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Porque é que os carros são cada vez menos confortáveis ?

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    [Mercado] Porque é que os carros são cada vez menos confortáveis ?

    Tenho notado que os novos modelos têm suspensões cada vez mais duras, com um curso mais curto e amortecedores mais secos, a privilegiar o comportamento dinâmico em detrimento do conforto. Até os franceses aderiram a esta tendência...

    Porque será que as marcas começaram a tornar os carros tão duros? Na minha opinião, não foi pelas preferências dos condutores típicos, porque há uma grande percentagem de pessoas que preferem conforto a comportamento. Assim, fica a pergunta: porquê esta tendência?

    #2
    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Tenho notado que os novos modelos têm suspensões cada vez mais duras, com um curso mais curto e amortecedores mais secos, a privilegiar o comportamento dinâmico em detrimento do conforto. Até os franceses aderiram a esta tendência...

    Porque será que as marcas começaram a tornar os carros tão duros? Na minha opinião, não foi pelas preferências dos condutores típicos, porque há uma grande percentagem de pessoas que preferem conforto a comportamento. Assim, fica a pergunta: porquê esta tendência?

    Porque que nos mercados mais importantes tens boas estradas e bem mantidas, sem solavancos e buracos. Daí que uma suspensão muito mole é desinteressante porque não te trás vantagem: a tua viagem vai ser confortável de qq forma. Toca então a colocar suspensões com melhor comportamento dinâmico. "Lixam-se" os consumidores que têm más estradas...

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      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Porque que nos mercados mais importantes tens boas estradas e bem mantidas, sem solavancos e buracos
      Será mesmo assim? No ano passado viajei pelo norte da Itália, e as estradas lá são piores que as nossas...

      Comentário


        #4
        O que interessa são os tempos no ring...não é o que toda a gente dá importância ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          O que interessa são os tempos no ring...não é o que toda a gente dá importância ?
          A imprensa especializada é que anda sempre a analisar e pontuar a dinâmica... mas será a dinâmica assim tão importante para o condutor comum?

          Não seria preferível que as suspensões ditas normais fossem afinadas para o conforto e depois existissem versões desportivas, essas sim com uma afinação mais dura? Aliás, era isso que acontecia até há uns anos atrás...

          Agora... os carros vêm com jantes maiores que as do Ferrari F40 e com uma afinação tão dura como a de um Porsche...

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            #6
            Porque as jantes cada vez são maiores, os pneus de perfil mais baixo, os carros com altura ao solo mais baixa, e o conforto é procuro cada vez mais nos bancos. Toda a gente quer um carro a gasóleo económico e que pareça desportivo, depois é assim.

            Comentário


              #7
              A BMW, mal ou bem, não interessa, tem vindo a contrariar o que está escrito no tópico inicial! Já a "vizinha" Mercedes assenta que nem uma luva ao que está escrito!

              Curioso também que a estética está a ter um papel predominante, em especial nas jantes que estão a atingir dimensões assustadoras com utilitários ou pequenos familiares a chegarem às 18 e 19 polegadas!

              PS: não sinto grandes saudades dos carros de há algumas décadas atrás quem eram verdadeiros barcos, muito por culpa das suspensões e dos bancos em que uma pessoa se "enterrava" nos ditos a ponto de quase desaparecer!

              PS 2: o futuro, quanto a mim, estará nas suspensões "inteligentes" e nos vários modos de condução. É apenas uma questão de tempo até à sua generalização.

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                #8
                Também tenho notado isso, e embora não desgoste, é de facto pena que haja pouca oferta de carros realmente confortáveis, principalmente em gamas mais baixas e importante para pessoas de mais idade e/ou com problemas de coluna por exemplo.

                Mais que eficácia dinâmica, até suspensões moles podem ser eficazes, acho que se privilegia sim a sensação dinâmica de ter um carro ágil que não adorne muito, factor agravado por termos carros bem pesados, jantes demasiado grandes etc. E a verdade é que a sensação de conduzir um barco não inspira confiança nem emoção.
                E também começa a existir muita homogeneidade nas afinações de suspensões, dantes as diferenças entre marcas eram mais notórias.

