Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caça à multa gera milhões e bate recordes em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caça à multa gera milhões e bate recordes em Portugal

    Caça à multa gera milhões e bate recordes em Portugal


    De acordo com dados recentes de um relatório publicado ontem pelo Tribunal de Contas (TdC), as receitas associadas às “taxas, multas e outras penalidades” aumentaram 15% no ano passado, o que corresponde a cerca de 118,1 milhões de euros a mais face a 2014.
    Só no pagamento de impostos e multas de trânsito, a Administração Central arrecadou 907 milhões de euros, um recorde registado.






    O Tribunal de Contas publicou ontem o Relatório de Acompanhamento de Execução Orçamental. Dos dados apresentados o destaque vai para o aumento de 15% das receitas respeitantes a “taxas, multas e outras penalidades” tal como se pode ver na seguinte tabela.

    Contas feitas, o Estado arrecadou em 2015 quase 907 milhões de euros só no pagamento de impostos e multas de trânsito aplicadas a cidadãos.






    O relatório dá ainda destaque para o aumento das coimas e penalidades por contraordenações, Multas e coimas por infracções ao Código da Estrada e outras taxas:
    • Coimas e penalidades por contraordenações, em € 56,7 milhões (32,5%), com enfâse no aumento de€ 53,8 milhões (145,1%) verificado na cobrança coerciva arrecadada pela AT;
    • Multas e coimas por infrações ao Código da Estrada, em € 21,1 milhões (30,7%), com destaque para as
      cobradas pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (mais € 10,3 milhões) e pela GNR (mais
      € 9,8 milhões);
    • Taxas diversas, em € 18,6 milhões (9,1%), com realce para as cobradas pelo Instituto dos Registos e do
      Notariado (IRN) que aumentam € 14,0 milhões;
    • Taxas de registo predial cobradas pelo IRN, em € 13,2 milhões (30,5%).

    #2
    isto é que facturar, no sábado o pessoal que ia para o Algarve , a PSP tinha na zona de Santarém o carro radar escondido debaixo da ponte na via rápida, e mais há frente na transição que dava para ir para a outra AE sul, estava o resto da patrulha a mandar encostar , e passar bilhetes, era uns a trás dos outros, já havia um fila bastante grande, isto logo de manhã...

    eles andam ai em força...

    Comentário


      #3
      Caça à multa ou caça aos infratores? Que eu saiba, cumprir com o código da estrada não dá coima.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
        Caça à multa ou caça aos infratores? Que eu saiba, cumprir com o código da estrada não dá coima.
        É isso mesmo. O pessoal queixa-se que foi caçado mas esquece-se que só foi porque cometeu ilegalidades.

        Não querem gastar dinheiro em multas e levarem com as sanções acessórias então cumpram a lei.

        Por mim todas as multas e sanções acessórias deviam ser a multiplicar por 10. Andava logo tudo direitinho que era uma beleza.

        Comentário


          #5
          ainda vamos ver a GNR BT nos jogos olímpicos a bater recordes

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
            Caça à multa ou caça aos infratores? Que eu saiba, cumprir com o código da estrada não dá coima.
            Pois, esquecem-se sempre que só os infractores são caçados
            Eu não tenho uma multa à muitos anos, porque será?
            Também ando nas mesmas estradas dos caçados.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
              É isso mesmo. O pessoal queixa-se que foi caçado mas esquece-se que só foi porque cometeu ilegalidades.

              Não querem gastar dinheiro em multas e levarem com as sanções acessórias então cumpram a lei.

              Por mim todas as multas e sanções acessórias deviam ser a multiplicar por 10. Andava logo tudo direitinho que era uma beleza.
              Concordo a 110%.

              Mas há uma parte que enerva: porque não aplicam estes métodos de carros descaracterizados e truques matreiros para apanhar a gatunagem que aí anda? Isso é que não vejo acontecer.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZeBicho Ver Post
                Mas há uma parte que enerva: porque não aplicam estes métodos de carros descaracterizados e truques matreiros para apanhar a gatunagem que aí anda? Isso é que não vejo acontecer.
                Para que achas que serve os agentes à "paisana" e os infiltrados?
                Muitos "gatunos" são detidos por esta via, a diferença é que esse trabalho não é divulgado pela comunicação social.

                Comentário


                  #9
                  O pessoal todo espigado, quando apenas 1/4 do valor corresponde a Multas e coimas por infracções ao Código da Estrada.

                  Parece-me mais uma noticia para os tópicos do governo, em que finalmente se vê a máquina fiscal a começar a trabalhar de forma eficaz, algo que já vem dos últimos anos do governo de Passos.

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que até deviam multar mais, tenho pena que não tenham os meios suficientes para andar em muitas mais estradas.

                    Incomodam-me bem mais os impostos sobre o combustível, o IMI e outros, do que as receitas acumuladas através das INFRACÇÕES dos "condutores" portugueses.

