Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sistemas e ajudas de condução! A vossa reação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sistemas e ajudas de condução! A vossa reação?

    Muito se tem falado neste fórum sobre comportamentos em AE, cidade etc.

    Os sistemas de ajuda de condução ainda são como o ABS nos anos 80 mas assumindo que se generalizam em 5..10 anos tenho curiosidade da vossa atitude com os alertas que o carro vos indica.

    Existem 2 cenarios:

    a) o Carro apenas alerta

    b) o carro corrige por vós.


    Situações:
    Distancia para o carro anterior: Os carros agora indicam a distancia para o carro à vossa frente podendo mesmo travar o carro.

    Estou curioso, se voces virem este sistema actuar imenso em AE voces vao pensar:

    Mariquice de sistema (e alteram apenas indicar e nunca actuar)

    Ou

    Sou 1 condutor imprudente, estando sempre a fazer aproximacoes perigosas ou nao cumprindo a distancia de seguranca?


    Basicamente alterariam a forma de conduzir em caso de alerta/ajustamento sistemico?

    #2
    Os sistemas de travagem automática geralmente não funcionam acima de x kms/h, são concebidos para serem mais usados em cidade. A não ser que sejam afectos ao cruise-control, assim já não se mete essa questão pois o carro segue com uma velocidade programada e adapta-se sozinho às aproximações aos carros da frente.
    No primeiro caso, é como no ESP e ABS, o sistema intercede por nós e temos de aprender a lidar com o mesmo, e a criar reacções para deixar o sistema de segurança fazer o seu trabalho mas sem menosprezar a componente humana. Ok, o carro autónomo é cada vez mais uma realidade próxima, mas se as pessoas começam a deixar de saber como reagir em algumas situações de perigo a contar que o carro aja por elas, se algum dia algum sistema falha o condutor pode simplesmente não saber o que fazer.

    Comentário


      #3
      No caso do carro da minha mulher, um Volvo V40, o sistema de travagem automático funciona até aos 50km/h e já a safou de um pequeno acidente no pára-arranca do trânsito. O Cruise Control adaptativo também dá muito jeito em auto-estrada. Já o sistema de aviso de saída de faixa no caso da Volvo ele não só vibra o volante como corrige sozinho a trajectória, o que por vezes se torna um pouco assustador, mas é uma questão de hábito. O sistema de ajuda ao estacionamento é que, apesar de parecer uma coisa muito útil, acaba por praticamente nunca ser utilizado.

      Já o meu carro tem um sistema de aviso de saída de faixa que se limita a apitar e não faz nada sobre a condução, mas serviu para que eu me habituasse a sinalizar sempre com o pisca qualquer tipo de manobra, seja de ultrapassagem, seja de retorno à minha faixa, seja de estacionamento. É que se não der pisca ele apita que se farta sempre que piso ou atravesso uma linha horizontal.

      Comentário


        #4
        ABS para mim é o mínimo e ESP é algo a considerar. O resto é tralha.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Edge Ver Post
          Os sistemas de travagem automática geralmente não funcionam acima de x kms/h, são concebidos para serem mais usados em cidade. A não ser que sejam afectos ao cruise-control, assim já não se mete essa questão pois o carro segue com uma velocidade programada e adapta-se sozinho às aproximações aos carros da frente.
          No primeiro caso, é como no ESP e ABS, o sistema intercede por nós e temos de aprender a lidar com o mesmo, e a criar reacções para deixar o sistema de segurança fazer o seu trabalho mas sem menosprezar a componente humana. Ok, o carro autónomo é cada vez mais uma realidade próxima, mas se as pessoas começam a deixar de saber como reagir em algumas situações de perigo a contar que o carro aja por elas, se algum dia algum sistema falha o condutor pode simplesmente não saber o que fazer.
          Correcto: Existe sistema de travagem de emergencia activa e existe cruise control activo.

          Mas existe, mais simples, um sistema de indicacao da distancia para o carro da frente. E o mais simples. Nao interfere na conducao.