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                  #9
                  No segmento B ainda bem que aconteceu isso! Os carro até ao virar do século eram confortáveis mas perdiam e muito em comportamento, se fossem carregados então... Actualmente considero os carros mais firmes e menos confortáveis, mas para mim houve uma evolução para muito melhor na relação conforto/comportamento.

                  Comentário


                    #10
                    Acho que podemos analisar a questão do conforto em 3 pontos: jantes/pneus, suspensão e bancos.

                    As jantes estão cada vez maiores e altura dos pneus menor. As suspensões tendem a ser afinadas para anular o rolamento/inclinação em curva. Os bancos são hoje construídos com materiais/espumas mais rijas e duráveis por oposição aos "sofás" de antigamente.

                    Nem acho que os carros estejam todos mais desconfortáveis. O que vemos é uma proliferarão, particularmente em Portugal, das versões com afinação desportiva. Compram-se 30x mais BMW com linha M do que Luxury. Sempre que um modelo é proposto com uma versão mais virada para o conforto ao lado de uma desportiva, é a desportiva que vende. Isso em Portugal está muito mais evidente do que em mercados do centro da Europa. Aqui vemos tudo em exagero.

                    E, acima de tudo, actualmente existe uma melhor manutenção das características dinâmicas com o peso transportado. Os chassis estão todos com margens de segurança maiores, além de electronicamente castrados. Houve perda de conforto mas ganho de outros aspectos...

                    No cômputo geral estamos bem melhor. Já não temos é tapetes rolantes, principalmente porque os franceses deixaram cair a sua escola por falta de adeptos para manterem viável o seu negócios.
                    Editado pela última vez por Andre; 08 August 2016, 14:55.

                    Comentário


                      #11
                      Querem jantola bonitinha e depois metem pneus da norauto

                      Comentário


                        #12
                        É uma verdade, até os franceses, ou alguns pelo menos, aderiram à tendência da eficácia em detrimento do conforto.

                        Quando saiu o Laguna III, bem menos confortável que o Laguna II, li que em geral vendia-se cada vez mais as versões com pack desportivo. Ao ponto de fazer mossa no mercado europeu e ditar uma tendência.

                        O mercado é soberano, há que alimentá-lo com aquilo que ele quer. Se as pessoas quiserem jantes 20 e trincar a língua nos buracos...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                          Porque as jantes cada vez são maiores, os pneus de perfil mais baixo, os carros com altura ao solo mais baixa, e o conforto é procuro cada vez mais nos bancos. Toda a gente quer um carro a gasóleo económico e que pareça desportivo, depois é assim.
                          Ou seja, as pessoas são idiotas chapadas e preferem ostentar a ter conforto.
                          Mas já não é de hoje...


                          [emoji306]

                          Comentário


                            #14
                            infelizmente e pra ingles ver, nada mais, modas de treta, tal como andar de cuecas a mostra e as calcas nos joelhos, cabe na cabeca de alguem??
                            carros modernos pra mim morreram, ha muito! nao consigo conduzir sem que me canse rapidamente e tenha que parar na berma da estrada porque ja estou a atrofiar por completo

                            depois vou conduzir um chasso de 1900 e carqueja e a diferenca e notoria

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por afc Ver Post
                              Querem jantola bonitinha e depois metem pneus da norauto
                              , é so' estacionar ao lado de um carro q tem 2/3 anos com jante grande e ver a marca de supositorio dos pneus , não é so' em Portugal

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                , é so' estacionar ao lado de um carro q tem 2/3 anos com jante grande e ver a marca de supositorio dos pneus , não é so' em Portugal
                                EXACTAMENTE!

                                o mais importante a investir que sao os pneus plas obvias razoes de seguranca rodoviaria fica pra segundo plano, ha que gastar uma pipa de massa primeiro numas jantes xpto pra por o popo todo horroroso, desconfortavel e coxo!