                    Eu todos os dias, mas todos os dias e várias vezes ao dia vejo "condutores" a passar linhas contínuas, a saltar de uma faixa para a outra, a não dar piscas, a não respeitarem as distâncias entre veículos (na maioria das vezes, seguem colados a alta velocidade), etc.

                    Isto num pequeno troço da A44, entre Valadares e a A1.

                    Deduzo, pelo que já aqui vi inúmeras vezes, em vários tópicos, que quando apanhados, coitados... são umas vitimas da "caça á multa".

                    Comentário


                      #11
                      Imagino como seria se utilizassem os mesmos recursos de forma eficaz!

                      resultava numa redução dos acidentes, mortos, feridos, num aumento da qualidade da circulação e ainda um aumento de receitas! O horror!!!!!

                      Comentário


                        #12
                        Não é que não existam zonas em que existe tendência para a malta se descuidar com a velocidade, mas o ideal é andarmos sempre muito atentos. É o que tento fazer. Ter atenção também às placas e inicio de localidades.

                        Mas é assim, também temos que ver que há muuuuita gente que se põe a jeito. Basta irem num AE e verem quantos e quantos vão na via do meio sem razão para isso, quantos não fazem pisca quando passam de via para via, nas nacionais, quantos pisam o traço continuo ? E quantos excedem largamente os 90 km/h de velocidade ? E convenhamos que 140 km/h numa nacional não é propriamente seguro.

                        E a quantidade de pessoinhas que vai constantemente ao telemovel ? Pois....

                        Comentário


                          #13
                          Apanhar quem rouba é que é pior.. Isso dá trabalho..
                          Andar na Estrada e ver quem não pára em STOPs ou na faixa do meio.. Isso dá trabalho..

                          Comentário


                            #14
                            É isso. Do meu ponto de vista o único objetivo das multas deveria ser o da redução da sinistralidade ora, em mais de 30 anos de condução, nunca vi ninguém ser multado por não parar numa passadeira, no vermelho, num stop, etc... E apenas uma vez (lá por 1990) vi um tipo ser mandado por ultrapassar não respeitado o traço continuo. Tive vontade de para para cumprimentar o agente da guarda.

                            Para compensar, avistamento de radares ou conhecimento de gente multada por excesso de velocidade têm sido uma constante desde que me conheço.

                            Já nos anos 80 a BT da GNR tinha o (mau) hábito de se pôr na estrada entre Lisboa e Algarve, numa enorme reta, ocultos por uma árvore, a apanhar os distraídos. Agora apanhar ultrapassagens em curvas e coisas do mesmo género nem ligavam. Como vêm esta mania, do meu ponto de vista errada, de que o excesso de velocidade é por si só o principal responsável da elevada sinistralidade é um vício bem antigo.

                            Cá para mim tudo isto é de uma enorme hipocrisia, estou convencido de que a importancia que eles dão ao excesso de velocidade é apenas porque é fácil de detetar, podendo gerar em poucos minutos um enorme volume de multas.
                            Editado pela última vez por Jbranco; 18 August 2016, 09:28.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                              Caça à multa ou caça aos infratores? Que eu saiba, cumprir com o código da estrada não dá coima.
                              Quando tudo o que interessa é radares colocados em sítios onde não há sinistralidade e o investimento é sempre para comprar mais do mesmo descurando todos os outros artigos do código de estrada.........é caça sim senhor!

                              Não percebo como podem compactuar com a atitude deles.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Quando tudo o que interessa é radares colocados em sítios onde não há sinistralidade e o investimento é sempre para comprar mais do mesmo descurando todos os outros artigos do código de estrada.........é caça sim senhor!

                                Não percebo como podem compactuar com a atitude deles.
                                Não se trata de compactuar. Se existe um código da estrada, tens de o cumprir. Ponto.

                                Se o cumprires, independentemente de estarem lá 1000 radares, eles não te podem multar.

                                Cada um é livre de andar à velocidade que quer. No entanto, se forem apanhados, tem de pagar e não reclamar, pois o culpado é sempre quem não cumpre o código.

                                Comentário


                                  #17
                                  Caso os radares estejam correctamente identicados em zonas criticas de acidentes, certamente que 90% das pessoas respeita os 120 naquela curva, ou os 90 nesta curva, etc..

                                  No exemplo de Lisboa, ninguem no seu perfeito juizo faz a 2ª circular a 100/110 porque há 2 radares bem identificados.
                                  Ninguem faz o tunel do IC17 de Benfica a mais de 70.. porque?