          Para mim e bastante interessante saber qual a opiniao geral destes sistemas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por int3 Ver Post
            ABS para mim é o mínimo e ESP é algo a considerar. O resto é tralha.
            Claro que nada disto é essencial, mas é uma questão de conforto de utilização. E além disso são coisas que vieram para ficar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por int3 Ver Post
              ABS para mim é o mínimo e ESP é algo a considerar. O resto é tralha.
              Jä experimentou estes sistemas? Eu fiquei supreendido especialmente com o de faixa.Em viagens de 4 horas da muito jeito. Qdo comeca apitar demasiado e pq estamos cansados sem aperceber.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Jä experimentou estes sistemas? Eu fiquei supreendido especialmente com o de faixa.Em viagens de 4 horas da muito jeito. Qdo comeca apitar demasiado e pq estamos cansados sem aperceber.
                Isso já é a essência dos sensores de fadiga né? No meu Polo já me apitou.

                Comentário


                  #9
                  Por acaso bem que adorava experimentar o sistema de condução autónoma do Tesla se tivesse mto dinheiro comprava um para mim

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por int3 Ver Post
                    ABS para mim é o mínimo e ESP é algo a considerar. O resto é tralha.
                    Acrescenta aí o AC que hoje esteve muito calor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Acrescenta aí o AC que hoje esteve muito calor.
                      Por acaso quando vejo malta à procura de carro, e eu mesmo nesta situação, e ouço "É mesmo necessário o AC?" só respondo, lembras-te daquela vez no Alentejo aqui há uns anos, sem AC? Lembras-te como foi este ano, com AC?
                      A resposta é logo, ah tá bem, tem mesmo de ter AC

                      Comentário


                        #12
                        Como todos os sistemas permitem alertar o condutor para falhas momentâneas na concentração ou então alertar para manobras que idealmente deveriam ser feitas de outra maneira. Não vejo qualquer problema de convivência desses sistemas e é sempre preferível ter os veículos equipados com estes sistemas ao contrário. A luz do Collision Prevention Assist+ é uma constante em condução mais despachada em nacional, chegando por vezes a largar um belo apito numa ultrapassagem em que a manobra é feita demasiado em cima do outro carro. O Attention Assist poderia-se julgar que seria apenas um despertador mas não pois atua de modos diferentes conforme sejam mais horas de condução ou cansaço efetivo como conduzir ao final de um dia algumas horas em AE por exemplo. só temos a ganhar com estas inovações. Depois existem outra que estão camufladas como assistência à travagem , travões adaptativos, luzes led, sistemas de estacionamento automático, sistema pre-safe, modos de condução entre outros. Na prática não incomoda nada e acaba por se integrar na normal condução.
                        Bem hajam estes sistemas

                        Comentário


                          #13
                          Qual a minha reação? Digamos que não é fácil. Reconheço-lhes utilidade mas não aprecio. Conclusão a retirar: O homem é um animal de hábitos, aprendi a conduzir num tempo que que essas tretas de ABS ou ESP não existiam e ainda hoje não me sinto absolutamente confortável com elas.

                          Agora apitinhos para quando ultrapasso traços marcados na estrada e outras parvoíces desse tipo, isso desligo tudo. Quem precise disso deveria ser proibido de conduzir.

                          Equipamento que eu acho porreiro são os sensores que ligam as luzes, os de estacionamento atrás e a câmara (esta é mesmo muito útil quando se está estacionado ao lado de uma carrinha fechada, por exemplo).

                          Portanto, gosto do equipamento que faz o que eu não consigo fazer (por exemplo ir lá atrás ver se vem alguém). Não aprecio o equipamento que faz o que eu, de alguma forma, posso fazer, são disso exemplos o ABS e o ESP. Ao ABS entretanto lá me habituei, mas o ESP ainda hoje é um bocado incompatível com a minha forma de condução, com as minhas reações instintivas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Qual a minha reação? Digamos que não é fácil. Reconheço-lhes utilidade mas não aprecio. Conclusão a retirar: O homem é um animal de hábitos, aprendi a conduzir num tempo que que essas tretas de ABS ou ESP não existiam e ainda hoje não me sinto absolutamente confortável com elas.

