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Como a industria mudou - Os novos 3 cilindros a gasolina

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    Como a industria mudou - Os novos 3 cilindros a gasolina

    So, can less really be more? In this case, yes. The Audi A1 1.0-litre TFSI is a comprehensively better car than the 1.2-litre model it replaces. The latest updates to the A1 range don't change it too much but the engine certainly does. We reckon it's the best of the crop of these downsized litre lumps and although it's not what you'd call zippy, there's decent refinement and running costs are minuscule. Even for an Audi. Unless you're dead set on the turbocharged wallop of an S1, this 1.0-litre engine is the best fit for an A1. It's nicer to drive than any of the turbodiesels, it's keenly priced and it just seems to suit the A1 platform. Even the notion of having a 1.0-litre engine in an A1 has a pleasant symmetry about it.

    http://www.rac.co.uk/drive/car-reviews/audi/a1/10798/


    Na minha opiniao a industria andou a minar os carros a gasolina de baixa perfomance durante 2 decadas para conseguir vender os diesel (avultado investimento em diesel e a nocao de economia etc).

    Com o escandalo de emissoes diesel e com a norma Euro6 etc os fabricantes reviram a estrategia e estao a fazer carros a gasolina como deve ser.

    Audi A1 1.0 turbo, Corsa 1.0 turbo, Focus 1.0 turbo. Ate o Golf recebeu o SV (substituto do Plus) com o motor 1.0 e nao houve queixas.

    O Futuro:
    Apos aceitacao deste novos 1.0 deve vir os racing 1.0. Um 1.0 bi turbo com 160 cavalos. Ai o futuro. Que espetaculo.

    #2
    Como em tudo, os motores tenderão a evoluir.

    Como o caso do 1.0 da FORD, quando apresentado o mesmo tinha 200cv... mas na versão comercial, veio com 125cv.... e depois a versão de 100cv.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Como em tudo, os motores tenderão a evoluir.

      Como o caso do 1.0 da FORD, quando apresentado o mesmo tinha 200cv... mas na versão comercial, veio com 125cv.... e depois a versão de 100cv.
      Na Ford existe também com 140 cv.

      Cumps

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
        Na Ford existe também com 140 cv.

        Cumps

        Sim, já existe é um facto.

        Comentário


          #5
          É giro ver uma banheira como o Mondeo ser motorizado por um 1.0... (Se bem que esse é 4 cilindros, não se enquadra neste tópico ).

          Já agora, o 1.º motor de 3 cilindros europeu foi já lançado em 1997 :

          Editado pela última vez por LinoMarques; 13 August 2016, 12:43.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Como em tudo, os motores tenderão a evoluir.

            Como o caso do 1.0 da FORD, quando apresentado o mesmo tinha 200cv... mas na versão comercial, veio com 125cv.... e depois a versão de 100cv.
            O próximo passo da evolução será passar a motores de 2 cilindros.



            Comentário


              #7
              Motores 3 cilindros já existem há muito claro.

              Agora peguem num Cooper 1.5 136 cavalos de 3 cindros e depois peguem um 1.6 tdi 110 ou equivalente.

              Depois pegam num 1.0 como o do Golf e é fantastico.

              Não interessa se for o Mondeo. Um motor com 200 NM dificilmente terá dificuldades especialmente a gasolina. Em 1997-2000 o tdi 110 da Vw tinha 215 NM senao me engano e estava num A4.

              Senao me engano ate meteram isso na A6. Os 1.0 vao agora com 200 NM o desempenho e igual.
              200 NM sao equivalentes num gasolina ou diesel. Mesmo os actuais 1.6 TDI ou equivalente nao passam os 250 NM.

              Comentário


                #8
                Por outro lado temos os show off como o da mercedes: Mercedes-AMG A 45: 2.0 Liter Turbo Engine Max. Output: ... With peak output of 280 kW (381 hp) and a maximum torque of 475 Nm

                um 2.0 gasolina com 475 de binario.que nem o 325d da bmw consegue igualar.


                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  É giro ver uma banheira como o Mondeo ser motorizado por um 1.0... (Se bem que esse é 4 cilindros, não se enquadra neste tópico ).

