Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Película Tecto Panorâmico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Película Tecto Panorâmico

    Boa tarde,

    Estava interessado em colocar uma película (à semelhança das que se coloca nos vidros atrás do pilar B) de modo a reduzir a entrada de calor pelo tecto.

    Estive a ler as leis e não encontrei nada sobre se era preciso homologação no certificado de matrícula ou não...

    Alguém sabe ?

    Cumprimentos

    #2
    Dado que ninguém conduz a olhar através do tecto, não me parece que alguém embirre com isso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Dado que ninguém conduz a olhar através do tecto, não me parece que alguém embirre com isso.
      Também não conduzes a olhar pelo vidro dos passageiros, no entanto...

      Comentário


        #4
        Depende

        Comentário


          #5
          O carro em questão não tem cortina de protecção?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
            O carro em questão não tem cortina de protecção?
            Sim tem, mas nota-se o elevado calor!

            Daí a película ser uma opção, se não for preciso homologar...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jayman Ver Post
              Sim tem, mas nota-se o elevado calor!

              Daí a película ser uma opção, se não for preciso homologar...
              esquece isso, vais gastar dinheiro e ficas na mesma, para alguma coisa tens AC no carro, eu também tenho tecto panorâmico e é a mesma coisa, quando está muito calor fecho a persiana e AC a bufar, e pronto, estás com medo do quê... o meu tecto é vidro fumado, tal e qual como os laterais...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jayman Ver Post
                Sim tem, mas nota-se o elevado calor!

                Daí a película ser uma opção, se não for preciso homologar...
                A cortina é reflectiva no lado exposto ao sol?
                Se sim, acredito que a diferença vá ser pouca... se não, podes sempre colocar algo mais reflectico aí.

                Mas nesta altura nota-se elevado calor em todos os carros, até no que não têm tecto de abrir.
                Julgo que não é a película aí que vai melhorar isso...

                Estacionado, um bom tapa sol no vidro e janelas um pouco abertas é bem melhor.
                A andar, AC com força

                Comentário


                  #9
                  Mas imaginando que colocar a película é barato, não irá trazer melhorias ?

                  A cortina é muito fina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jayman Ver Post
                    Mas imaginando que colocar a película é barato, não irá trazer melhorias ?

                    A cortina é muito fina.
                    não nenhumas... estás a falar do tejadilho é um vidro exposto directamente ao sol, naturalmente que atinge temperaturas elevadas, e não é por ires meter uma película que vais reduzir a temperatura do mesmo, vais continuar exactamente na mesma...

                    portanto é como já te disse, fechar a persiana e o ser fina não quer dizer nada, pois são iguais em todos os carros que tem esse tipo de tecto, e ligar o AC até ter o habitáculo fresco...

                    Comentário


                      #11
                      Não me levem a mal mas tenho reparado que em mais de metade dos tópicos, o autor pede ajuda acerca de uma dúvida e só leva com críticas e respostas do "contra".
                      Relativamente à legalidade ou não, um centro de IPO saberá certamente responder-lhe. Quanto ao achar que vale a pena, na minha opinião vale. Hoje em dia os construtores colocam cortinas translúcidas que deixam passar muita luminosidade. Uma película vai certamente ajudar, juntamente com a cortina, a minimizar o efeito estufa. A minha esposa possui uma Scénic de 2013 com tecto panorámico e também já me lembrei de fazer isso (traz cortina e é vidro escurecido).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jorgui Ver Post
                        Não me levem a mal mas tenho reparado que em mais de metade dos tópicos, o autor pede ajuda acerca de uma dúvida e só leva com críticas e respostas do "contra".
                        Relativamente à legalidade ou não, um centro de IPO saberá certamente responder-lhe. Quanto ao achar que vale a pena, na minha opinião vale. Hoje em dia os construtores colocam cortinas translúcidas que deixam passar muita luminosidade. Uma película vai certamente ajudar, juntamente com a cortina, a minimizar o efeito estufa. A minha esposa possui uma Scénic de 2013 com tecto panorámico e também já me lembrei de fazer isso (traz cortina e é vidro escurecido).
                        Era aqui que queria chegar, muito obrigado!

                        Eu iria colocar a película, pois iria fazer alguma diferença!

