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Problema 320D 2002

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    Problema 320D 2002

    Pessoal, preciso de ajuda.

    Acabei de ter um problema com o 320D E46 aqui de casa (com apenas 52 mil Km), ia a sai de um cruzamento quando coloquei a 2 acelerei a fundo nisto o carro puxa e de repente praticamente morre conforme se ouve um "Shiiiiii" parei logo na berma.
    O motor funciona sem problemas e até puxa aceitável no entanto como não passei das 2000rpm não sei dizer se perde muita ou pouca potencia, isto porque conforme acelero ouço o turbo bem alto com outro barulho paralelo.
    Quanto ao fumo não noto nada no carro, nem tenho luzes acesas.
    Apenas vim até casa devagar com medo de estragar alguma coisa.
    Pela minha analise sensação que tive foi que um tubo do turbo se desapertou ou então o turbo rebentou e foi para o galheto.
    Editado pela última vez por DragonH; 22 August 2016, 20:41.

    #2
    Mas puxa ou não puxa?

    Pode ser só uma tubagem do IC que se desencaixou.

    Com o carro parado em ponto morto se deres umas aceleradelas ouves alguma cena estranha?

    Comentário


      #3
      Ouve-se o turbo a assobiar bem audível.

      Já desmontei a forra e tive a ver os tubos, os que estão à vista estão encaixados.
      No entanto no encaixe que vem do turbo não consigo ver nem apalpar só desmontado a caixa do filtro de ar toda uma vez que fica por baixo, no entanto ao puxar o tubo ele está preso.
      Pelo que vejo não tenho nenhum tubo desencaixado.

      Será mesmo que o turbo estoirou?
      São este os sintomas de quando parte em andamento?
      Editado pela última vez por DragonH; 21 August 2016, 23:41.

      Comentário


        #4
        Estive a ver na net e pelo que li, quando o turbo vai à vida faz uma fumarada valente até pinga na traseira óleo e perde potencia, o que não é bem o caso.
        Também li que é comum os tubos de burracha rasgarem, o que pode te acontecido, no entanto a olho se o corte não for grande é difícil de achar sendo necessário o carro estar a trabalhar e de preferência em aceleração.

        Comentário


          #5
          Já tive um 320D de 2000 que gripou o turbo:

          Não deu sintomas.
          De repente fiquei sem potência, vês isso em andamento, ao acelerares, se o carro tiver muita dificuldade a subir de potência a partir das 2.000 rotações, ou foi o turbo ou na melhor hipótese um tubo...

          PS: MUITO IMPORTANTE; Vê já, se o carro tem óleo no motor, pois por vezes, quando gripa o turbo perde todo o óleo do motor.

          Comentário


            #6
            Já tinha visto o óleo, está no máximo.
            Dai ser estranho, o turbo quando parte manda o óleo fora, certo?
            Editado pela última vez por DragonH; 22 August 2016, 20:15.

            Comentário


              #7
              Só às vezes, no meu caso não aconteceu.

              Já andaste no carro e tentaste puxar por ele, acima das 2.000 rotações?

              Comentário


                #8
                Não passei das 2000rpm com receio, porque é quando entra o barulho.
                Apenas fiz 5km até casa.

                Comentário


                  #9
                  não dà para veres o estado do turbo tirando o tubo ?



                  Comentário


                    #10
                    Só vez o estado do turbo fazendo o teste que te disse, por fora não vez nada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                      não dà para veres o estado do turbo tirando o tubo ?



                      Com as forras fora, nem consigo ver o tubo de borracha que ai encaixa, acho que só desmontando a caixa do filtro de ar, que não é muito simples.

                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                      Só vez o estado do turbo fazendo o teste que te disse, por fora não vez nada.
                      Pois, já percebi isso.

                      Estou com algum receio de colocar o motor a trabalhar porque o carro ainda tem as mal afamadas burbuletas, e estou com receio que alguma tenha cedido, apesar de pelo que imagino os sintomas não devem ter nada a ver.

                      Antes que me massacrem sobre a historia das burbuletas, já as fui para mandar tirar no entanto como tinha poucos Km e segundo me disseram a quebra acontece com o uso, aconselharam me a tirar perto dos 100 mil Km, na BMW deram me a mesma indicação mas era para substituir o colector por um novo nessa quilometragem.
                      Editado pela última vez por DragonH; 21 August 2016, 23:58.

                      Comentário


                        #12
                        O meu quando partiu, não fazia barulho nenhum.
                        Pode ser uma pá do turbo a roçar, e faz barulho a partir das 2.000, pois é quando o turbo começa a funcionar. Mas é só uma suposição minha.

                        Comentário


                          #13
                          isso é um tubo que desencaixou ou fissurou, e quando aceleras e turbo ganha pressão ouves a mesma a sair pela zona com fuga.

                          Comentário


                            #14
                            Se o carro parado (em ponto-morto) ao fazeres umas revs ouvires a "sirene" já pode ser indicio de turbo.

                            Se for apenas em carga (andar com o carro) ouvires o famoso assobio tipo "sopro" então deve ser só uma tubagem com fuga ou então algum tubo roto, nada de grave.

