabimento nenhum.
                          Bem pelo contrário, deve-se investir é em produtos de nicho, o tempo de fazer t-shirts a 1€ já lá vai, não falta quem faça mais barato!!!
                          Discordo completamente.
                          Este automovel totalmente desconhecido, que custa 70.000 contos e ainda por cima é originário de um país sem grande tradição automóvel como o nosso era automovel para vender meis dúzia de unidades.
                          É isso que queremos?
                          Não.
                          Queremos algo mais simples que toda a gente possa comprar. Ganhamos dinheiro, fazemos lucros, investimo-los e aís sim, avançamos para algo maior.

                          Comentário


                            #14
                            Pois mas o target não será certamente o mercado português, será o resto da europa e , como disseram na entrevista na rtp, tb países asiaticos e, agora acrescento eu, países arabes tb serão uma boa ideia.

                            Comentário


                              #15
                              e fotos do carro têm?

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por fapoc

                                citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                Esperemos que sim, embora dar 280 e 350 mil não é qualquer um além de que é um rpoduto totalmente desconhecido.
                                A industria portuguesa deveria-se centrar sobre algo mais banal, simples e barato.
                                Só depois então subir a patamares maiores.
                                Agora começar logo com um coupé de 90.000 contos é que não tem cabimento nenhum.

                                70.000 contos. ;)
                                exato!;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                  Esperemos que sim, embora dar 280 e 350 mil não é qualquer um além de que é um rpoduto totalmente desconhecido.
                                  A industria portuguesa deveria-se centrar sobre algo mais banal, simples e barato.
                                  Só depois então subir a patamares maiores.
                                  Agora começar logo com um coupé de 90.000 contos é que não tem cabimento nenhum.
                                  pelo contrario, achas que uma marca criada agora para fazer carros baratos ia conseguir concorrer com os que já estão no mercado a uns anos?

                                  os desportivos é menos dificil...

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Audax

                                    Pois mas o target não será certamente o mercado português, será o resto da europa e , como disseram na entrevista na rtp, tb países asiaticos e, agora acrescento eu, países arabes tb serão uma boa ideia.
                                    E quem é que na sua boa concsciência vai comprar um automovel deste "calibre" que custa mais que um ferrari, é PORTUGUÊS e ainda por cima tem um motor de apenas 300cv (sempre em relação ao preço que custa)?
                                    Ninguém, a não ser que queira algo diferente.
                                    Eu gosto de fazer a diferença, sou-vos sincero, ams este era automovel onde não punha as unhas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      fotos é q é pior ñ encontrei nada, tirando os dois artigos no início do post, espero q voltem a passar a reportagem na rtp logo à noite.
                                      mas dá pra ver q a traseira é muito à la Ferrari, a lateral tem uma concavidade como o 612 Scaglieti, assim como o capot, de inteior na mostraram nada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                        Esperemos que sim, embora dar 280 e 350 mil não é qualquer um além de que é um rpoduto totalmente desconhecido.
                                        A industria portuguesa deveria-se centrar sobre algo mais banal, simples e barato.
                                        Só depois então subir a patamares maiores.
                                        Agora começar logo com um coupé de 90.000 contos é que não tem cabimento nenhum.
                                        pelo contrario, achas que uma marca criada agora para fazer carros baratos ia conseguir concorrer com os que já estão no mercado a uns anos?

                                        os desportivos é menos dificil...

                                        Sim, claro, a custar 70.000 contos vai longe.
                                        Pensem um bocado s.f.f.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                          citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                          projectam um carro sem nem saber qual o motor q leva?
                                          vai levar o 1.2 cdti!
                                          tiveram foi vergonha de dizer:D
                                          Ou então um da alfa , para ao fim de dois meses estar todo partido... lol ;);)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mais um entre outros tantos, bons para utilizar num Quiz à lá AHO de automóveis daqui a uns anos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              E eu que tive para ir trabalhar pra lá... CEIIA...
                                              Fui entrevistado ainda antes das instalações inaugurarem.. Digo-vos... nunca vi nada assim.. É um centro tecnologico dos mais desenvolvidos a nivel europeu...Fantásticas instalações...

                                              Parabéns por esta iniciativa... E estejam atentos, pois muita coisa vai nascer de lá! ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por samuel18

                                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                projectam um carro sem nem saber qual o motor q leva?
                                                vai levar o 1.2 cdti!
                                                tiveram foi vergonha de dizer:D
                                                Ou então um da alfa , para ao fim de dois meses estar todo partido... lol ;);)
                                                ok,um fantastico motor opel!:D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  estão a perder o ponto principal:

                                                  6 meses desde o zero, menos de um ano até ao prototipo funcional.

                                                  quanto ao CEIIA, é o que dá entregar projectos a quem tem não pensa só no seu umbigo e sabe o que faz. so pode sair coisa boa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                    citação:Originalmente colocada por samuel18

                                                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                    citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                    projectam um carro sem nem saber qual o motor q leva?
                                                    vai levar o 1.2 cdti!
                                                    tiveram foi vergonha de dizer:D
                                                    Ou então um da alfa , para ao fim de dois meses estar todo partido... lol ;);)
                                                    ok,um fantastico motor opel!:D
                                                    ya, um V8 3.8 CDTi (2x 1.9 cdti). [}][}][}][}][}]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sinceramente não consigo criticar 1 projecto destes...Quer resulte ou não sempre é uma tentiva!!!Agora criticar por fazer...Não percebo[xx(]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esperemos que saia algo bom!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por the_driver

                                                          Sinceramente não consigo criticar 1 projecto destes...Quer resulte ou não sempre é uma tentiva!!!Agora criticar por fazer...Não percebo[xx(]
                                                          é impossivel não criticar quando Portugal é conhecido por projectos megalómanos e a realiade do dia-a-dia é o que se sabe.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E o CEIIA é um centro como já foi dito muitíssimo avançado e que poderá trbalhar para outras marcas vendendo tecnologia desenvolvidade cá etc. fiquem atentos a este centro.

                                                            estão a perder o ponto principal:
                                                            Eliselotus:
                                                            "6 meses desde o zero, menos de um ano até ao prototipo funcional.

                                                            quanto ao CEIIA, é o que dá entregar projectos a quem tem não pensa só no seu umbigo e sabe o que faz. so pode sair coisa boa."

                                                            tens toda a razão, deixem de criticar algo só por ser tuga, tb ainda nem se conhece totalmente o carro, e o que interessa é mostrar o que se faz e se vão avançar c isto é porque já há boas prespectivas de futuro (espero eu).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X