                        Eu estive a ler as leis, mas não falam dos tectos panorâmicos, só atrás e à frente do Pilar B

                        Comentário


                          #13
                          Mete película espelhada, ia ficar top.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jorgui Ver Post
                            Não me levem a mal mas tenho reparado que em mais de metade dos tópicos, o autor pede ajuda acerca de uma dúvida e só leva com críticas e respostas do "contra".
                            Relativamente à legalidade ou não, um centro de IPO saberá certamente responder-lhe. Quanto ao achar que vale a pena, na minha opinião vale. Hoje em dia os construtores colocam cortinas translúcidas que deixam passar muita luminosidade. Uma película vai certamente ajudar, juntamente com a cortina, a minimizar o efeito estufa. A minha esposa possui uma Scénic de 2013 com tecto panorámico e também já me lembrei de fazer isso (traz cortina e é vidro escurecido).
                            Até parece que és novo aqui Mas sim concordo.

                            Quis só dizer que os ganhos são poucos, mas se fosse eu punha na mesma, alguma coisa havia de fazer nem que fosse de placebo.
                            Quanto à IPO, honestamente não estou a ver irem verificar tal coisa, todos os tectos de abrir ou quase são escurecidos de qualquer maneira.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                              Até parece que és novo aqui Mas sim concordo.

                              Quis só dizer que os ganhos são poucos, mas se fosse eu punha na mesma, alguma coisa havia de fazer nem que fosse de placebo.
                              Quanto à IPO, honestamente não estou a ver irem verificar tal coisa, todos os tectos de abrir ou quase são escurecidos de qualquer maneira.
                              Também não imagino numa IPO verificarem isso... por isso é que vim aqui, alguém poderia ter feito o mesmo!

                              P.S: A cortina não é refletiva do lado exterior

                              Comentário


                                #16
                                Claro que na IPO não vão ligar nenhuma a isso, senão a simples cortina (que é equipamento de série) já estaria em contraordenação pois impede a visibilidade pelo vidro. Já agora, a cortina é opaca ou daquelas novas translúcidas que algum engenheiro de produto achou que seria fenomenal começar a meter nos carros actuais e que iria fazer as mesmas vezes de uma opaca? Se for o primeiro caso duvido que uma película ajude, se for no segundo talvez já faça alguma diferença...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                  Claro que na IPO não vão ligar nenhuma a isso, senão a simples cortina (que é equipamento de série) já estaria em contraordenação pois impede a visibilidade pelo vidro. Já agora, a cortina é opaca ou daquelas novas translúcidas que algum engenheiro de produto achou que seria fenomenal começar a meter nos carros actuais e que iria fazer as mesmas vezes de uma opaca? Se for o primeiro caso duvido que uma película ajude, se for no segundo talvez já faça alguma diferença...

                                  Pelo que percebi, tens um Peugeot, o meu carro trata-se do 'novo' peugeot 308! Como nunca tive nenhum carro com tecto panorâmico não sei dizer se é das ''cortinas novas'' mas não é muito opaca....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ora aí está um opcional que, pela desvantagem invocada, e estando nós num país solarengo, da Europa do Sul, nunca encomendei, nem encomendaria.

                                    Mas, claro, no stand é muito bonito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                      Ora aí está um opcional que, pela desvantagem invocada, e estando nós num país solarengo, da Europa do Sul, nunca encomendei, nem encomendaria.

                                      Mas, claro, no stand é muito bonito.
                                      tem muita gente q acha giro , até ao dia q dão conta q é mais negativo q positivo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jayman Ver Post
                                        Pelo que percebi, tens um Peugeot, o meu carro trata-se do 'novo' peugeot 308! Como nunca tive nenhum carro com tecto panorâmico não sei dizer se é das ''cortinas novas'' mas não é muito opaca....
                                        Era a conclusão a que estava a chegar. Tenho um 308 da geração anterior, cuja cortina é totalmente opaca. Na nova geração e outros modelos decidiram-se por um material translúcido, opção que considero ter sido um tiro no pé pois a redução de passagem de calor é bem menor, ainda que insistam que não. Nesse caso uma película pode ajudar a reduzir um pouco a passagem do calor, mas tem mesmo de ser de escurecimento, pois o vidro já é reflector de raios UV. Ou seja, vai inutilizar um bocado a função do vidro, mas percebo perfeitamente a opção. O melhor mesmo era ver se já houve donos do mesmo modelo que tenham conseguido trocar a cortina por uma opaca, mas já é algo mais rebuscado uma vez que teria de se mandar fazer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Andei à procura dessa informação à pouco tempo e não encontrei nada especifico para tectos. Existe apenas informação para os vidros laterais, frente e trás.
                                          No entanto existe outra parte que resumidamente diz que qualquer alteração às caracteristicas da viatura tem que estar homologada, portanto tens que pôr pelicula homologada, inspecção e deixar o subsidio de férias no imt. Isto é o meu entendimento daquilo que encontrei.