                                ando com as minhas jantes descascadas e feias mas ando de pneus decentes!

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                                  #17
                                  O meu velho sofre de problemas na coluna. E para ele comprar um carro? Tem que ser com bancos/suspensão muito específicos.

                                  Tinha uma C5 pneumática das primeiras e queria ficar com o carro para sempre mesmo a C5 II não era a mesma coisa.
                                  Trocou por uma 308SW. É um mundo de diferença.

                                  É uma estupidez. Porque é mais fixe dizer o "Modelo B" Sports Tourer que Station Wagon. É uma carrinha. É suposto ser desportiva? Não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                    O meu velho sofre de problemas na coluna. E para ele comprar um carro? Tem que ser com bancos/suspensão muito específicos.

                                    Tinha uma C5 pneumática das primeiras e queria ficar com o carro para sempre mesmo a C5 II não era a mesma coisa.
                                    Trocou por uma 308SW. É um mundo de diferença.

                                    É uma estupidez. Porque é mais fixe dizer o "Modelo B" Sports Tourer que Station Wagon. É uma carrinha. É suposto ser desportiva? Não.
                                    Se é estúpido chamar "Sport" a uma carrinha, então o que dizer dos SUV...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                      Se é estúpido chamar "Sport" a uma carrinha, então o que dizer dos SUV...
                                      frankenstein!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        A imprensa especializada é que anda sempre a analisar e pontuar a dinâmica... mas será a dinâmica assim tão importante para o condutor comum?

                                        Não seria preferível que as suspensões ditas normais fossem afinadas para o conforto e depois existissem versões desportivas, essas sim com uma afinação mais dura? Aliás, era isso que acontecia até há uns anos atrás...

                                        Agora... os carros vêm com jantes maiores que as do Ferrari F40 e com uma afinação tão dura como a de um Porsche...
                                        É preciso ver um ponto intermédio nisso tudo, mas as suspensões até podem ser confortáveis mas depois exagera-se na medida das jantes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ha 1 problema aqui: Estamos a falar de suspensoes convencionais.

                                          Todas as marcas agora tem opcao de suspensao variavel.

                                          Mas eu nao percebo a pergunta. Ate o Corsa tem opcao na compra de suspensao conforto ou desportiva.

                                          O que pode ter mudado e as pessoas comprarem carros pela estetica: Jantes 17 num Corsa, Jantes 17 num C4?.

                                          Quem for usar um C4 no Porto vai meter jantes 17? So se fizer 70..80% de AE.

                                          Aqui o car sharing e um golf 1.4 TSI 140 e leva jante 16. E falamos num sitio que so existe estradas do melhor.

                                          Basicamente as pessoas escolhem errado. A audi tem base, S line e suspensao desportiva. Metam jante 16 e onde esta a dureza? Se meterem o s line ou pior desportiva e jante 18 vai ser uma rocha

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            A BMW, mal ou bem, não interessa, tem vindo a contrariar o que está escrito no tópico inicial! Já a "vizinha" Mercedes assenta que nem uma luva ao que está escrito!

                                            Curioso também que a estética está a ter um papel predominante, em especial nas jantes que estão a atingir dimensões assustadoras com utilitários ou pequenos familiares a chegarem às 18 e 19 polegadas!

                                            PS: não sinto grandes saudades dos carros de há algumas décadas atrás quem eram verdadeiros barcos, muito por culpa das suspensões e dos bancos em que uma pessoa se "enterrava" nos ditos a ponto de quase desaparecer!

                                            PS 2: o futuro, quanto a mim, estará nas suspensões "inteligentes" e nos vários modos de condução. É apenas uma questão de tempo até à sua generalização.
                                            Modos de condução é uma coisa fácil, é um software que permite mais ou menos resposta ao acelerador outra diferente são Suspensões configuráveis, acredito que nunca se vá generalizar. Desde um simples regular de dureza de um amortecedor ou de uma suspensão pneumática o sistema é complicado e composto por muitos componentes logo um custo muito alto associado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ha 1 problema aqui: Estamos a falar de suspensoes convencionais.