                            Agora apitinhos para quando ultrapasso traços marcados na estrada e outras parvoíces desse tipo, isso desligo tudo. Quem precise disso deveria ser proibido de conduzir.

                            Equipamento que eu acho porreiro são os sensores que ligam as luzes, os de estacionamento atrás e a câmara (esta é mesmo muito útil quando se está estacionado ao lado de uma carrinha fechada, por exemplo).

                            Portanto, gosto do equipamento que faz o que eu não consigo fazer (por exemplo ir lá atrás ver se vem alguém). Não aprecio o equipamento que faz o que eu, de alguma forma, posso fazer, são disso exemplos o ABS e o ESP. Ao ABS entretanto lá me habituei, mas o ESP ainda hoje é um bocado incompatível com a minha forma de condução, com as minhas reações instintivas.
                            O carro que comprámos recentemente vem quase despido de extras mas mesmo assim tem ali duas coisas que me irritam. É o apitinho da reserva e sistema de Start/Stop... se o segundo consigo desligar, já o primeiro tenho que o evitar quando consigo.

                            No entanto esses apitos do desvio da trajectória, mais o estacionamento, mais a porta aberta, mais o das luzes, mais o do cinto de segurança, etc. Epá é mesmo preciso tanto apito?!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              O carro que comprámos recentemente vem quase despido de extras mas mesmo assim tem ali duas coisas que me irritam. É o apitinho da reserva e sistema de Start/Stop... se o segundo consigo desligar, já o primeiro tenho que o evitar quando consigo.

                              No entanto esses apitos do desvio da trajectória, mais o estacionamento, mais a porta aberta, mais o das luzes, mais o do cinto de segurança, etc. Epá é mesmo preciso tanto apito?!

                              ehehe
                              Os dos cintos eu gosto...geralmente pessoal que vai ao lado, nunca digo para por o cinto arrancamos e começa o cagaçal e o pessoal fica todo encavacado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                ehehe
                                Os dos cintos eu gosto...geralmente pessoal que vai ao lado, nunca digo para por o cinto arrancamos e começa o cagaçal e o pessoal fica todo encavacado
                                Não exagero se disser que aqueles apitos me fervem o sangue

                                Mais um apitinho quando a minha namorada tira o cinto dela, pois anda atrás com o puto no ovo agora, mais outro quando tira o cinto do ovo do puto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Não exagero se disser que aqueles apitos me fervem o sangue

                                  Mais um apitinho quando a minha namorada tira o cinto dela, pois anda atrás com o puto no ovo agora, mais outro quando tira o cinto do ovo do puto.
                                  Nem todas as marcas usam os mesmos sistemas.
                                  Por exemplo no Golf mal ligava a marcha atrás começava logo um cagaçal de primeira do sistema de estacionamento e cada vez aquilo apitava mais conforme te aproximavas do obstáculo, no caso atual só apita mesmo quando estás perto do obstáculo.
                                  Essa do start stop apita em que ocasiões no teu ? No meu não faz barulho nenhum, nem dou por aquilo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Nem todas as marcas usam os mesmos sistemas.
                                    Por exemplo no Golf mal ligava a marcha atrás começava logo um cagaçal de primeira do sistema de estacionamento e cada vez aquilo apitava mais conforme te aproximavas do obstáculo, no caso atual só apita mesmo quando estás perto do obstáculo.
                                    Essa do start stop apita em que ocasiões no teu ? No meu não faz barulho nenhum, nem dou por aquilo.
                                    Esse não apita, é só mesmo andar a ligar e desligar o motor. Obrigado pela preocupação Renault, mas eu mesmo desligarei o motor quando me apetecer, afinal o carro é meu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Esse não apita, é só mesmo andar a ligar e desligar o motor. Obrigado pela preocupação Renault, mas eu mesmo desligarei o motor quando me apetecer, afinal o carro é meu.
                                      Nestes questões o pessoal gosta bastante de dar uma de macho até porque fica bem, mas tenho perfeita consciência que estas inovações são bem vindas e serão cada vez mais integradas e "conduzirão" em breve à condução autónoma (passe a redundância) e tornarão-se imperceptíveis. Se isso me preocupa ? Nem por isso pois continuarão a existir veículos com carácter recreativo para se saborear as sensações mais extremas da condução seja em que pisos forem. Reconheço diversas mais valias a estes novos sistemas de ajuda e essas mais valias só são perceptíveis em determinadas ocasiões e com o passar dos kms.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Esse não apita, é só mesmo andar a ligar e desligar o motor. Obrigado pela preocupação Renault, mas eu mesmo desligarei o motor quando me apetecer, afinal o carro é meu.
                                        Alguém que me entenda! É isso mesmo.