                                          Na prática, e tendo em conta que é o tecto, acho que ninguém te vai dizer absolutamente nada se puseres umas peliculas iguais às permitidas nos vidros de trás.
                                          Se andares a inventar com peliculas espelhadas, opacas, etc etc, estás mais sujeito a chamar a atenção dum agente mais atento/conhecedor que dá outra interpretação à coisa.

                                          Ou seja, vai inutilizar um bocado a função do vidro
                                          a pelicula é posta por dentro, portanto a função reflectora de UVs do vidro mantêm-se! ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu colocava a película e assunto encerrado. Não inventem problemas onde não existem.
                                            Também nunca gostei dessas opções dos tetos em vidro especialmente por questões de calor.
                                            A película é uma boa solução.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Segundo possuo informação de quem colocou pelicula em vidros, no IPO é verificada a conformidade da mesma com respetivo certificado por empresa acreditada tipo TUV, porque existem alguns tipo de pelicula que ardem com excesso de temperatura, é esse item que é verificado no IPO se a pelicula é homologada ou não, espero ter ajudado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por galpfrota Ver Post
                                                Segundo possuo informação de quem colocou película em vidros, no IPO é verificada a conformidade da mesma com respetivo certificado por empresa acreditada tipo TUV, porque existem alguns tipo de pelicula que ardem com excesso de temperatura, é esse item que é verificado no IPO se a pelicula é homologada ou não, espero ter ajudado.
                                                Isso são nos vidros laterais e traseiro, aqui é um teto panorâmico.
                                                Eu também tenho película num dos meus veículos.
                                                O que eles estão mais preocupados na IPO é com os incêndios...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim correto, mas em termo de segurança tanto arde uma pelicula no teto como no vidro lateral, penso é que se deve instalar uma pelicula de qualidade de forma a evitar situações desagradaveis.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por galpfrota Ver Post
                                                    Sim correto, mas em termo de segurança tanto arde uma pelicula no teto como no vidro lateral, penso é que se deve instalar uma pelicula de qualidade de forma a evitar situações desagradaveis.
                                                    Quanto à qualidade sem dúvida.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                      a pelicula é posta por dentro, portanto a função reflectora de UVs do vidro mantêm-se! ;)
                                                      Referia-me à questão de iluminação, não das características do vidro em si. Aí, posta por dentro ou por fora, a reflexão dos UV mantinha-se de qualquer forma


                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      Também nunca gostei dessas opções dos tetos em vidro especialmente por questões de calor.
                                                      Estas novas invenções com as cortinas translúcidas levantam realmente problemas por não conseguirem conter tanto o calor que passa pelo tecto, mas as versões com cortinas opacas não são problemáticas. Em relação à mesma versão sem tecto panorâmico, no meu caso, nota-se que mesmo com a cortina fechada o tecto deixa passar um pouco mais de calor se aproximares a mão à mesma, mas nunca se tornou desconfortável a conduzir mesmo sendo eu alto e tendo o cabelo já ralo, não se nota o superior aquecimento nessa zona. E as vantagens em termos de iluminação do interior, principalmente no inverno, superam as desvantagens.

                                                      Claro que com a cortina translúcida a história é outra, e estou curioso para ver se no restyling do 308 a mudam por uma opaca, dado haver tanta gente com críticas negativas à cortina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                                        Também não conduzes a olhar pelo vidro dos passageiros, no entanto...
                                                        Para manobras, sim. E durante as manobras é importante estabelecer contacto visual com outros condutores para nos assegurar de que nos estão a ver e perceber as nossas intenções.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O autor do tópico que não fique desiludido com a Peugeot por causa da solução que encontraram para "fechar" o panorámico. Aqui na empresa, já tivemos Fiats 500 e temos V40CC com tecto panorámico e esses também possuem cortinas translúcidas. Parece que virou moda, pelos vistos. Quando estiver com o instalador de películas, pergunte-lhe pela legalidade da mesma. Provavelmente saberá melhor que ninguém. Se não souber, coloque na mesma porque não me parece que alguém (autoridade ou IPO) vá embirrar com isso. Película + cortina fechada deverão com certeza diminuir a temperatura no habitáculo. Temos aqui alguns V40, uns com película nos vidros traseiros e outros sem, e quando alguém se senta atrás nota-se bem a diferença nos "peliculados" ...
                                                          Editado pela última vez por jorgui; 11 August 2016, 09:38.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não estou a gozar, mas esta pergunta vem de nunca ter querido ter um carro com tejadilho de abrir ou tejadilho de vidro panorâmico: será possível colocar um pano entre a cortina e o tejadilho de vidro?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X