                  Já agora, o 1.º motor de 3 cilindros europeu foi já lançado em 1997 :




                  O 1.0 do Mondeo, é o mesmo que o do Fiesta.. Focus... etc, ou seja, o 3 cilindros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                    Motores 3 cilindros já existem há muito claro.

                    Agora peguem num Cooper 1.5 136 cavalos de 3 cindros e depois peguem um 1.6 tdi 110 ou equivalente.

                    Depois pegam num 1.0 como o do Golf e é fantastico.

                    Não interessa se for o Mondeo. Um motor com 200 NM dificilmente terá dificuldades especialmente a gasolina. Em 1997-2000 o tdi 110 da Vw tinha 215 NM senao me engano e estava num A4.

                    Senao me engano ate meteram isso na A6. Os 1.0 vao agora com 200 NM o desempenho e igual.
                    200 NM sao equivalentes num gasolina ou diesel. Mesmo os actuais 1.6 TDI ou equivalente nao passam os 250 NM.
                    O mesmo binario num carro a gasolina e diesel não é bem a mesma coisa.
                    O diesel tem, quase sempre, uma caixa mais longa, que o prejudica em performances.

                    Comentário


                      #11
                      Até recentemente não era economicamente viável produzir motores a gasolina de baixa cilindrada turbinados, um atmosférico de média capacidade é mais muito mais simples e barato e consegue performances perfeitamente aceitáveis. Portugal é uma insignificância no mercado global e nos países que interessa nunca houve qualquer problema em manter um carro a gasolina com um motor de de 1.6-2l.

                      Agora as coisas são diferentes devido ao peso das normas anti poluição, da carga fiscal sobre o CO2 etc.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        É giro ver uma banheira como o Mondeo ser motorizado por um 1.0... (Se bem que esse é 4 cilindros, não se enquadra neste tópico ).

                        Já agora, o 1.º motor de 3 cilindros europeu foi já lançado em 1997 :
                        Esse 3 cilindros do corsa não me deixou saudades nenhumas .... a unica coisa boa eram os consumos quando não estava a trocar maf´s e afins...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Até recentemente não era economicamente viável produzir motores a gasolina de baixa cilindrada turbinados, um atmosférico de média capacidade é mais muito mais simples e barato e consegue performances perfeitamente aceitáveis. Portugal é uma insignificância no mercado global e nos países que interessa nunca houve qualquer problema em manter um carro a gasolina com um motor de de 1.6-2l.

                          Agora as coisas são diferentes devido ao peso das normas anti poluição, da carga fiscal sobre o CO2 etc.
                          Exactamente, noutros países, utilitários a partir de 1.4 e segmento C a partir de 1.6 era o habitual, e eram muito frequentes os 2.0.

                          De uma forma ou de outra, só espero é que estes motores downsizing a gasolina sejam minimamente fiáveis, tipo 200 ou 300 mil KM sem problemas de maior ( tipo motores rachados, etc ).

                          Sim, não me vou pôr aos pulos só porque um motor tem muitos CV/L .

                          As realidades , em todos os aspectos ( económico, geográfica, etc ) é bem diferente, mas resta saber se os USA até têm alguma razão em relação à cilindrada.

                          Mas há uma coisa que estes motores pequenos nunca irão ter ( e o mesmo acontece nos diesel ) : o som do motor. Cada vez mais o som dos motores parece uma pandeireta

                          Quando ouço um V6 , seja diesel ou gasolina, até me passo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                            Motores 3 cilindros já existem há muito claro.

                            Agora peguem num Cooper 1.5 136 cavalos de 3 cindros e depois peguem um 1.6 tdi 110 ou equivalente.

                            Depois pegam num 1.0 como o do Golf e é fantastico.

                            Não interessa se for o Mondeo. Um motor com 200 NM dificilmente terá dificuldades especialmente a gasolina. Em 1997-2000 o tdi 110 da Vw tinha 215 NM senao me engano e estava num A4.