                            Mas dúvido que um carro com apenas 58 mil kms já precise de um turbo. Se tiveres o turbo lixado isso não puxa mesmo nada de jeito.

                            Comentário


                              #15
                              O meu precisou de turbo aos 260.000 kms

                              Comentário


                                #16
                                Pessoal, pelo que conclui o turbo foi para o galheto....

                                Tive a ver as tubagens todas novamente e nada, com o carro a trabalhar parado acelerando não existe fumo mas a partir das 2000rpm parece uma sirene.

                                Agora não sei bem onde vou de colocar o carro, sempre foi assistido na marca no entanto pelo que me informei um turbo reconstruido lá fica em 1250€+IVA+montagem.
                                No meu mecânico habitual não tenho confiança para colocar lá este carro, dado que já sei como trabalha e no fim pago caro e as coisas são feitas a aldrabar um pouco, coisa que não quero fazer neste carro que está imaculado.
                                Estou a pensar ir à Bosch (LDauto) dado que lá vendem e reparam os turbos da Garrett e o preço deve ficar por metade da BMW, mas também não tenho feedback de ninguém.
                                Editado pela última vez por DragonH; 22 August 2016, 17:28.

                                Comentário


                                  #17
                                  No meu o arranjo ficou por cerca de 800€
                                  Meti um turbo recondicionado.
                                  Atenção que a mão de obra são algumas horas...

                                  Na altura que meti, na BMW ficava no total por 2.500€
                                  Editado pela última vez por pedrolima678; 22 August 2016, 17:00.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                    No meu o arranjo ficou por cerca de 800€
                                    Meti um turbo recondicionado.
                                    Atenção que a mão de obra são algumas horas...

                                    Na altura que meti, na BMW ficava no total por 2.500€
                                    Colocaste onde?
                                    Numa oficina de "esquina"?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não, numa oficina certificada pelas seguradoras.
                                      Auto Jardim Maia

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                        Não, numa oficina certificada pelas seguradoras.
                                        Auto Jardim Maia
                                        Pois, andei a ler na net e em portais de queixa existe tópicos sobre a LDA Ortigosa onde estava a pensar ir, enfim...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho ideia que trocar um turbo, não é uma operação que exija grandes conhecimentos ou grandes expecialistas.
                                          É um arranjo cada vez mais normal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                            não dà para veres o estado do turbo tirando o tubo ?



                                            Dá para ver perfeitamente na segunda fotografia que a ventoinha do turbo está torta e tem mesmo palas partidas quando isso acontece o turbo não parte completamente apenas não funciona como deveria já que a ventoinha não roda na sua totalidade o arranjo é simples mudar o turbo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por plintin Ver Post
                                              Dá para ver perfeitamente na segunda fotografia que a ventoinha do turbo está torta e tem mesmo palas partidas quando isso acontece o turbo não parte completamente apenas não funciona como deveria já que a ventoinha não roda na sua totalidade o arranjo é simples mudar o turbo
                                              Arranjo simples... preço complicado [emoji2] [emoji6]

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por plintin Ver Post
                                                Dá para ver perfeitamente na segunda fotografia que a ventoinha do turbo está torta e tem mesmo palas partidas quando isso acontece o turbo não parte completamente apenas não funciona como deveria já que a ventoinha não roda na sua totalidade o arranjo é simples mudar o turbo
                                                A foto não é do carro, foi colocada por um user apenas para demontração

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas o carro puxa normalmente ou não?

                                                  Pode ser apenas um tubo com uma fuga (roto).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                    Mas o carro puxa normalmente ou não?

                                                    Pode ser apenas um tubo com uma fuga (roto).
                                                    Não andei mais no carro, apenas fiz 5km até casa devagar sem passar acima das 2000rpm, por causa do barulho do turbo que faz bem alto a assobiar.
                                                    Ir para a rua com o carro assim é arriscar, se for mesmo o turbo pode desalvorar.
                                                    Pelo pouco que andei no domingo, posso dizer que não está com o pulmão que devia isso é um facto, agora me lembro que nas subidas lentas que fiz tinha pouca força e ouvia se com força o assubiar.

                                                    Com ele parado a trabalhar e a forra tirada, tanto eu como o meu cunhado não damos com nada desencaixado ou roto, mas salvaguardo o facto do turbo estar tão escondido que não o conseguimos ver nem apalpar.
                                                    Editado pela última vez por DragonH; 22 August 2016, 23:20.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com ele parado o turbo não faz pressão, tens que puxar por ele e tentar perceber ao certo de onde vem o barulho. Eu aposto nas tubagens do intercooler.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                                        Com ele parado o turbo não faz pressão, tens que puxar por ele e tentar perceber ao certo de onde vem o barulho. Eu aposto nas tubagens do intercooler.
                                                        Mesmo parado a acelerar?

                                                        O barulho vem do local do turbo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isso deve ser ou tubo de admissão roto ou intercooler rebentado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                            Mesmo parado a acelerar?

                                                            O barulho vem do local do turbo.
                                                            Sim porque como não há carga o turbo não faz tanta pressão.

                                                            Comentário

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