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Filtros de particulas também nos motores gasolina! Será real?

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    [Antevisão] Filtros de particulas também nos motores gasolina! Será real?

    Há imenso tempo que não criava um tópico e até fico admirado de não ter surgido este, mas a ser verdade (a AutoHoje não se engana, nem a VW), parece que esta última, a partir de 2017, vai lançar também, de forma gradual, os seus modelos a gasolina com filtro de partículas:

    AQUI

    Em termos ambientais parece-me uma excelente ideia, mas como será em termos de fiabilidade do sistema? Todos sabemos que nos diesel o sistema já existe há uma boa dezena de anos, é obrigatório há meia dúzia, mas os problemas persistem, nomeadamente em carros para pequenos trajetos!

    Será igual nos carros a gasolina? Se for, que vamos comprar a seguir? Apenas carros sem motor de combustão interna? Vamos fazer todos grandes trajetos, até quando não queremos? Vai andar tudo a remover os ditos?

    PS: não pretendo começar mais uma guerrinha diesel/gasolina. Apenas fico preocupado e dividido entre a questão ambiental, a fiabilidade e os custos para o consumidor.

    #2
    Yup.

    http://www.volkswagenag.com/content/...l_engines.html

    Comentário


      #3
      Os sistemas FAP não são todos iguais e em certas marcas pelo que tenho lido dão menos chatices que noutras (Renault/Dacia por exemplo, em oposição aos PSA)...acredito que os sistemas continuem a melhorar.
      Para mim o FAP deixava de ser um problema a partir do momento em que as marcas informassem o utilizador que o carro estava a realizar a regeneração (ou prestes a...), para que não fosse interrompida.

      Se a ideia avançar em todas as marcas, acabará por se impôr no mercado naturalmente.
      Na compra de carros usados também preferíamos (incluo-me no grupo) carros matriculados até 2007 (para não levar com o IUC mais caro), mas o tempo vai passando e isso hoje traduz-se em comprar carros com 10+ anos. As pessoas não deixam de comprar carros...

      Comentário


        #4
        Se o processo de regeneração for idêntico aos diesel deverá ser menos problemático dadas as temperaturas de escape dos gasolinas.

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          #5
          Já tinha aberto um tópico sobre esta temática, no caso da mercedes que vai aplicar no S.

          Parece que não há escapatória...


          Cump.

          Comentário


            #6
            Ai agora é que lixaram tudo. No que os anti-diesel vão pegar agora quando alguém perguntar se um carro diesel compensa para 10 mil km's anuais?

            Comentário


              #7
              A forma de funcionamento do filtro de partículas a aplicar nos carros de gasolina é totalmente diferente. Não existem problemas de abortar a regeneração. Já foi mais que explicado em outros tópicos semelhantes que apareceram por aí.

              Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

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                #8
                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                Já tinha aberto um tópico sobre esta temática, no caso da mercedes que vai aplicar no S.

                Parece que não há escapatória...

                Cump.
                por acaso lembro-me de ter lido aqui isso e pensei logo que a moda ia pegar.


                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                Ai agora é que lixaram tudo. No que os anti-diesel vão pegar agora quando alguém perguntar se um carro diesel compensa para 10 mil km's anuais?
                recomendam uma bicilceta ou os usais transportes públicos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                  Ai agora é que lixaram tudo. No que os anti-diesel vão pegar agora quando alguém perguntar se um carro diesel compensa para 10 mil km's anuais?
                  Para quem opta por seguir um caminho sem saber porque é que está a seguir esse caminho, nenhum carro compensa.
                  Agora, percebo que quem beba gasolina ou diesel pela manhã, não consiga lá chegar...

                  Comentário


                    #10
                    Lá se vão os argumentos dos Anti-Diesel ...

                    Comentário


                      #11
                      Estarei cá para ver os problemas que os FAP nos gasolinas irão trazer. Tanto irão trazer como a EGR e MAF trouxeram

                      Comentário


                        #12
                        O importante é que dê problemas, para a malta continuar as discussões da treta!

                        Comentário


                          #13
                          Algo que sempre deu problemas e nunca houve melhorias significativas, achas que seria diferente agora? Para mim tudo o que é questão ambiental, só serve para estragar motores.

                          Comentário


                            #14
                            bem daqui a uns tempos com a introdução dos filtros de particulas nos gasosas, vamos começar a ver coisas assim...

                            Comentário


                              #15
                              Deviamos voltar aos carburadores, isso sim é uma cena à macho!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                Deviamos voltar aos carburadores, isso sim é uma cena à macho!
                                pois é, mas carburadores é algo que já deu o que tinha a dar, e os motores nessas épocas ninguém se ralava muito com emissões...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                  Algo que sempre deu problemas e nunca houve melhorias significativas, achas que seria diferente agora? Para mim tudo o que é questão ambiental, só serve para estragar motores.
                                  Partilho da mesma opinião, não podia deixar de concordar com as tuas palavras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                    Já tinha aberto um tópico sobre esta temática, no caso da mercedes que vai aplicar no S.

                                    Parece que não há escapatória...


                                    Cump.
                                    Exato, repost.