                            Senao me engano ate meteram isso na A6. Os 1.0 vao agora com 200 NM o desempenho e igual.
                            200 NM sao equivalentes num gasolina ou diesel. Mesmo os actuais 1.6 TDI ou equivalente nao passam os 250 NM.
                            O limite de 250NM é devido ao máximo suportado pela dsg7 (seca). Acredito que não fosse esse limite e este motor andaria com o binário da concorrência (~300NM).
                            2 cilindros já existe o twinair da fiat.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              É giro ver uma banheira como o Mondeo ser motorizado por um 1.0... (Se bem que esse é 4 cilindros, não se enquadra neste tópico ).

                              Já agora, o 1.º motor de 3 cilindros europeu foi já lançado em 1997 :

                              O motor do mondeo é tricilindrico.
                              O primeiro motor tricilindrico europeu é esse? Eh pah não me estou a lembrar, mas de certeza que existem motores tricilindricos europeus mais antigos.
                              Na escola tínhamos lá um nsu de três cilindros aberto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                O mesmo binario num carro a gasolina e diesel não é bem a mesma coisa.
                                O diesel tem, quase sempre, uma caixa mais longa, que o prejudica em performances.
                                Atrevo-me mesmo a dizer que para a mesma potência um diesel tem sempre a caixa mais longa, fazendo esvanecer esse efeito do superior binário.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  So, can less really be more? In this case, yes. The Audi A1 1.0-litre TFSI is a comprehensively better car than the 1.2-litre model it replaces. The latest updates to the A1 range don't change it too much but the engine certainly does. We reckon it's the best of the crop of these downsized litre lumps and although it's not what you'd call zippy, there's decent refinement and running costs are minuscule. Even for an Audi. Unless you're dead set on the turbocharged wallop of an S1, this 1.0-litre engine is the best fit for an A1. It's nicer to drive than any of the turbodiesels, it's keenly priced and it just seems to suit the A1 platform. Even the notion of having a 1.0-litre engine in an A1 has a pleasant symmetry about it.

                                  http://www.rac.co.uk/drive/car-reviews/audi/a1/10798/


                                  ...

                                  it changed a lot, i would even say that it changed really beacoup

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    De uma forma ou de outra, só espero é que estes motores downsizing a gasolina sejam minimamente fiáveis, tipo 200 ou 300 mil KM sem problemas de maior ( tipo motores rachados, etc ).
                                    Não tenho qualquer medo disso, o desenvolvimento de motores actualmente está num patamar completamente diferente do que se fazia há 20 anos. Motores rachados hoje em dia são uma coisa extremamente rara, mesmo quando o pessoal abusa forte e feio deles.

                                    Os problemas agora centram-se naquilo que é montado no motor, sistema de injecção e certos sensores e actuadores problemáticos (como EGR). Mesmo os turbos já são muito mais fiáveis, embora continue a ser um componente sensível a maus tratos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Não tenho qualquer medo disso, o desenvolvimento de motores actualmente está num patamar completamente diferente do que se fazia há 20 anos. Motores rachados hoje em dia são uma coisa extremamente rara, mesmo quando o pessoal abusa forte e feio deles.

                                      Os problemas agora centram-se naquilo que é montado no motor, sistema de injecção e certos sensores e actuadores problemáticos (como EGR). Mesmo os turbos já são muito mais fiáveis, embora continue a ser um componente sensível a maus tratos.
                                      É. Também me parece.

                                      Eu sou é um bocado céptico por natureza....além de gostar do som de um motor maior

                                      Mas é como as juntas de cabeça queimadas, também são coisa mais do que do passado ( basta ver as entradas de ar frontais que os carros passaram a ter desde meados dos anos 90 ).

                                      Até mesmo nos diesel, o que não falta são diesel com vários CV/L a fazerem centenas de milhares de KM. Os próprios turbos também me parecem agora mais fiáveis.