                                  Se o obj é combater a sinastrilidade e multares o fulano que ía a 200 na A2 e teve um acidente não combateste nada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Está á vontade do pessoal, até ficam contentes quando vêm a malta a ser multada

                                    Se morrem mais uns quantos ou ficam com ferimentos graves, who cares?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só são apanhados porque se põem a jeito...eu passo quase todos os dias em locais onde eles costumam estar escondidos e nunca apanhei uma multa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                        Só são apanhados porque se põem a jeito...eu passo quase todos os dias em locais onde eles costumam estar escondidos e nunca apanhei uma multa.
                                        Que bom para ti.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Que bom para ti.
                                          "pimenta no cu dos outros é refresco"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Locais preferidos para colocar radares :

                                            Descidas

                                            Avenidas de 2/3 faixas sem peões nas bermas com limites de 50 KM/h

                                            AE de preferência as mais movimentadas, devido à afluência de carros e assim se puder multar mais malta por hora mesmo nas horas mais mortas......
                                            Locais de mudança súbita de limites de velocidade 120 para 100 em Algumas AEs p.ex.....

                                            Quem acha que estas medidas não possuem acima de tudo o objectivo de facturação explicita sobre o manto de uma suposta prevenção/segurança rodóviária anda a comer gelados com a testa ou gosta mesmo de ser ingénuo ou anjinho

                                            Comentário


                                              #23


                                              Estes tópicos da velocidade estão ao rubro.

                                              Uma coisa é certa, temos todos uma grande dificuldade de ver além do nosso umbigo. E uma bela dose de intolerância, também.

                                              Eu assim, eu assado. Ou outros estão mal. Tanto os aceleras como os não-aceleras.

                                              Isto com a idade tudo me parece cada vez mais cinzento em vez de branco ou preto, como via dantes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O jbranco já disse tudo.
                                                Multas telemóveis, faixas contínuas, estacionamento selvagem, passadeiras ... até se ouvem as cigarras...
                                                Multas de radar... o computador faz tudo: 100%

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post


                                                  Estes tópicos da velocidade estão ao rubro.
                                                  Há aí um tópico em que até já se desejam cancros e a morte uns aos outros. Que tristeza, nem conversar sabem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu acho bem que multem quem infringe o código da estrada.
                                                    Apenas não concordo com a desculpa de que é para diminuir a sinistralidade.
                                                    Se fosse esse o objetivo, apostavam antes na prevenção, aplicando medidas como têm alguns países em que colocam carros da polícia falsos para alertar os condutores e não a esconder radares em sítios que não lembra ao diabo!
                                                    Quando nos postos da GNR têm listas ordenadas por nº de multas e há competição interna para ver quem vai em primeiro, está tudo dito...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nisto dos radares só me queixo mesmo de não existir de igual forma uma política de combate às manobras perigosas, aselhices, etc e tal.

                                                      Ou seja, uma coisa não desculpa a outra. Mas não existe sequer um plano, uma intenção ou uma política de redução desse tipo de situações.

                                                      Nunca conheci ninguém advertido por não ter feito um pisca ou coisa semelhante.

                                                      O máximo que se faz por cá é quando muda uma lei as forças policiais tentam advertir para essas "novas" infracções. Como aconteceu nas rotundas. Depois de 15 dias volta tudo ao mesmo e metem-se detrás da moita, a emboscar aceleras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda estamos no paraíso comparando com outros países

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por afc Ver Post
                                                          Ainda estamos no paraíso comparando com outros países
                                                          Sim. Mas é desproporcional.

                                                          É desproporcional de acordo com o meu post anterior. Eu nem seria contra os radares se empregassem o mesmo empenho, meios, investimento, pessoal, etc na luta global contra outro tipo de infracções nas estradas.

                                                          Assim parece que todos os males da estrada vêm do mesmo problema: velocidade.

                                                          (não desculpando os prevaricadores, claro)

                                                          Edit: mas este conceito da "proporcionalidade" passa completamente ao lado de quem manda em PT. Nota-se em tudo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Que bom para ti.
                                                            Eu não tenho culpa de serem apanhados em locais onde os radares mesmo escondidos, são mais que conhecidos, cá no Algarve os locais pouco mudam, é certinho, só se deixa apanhar quem quer...eu vi malta a ultrapassar-me, ir a abrir em locais de 50 onde o radar está, mesmo com os outros que já passaram por eles a fazer sinais que eles lá estão e mesmo assim, ainda aceleram mais...depois são flashados...não concordo com os radares escondidos(e concordo que se deveria tb incidir mais sobre as restantes asneiras que fala mais acima), mas ao menos cá estão em locais onde as velocidades são 50 e claramente assinalados como tal e a maior parte dos acidentes que lá acontecem(que não são poucos, diga-se) é devido a excesso de velocidade, acidentes esses na maior parte das vezes com vitimas mortais...
                                                            Há uma zona aqui perto que é muito costume o radar estar escondido e volta e meia lá estão eles, toda a gente sabe que eles gostam de lá ir...e mesmo assim são poucos os que não foram lá caçados...alguns a mais de 150km/h...numa localidade!!!!
                                                            Eu não sei quanto aos outros, cada um faz o quer da sua vida...mas a minha carta custou-me a tirar, é o meu ganha pão, sem ela não posso trabalhar...agora vejo muitos a fazer asneiras como se a carta e o dinheiro não lhes fizesse falta...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X