Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AX GTI com ou sem catalizador?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AX GTI com ou sem catalizador?

    Olá a todos,

    O AX GTI de 100CVs não tem catalizador?
    Um colega meu tem um de 92 ou 91 e não tem catalizador. É de 100 cavalos. E estou a ver um igual mas de 93 e supostamente, segundo ele, já tem catalizador e retira 6 cavalos ao carro.
    Mas penso que não seja o caso porque segundos os motores todos que vejo do AX GTI só o exclusive é que tem 94 cavalos.
    Alguém sabe?

    #2
    como e que um catalizador tira cavalos a um carro?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
      como e que um catalizador tira cavalos a um carro?
      nunca ouviste o termo linha de escape directa directa???

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
        nunca ouviste o termo linha de escape directa directa???
        sei, daquela de fazer levantar os mortos, mas o catalizador nao filtra os gases de escape?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
          como e que um catalizador tira cavalos a um carro?
          Quando os catalizadores surgiram, tiravam cerca de 15cv em muitos carros.

          Comentário


            #6
            continuo a nao entender...
            deixem-me ver na wikipedia o que e um catalisador porque tenho um e nunca liguei aquilo

            Comentário


              #7
              http://forum.autohoje.com/boxes/69808-catalisador.html

              ah bonito isto ta... penso que o meu esteja limpo visto nao ter fumo preto certo?

              Comentário


                #8
                AX GTI 1.4i 100cv : sem catalizador.

                AX GTI 1.4i 95cv - devido ao catalizador.

                Não sei é ao certo em que ano/mês passaram a ter o catalizador, agora, é irónico o AX perder potência no GTI, já que nos restantes AX ( 1.0 , 1.1 e 1.4 sem ser GTI ) ao passarem da versão carburador para a versão de injecção electrónica com catalizador, a potência aumentou, coisa que até nem estava a acontecer em muitas marcas/motores.

                AX 1.0 45cv, passou para 1.0i e ficou com 50cv, o 1.1 de 55 para 60cv e o 1.4 de 65 para 75cv

                Comentário


                  #9
                  Simples, até 1992 não era obrigatório o uso do Catalisador.

                  A partir dessa data passou a ser obrigatório

                  Comentário


                    #10
                    o meu sendo de 90, tem catalizador e ainda tem os cavalos todos, e por isso que nao estou a entender a coisa


                    ah e friso, todas as manhas na primeira viagem ganha sempre mais um cavalo!

                    Comentário


                      #11
                      Se arranjares um opta pelo sem catalisador.
                      Não é só o catalisador que retirou potência. Juntamente com o catalisador veio nova gestão electrónica. O motor focou muito castrado.
                      O GTI passou de 100 para 95 e o GT de 85 para 75.
                      No caso do GTI a perda de performance foi notória e maior do que 5 CV aparentemente provocam. Aliás segundo medições da época, o GTI de 95cv não era mais rápido que o GT de 85CV.

                      Comentário


                        #12
                        Em últumo caso tiro o catalizador e dou um jeitinho no ipo :P
                        Mas mesmo assim é rápido não é? Se calhar com catalizador até deve consumir menos...

                        Comentário


                          #13
                          Desconfio muito que retirar o catalisador dê grande vantagem. Um GTI de origem sem catalisador vai ser mais rápido que um ao qual foi retirado o catalisador.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                            o meu sendo de 90, tem catalizador e ainda tem os cavalos todos, e por isso que nao estou a entender a coisa


                            ah e friso, todas as manhas na primeira viagem ganha sempre mais um cavalo!
                            Quando os catalizadores apareceram e se tornaram obrigatórios, as marcas, em muitos modelos, limitaram-se a introduzir o catalizador no carro sem mexer no motor.
                            Como o catalizador é uma peça que baixa as emissões poluentes através dos gazes de escape, o que acontecia na realidade era "estrangular" os gases de escape e filtrar esses gases, o que provocava uma perda de potência no motor (os tais cerca de 10cv).

                            Se pelo contrário, num automóvel, se retirares o catalizador e outros filtros que estão na linha de escape, o carro fica mais potente, mas também mais poluente e muito mais barulhento...

                            Espero ter-me feito entender, nesta explicação um pouco atabalhoada...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                              Quando os catalizadores apareceram e se tornaram obrigatórios, as marcas, em muitos modelos, limitaram-se a introduzir o catalizador no carro sem mexer no motor.
                              Como o catalizador é uma peça que baixa as emissões poluentes através dos gazes de escape, o que acontecia na realidade era "estrangular" os gases de escape e filtrar esses gases, o que provocava uma perda de potência no motor (os tais cerca de 10cv).

                              Se pelo contrário, num automóvel, se retirares o catalizador e outros filtros que estão na linha de escape, o carro fica mais potente, mas também mais poluente e muito mais barulhento...

                              Espero ter-me feito entender, nesta explicação um pouco atabalhoada...
                              entendi que o catalizador funciona como um "filtro" e faz retorno pra EGR certo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                entendi que o catalizador funciona como um "filtro" e faz retorno pra EGR certo?
                                São coisas diferentes. O catalizador filtra os gases, a EGR faz a recirculação dos gases de volta para a admissão

                                Comentário


                                  #17
                                  entao filtra e sai, certo?

                                  a egr vai buscar os gases onde entao?

                                  um desenho como se fosse muito burra

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zdejota Ver Post
                                    entao filtra e sai, certo?

                                    a egr vai buscar os gases onde entao?

                                    um desenho como se fosse muito burra
                                    Ao escape junto ao coletor.....

                                    https://www.youtube.com/watch?v=GpQ01eD2Ajc
                                    Editado pela última vez por combozip; 10 August 2016, 18:49.

                                    Comentário


                                      #19
                                      got it! xD
                                      este fim de semana ja vou por o meu tractor pendurado xD

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X