                                      A propósito, e por ter falado nos anos 90, começou-se com uma generalidade de motores sem qualquer tecnologia e chegou-se ao final dessa década com motores em que os de hoje se baseiam nesses mesmos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A introdução das normas ambientais europeias foi muito importante a promover o avanço tecnológico dos motores dos automóveis ligeiros. Inicialmente para melhor, praticamente eliminou os carburadores e houve um enorme avanço nos sistemas de gestão electrónicos com um correspondente ganho em eficiência e performance. Mais recentemente as coisas já atingiram um limite em que as normas são impossíveis de cumprir em condução real e os fabricantes andam a inventar tecnologias inúteis só para conseguir homologar os carros e que depois no mundo real só servem para causar despesas e dores de cabeça.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          A introdução das normas ambientais europeias foi muito importante a promover o avanço tecnológico dos motores dos automóveis ligeiros. Inicialmente para melhor, praticamente eliminou os carburadores e houve um enorme avanço nos sistemas de gestão electrónicos com um correspondente ganho em eficiência e performance. Mais recentemente as coisas já atingiram um limite em que as normas são impossíveis de cumprir em condução real e os fabricantes andam a inventar tecnologias inúteis só para conseguir homologar os carros e que depois no mundo real só servem para causar despesas e dores de cabeça.
                                          Que tecnologias inúteis são essas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os sistemas hibridos tipo mercedes ou peugeot por exemplo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                              Os sistemas hibridos tipo mercedes ou peugeot por exemplo
                                              Que inutilidade têm?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                Motores 3 cilindros já existem há muito claro.

                                                Agora peguem num Cooper 1.5 136 cavalos de 3 cindros e depois peguem um 1.6 tdi 110 ou equivalente.

                                                Depois pegam num 1.0 como o do Golf e é fantastico.

                                                Não interessa se for o Mondeo. Um motor com 200 NM dificilmente terá dificuldades especialmente a gasolina. Em 1997-2000 o tdi 110 da Vw tinha 215 NM senao me engano e estava num A4.

                                                Senao me engano ate meteram isso na A6. Os 1.0 vao agora com 200 NM o desempenho e igual.
                                                200 NM sao equivalentes num gasolina ou diesel. Mesmo os actuais 1.6 TDI ou equivalente nao passam os 250 NM.

                                                Tens o 1.6 M-jet que ultrapassa os 300nm.


                                                Mas sim, realmente os novos motor 1.0 estão muito bons, não me esqueço da surpresa que foi conduzir um Focus com o 1.0 125cv, andamento muito engraçado, na altura achei superior ao 1.6TDCI 115cv.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                  Que tecnologias inúteis são essas?
                                                  O start/stop vem-me à ideia. Quando uma bateria S&S custa três ou quatro vezes mais que uma normal, basta ao fim de 4/5 anos teres de trocar de bateria (que é um valor médio para a duração delas) que lá se foi tudo o que poupaste em combustível com o sistema. Já para não falar que no trânsito é uma dor de cabeça, funciona para quem só tem que parar em semáforos e não está ali no pára/arranca.

                                                  Há também as tretas dos blue-eco-green-plantinhas-no-escape (cada fabricante dá o seu nome catita), que consiste nos pneus xpto de alta eficiência, os óleos que parecem água para o motor e transmissão, etc. Tudo coisas caras que se traduzem numa diferença irrisória de consumos na prática, e que é totalmente absorvida pelo maior custo destes sistemas.

                                                  Para não falar nos próprios sistemas de injecção que muita gente que já teve despesas com eles vai concordar que na prática não trazem ganhos a nível de consumos que justifiquem as porradas que se leva na oficina quando alguma coisa dá de si. E afinal de contas mesmo a nível de missões, só trazem vantagens na teoria e nos testes de homologação altamente artificiais, na prática tudo o que é Diesel continua a andar aí a emitir NOx muito acima do limite legal.
                                                  Editado pela última vez por SRLA; 14 August 2016, 10:12.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    O start/stop vem-me à ideia. Quando uma bateria S&S custa três ou quatro vezes mais que uma normal, basta ao fim de 4/5 anos teres de trocar de bateria (que é um valor médio para a duração delas) que lá se foi tudo o que poupaste em combustível com o sistema. Já para não falar que no trânsito é uma dor de cabeça, funciona para quem só tem que parar em semáforos e não está ali no pára/arranca.