                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Reconheço diversas mais valias a estes novos sistemas de ajuda e essas mais valias só são perceptíveis em determinadas ocasiões e com o passar dos kms.
                                        No meu caso, que conduzo há 30 anos, e que luto com essas m... há pelo menos 20... Sendo que essa luta se intensificou nos últimos 10... Quantos quilómetros mais serão precisos?!
                                        Editado pela última vez por Jbranco; 23 August 2016, 11:09.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Nestes questões o pessoal gosta bastante de dar uma de macho até porque fica bem, mas tenho perfeita consciência que estas inovações são bem vindas e serão cada vez mais integradas e "conduzirão" em breve à condução autónoma (passe a redundância) e tornarão-se imperceptíveis. Se isso me preocupa ? Nem por isso pois continuarão a existir veículos com carácter recreativo para se saborear as sensações mais extremas da condução seja em que pisos forem. Reconheço diversas mais valias a estes novos sistemas de ajuda e essas mais valias só são perceptíveis em determinadas ocasiões e com o passar dos kms.
                                          Não estou contra a inclusão de alguns destes sistemas, estou apenas contra a forma como alguns deles interagem connosco. Há sistemas que poderiam actuar através de luzes/códigos de cores e não de apitos. Não se trata de uma questão de macho, ou de achar que conduzo melhor sem eles.

                                          O próprio SS torna-se desagradável, pelo menos nos carros em que andei com ele. No trânsito cada vez que avançamos lá temos o carro a estremecer.

                                          Sobre os sistemas que exercem pressão no volante, não me posso pronunciar porque nunca interagi com eles.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Não estou contra a inclusão de alguns destes sistemas, estou apenas contra a forma como alguns deles interagem connosco. Há sistemas que poderiam actuar através de luzes/códigos de cores e não de apitos. Não se trata de uma questão de macho, ou de achar que conduzo melhor sem eles.

                                            O próprio SS torna-se desagradável, pelo menos nos carros em que andei com ele. No trânsito cada vez que avançamos lá temos o carro a estremecer.

                                            Sobre os sistemas que exercem pressão no volante, não me posso pronunciar porque nunca interagi com eles.
                                            Se a memória não me falha, o primeiro carro que tive que não se calava (porque esse falava mesmo! E falava constantemente!!!) foi o Renault 25, ainda nos anos 80. Vá-lá que entretanto parece que lá abandonaram a "converseta" e só deixaram as "buzininhas".

                                            Mas o que irrita é que com tantos avisos mais parece que vamos a conduzir com alguém muito opinioso ao lado, alguém que passa o tempo todo a avisar e a corrigir tudo. Parece que vou com a minha mãe no carro...
                                            Editado pela última vez por Jbranco; 23 August 2016, 11:22.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Se a memória não me falha, o primeiro carro que tive que não se calava (porque esse falava mesmo! E falava constantemente!!!) foi o Renault 25, ainda nos anos 80. Vá-lá que entretanto parece que lá abandonaram a "converseta" e só deixaram as "buzininhas".

                                              Mas o que irrita é que com tantos avisos mais parece que vamos a conduzir com alguém muito opinioso ao lado, alguém que passa o tempo todo a avisar e a corrigir tudo. Parece que vou com a minha mãe no carro...
                                              É isto...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                É isto...
                                                E como discutir caixa auto ou manual. hoje em dia os auto gastam menos, mantem o motor nas rotacoes optimas (menos tremideira nos diesel)e as passagens de caixa muito mas rapidas.