                                              Todas as marcas agora tem opcao de suspensao variavel.

                                              Mas eu nao percebo a pergunta. Ate o Corsa tem opcao na compra de suspensao conforto ou desportiva.

                                              O que pode ter mudado e as pessoas comprarem carros pela estetica: Jantes 17 num Corsa, Jantes 17 num C4?.

                                              Quem for usar um C4 no Porto vai meter jantes 17? So se fizer 70..80% de AE.

                                              Aqui o car sharing e um golf 1.4 TSI 150 e leva jante 16. E falamos num sitio que so existe estradas do melhor.

                                              Basicamente as pessoas escolhem errado. A audi tem base, S line e suspensao desportiva. Metam jante 16 e onde esta a dureza? Se meterem o s line ou pior desportiva e jante 18 vai ser uma rocha

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                Modos de condução é uma coisa fácil, é um software que permite mais ou menos resposta ao acelerador outra diferente são Suspensões configuráveis, acredito que nunca se vá generalizar. Desde um simples regular de dureza de um amortecedor ou de uma suspensão pneumática o sistema é complicado e composto por muitos componentes logo um custo muito alto associado.
                                                500 euros no Polo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  500 euros no Polo.
                                                  500 € é o quê ? Não percebi

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O problema é que antigamente o comportamento dinâmico era exactamente a capacidade de o carro curvar bem e ser confortável.
                                                    Algumas publicações estrangeiras ainda o entendem assim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por acaso comprei há uns meses um SUV, um Hyundai Santa Fé de 2000, e acabei por ficar surpreendido por ser mais confortável do que andar com outros carros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                        Ha 1 problema aqui: Estamos a falar de suspensoes convencionais.

                                                        Todas as marcas agora tem opcao de suspensao variavel.

                                                        Mas eu nao percebo a pergunta. Ate o Corsa tem opcao na compra de suspensao conforto ou desportiva.
                                                        (...)

                                                        Basicamente as pessoas escolhem errado. A audi tem base, S line e suspensao desportiva. Metam jante 16 e onde esta a dureza? Se meterem o s line ou pior desportiva e jante 18 vai ser uma rocha
                                                        Em parte a "culpa" é do mercado, sim as pessoas escolhem packs desportivos e jantes grandes, mas para além disso existem outras opções estratégicas no que ao binómio conforto/dinâmica diz respeito.

                                                        Prova disso é andar num Mercedes/Peugeot/Renault de há 15 anos e num de agora.
                                                        Bancos, suspensões, amortecedores, jantes, pneus tudo tem influência, e entre um 406 de jante 16' e 508 jante 17' a diferença é bem maior na "rijeza" sentida para ser só jante.

                                                        E mesmo com suspensões com amortecimento variável, não vamos do tábua ao barco, as diferenças são subtis.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                          Ha 1 problema aqui: Estamos a falar de suspensoes convencionais.

                                                          Todas as marcas agora tem opcao de suspensao variavel.

                                                          Mas eu nao percebo a pergunta. Ate o Corsa tem opcao na compra de suspensao conforto ou desportiva.

                                                          O que pode ter mudado e as pessoas comprarem carros pela estetica: Jantes 17 num Corsa, Jantes 17 num C4?.

                                                          Quem for usar um C4 no Porto vai meter jantes 17? So se fizer 70..80% de AE.

                                                          Aqui o car sharing e um golf 1.4 TSI 150 e leva jante 16. E falamos num sitio que so existe estradas do melhor.

                                                          Basicamente as pessoas escolhem errado. A audi tem base, S line e suspensao desportiva. Metam jante 16 e onde esta a dureza? Se meterem o s line ou pior desportiva e jante 18 vai ser uma rocha
                                                          um c4 no porto ate e preferivel ir de rodas de bicicleta tamanha confusao e aquela cidade...eles de stock ate tao muito bem!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não acho nada que os carros estejam cada vez mais desconfortáveis, bem pelo contrário...

                                                            Comentário

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