                                                    Há também as tretas dos blue-eco-green-plantinhas-no-escape (cada fabricante dá o seu nome catita), que consiste nos pneus xpto de alta eficiência, os óleos que parecem água para o motor e transmissão, etc. Tudo coisas caras que se traduzem numa diferença irrisória de consumos na prática, e que é totalmente absorvida pelo maior custo destes sistemas.

                                                    Para não falar nos próprios sistemas de injecção que muita gente que já teve despesas com eles vai concordar que na prática não trazem ganhos a nível de consumos que justifiquem as porradas que se leva na oficina quando alguma coisa dá de si. E afinal de contas mesmo a nível de missões, só trazem vantagens na teoria e nos testes de homologação altamente artificiais, na prática tudo o que é Diesel continua a andar aí a emitir NOx muito acima do limite legal.

                                                    Onde estão os likes?

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                                                      #27
                                                      mesmo..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Efectivamente o SS é coisa que faz impressão. Poupa 0.1L mas depois levas com uma bateria de 200€ para abrir a pestana.

                                                        Contudo é verdade que muitos 0.1L juntos já é qualquer coisa..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          O start/stop vem-me à ideia. Quando uma bateria S&S custa três ou quatro vezes mais que uma normal, basta ao fim de 4/5 anos teres de trocar de bateria (que é um valor médio para a duração delas) que lá se foi tudo o que poupaste em combustível com o sistema. Já para não falar que no trânsito é uma dor de cabeça, funciona para quem só tem que parar em semáforos e não está ali no pára/arranca.

                                                          Há também as tretas dos blue-eco-green-plantinhas-no-escape (cada fabricante dá o seu nome catita), que consiste nos pneus xpto de alta eficiência, os óleos que parecem água para o motor e transmissão, etc. Tudo coisas caras que se traduzem numa diferença irrisória de consumos na prática, e que é totalmente absorvida pelo maior custo destes sistemas.

                                                          Para não falar nos próprios sistemas de injecção que muita gente que já teve despesas com eles vai concordar que na prática não trazem ganhos a nível de consumos que justifiquem as porradas que se leva na oficina quando alguma coisa dá de si. E afinal de contas mesmo a nível de missões, só trazem vantagens na teoria e nos testes de homologação altamente artificiais, na prática tudo o que é Diesel continua a andar aí a emitir NOx muito acima do limite legal.
                                                          Bom, uma mão cheia de nada. E tenho pena porque até és dos poucos por aqui que gosto de ouvir!

                                                          Porquê? Porque estás a confundir eficiência com custos. Ou seja, dizes que essas tecnologias são inúteis não porque não sejam eficientes, mas porque têm custos elevados associados. Desculpa mas isso que estás a dar a entender é uma deturpação do contexto.

                                                          Todos esses sistemas têm a sua eficiência de funcionamento perfeitamente comprovada. Ainda bem que não entraste por aí porque seria fácil de rebater isso. Têm custos? Sim. Mas esses são os custos da evolução, da investigação e da própria tecnologia e do produto. Tens noção que alguns, ou todos, esses elementos se pagam no imediato a eles próprios? Ora vê: todos esses elementos que referes acabam por ter impacto no próprio valor do automóvel. Um carro ao ser homologado com valores de emissões mais baixos, bem ou mal medidos, mas isso é outra discussão, acaba por ficar mais barato de adquirir.

                                                          Depois tem custos de manutenção superiores? E então? Se tiveres que dar mais 100 euros por uma bateria, que por acaso até dura, nas mesmas condições de utilização bastante mais do que uma bateria normal, isso causa-te impressão? Não te podes sentir mais satisfeito por poderes estar a gastar um pouco mais mas veres que contribuiste para um melhor desempenho ambiental?

                                                          Vocês querem é comer filet mignon a preço de entremeada! Agora não me venhas dizer que filet mignon não presta!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Efectivamente o SS é coisa que faz impressão. Poupa 0.1L mas depois levas com uma bateria de 200€ para abrir a pestana.

                                                            Contudo é verdade que muitos 0.1L juntos já é qualquer coisa..
                                                            Mas ainda há quem goste, ou até prefira, estar 2 minutos num semáforo com o motor em funcionamento, para absolutamente nada.

                                                            Comentário

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