                                    Mais vale fundir os tópicos, até porque já lá havia informação relevante sobre o método de funcionamento dos FAP nos motores a gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      Deviamos voltar aos carburadores, isso sim é uma cena à macho!
                                      Não precisas de voltar aos carburadores mas a algo com menos paneleirices e injecção. Queres quantos exemplos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        pois é, mas carburadores é algo que já deu o que tinha a dar, e os motores nessas épocas ninguém se ralava muito com emissões...
                                        Então segundo alguém muito informado, tudo o que mexe com as emissões só estraga os motores, agora dizes o contrário e também és um gajo muito informado, em que ficamos?!

                                        Decidam-se!

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                          Os sistemas FAP não são todos iguais e em certas marcas pelo que tenho lido dão menos chatices que noutras (Renault/Dacia por exemplo, em oposição aos PSA)...acredito que os sistemas continuem a melhorar.
                                          Para mim o FAP deixava de ser um problema a partir do momento em que as marcas informassem o utilizador que o carro estava a realizar a regeneração (ou prestes a...), para que não fosse interrompida.

                                          Se a ideia avançar em todas as marcas, acabará por se impôr no mercado naturalmente.
                                          Na compra de carros usados também preferíamos (incluo-me no grupo) carros matriculados até 2007 (para não levar com o IUC mais caro), mas o tempo vai passando e isso hoje traduz-se em comprar carros com 10+ anos. As pessoas não deixam de comprar carros...
                                          Mesmo assim continuaria a haver gente que "quer lá saber" a desligar o carro a meio da regeneração e FAPs a serem regenerados forçadamente/substituídos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não podemos fechar os olhos a uma questão muito importante que é o ambiente... também preferia que os diesel não tivessem filtros partículas mas o que é certo é que as partículas do gasóleo são cancerígenas. No meu caso já tive a minha dose de chatices com o PSA 1.6 hdi 110cv, agora tenho um 318d com 185000km e 0 problemas ainda pra mais diariamente faço percursos de 9+7+7+9km.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                              Não precisas de voltar aos carburadores mas a algo com menos paneleirices e injecção. Queres quantos exemplos?
                                              exemplos de carros com menos coisas anti poluição e injecção? isso há uns milhões.
                                              mas gostava de ver exemplos de carros desses a poluir menos que o mesmo motor com as paneleirices todas!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                Então segundo alguém muito informado, tudo o que mexe com as emissões só estraga os motores, agora dizes o contrário e também és um gajo muito informado, em que ficamos?!

                                                Decidam-se!
                                                estás a misturar já assuntos, onde é que eu falei o contrario????
                                                na época em que os carros usavam carburadores nesse tempo não se fazia caso das emissões como se faz actualmente, é essa parte que não atingiste, quando se começou a fazer caso, e a começar a implementar medidas para reduzir as emissões, é que começaram os problemas, e quem diz carburadores diz injecção, a realidade é que se pegarmos num motor actual e removeres toda a tralha mecânica que tem para reduzir as emissões a probabilidade de o motor vir a ter problemas é quase nula face a um com a tralha toda, mas naturalmente ao removeres esses componentes as emissões do motor aumentam drasticamente...

                                                ou seja em termos de fiabilidade o motor actual despido das tretas para reduzir as emissões ficava equiparado a um motor de carburador de há 30 anos, mas no que toca a emissões isso já é outra história...

                                                agora claro cada motor é um caso não são todos iguais...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nos carros a gasolina o problema pode-se resolver facilmente: acaba-se com porcaria da Injeção direta, que já de si é mais um cancro, e os carros deixa de precisar de filtro de particulas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                    exemplos de carros com menos coisas anti poluição e injecção? isso há uns milhões.
                                                    mas gostava de ver exemplos de carros desses a poluir menos que o mesmo motor com as paneleirices todas!
                                                    Não referi poluir menos, nunca poluiria menos. Mas será que isso realmente importa? Se calhar juntando toda a frota automóvel diaria do mundo inteiro, não chega a ser metade da poluição do resto. Mas não os vejo a querer meter FAPS nas fábricas!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                      Os sistemas FAP não são todos iguais e em certas marcas pelo que tenho lido dão menos chatices que noutras (Renault/Dacia por exemplo, em oposição aos PSA)...acredito que os sistemas continuem a melhorar.
                                                      Para mim o FAP deixava de ser um problema a partir do momento em que as marcas informassem o utilizador que o carro estava a realizar a regeneração (ou prestes a...), para que não fosse interrompida.

                                                      Se a ideia avançar em todas as marcas, acabará por se impôr no mercado naturalmente.
                                                      Na compra de carros usados também preferíamos (incluo-me no grupo) carros matriculados até 2007 (para não levar com o IUC mais caro), mas o tempo vai passando e isso hoje traduz-se em comprar carros com 10+ anos. As pessoas não deixam de comprar carros...
                                                      Há diferentes tipos de filtros. Se não falha a memória, 4! Os dos Mercedes são os mais exigentes e duradouros segundo a formação que tive da Walker

                                                      PS: Não quero fazer piadas entre Mercedes e chamas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Lá se vão os argumentos dos Anti-Diesel ...
                                                        Lá se vão é os argumentos de quem nem lê o que os outros escreveram dois ou três posts antes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                          Algo que sempre deu problemas e nunca houve melhorias significativas, achas que seria diferente agora? Para mim tudo o que é questão ambiental, só serve para estragar motores.
                                                          Posição típica de quem só vê o próprio umbigo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            lol, TAU? embrulhai?

                                                            Comentário

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