                                                No entanto havera quem prefira manual. Eu prefiro as PDK, DSG actuais. Alem de ter mais 1 ou 2 ou 3 (a mercedes tem caixa de 9) relacoes e menos um pedal.

                                                Alem disso termina o ponto de embraiagem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  E como discutir caixa auto ou manual. hoje em dia os auto gastam menos, mantem o motor nas rotacoes optimas (menos tremideira nos diesel)e as passagens de caixa muito mas rapidas.

                                                  No entanto havera quem prefira manual. Eu prefiro as PDK, DSG actuais. Alem de ter mais 1 ou 2 ou 3 (a mercedes tem caixa de 9) relacoes e menos um pedal.

                                                  Alem disso termina o ponto de embraiagem.
                                                  Esse flagelo de tanto marreta por esse mundo fora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Alguém que me entenda! É isso mesmo.

                                                    No meu caso, que conduzo há 30 anos, e que luto com essas m... há pelo menos 20... Sendo que essa luta se intensificou nos últimos 10... Quantos quilómetros mais serão precisos?!
                                                    Como já disse para mim é pacífico. Tirando um ou outro exemplo de carros desportivos ou topos de gama, a grande maioria dos electrodomésticos que andam nas nossas estradas servem-nos na nossa vida diária, vida essa que tem mais em que pensar que em carros ou por vezes no tipo de condução que estamos a imprimir. Isto para dizer que já toda a gente esteve para dar aquela traseirada no tipo que não arrancou na rotunda quando estávamos atrás dele, ou que já esta ou aquela situação de ir a falar ao telemóvel obrigou a uma correção mais abrupta da direção da viatura entre uma grande panóplia de situações que nos aparecem no dia a dia e na qual na teoria é fácil identificar e estar atento mas depois na prática não é bem assim. Considero-me um condutor atento e mesmo a mim já se passou dar comigo a pensar..."que não me lembro nada de ter passado em determinado sítio durante determinado percurso". Por isso eu digo para estes momentos é que estas ajudas fazem a diferença no caso de acontecer algum incidente. Experimenta ir a 100 km/h e travar a fundo em estrada molhada com um veículo de 2,5 tons sem ABS e depois o mesmo mas um veículo mais recente e com ESP e assistência de travagem. Quando conduzo no dia a dia não quero sensações fortes quero é despachar-me e andar em segurança. Quando pretendo sensações fortes não é com a viatura do dia a dia que as obtenho. Em todo o caso como eu já disse apesar dos sistemas deste género se terem vulgarizado o nível e a integração presente nos diferentes fabricantes não é o mesmo. Uma coisa bastante positiva atualmente é a integração dos dispositivos móveis nos automóveis. Seja como for conforme o tipo de andamento que estamos habituados fazer assim teremos opiniões diferentes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Aqui poderão encontrar algumas siglas e explicações:
                                                      https://techcenter.mercedes-benz.com....html?c=Safety

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se com todos estes sistemas conseguirmos evitar um acidente com danos fisicos, já vale a pena, não sei sequer como os metem em causa.
                                                        A minha idade já me permite ter conduzido muitos veículos em que travar a fundo num sinal era o carro atravessar-se de lado. Coisa impossível hje em dia por mais desequilibrada que esteja a travagem.
                                                        Pensem lá naquela pessoa que foi atropelada, no cão que foi atropelado na traseirada que vos deram e que vos ficou a doer as costas e pensem lá se a travagem em cidade não vale a pena?
                                                        Façam um esforço de memória, aquela viagem de trabalho logo cedo quando o miúdo não vos deixou dormir, aquela reunião que acabou tarde a 300 kms de distância, aquele momento em que tinham mesmo que ver se a sms era da mulher, não dá jeito que alguém vos avise que o carro está fora da trajectória e pouparia o susto que levaram?
                                                        Como em muitas outras coisas, o caminho será cada vez mais no sentido da automatação e segurança, na garagem pode sempre existir um "básico" para a diversão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          2 a 2
                                                          Quem desempata ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Esse flagelo de tanto marreta por esse mundo fora.
                                                            as maioria dos carros novos já vÊm com hillholder

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X